ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

13 agosto, 2008

ATUALIDADES

Lula não fala sobre Lei da Anistia e dá assunto por encerrado
Lula com comandante do Exército, Enzo Peri durante evento

SÃO PAULO - Ao participar de solenidade nesta terça-feira, 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não falou sobre a polêmica criada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, que defende a punição para militares que praticaram atos de tortura. O estadao.com.br apurou que o presidente evitou o assunto porque não estava previsto e já deu o caso como encerrado desde a última segunda-feira, quando o tema foi tratado pela coordenação política.
Fontes disseram também que, como o debate foi levantado por Tarso, é um ponto de vista do ministro e não dá a idéia de que o governo teria "patrocinado" a discussão.
Desde a semana passada, os militares pressionam o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para que Lula, como comandante-em-chefe das Forças Armadas, determine a Tarso que pare de criar polêmica, conforme antecipou o Estado na edição de domingo. Lula já havia pedido a Tarso que não aprofundasse a polêmica, mas o ministro continuou alimentando o debate com declarações à imprensa, o que desagradou a Lula.
Andréia Sadi - do estadao.com.br

SP: Metrô e CPTM terão câmeras dentro dos trens
O Metrô de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciaram que pretendem equipar o interior dos trens com câmeras de vigilância. Segundo as empresas, a Linha 2-Verde e 8-Diamante deverão ter todos as composições equipadas com os equipamentos até o final de 2009.
O Metrô pretende instalar quatro câmeras por vagão que devem transmitir imagens ao vivo para um centro de controle e também para os operadores dos trens. Segundo o Metrô, outras linhas serão equipadas a partir de 2010.
A CPTM também afirma que pretende instalar câmeras nos vagões da Linha 7-Rubi, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, a partir de 2010.
Redação Terra
Cientistas norte-americanos revelam o “superpoder” da invisibilidade
Preferia voar ou ser invisível? A pergunta parece fazer mais sentido agora que cientistas norte-americanos descobriram novos materiais que conseguem desviar a direcção da luz para o lado errado com um prisma. A ideia é tornar os objectos praticamente invisíveis ao olho humano.A descoberta foi ontem revelada por cientistas norte-americanos que estão a estudar novos materiais, a que chamaram “metamateriais” e que conseguem desviar a direcção da luz. Os cientistas da universidade de Berkeley, liderados por Xiang Zhang e financiados pelo Pentágono, vão publicar esta semana a novidade nas revistas "Nature" e "Science". O método usado para desviar a direcção da luz é feito de "metamateriais", substâncias artificialmente criadas através da nano tecnologia, que refractam a luz na direcção oposta à que atravessaria um prisma de vidro.Desviar a direcção da luz para o lado contrário, o que os cientistas chamam de “índice de refracção negativa”, é considerado impossível com materiais naturais. Mas os "metamateriais" descobertos por estes cientistas, com uma estrutura semelhante à de uma rede de pesca, sao feitos com materiais nanométricos com camadas de prata e magnésio, eficazes o suficiente para superaram este impedimento. As aplicações imediatas para os "metamateriais" concebidos em Berkeley passam por exemplo pela produção de lentes especiais que vão permitir ver vírus ou até moléculas de ADN. Os cientistas acreditam que a técnica pode ser desenvolvida para criar um manto de invisibilidade. No campo militar, a descoberta pode ter aplicações na camuflagem. Mas a imaginação pode remeter-nos para outros campos, menos convencionais: como a da invisibilidade descrita por autores como H.G. Wells ("O homem Invisível") e J.K. Rowling, em que o herói Harry Potter caminhava tranquilamente incógnito nos corredores de Hogwarts.
Publico.pt

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial