ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

26 setembro, 2008

CURSOS

12º Curso Informativo sobre Preservação de Acervos Bibliográficos e Documentais 2008
De 10 a 19 de novembro, Biblioteca Nacional oferece semana de palestras técnicas e de estudos de casos sobre preservação de acervos documentais no Rio de Janeiro
Programação:
O Curso Informativo sobre Preservação compõe-se de duas etapas. O certificado só será fornecido aos participantes que cumprirem as duas etapas.
Primeira etapa:
Período / Horário / Local:De 10 a 14 de novembro, das 13:00 às 18:00 h Semana de palestras técnicas no Auditório Machado de Assis – Prédio Sede da Biblioteca Nacional – entrada pelo jardim da Rua México.
Segunda etapa:
Período / Horário / Local: De 17 a 19 de novembro, das 10:00 às 18:00 hs Estudos de casos nos Laboratórios de Conservação, Restauração, Microfilmagem, Fotografia e Digitalização.
Prédio Sede - 1º andar - entrada pela Rua México
A ficha de inscrição e o programa das palestras estão disponíveis no portal da biblioteca em:
http://www.bn.br/preservacao
Diretrizes para inscrição:
Número de vagas disponíveis: 70 vagas.
Valor da inscrição: R$ 350,00.
Depósitos em nome da: Fundação Miguel de Cervantes.CNPJ Nº: 05,214,413/0001-92 Banco Real Agência: 0140 C / C: 2736286-8.
Para confirmar a inscrição o candidato deverá enviar o comprovante do depósito através do fax (21) 3095-3831.
Os candidatos receberão apostila técnica e certificado de participação.
Contato:
preserve@bn.br. Tels. (21) 2220-1973, (21) 2220-1906 ou (21) 3095-3830.
PROGRAMA DA 1ª ETAPA
SEMANA DE PALESTRAS TÉCNICAS
2ª Feira – 10 de Novembro
13:00 h Abertura oficial do 12° Curso Informativo sobre Preservação de Acervos Bibliográficos e DocumentaisDiretora Executiva da FBN – Dra. Célia Portela Diretora do Centro de Processos Técnicos – Sra. Liana Gomes Amadeo Coordenador de Preservação da FBN – Sr. Jayme Spinelli.
Das 13:30 às 15:30 h Palestra : Patrimônio passo a passo Profª Dra. Lucia Maria Lippi de Oliveira (
lucia.lippi@fgv.br)Socióloga, Pesquisadora e Professora CPDOC / FGV. Investiga a construção de identidade nacional. É autora do livro Cultura é patrimônio: Um guia. Rio de Janeiro: FGV, 2008.
INTERVALO
Das 16:00 às 18:00 h Palestra: Conservação - Novos paradigmas Dra. Maria Luísa Soares (
kuka@rb.gov.br)Chefe do Serviço de Preservação da Fundação Casa de Rui Barbosa; Especialista em conservação e restauração pelo ICCROM – Roma (Itália), Mestre em Ciência da Informação – área de concentração: Administração da Preservação pela Universidade de Colúmbia (USA), Doutora em Conservação e Restauração UPV (Espanha).
3ª Feira – 11 de Novembro
Das 13:00 às 14:30 Palestra: Diretrizes de Preservação na Fundação Biblioteca Nacional Jayme Spinelli (
jspinelli@bn.br) Coordenador de Preservação. Especialista em Conservação e Restauração da Fundação Biblioteca Nacional. Mestrando CPDOC / FGV.
Das 14:30 às 16:00 h Palestra: Ações de conservação implementadas na Fundação Biblioteca Nacional Silvana Bojanoski (
sbojanoski@bn.br)Chefe do Centro de Conservação e Encadernação / CCE. Especialista e Conservação e Restauração da Fundação Biblioteca Nacional. Mestre em história/ UEM – Universidade Estadual de Maringá / Paraná.
INTERVALO
Das 16:30 às 18:00 h Palestra: Metodologia de restauração na Fundação Biblioteca Nacional Tatiana R. Christo (
tatianac@bn.br) Chefe do Laboratório de Restauração. Especialista em Conservação e Restauração da Fundação Biblioteca Nacional. Pós-graduada em Organização, Planejamento e Direção de Arquivos, Universidade Federal Fluminense / Arquivo Nacional.
4ª Feira – 12 de Novembro (Atenção: Horário diferenciado)
Das 9:00 às 11:00 h Palestra: Noções de química aplicadas a preservação de acervos em papel Anivaldo dos Santos Gonçalves (
alepo2007@gmail.com) Químico – Coordenadoria de Preservação – Arquivo Nacional
INTERVALO (De 11:00 às 12:30 h – almoço)
Das 12:30 às 14:30 h Palestra: Preservação e Combate a Incêndios Gil Kempers (
kempers@cbmerj.rj.gov.br e gilkempers@hotmail.com)CAP. BM QOC / 97 Perito em incêndio e explosão – Diretoria Geral de Serviço Técnico – Corpo de Bombeiros / RJ
5ª Feira – 13 de Novembro
Das 13:00 às 14:30 h Palestra: Preservação de Acervos Fonográficos – o projeto “Passado Musical ”Prof. Dr. Sérgio Conde de Albite Silva (
albite@uninet.com.br)Arquivista-Conservador, Doutor em Ciência da Informação, Mestre em Memória Social, Bacharel em Arquivologia, Professor do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos – CCH / UNIRIO.
Das 14:30 às 15:30 Palestra: Digitalização e acesso Otávio Alexandre J. Oliveira – (
otavioalex@bn.br) Bibliotecário da Coordenadoria da Biblioteca Nacional Digital.
INTERVALO
Das 16:00 às 16:30 Palestra: Plano Nacional de Microfilmagem de Periódicos Vera Lúcia Garcia Menezes (
veralucia@bn.br) Bibliotecária – Coordenadora de Microrreprodução da Fundação Biblioteca Nacional.
Das 16:35 às 17:15 Palestra: Técnicas de Microfilmagem Vladimir Gomes Ferreira (
vladimig@ig.com.br)Técnico em Microfilmagem – Chefe do Laboratório de Microfilmagem da FBN.
Das 17:20 às 18:00 Palestra: Técnicas de Fotografia e Digitalização Cláudio de Carvalho Xavier (
cláudio@bn.br)Técnico em Fotografia – Chefe do Laboratório de Fotografia e de Digitalização da Fundação Biblioteca Nacional.
6ª Feira – 14 de Novembro
Das 13:00 às 15:30 h Palestra: Gilberto Ferrez em seu centenário Pedro Afonso Vasquez (
bambupkv@nitnet.com.br)Pedro Afonso Vasquez é escritor e fotógrafo. Nascido na cidade do Rio de Janeiro, é formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Na década de 1980, atuou como administrador cultural, tendo sido responsável pela criação do Instituto Nacional da Fotografia da Funarte; bem como do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. É autor de 21 livros, entre quais: Dom Pedro II e Fotografia no Brasil; Fotógrafos alemães no Brasil do século XIX e O Brasil na fotografia oitocentista.
INTERVALO
Das 16:00 às 18:00 h Visita guiada ao prédio sede Biblioteca Nacional (
visiguia@bn.br)
Informações:
preserve@bn.br. Tels. (21) 2220-1973, (21) 2220-1906 ou (21) 3095-3830.
Site:
http://www.bn.br/preservacao
Data de início: 10/11/2008
Data final: 19/11/2008

Rio de Janeiro - Aos 160 anos, escola de música da UFRJ enfrenta dificuldades
RIO - Aulas ao ar livre em pleno centro do Rio de Janeiro. A cena, que pode parecer uma alternativa variada à rotina universitária, não representa um diferencial para a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A instituição está, em seu aniversário de 160 anos, muda diante de problemas de infra-estrutura e falta de verbas. Sem professores suficientes para seus 650 alunos, conta atualmente com apenas um banheiro em um de seus edifícios onde, além dos estudantes, convivem quase 200 funcionários.
Referência nacional no ensino musical e responsável pela formação de nomes como Villa-Lobos e Nepomuceno, a Escola de Música da UFRJ oferece atualmente 24 cursos de bacharelado, além da licenciatura em música. Alunos dessa última categoria, Luiz Felipe Santos Ferreira, 20 anos, e Priscila de Oliveira Honório, 21, já foram vítimas da falta de conservação da Escola. Os estudantes já ficaram presos nos elevadores, que têm cerca de 80 anos e recebem a visita semanal de técnicos por conta de problemas de funcionamento.
– A parte elétrica é um grande problema. A luz acende quando quer, e a fachada do outro edifício ficou interditada por conta do risco de desabar – conta Priscila, que acredita que a nova administração, apesar das limitações financeiras, melhorou as condições de aprendizagem dos alunos assistidos pela instituição. – Agora temos estantes e cadeiras novas. A nova direção é excelente.
André Cardoso, diretor da Escola desde julho de 2007, conta que interditou um dos edifícios da instituição por conta própria devido a riscos evidentes aos frequentadores: a escada, em espiral, descolou da parede e o piso, de madeira, está frágil e se abriu em alguns pontos. O prédio faz atualmente parte de um projeto de revitalização em parceria com a Petrobrás, responsável por grande parte das reformas sofridas nos últimos 7 anos. A verba da União, repassada pelo MEC à UFRJ, não cobre as despesas da escola de música mais famosa do país.
– Chega uma parte ínfima do orçamento sugerido. É um cobertor de pobre: cobre o peito, mas não cobre o pé – critica Cardoso. – Aqui é onde a música realmente acontece. A verdadeira Cidade da Música não está na Barra da Tijuca, e sim na Cinelândia e na Lapa.
O representante do Ministério da Educação no Rio de Janeiro, Cícero Rodrigues, afirma não ter conhecimento específico sobre o caso da UFRJ, mas concede que todas as universidades públicas vêm passando por situações complicadas.
– Não tive conhecimento deste caso específico, mas todas as universidades estão enfrentando situações difíceis apesar do programa de expansão e reestruturação das universidades, que tem por objetivo melhorar o ensino – explica.
Bruna Talarico, Jornal do Brasil
Curso ABER de encadernação artística de estrutura cruzada
A estrutura cruzada é uma opção para encadernações artísticas, sem uso de cola. O curso tem um mês e meio de duração, a partir de 30 de setembro, com aulas às terças das 18h30 às 21h30
Descrição:A encadernação de estrutura cruzada foi desenvolvida por Carmencho Arregui (encadernadora italiana) na década de 90. Pode ser utilizada com o propósito de executar um trabalho criativo e versátil com poucos equipamentos, assim como em livros nos quais seja recomendável uma intervenção não invasiva e sem cola.
Programa:1. Projeto e preparação dos diagramas das capas2. Preparação das capas (escolha e empastamento)3. Corte das capas 4. Preparação de guardas e miolo5. Costura6. Detalhes e acabamentos finais
Professora: Estela VilelaFormada em Letras pela USP e em encadernação pelo Liceu de Artes e Ofícios, atua na área de encadernação artística e papelaria artesanal desde 1986. Atualmente é representante brasileira da Association international “Les Amis de la Reliure d’Art” com sede em Luxemburgo, tendo participado de vários fóruns e exposições internacionais.
Duração: 1 mês e meio - 6 aulas (3 horas cada)
Quando: Início em 30/09/2008, aulas às terças-feiras, das 18h30 às 21h30.A realização do curso nessa data está sujeita a um número mínimo de inscrições.
Quanto: R$ 450 ou R$ 380 (associado ABER). O pagamento pode ser parcelado em 2 vezes.
Pré-requisito: o aluno deve ter conhecimentos básicos de encadernação e pequenos reparos.
Material necessário: 1 livro já desmontado em bom estado, sem costura e devidamente recuperado com papel japonês; para as guardas, papel ingres ou similar.
Local: Na sede da ABER (Rua Machado de Assis, 222 cj 2, Vila Mariana, São Paulo - Metrô Ana Rosa)
Inscrições: com Flávia, na ABER, pelo tel. (11) 5579-6200 ou e-mail
aber@aber.org.br. Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Favor não chegar com mais de 15 minutos de antecedência ao horário do curso, pois a recepção pode não estar aberta.
Todas as inscrições devem ser feitas com até 5 dias de antecedência do início do curso, para que se confirme o número necessário de alunos para iniciá-lo, ou enquanto houver vagas.
Dicas para alunos de outras cidades (hotéis, como chegar à ABER, dicas de transporte em São Paulo): clique
AQUI
Veja a programação completa dos cursos ABER
aqui
Data de início: 30/09/2008

Curso Básico de Química – Módulo 3: Polímeros, Adesivos, Coberturas e Consolidantes
REALIZAÇÃO: APCR- Associação Paulista de Conservadores Restauradores de Bens Culturais.
Professor responsável: Laércio Marques Machado, Bacharel em Química com atribuições tecnológicas formado pelo Instituto de Química da USP, licenciado pela Faculdade de Educação – USP e Mestrado em Oceanografia Química/Geológica pelo Instituto Oceanográfico da USP. Mais de 15 anos de experiência no Ensino de Química e atualmente é Coordenador do Curso Técnico em Química do Oswaldo Cruz.
Público alvo: Profissionais da área da conservação/restauração de bens culturais, museólogos e profissionais de áreas afins.
Objetivo: Transmitir o conhecimento básico dos diversos conceitos químicos que auxiliam na tarefa do uso de produtos químicos na preservação, conservação e restauração.
Modulo 3 –Polímeros, Adesivos, Coberturas e Consolidantes
Neste curso os alunos conhecerão as estruturas de alguns tensoativos (sabões e detergentes) e como ocorre quimicamente o processo de limpeza utilizando estes produtos.
Conhecerão as reações de obtenção de alguns polímeros (adesivos) e através do conhecimento da estrutura química destes e das forças intermoleculares atuantes serão capazes de compreender e fazer previsão sobre algumas propriedades importantes relativas à ação dos adesivos, coberturas e consolidantes.
Data: aos sábados, das 9:00 às 12:15 hs e das 14:00 às 17:15 hs. nos dias 04, 11 e 25 de outubro.

No dia 18/10 não haverá aula por compromisso do prof. Laércio.
Carga horária do Módulo 3: 18horas
Valor por Módulo 3: R$ 250,00 (não-associado) e R$ 200,00 (sócio da APCR) (o pagamento pode ser depósito na conta da APCR cujos dados segue no fim da ficha de inscrição). O módulo é apostilado.
Local: Artemoda – Associação de Estilo e Cultura (Alameda Monteiro da Silva, 613 – Jardins. Próximo à Av. Brasil com Av. Rebouças. Site:
http://www.artemoda.org.br/ ). No site da Artemoda vocês poderão ver fotos do local e indicações de como chegar até ela.
Inscrições: Mª Teresa pelo e-mail
restauromttm@superig.com.br ou com Ana Maria Tel: (11) 9435-3026, e-mail: ana.prado.restauradora@gmail.com ), até o dia 30/09 para que possamos mandar imprimir as apostilas.
Certificado de participação: com 80% de presença.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome.................................................................................................................................................

Profissão...........................................................................................................................................

Endereço...........................................................................................................................................

Cidade, CEP.....................................................................................................................................

Fone/Fax, correio eletrônico..........................................................................................................

Envie esta ficha preenchida, junto ao comprovante de depósito bancário (Banco Itaú, Agência 0067, Conta N° 63263 – 8, CNPJ: 00.093.783/0001-03) para um dos e-mails abaixo:
Mª Teresa Magri e-mail
restauromttm@superig.com.br
Ana Maria e-mail:
ana.prado.restauradora@gmail.com
APCR e-mail:
apcr2000@zipmail.com.br

PROGRAMA MÓDULO 3 - Polímeros, Adesivos, Coberturas e Consolidantes

1. Sabões, Detergentes; Emulsões e Tipos de Tensoativos
2. Funções Orgânicas
3. Forças Intermoleculares
4. Polímeros
5. Adesivos Sintéticos: Características e Obtenção
6. Mudanças Físico-Químicas dos Adesivos
7. Coberturas
8. Consolidantes
9. Adesivos Naturais


Uberlândia-MG - Curso sobre o Congado começa nesta quinta-feira
A Secretaria Municipal de Cultura, através da Coordenadoria Municipal Afro-Racial (Coafro) e da Diretoria de Memória e Patrimônio Histórico, promoverá na Casa da Cultura a partir desta quinta-feira, dia 25, o curso de educação patrimonial “Congado: Espaço de Resistência e Identidade Cultural”. Com o objetivo de valorizar e divulgar a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, oficializada no último dia 31 de agosto como Patrimônio Cultural de Uberlândia, o curso também visa promover a discussão sobre a identidade cultural do Congado na cidade dentro do universo escolar; analisar criticamente a cultura popular como expressão criativa na cidade e oferecer aos produtores, gestores culturais e professores uma compreensão cidadã da vivência cultural como base a ser aplicada nos seus respectivos projetos educacionais.O curso será desenvolvido em quatro módulos, sendo 24 horas de aulas práticas e teóricas, com palestras, debates e oficinas, e 16 horas de trabalho de campo, que nesse caso significa acompanhar os ternos durante os dias da Festa do Congado, no mês de outubro.
Farol Comunitário - Uberlandia




São Paulo-SP - Ainda há vagas para o “Memórias Construídas”,
Oficinas gratuitas para jovens, no Centro
Imperdível. Jovens de 13 a 18 anos ainda podem fazer inscrição no curso gratuito “Um Olhar Restaurado para uma Nova Cidade: Curso de Formação e Inserção”, que é dado às terças, quintas e sextas, das 8h às 12h, no Sesc Odonto da Rua Florêncio de Abreu, 305, em pleno Centro da cidade, com acesso fácil por metrô e ônibus. As aulas vão até 15/12.
O curso faz parte do projeto Memórias Construídas, uma iniciativa da Oscip Via Cultural, com realização do Sesc São Paulo. Ele aproveita a história do Centro e de suas edificações para capacitar profissionalmente os jovens em oficinas de Restauro, História da Arte e Cidadania; Arquitetura e Espaço Urbano; Patologias e Meio Ambiente; Informática para Catálogos Digitais; Teatro e Leituras Dramáticas; Formação de Acervo e Oficinas de Técnicas de Moldagem.
O programa do curso, com 188 horas/aula de carga horária, compreende aulas de fotografia, teatro, desenho, técnicas de restauro e conservação, história da arte, da arquitetura e da cidade. São duas turmas de 20 vagas cada: uma para a faixa dos 13 aos 15 e outra, para a faixa dos 16 aos 18 anos. E no encerramento, certificado de participação mais evento de exposição.
Serviço
Sesc Odonto
Rua Florêncio de Abreu, 305, 11º andar
Tel. 3624-5791 / fax : 3624-5792
E-mail:
viacultural@viacultural.org.br ou inscrições@viacultural.org.br
Mais informações
http://www.viacultural.org.br/
Metrô São Bento ou Anhangabaú
http://www.vivaocentro.org.br/

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial