ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

11 janeiro, 2008

DEPOIS DE CONCORRENTE DO OFFICE, CHINA LANÇARÁ LINUX EM TIBETANO

Programadores da China desenvolveram um software para escritório em tibetano, para concorrer com o Microsoft Office, e preparam uma versão do sistema operacional Linux no mesmo idioma, informaram hoje à Efe fontes da empresa que criou o programa.
O Neon-shine Tibet Office foi criado pela Universidade do Tibete, em Lhasa, e pela companhia CSCC (China Standard Software Corporation).
Dirigentes do Ministério de Indústria da Informação apresentaram o programa, que também pode ser adquirido em chinês. Segundo seus autores, ele facilitará muito o uso de computadores no Tibete.
Uma porta-voz do departamento de tecnologia da CSCC explicou que o Neon-shine, da mesma forma que a suíte da Microsoft, terá programas de processamento de textos, planilhas, bases de dados e gráficos e apresentações.
O programa será instalado nas escolas de Lhasa e "substituirá o Microsoft Office, até agora usado amplamente nas regiões de fala tibetana", dizem seus criadores. O idioma é falado por 6 milhões de pessoas no oeste da China.
O Ministério de Indústria da Informação chinês destacou após apresentar o novo software que este ano será lançada a primeira versão do sistema operacional Linux em tibetano, assim como vários programas.
Além disso os programadores preparam produtos semelhantes em outros idiomas falados por minorias étnicas da China, como o mongol (usado na China com a sua escrita original, e não com o alfabeto cirílico, como acontece na Mongólia) e o uigur (língua turcomana falada na região de Xinjiang).
EFE

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial