CULTURA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL
Portugal - De olhos postos no património
Um pouco por todo o Algarve assinalam-se as Jornadas Europeias do Património. Saiba o que pode encontrar.
Vila Real de Santo António
Cacela Velha é o ponto de encontro das Jornadas Europeias do Património no município de Vila Real de Santo António, de 25 a 27 de Setembro, com sessões de contos sobre as moiras encantadas que pairam sobre aquele local.
"Estórias vivas de lendas antigas. Mourinhos e mouras encantadas em Cacela" é um projecto de encenação teatral de lendas da tradição oral de Cacela.
Nos dias 25 e 26 as sessões de contos são dedicadas às escolas mas, no dia 27, o público em geral pode participar na iniciativa.
As sessões são às 14h00, às 16h00 e às 21h30. O programa encerra com um espectáculo de fogo e dança Sufi.
Tavira
Tavira adere à iniciativa com a exposição “O Património em Nós”, patente na Casa André Pilarte, de 26 a 28 de Setembro.
A palestra “A Salvaguarda do Património Cultural Religioso, um Desafio Nacional” é outra das iniciativas que marca a agenda das Jornadas Europeias do Património.
O encontro está integrado no projecto Conversas a que o Património nos Traz e decorre, no dia 26, às 18h15, no auditório da Biblioteca Álvaro de Campos. O orador será José António Falcão, director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e Presidente da Associação Portuguesa de Museus da Igreja Católica.
Loulé
O Centro Histórico de Loulé vai concentrar as actividades das Jornadas do Património, de 26 a 28 de Setembro.
No primeiro dia do evento, entre as 10h00 e as 15h00, os alunos das escolas louletanas vão partir “À Descoberta da Muralha”, num peddy paper por toda aquela zona.
O grupo “Moças Nagragadas” junta-se à festa num espectáculo de música tradicional, a partir das 21h00, no Largo da Igreja Matriz.
As escavações arqueológicas integradas na actividade “A ideia é… pôr toda a gente a escavar” prosseguem no dia 27, entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 18h00. É só ir lá espreitar.
Ainda no dia 27, às 16h00, Francisco Teixeira, professor da Universidade do Algarve, vai guiar uma visita à Igreja Matriz.
Mais tarde, às 21h30, João Espada apresenta a sinopse do documentário “Al-‘Ulyà nos caminhos de Cássima”, junto à Igreja Matriz, seguindo-se a peça “As Guitarras de Alcácer Quibir”, pelo grupo Teatro de Objectos.
No encerramento das Jornadas (dia 28) é possível observar as escavações arqueológicas no Largo Prof. Cabrita da Silva (junto à Igreja Matriz), das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00. O Coro do Instituto de Emprego e Formação Profissional apresenta-se no interior da Igreja Matriz de Loulé para um concerto, às 16h00.
Durante o período das Jornadas Europeias do Património os espaços museológicos vão estar abertos ao público das 09h00 às 17h30, na sexta-feira; e entre as 10h00 e as 18h00 no fim-de-semana. Também a Igreja Matriz pode ser visitada entre as 10h00 e as 18h00.
Lagos
Lagos vai receber a exposição “100 fotos, 100 obras, 100 anos – Oscar Niemeyer por Leonardo Finotti”, no Centro Cultural de Lagos. A inauguração é no dia 27 de Setembro, às 18h00.
Antes, às 16h00, é lançado o livro “Muralhas de Lagos”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O programa das Jornadas Europeias do Património inclui ainda um concerto de Piano e Canto, na Igreja de Santo António, às 21h00, e o espectáculo "Amar a Terra", pela Companhia de Dança Kamu Suna Ballet Company, às 21h30, no Centro Cultural de Lagos, ambos dia 26 de Setembro.
O Museu Dr. José Formosinho e o Forte Ponta da Bandeira podem ser visitados gratuitamente, de 26 a 28 de Setembro.
As Jornadas Europeias do Património 2008 têm como tema “No Património… Acontece” e contam com a participação de mais de 50 países.
Observatório do Algarve
Fortaleza-CE - Cemitério será roteiro turístico
Um pouco por todo o Algarve assinalam-se as Jornadas Europeias do Património. Saiba o que pode encontrar.
Vila Real de Santo António
Cacela Velha é o ponto de encontro das Jornadas Europeias do Património no município de Vila Real de Santo António, de 25 a 27 de Setembro, com sessões de contos sobre as moiras encantadas que pairam sobre aquele local.
"Estórias vivas de lendas antigas. Mourinhos e mouras encantadas em Cacela" é um projecto de encenação teatral de lendas da tradição oral de Cacela.
Nos dias 25 e 26 as sessões de contos são dedicadas às escolas mas, no dia 27, o público em geral pode participar na iniciativa.
As sessões são às 14h00, às 16h00 e às 21h30. O programa encerra com um espectáculo de fogo e dança Sufi.
Tavira
Tavira adere à iniciativa com a exposição “O Património em Nós”, patente na Casa André Pilarte, de 26 a 28 de Setembro.
A palestra “A Salvaguarda do Património Cultural Religioso, um Desafio Nacional” é outra das iniciativas que marca a agenda das Jornadas Europeias do Património.
O encontro está integrado no projecto Conversas a que o Património nos Traz e decorre, no dia 26, às 18h15, no auditório da Biblioteca Álvaro de Campos. O orador será José António Falcão, director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e Presidente da Associação Portuguesa de Museus da Igreja Católica.
Loulé
O Centro Histórico de Loulé vai concentrar as actividades das Jornadas do Património, de 26 a 28 de Setembro.
No primeiro dia do evento, entre as 10h00 e as 15h00, os alunos das escolas louletanas vão partir “À Descoberta da Muralha”, num peddy paper por toda aquela zona.
O grupo “Moças Nagragadas” junta-se à festa num espectáculo de música tradicional, a partir das 21h00, no Largo da Igreja Matriz.
As escavações arqueológicas integradas na actividade “A ideia é… pôr toda a gente a escavar” prosseguem no dia 27, entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 14h00 e as 18h00. É só ir lá espreitar.
Ainda no dia 27, às 16h00, Francisco Teixeira, professor da Universidade do Algarve, vai guiar uma visita à Igreja Matriz.
Mais tarde, às 21h30, João Espada apresenta a sinopse do documentário “Al-‘Ulyà nos caminhos de Cássima”, junto à Igreja Matriz, seguindo-se a peça “As Guitarras de Alcácer Quibir”, pelo grupo Teatro de Objectos.
No encerramento das Jornadas (dia 28) é possível observar as escavações arqueológicas no Largo Prof. Cabrita da Silva (junto à Igreja Matriz), das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00. O Coro do Instituto de Emprego e Formação Profissional apresenta-se no interior da Igreja Matriz de Loulé para um concerto, às 16h00.
Durante o período das Jornadas Europeias do Património os espaços museológicos vão estar abertos ao público das 09h00 às 17h30, na sexta-feira; e entre as 10h00 e as 18h00 no fim-de-semana. Também a Igreja Matriz pode ser visitada entre as 10h00 e as 18h00.
Lagos
Lagos vai receber a exposição “100 fotos, 100 obras, 100 anos – Oscar Niemeyer por Leonardo Finotti”, no Centro Cultural de Lagos. A inauguração é no dia 27 de Setembro, às 18h00.
Antes, às 16h00, é lançado o livro “Muralhas de Lagos”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O programa das Jornadas Europeias do Património inclui ainda um concerto de Piano e Canto, na Igreja de Santo António, às 21h00, e o espectáculo "Amar a Terra", pela Companhia de Dança Kamu Suna Ballet Company, às 21h30, no Centro Cultural de Lagos, ambos dia 26 de Setembro.
O Museu Dr. José Formosinho e o Forte Ponta da Bandeira podem ser visitados gratuitamente, de 26 a 28 de Setembro.
As Jornadas Europeias do Património 2008 têm como tema “No Património… Acontece” e contam com a participação de mais de 50 países.
Observatório do Algarve
Fortaleza-CE - Cemitério será roteiro turístico
Após o Dia de Finados, 2 de novembro, as pessoas podem agendar visitas guiadas (Foto: DEISE PEQUENO)
Uma das idéias é abrir, para visitação pública, uma biblioteca cujo acervo conta a história da necrópoleNovidade para turista ver. Quem gosta de arte, história e não teme aprofundar conhecimentos nessas áreas em pleno Cemitério São João Batista vai poder marcar visitas guiadas ao lugar depois do Dia de Finados próximo, 2 de novembro. De segunda a sexta, vai ser possível saber um pouco mais sobre a vida de grandes nomes do patrimônio histórico-cultural não só do Ceará como do Brasil divididos por personalidade: militares influentes, intelectuais, poetas populares, políticos e artistas em geral.Os túmulos, garante o gerente do cemitério, Denis Roberto Marques, revelam muito a respeito de Caio Prado, Virgílio Távora, Frei Tito de Alencar, família Jereissati e tantos outros ali sepultados.“Não só saber sobre essas personalidades, mas entender também o evoluir da nossa sociedade, por meio de hábitos e costumes da época traduzidos em obras de arte, ilustrações, esculturas etc”, pontua Denis.
Ele explica que a idéia é baseada num modelo europeu de visitação a cemitérios que prima pela riqueza histórico-cultural existente nesses espaços. “Para isso, estamos preparando folders e restaurando os jazigos”, conta o gerente.
Ele acrescenta que duas vitrines devem ser colocadas em breve na entrada do cemitério. Uma a exibir mapa de localização em escala grande com destaque para jazigos importantes de visitação e a outra com documentos e objetos antigos.
Outro projeto prestes a ser colocado em prática é a abertura, para visitação pública, de uma biblioteca cujo acervo conta a história do cemitério. “São livros do tempo em que o registro era feito à mão mesmo”, exemplifica. Casada a essa idéia, a gerência do cemitério pretende recuperar as características originais do lugar. “Por exemplo, em vez das janelas retangulares, um formato circular. Luminárias a lampião no lugar dos postes”. Ampliar a área verde é outra meta. “Figueira e minilacre são algumas das espécies pensadas”.
Conseqüências desse novo momento, a limpeza e a organização do cemitério têm feito até, afirma Denis, diminuir a inadimplência, que caiu de 60% a 70%, percentuais registrados há um ano e meio, para em torno de 40% hoje.“Sinalizamos as ruas e subimos de seis para 22 o número de vigilantes, o que diminuiu e muito as ocorrências de furtos e outras formas de violência”.
Recadastramento
Há um ano, o Cemitério São João Batista está passando por um recadastramento, previsto para ser concluído em 2010. O objetivo do levantamento é diminuir a inadimplência, hoje de aproximadamente 40%, aumentar a receita e ajudar mais a Santa Casa de Misericórdia, instituição à qual pertence a necrópole.Dividido em três planos, e esses por sua vez em quadras, o Cemitério São João Batista deve dispor de 20 a 23 mil jazigos. Até o momento, o recadastramento já conseguiu revelar 14.500 deles. A Unidade Referencial Tumular (URT), que corresponde às dimensões normais de um jazigo, é de 1,20m por 2,40m. Por cada URT, são cobrados R$ 10,50.
FIQUE POR DENTRO
Construção atendeu a pedido de sanitaristasO Cemitério São João Batista ou Cemitério Novo foi inaugurado em 5 de abril de 1866, após uma série de denúncias feitas pelos administradores locais e sanitaristas. O antigo Cemitério Novo foi condenado pelo seu excesso de lotação e localização. A escolha do novo cemitério, no bairro Jacarecanga, remete à lógica dos sanitaristas. Por ser uma área distante da cidade de então e estar situada em posição oeste, impediria que o vento espalhasse a bactéria do cólera na cidade. A necessidade da construção do cemitério deu-se quando do risco de uma epidemia provocada por um tipo de cólera identificado por sanitaristas da cidade.
Mais informações:
Pra saber sobre as visitas programadas (85) 3212.1538
Ludmila Wanbergna
Ludmila Wanbergna
Repórter Diário do Nordeste
Campinas terá uma nova lei sobre a poluição visual
Prefeitura finaliza projeto que regula a publicidade e dá maior visibilidade aos prédios históricos da cidade.
A Prefeitura de Campinas pretende acabar com a poluição visual do chamado Centro expandido a partir de novembro com um plano que define novas regras para a instalação de publicidade em prédios comerciais da área central, com itens específicos que devem ser atendidos por aqueles que ocupam imóveis históricos. A medida deve atingir mais de 20 mil construções entre as avenidas Barão de Itapura, Andrade Neves, Brasil, Anchieta, Irmã Serafina, Moraes Salles e Expedicionários. A proposta foi elaborada no ano passado pela Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural (CSPC), Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc) e analisada pela secretaria de Urbanismo. O projeto incorpora a revitalização do Centro e teve como inspiração a recuperação da Rua 13 de Maio. Os critérios são semelhantes, mas com algumas modificações pontuais. De acordo com o secretário de Urbanismo, Hélio Carlos Jarreta, nessa nova intervenção, será preciso considerar, por exemplo, a colocação de publicidades, as diferenças dimensionais das ruas e avenidas dessas áreas e também valorizar as construções antigas de Campinas. “Nós estamos em fase final do projeto, que tem foco nos prédios tombados pelo patrimônio histórico. Isso tudo precisou ser normatizado e, por isso, levou um certo tempo. Agora, a nova padronização foi encaminhada para a análise da Câmara de Vereadores”, afirmou o secretário. Para ele, o resultado dessa nova fase de mudanças no Centro de Campinas é uma ligação com o pacote de revitalização de toda a área, que inclui mobiliário urbano, boulevards e calçadões.
Milene Moreto
Cosmo Online
Milene Moreto
Cosmo Online
China inaugura biblioteca monumental
Prédio inaugurado esta semana tem 80 mil metros quadrados, disponibilidade para receber 2.900 leitores e capacidade para 12 milhões de livros; obra custou R$ 350 milhões
Uma longo retângulo suspenso de 120 metros de comprimento em aço escovado e vidro é a marca do novo prédio da Biblioteca Nacional da China [veja foto ao lado]. Inaugurado nesta semana, o anexo que custou o equivalente a R$ 350 milhões demonstra que obras de impacto continuam a mudar a paisagem mesmo após a Olimpíada.
A Biblioteca virou a terceira maior do mundo com a nova construção. O antigo prédio, que não pode sofrer reformas por ser patrimônio nacional, guarda os tesouros da instituição e só pode receber visitas de acadêmicos e pesquisadores.
O anexo é para o público geral -e feito para impressionar. Com 80 mil metros quadrados, tem 2.900 assentos, 460 computadores e oferece acesso à internet sem fio (wi-fi).
Os usuários podem usar leitores de livros digitais em palmtops para acessar os mais de 200 mil gigabytes de arquivo digital da instituição.
O teto do retângulo que abriga a Biblioteca Digital é de vidro, o que permite o uso de luz natural na maior parte do tempo. A base do prédio é em pedra -mas o revestimento interno da principal sala de leitura, de três andares, é de madeira, como nas antigas bibliotecas.
O escritório de arquitetura alemão Engel e Zimmermann, que desenhou a obra após vencer um concurso internacional, projetou um prédio para 12 milhões de livros, ainda que a biblioteca tenha sido aberta com 600 mil. "A obra tem a capacidade para o crescimento da biblioteca nas próximas três décadas", diz o bibliotecário-chefe, Zhan Furui.
Literatura controladaNo último andar, que possui centenas de jornais e revistas para consulta, não há uma única publicação estrangeira. Também não há nenhum livro em inglês na nova biblioteca.
"Os livros em inglês ficam no velho prédio, onde o acesso é restrito. Aqui, só em chinês", diz o bibliotecário Li Bin. Apesar da modernidade, a nova biblioteca mantém a política de controle de informação cara ao Partido Comunista.
São raros os locais de Pequim onde se encontram revistas estrangeiras. Quando há alguma reportagem crítica à China, os exemplares são recolhidos.
Encomendas feitas à Amazon podem levar meses. Os pacotes são abertos pelo correio, que apreende livros sensíveis. A censura proíbe livros que falem sobre a repressão na Praça da Paz Celestial ou no Tibete, sobre a seita Falun Gong ou sobre direitos humanos.
Prédio inaugurado esta semana tem 80 mil metros quadrados, disponibilidade para receber 2.900 leitores e capacidade para 12 milhões de livros; obra custou R$ 350 milhões
Uma longo retângulo suspenso de 120 metros de comprimento em aço escovado e vidro é a marca do novo prédio da Biblioteca Nacional da China [veja foto ao lado]. Inaugurado nesta semana, o anexo que custou o equivalente a R$ 350 milhões demonstra que obras de impacto continuam a mudar a paisagem mesmo após a Olimpíada.
A Biblioteca virou a terceira maior do mundo com a nova construção. O antigo prédio, que não pode sofrer reformas por ser patrimônio nacional, guarda os tesouros da instituição e só pode receber visitas de acadêmicos e pesquisadores.
O anexo é para o público geral -e feito para impressionar. Com 80 mil metros quadrados, tem 2.900 assentos, 460 computadores e oferece acesso à internet sem fio (wi-fi).
Os usuários podem usar leitores de livros digitais em palmtops para acessar os mais de 200 mil gigabytes de arquivo digital da instituição.
O teto do retângulo que abriga a Biblioteca Digital é de vidro, o que permite o uso de luz natural na maior parte do tempo. A base do prédio é em pedra -mas o revestimento interno da principal sala de leitura, de três andares, é de madeira, como nas antigas bibliotecas.
O escritório de arquitetura alemão Engel e Zimmermann, que desenhou a obra após vencer um concurso internacional, projetou um prédio para 12 milhões de livros, ainda que a biblioteca tenha sido aberta com 600 mil. "A obra tem a capacidade para o crescimento da biblioteca nas próximas três décadas", diz o bibliotecário-chefe, Zhan Furui.
Literatura controladaNo último andar, que possui centenas de jornais e revistas para consulta, não há uma única publicação estrangeira. Também não há nenhum livro em inglês na nova biblioteca.
"Os livros em inglês ficam no velho prédio, onde o acesso é restrito. Aqui, só em chinês", diz o bibliotecário Li Bin. Apesar da modernidade, a nova biblioteca mantém a política de controle de informação cara ao Partido Comunista.
São raros os locais de Pequim onde se encontram revistas estrangeiras. Quando há alguma reportagem crítica à China, os exemplares são recolhidos.
Encomendas feitas à Amazon podem levar meses. Os pacotes são abertos pelo correio, que apreende livros sensíveis. A censura proíbe livros que falem sobre a repressão na Praça da Paz Celestial ou no Tibete, sobre a seita Falun Gong ou sobre direitos humanos.
Livros que tratem de sexo e erotismo são proibidos e chamados de "poluição espiritual". São os casos de obras que narram as aventuras sexuais de jovens chinesas, como "Shanghai Baby", "Beijing Doll" ou "Candy", e que viraram best-sellers no exterior.
No ano passado, a autora Zhang Yihe liderou uma campanha pela internet, sem sucesso, pelo fim à censura. Seus três livros, que contam o drama dos chineses durante a Revolução Cultural, são proibidos no país.
O Escritório Geral de Imprensa e Publicações é responsável pela censura. A saída é a produção e distribuição clandestina de livros - estima-se que 60% dos livros que circulam na China sejam piratas. Calcula-se que haja cerca de 4.000 editoras clandestinas.
No ano passado, a autora Zhang Yihe liderou uma campanha pela internet, sem sucesso, pelo fim à censura. Seus três livros, que contam o drama dos chineses durante a Revolução Cultural, são proibidos no país.
O Escritório Geral de Imprensa e Publicações é responsável pela censura. A saída é a produção e distribuição clandestina de livros - estima-se que 60% dos livros que circulam na China sejam piratas. Calcula-se que haja cerca de 4.000 editoras clandestinas.
Por Raul Juste Lores, de Pequim.
Olinda-PE - Seminário de Educação Patrimonial para igrejas começa nesta segunda
Dirigido às 26 igrejas, conventos, mosteiros, museus e interessados na História Religiosa de Olinda, o Seminário de Educação Patrimonial, do Convento de São Francisco, começa às 19h desta segunda-feira (22).
Na abertura oficial, representantes do Laboratório de Preservação de Bens Móveis e Integrados da Prefeitura de Olinda vão exibir o vídeo do último trabalho de restauração feito pelo grupo no Altar-Mor da Igreja Nossa Senhora do Monte, documentalmente o mais antigo da cidade, local onde vivem as monjas beneditinas.
Na época do restauro, os especialistas realizaram um trabalho de educação patrimonial com as monjas e os estudantes do bairro a fim de que os mesmos saibam como evitar danos às obras, como a condução de fios elétricos por cima dos azulejos do século 17.
Os encontros são gratuitos. As palestras começam na terça-feira (23) e se estendem até a próxima quinta (25), sempre das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h. Entre os temas abordados, está a história de Olinda, detalhes sobre seu desenvolvimento urbano e a legislação do patrimônio, na terça; a importância documental das igrejas, na quarta; e a degradação do patrimônio e suas conseqüências, na quinta.
Os debates serão promovidos por representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Corpo de Bombeiros.
Na quarta, também está programada uma apresentação sobre educação patrimonial nos museus, abordando os procedimentos que devem ser tomados em caso de roubo de peças.
E, na quinta, estudiosos do departamento nuclear da UFPE fala sobre as análises e exames de obras de arte, finalizando com a apresentação de um manual de conservação.
SERVIÇO:
Dirigido às 26 igrejas, conventos, mosteiros, museus e interessados na História Religiosa de Olinda, o Seminário de Educação Patrimonial, do Convento de São Francisco, começa às 19h desta segunda-feira (22).
Na abertura oficial, representantes do Laboratório de Preservação de Bens Móveis e Integrados da Prefeitura de Olinda vão exibir o vídeo do último trabalho de restauração feito pelo grupo no Altar-Mor da Igreja Nossa Senhora do Monte, documentalmente o mais antigo da cidade, local onde vivem as monjas beneditinas.
Na época do restauro, os especialistas realizaram um trabalho de educação patrimonial com as monjas e os estudantes do bairro a fim de que os mesmos saibam como evitar danos às obras, como a condução de fios elétricos por cima dos azulejos do século 17.
Os encontros são gratuitos. As palestras começam na terça-feira (23) e se estendem até a próxima quinta (25), sempre das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h. Entre os temas abordados, está a história de Olinda, detalhes sobre seu desenvolvimento urbano e a legislação do patrimônio, na terça; a importância documental das igrejas, na quarta; e a degradação do patrimônio e suas conseqüências, na quinta.
Os debates serão promovidos por representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Corpo de Bombeiros.
Na quarta, também está programada uma apresentação sobre educação patrimonial nos museus, abordando os procedimentos que devem ser tomados em caso de roubo de peças.
E, na quinta, estudiosos do departamento nuclear da UFPE fala sobre as análises e exames de obras de arte, finalizando com a apresentação de um manual de conservação.
SERVIÇO:
Seminário de Educação Patrimonial
Local: Convento de São Francisco,
na Ladeira de São Francisco, nº. 280, Olinda.
Abertura: Segunda-feira, 22, Às 19h.
Palestras: Terça a quinta, das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h.
pe360graus.com
Educação
pe360graus.com
Educação
Portugal - Jornadas Europeias do Património em Santarém
Santarém acolhe as Jornadas Europeias do Património de 18 a 28 de Setembro,. Do programa promovido pela autarquia consta a inauguração, às 18 horas, na Biblioteca Municipal de Santarém, de novos equipamentos de carácter informativo adquiridos à empresa Ydreams, no âmbito do Projecto de Valorização Museológica de Santarém. A partir deste dia, o espaço da Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire conta com três novos componentes tecnológicas e interactivas que servem de complemento informativo e lúdico aos visitantes deste espaço.Destaque também para a visita guiada, no 27, a partir das 15 horas, sobre o tema da Família Menezes, nas Igrejas da Graça de S. João de Alporão. As inscrições são gratuitas. No mesmo dia, às 16h15, realiza-se nos jardins da Biblioteca Municipal de Santarém, um ateliê de Conservação Preventiva em Espólio Metálico (moedas e medalhas) promovido pela Oficina de Conservação e Restauro. O programa culmina no dia 28 de Setembro, com um ateliê de Conservação Preventiva em Encadernação e Restauro de Livros, também às 16h15, nos jardins da Biblioteca. Vai estar patente ao público uma exposição intitulada “Santarém Herança Sustentável”, no restaurante Portas do Sol, organizada pela Associação de Defesa do Património de Santarém. Haverá também apontamentos musicais neste restaurante, a partir das 22 horas. No dia 26, às 21h30, realiza-se um debate sobre “Santa Maria de Alcáçova” . As actividades prosseguem com neste espaço no dia 27, com um ateliê lúdico infanto-juvenil “No Caminho de Santiago, às 10 horas. À tarde, os mais radicais podem praticar escalada,às 15 horas.
O Ribatejo
Santarém acolhe as Jornadas Europeias do Património de 18 a 28 de Setembro,. Do programa promovido pela autarquia consta a inauguração, às 18 horas, na Biblioteca Municipal de Santarém, de novos equipamentos de carácter informativo adquiridos à empresa Ydreams, no âmbito do Projecto de Valorização Museológica de Santarém. A partir deste dia, o espaço da Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire conta com três novos componentes tecnológicas e interactivas que servem de complemento informativo e lúdico aos visitantes deste espaço.Destaque também para a visita guiada, no 27, a partir das 15 horas, sobre o tema da Família Menezes, nas Igrejas da Graça de S. João de Alporão. As inscrições são gratuitas. No mesmo dia, às 16h15, realiza-se nos jardins da Biblioteca Municipal de Santarém, um ateliê de Conservação Preventiva em Espólio Metálico (moedas e medalhas) promovido pela Oficina de Conservação e Restauro. O programa culmina no dia 28 de Setembro, com um ateliê de Conservação Preventiva em Encadernação e Restauro de Livros, também às 16h15, nos jardins da Biblioteca. Vai estar patente ao público uma exposição intitulada “Santarém Herança Sustentável”, no restaurante Portas do Sol, organizada pela Associação de Defesa do Património de Santarém. Haverá também apontamentos musicais neste restaurante, a partir das 22 horas. No dia 26, às 21h30, realiza-se um debate sobre “Santa Maria de Alcáçova” . As actividades prosseguem com neste espaço no dia 27, com um ateliê lúdico infanto-juvenil “No Caminho de Santiago, às 10 horas. À tarde, os mais radicais podem praticar escalada,às 15 horas.
O Ribatejo
Recife-PE - Casa Cor promove concurso para revelar jovens estilistas
Com o tema "Sustentabilidade Cultural da Moda", a 12ª edição da Casa Cor Pernambuco promove concurso para revelar jovens estilistas. Um júri de profissionais de moda ficará encarregado de selecionar os trabalhos, e os vencedores realizarão um desfile, no Salão de Bailes da Casa Cor, na última semana desta edição. Este ano, o evento será realizado a partir do dia 1° de outubro, no Liceu de Artes e Ofícios, na Praça da República, n° 281, Santo Antônio.
As inscrições podem ser feitas até o final deste mês, no escritório Casa Cor, no Empresarial Antônio de Albuquerque Falcão, Av. Agamenom Magalhães, n° 2.764, Espinheiro. Basta o candidato apresentar seu croqui (esboço, em breves traços, de desenho ou de pintura, que mostre o essencial do modelo) com o texto - conceito do modelo e entregar aos cuidados de Luciano Nilo ou Thiago Paiva. O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de outubro. No dia do desfile, um novo júri e o público visitante votarão pelo melhor modelo. Os estilistas escolhidos terão divulgação na imprensa local e regional e um hotsite especial na página de Casa Cor na internet. Outras informações pelo telefone (81) 3231.3593.EDIÇÃO 2008- Este ano a mostra homenageia os 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil, e para isso serão criados 51 ambientes. Ao final da mostra, o Liceu, que pertence à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e é tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), será transformado em um centro cultural.
JC Online
As inscrições podem ser feitas até o final deste mês, no escritório Casa Cor, no Empresarial Antônio de Albuquerque Falcão, Av. Agamenom Magalhães, n° 2.764, Espinheiro. Basta o candidato apresentar seu croqui (esboço, em breves traços, de desenho ou de pintura, que mostre o essencial do modelo) com o texto - conceito do modelo e entregar aos cuidados de Luciano Nilo ou Thiago Paiva. O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de outubro. No dia do desfile, um novo júri e o público visitante votarão pelo melhor modelo. Os estilistas escolhidos terão divulgação na imprensa local e regional e um hotsite especial na página de Casa Cor na internet. Outras informações pelo telefone (81) 3231.3593.EDIÇÃO 2008- Este ano a mostra homenageia os 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil, e para isso serão criados 51 ambientes. Ao final da mostra, o Liceu, que pertence à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e é tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), será transformado em um centro cultural.
JC Online
XIII Congresso Internacional ABRACOR
Atenção: evento inicialmente marcado para setembro de 2008, foi adiado e será realizado entre os dias 13 a 17 de abril de 2009, em Porto Alegre
A Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) e a Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR/RS), através de seus Presidentes e da Comissão Organizadora, vêm respeitosamente comunicar que o XIII Congresso da ABRACOR, que aconteceria no período de 08 a 12 de setembro de 2008, na UFRGS, em Porto Alegre/RS, foi transferido para o período de 13 a 17 de abril de 2009.
Tal decisão foi tomada tendo em vista a insuficiência de apoio financeiro para a sua realização, devida, em grande parte, ao atraso na liberação do projeto por parte do Pronac (programa que possibilita a captação de recursos com incentivo fiscal, Lei Rouanet)
A ABRACOR se coloca à disposição para mais esclarecimentos, por meio da empresa organizadora Specialità Eventos (AngelitaSchuch ou Samantha Valle), fone (51) 3231-0311 ou e-mail specialita04@specialitaeventos.com.br.
XIII Congresso ABRACOR (Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais)LOCAL: Porto Alegre/RS, BrasilDATA: de 13 a 17 de abril de 2009
TEMA CENTRAL: A ética e a responsabilidade social, abordadas através dos seguintes eixos temáticos:ArquiteturaCiência da ConservaçãoSegurança Reconhecimento da profissãoPintura de cavalete e escultura policromadaArqueologia subaquática e terrestreFormação profissional
OBJETIVOS GERAIS: debater a ética e a responsabilidade social na preservação do patrimônio cultural, enfatizando as ações que privilegiem o desenvolvimento sustentável do meio ambiente; apresentar um panorama geral do estado da arte da conservação e restauração de bens culturais no Brasil e no exterior, seus dilemas e desafios; discutir e disseminar o resultado de pesquisas e estudos de caso nas áreas relacionadas à ciência da conservação; debater a formação do conservador-restaurador propiciando um diálogo com outros profissionais como arqueólogos, curadores, arquitetos, arquivistas ou museólogos, entre outros; atualizar as discussões sobre a regulamentação da profissão de conservador-restaurador, enfatizando a necessidade de adequação dessa profissão às normas de biossegurança e segurança do trabalho e debater políticas direcionadas à conservação do patrimônio cultural brasileiro, enfatizando aquelas voltadas à segurança contra o tráfico ilícito de obras.
ESTRUTURA DO CONGRESSO:
1. Mesas-Redondas (7) – abordam os eixos temáticos e são compostas por um coordenador, dois ou três palestrantes (30 minutos cada) e um mediador, cuja função é a de ressaltar os pontos considerados mais importantes, ou polêmicos, na fala dos palestrantes, induzindo a audiência ao debate, com duração de 30 minutos.
2. Palestras e Conferências (12) – abordam questões relacionadas ao tema central do congresso e têm a duração de 30 (palestras) e 40 minutos (conferências).
3. Comunicações livres (66) – apresentação em 15 minutos de trabalhos selecionados pela comissão científica e agrupados segundo eixos temáticos.
4. Mini-cursos (2) – serão realizados na semana anterior ao congresso, abordando os temas “Gerenciamento de Riscos” e “Preservação da Documentação Fotográfica Digital”
5. Painéis – apresentação de estudos de caso a serem selecionados pela comissão científica.
6. Assembléia da ABRACOR e Encontro de Alunos e ex-alunos de conservação.
PÚBLICO ALVO: Conservadores, restauradores, cientistas da conservação, bibliotecários, arquivistas, museólogos, arqueólogos, paleontólogos, arquitetos, documentalistas, estudantes e público em geral.
IDIOMAS: Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês.
CONVIDADOS: Entre os palestrantes e conferencistas convidados contaremos com:Beatriz Mugayar Kühl, professora da USP; Nestor Barrio, diretor de Tarea - Laboratório de Conservação e Restauração da Escuela de Humanidades, Universidad Nacional de San Martin (Buenos Aires, Argentina); Mariana Correia, diretora da Escola Superior Gallaecia (Vila Nova de Cerveira, Portugal)Cláudia Carvalho da Fundação Casa de Rui Barbosa;Nora Kennedy, conservadora de fotografias do Metropolitan Museum of Arts em Nova York;Serge Leroux, chefe do Escritório Técnico da Direção dos Museus de França;Monica Martelli Castaldi, presidente da confederação européia das associações de conservadores-restauradores – ECCO;Maria Regina E. Quites e Bethânia Reis Velloso, do CECOR, da UFMG.
Taxas de inscrição para participação no Congresso:Sócios ABRACOR (com as anuidades em dia): R$ 250 a R$ 350 (no local);Sócios AAB, ABER, ACCR, ACOR RS, APCR, ARCO IT (Desconto válido apenas para inscrições até 1 mês antes): R$ 250 a R$ 450 (no local);Estudantes (mediante comprovação): R$ 150 a R$ 200 (no local);Não associados: R$ 350 a R$ 450 (no local).
Em breve estarão disponíveis no site http://www.abracor.com.br/ ficha de inscrição, as formas de pagamento e opções de hospedagem em Porto Alegre.
Em caso de dúvidas, contatar a empresa organizadora, pelo telefone (51) 3231 0311 (Angelita Schuch) ou e-mail: atendimento@specialitaeventos.com.br
Data de início: 13/04/2009
Data final: 17/04/2009
Atenção: evento inicialmente marcado para setembro de 2008, foi adiado e será realizado entre os dias 13 a 17 de abril de 2009, em Porto Alegre
A Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) e a Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR/RS), através de seus Presidentes e da Comissão Organizadora, vêm respeitosamente comunicar que o XIII Congresso da ABRACOR, que aconteceria no período de 08 a 12 de setembro de 2008, na UFRGS, em Porto Alegre/RS, foi transferido para o período de 13 a 17 de abril de 2009.
Tal decisão foi tomada tendo em vista a insuficiência de apoio financeiro para a sua realização, devida, em grande parte, ao atraso na liberação do projeto por parte do Pronac (programa que possibilita a captação de recursos com incentivo fiscal, Lei Rouanet)
A ABRACOR se coloca à disposição para mais esclarecimentos, por meio da empresa organizadora Specialità Eventos (AngelitaSchuch ou Samantha Valle), fone (51) 3231-0311 ou e-mail specialita04@specialitaeventos.com.br.
XIII Congresso ABRACOR (Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais)LOCAL: Porto Alegre/RS, BrasilDATA: de 13 a 17 de abril de 2009
TEMA CENTRAL: A ética e a responsabilidade social, abordadas através dos seguintes eixos temáticos:ArquiteturaCiência da ConservaçãoSegurança Reconhecimento da profissãoPintura de cavalete e escultura policromadaArqueologia subaquática e terrestreFormação profissional
OBJETIVOS GERAIS: debater a ética e a responsabilidade social na preservação do patrimônio cultural, enfatizando as ações que privilegiem o desenvolvimento sustentável do meio ambiente; apresentar um panorama geral do estado da arte da conservação e restauração de bens culturais no Brasil e no exterior, seus dilemas e desafios; discutir e disseminar o resultado de pesquisas e estudos de caso nas áreas relacionadas à ciência da conservação; debater a formação do conservador-restaurador propiciando um diálogo com outros profissionais como arqueólogos, curadores, arquitetos, arquivistas ou museólogos, entre outros; atualizar as discussões sobre a regulamentação da profissão de conservador-restaurador, enfatizando a necessidade de adequação dessa profissão às normas de biossegurança e segurança do trabalho e debater políticas direcionadas à conservação do patrimônio cultural brasileiro, enfatizando aquelas voltadas à segurança contra o tráfico ilícito de obras.
ESTRUTURA DO CONGRESSO:
1. Mesas-Redondas (7) – abordam os eixos temáticos e são compostas por um coordenador, dois ou três palestrantes (30 minutos cada) e um mediador, cuja função é a de ressaltar os pontos considerados mais importantes, ou polêmicos, na fala dos palestrantes, induzindo a audiência ao debate, com duração de 30 minutos.
2. Palestras e Conferências (12) – abordam questões relacionadas ao tema central do congresso e têm a duração de 30 (palestras) e 40 minutos (conferências).
3. Comunicações livres (66) – apresentação em 15 minutos de trabalhos selecionados pela comissão científica e agrupados segundo eixos temáticos.
4. Mini-cursos (2) – serão realizados na semana anterior ao congresso, abordando os temas “Gerenciamento de Riscos” e “Preservação da Documentação Fotográfica Digital”
5. Painéis – apresentação de estudos de caso a serem selecionados pela comissão científica.
6. Assembléia da ABRACOR e Encontro de Alunos e ex-alunos de conservação.
PÚBLICO ALVO: Conservadores, restauradores, cientistas da conservação, bibliotecários, arquivistas, museólogos, arqueólogos, paleontólogos, arquitetos, documentalistas, estudantes e público em geral.
IDIOMAS: Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês.
CONVIDADOS: Entre os palestrantes e conferencistas convidados contaremos com:Beatriz Mugayar Kühl, professora da USP; Nestor Barrio, diretor de Tarea - Laboratório de Conservação e Restauração da Escuela de Humanidades, Universidad Nacional de San Martin (Buenos Aires, Argentina); Mariana Correia, diretora da Escola Superior Gallaecia (Vila Nova de Cerveira, Portugal)Cláudia Carvalho da Fundação Casa de Rui Barbosa;Nora Kennedy, conservadora de fotografias do Metropolitan Museum of Arts em Nova York;Serge Leroux, chefe do Escritório Técnico da Direção dos Museus de França;Monica Martelli Castaldi, presidente da confederação européia das associações de conservadores-restauradores – ECCO;Maria Regina E. Quites e Bethânia Reis Velloso, do CECOR, da UFMG.
Taxas de inscrição para participação no Congresso:Sócios ABRACOR (com as anuidades em dia): R$ 250 a R$ 350 (no local);Sócios AAB, ABER, ACCR, ACOR RS, APCR, ARCO IT (Desconto válido apenas para inscrições até 1 mês antes): R$ 250 a R$ 450 (no local);Estudantes (mediante comprovação): R$ 150 a R$ 200 (no local);Não associados: R$ 350 a R$ 450 (no local).
Em breve estarão disponíveis no site http://www.abracor.com.br/ ficha de inscrição, as formas de pagamento e opções de hospedagem em Porto Alegre.
Em caso de dúvidas, contatar a empresa organizadora, pelo telefone (51) 3231 0311 (Angelita Schuch) ou e-mail: atendimento@specialitaeventos.com.br
Data de início: 13/04/2009
Data final: 17/04/2009
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