ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

14 julho, 2008

CIA. DAS LETRAS FAZ TROCA DE LIVROS COM ERRO DE GRAFIA

A Companhia das Letras anunciou um recall (chamada para realização de trocas) do livro "O Fazedor", do argentino Jorge Luis Borges (1899-1986).
A decisão foi tomada pela editora em razão de 12 erros de grafia encontrados em poemas publicados em espanhol -a edição traz também tradução dos textos em português.
O procedimento de recall, cada vez mais comum em outras áreas, especialmente no mercado automobilístico, ainda é raro no meio literário. O mais comum é que as editoras, após descobrirem os erros, coloquem adesivos com uma "errata" nos exemplares à venda.
"É a primeira vez que fazemos recall. Com esse número de erros, poderíamos ter optado por colocar uma errata, que é o procedimento que normalmente se adota. O custo do recall certamente será bem maior para nós, mas não queríamos deixar essa edição com errata.
"O Fazedor" é um dos livros seminais do Borges", afirmou Luiz Schwarcz, editor da Companhia das Letras.
O livro custa R$ 29.
De acordo com Schwarcz, os erros foram conseqüência de falhas no processo de revisão feito por meio de computador.
A convocação aos leitores foi divulgada no último sábado, em anúncio publicado na Folha.
O comunicado fala na troca da edição "impressa em março de 2008".
Na verdade, qualquer exemplar de "O Fazedor" da Companhia das Letras contém os erros e pode ser trocado, mesmo alguns que marcam abril como data de impressão. Até agora, segundo Schwarcz, só houve essa primeira edição da obra, com 3.000 exemplares.
Os livros devem ser trocados nas livrarias nas quais foram adquiridos. Schwarcz explicou que a Companhia das Letras também poderá realizar a substituição, no caso, por exemplo, de alguém que recebeu o livro como presente e não sabe onde o exemplar foi adquirido. O telefone da editora é 0/xx/11/ 3707-3500; ou veja o
site.
A versão corrigida, diz o anúncio, trará a indicação "1ª edição" na página 3.
A Companhia ainda não definiu o que fará com os exemplares devolvidos. É possível que sejam doados, com erratas, a bibliotecas.
LAURA MATTOS
Folha de S.Paulo

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial