ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

10 outubro, 2008

CULTURA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL - 10-10-2008

Regulamentação da profissão de restaurador é aprovada na CAS
Em reunião nesta quarta-feira (6), a
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou projeto de lei que regulamenta a profissão de conservador-restaurador de bens culturais móveis ou integrados e cria os Conselhos Federal e Estaduais de Conservação-Restauração de Bens Culturais.
A proposta, que receberá
decisão terminativa na CAS, foi aprovada na forma de substitutivo do relator, senador Expedito Júnior (PR-RO), e por isso precisa ser submetida a turno suplementar de votação na comissão.
Pelo projeto (
PLS 370/07), a profissão deve ser exercida, exclusivamente, por diplomados em curso superior, no Brasil ou no exterior, na restauração de bens de valor histórico, documental ou artístico, sejam eles tombados ou não, aos quais também estão reservadas as atividades de magistério nessa especialidade.
O projeto reconhece a existência de profissionais altamente qualificados que já exercem essa atividade e, por isso, precisam ser ressalvados da exigência de formação superior específica.
O relator incorporou emenda apresentada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte para dar caráter autorizativo à criação dos conselhos, a fim de eliminar qualquer controvérsia sobre a constitucionalidade da iniciativa legislativa de criar conselhos profissionais.
O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) aplaudiu a iniciativa de regulamentar a profissão de restaurador de bens culturais, argumentando que seu estado, Minas Gerais, possui enorme patrimônio histórico e cultural, utilizando grande número desses profissionais. Ele lembrou que a regulamentação da profissão e a criação dos conselhos são reivindicações antigas da categoria.
Laura Fonseca / Agência Senado
Grécia acha cálice e espada de ouro de 3,2 mil anos
Os objetos foram encontradas em uma sepultura micênica, no oeste da Grécia

O Ministério da Cultura da Grécia descobriu em uma sepultura antiga dois objetos que teriam sido utilizados há cerca de 3,2 mil anos pela civilização micênica, que habitou o país por volta de 1580 e 1100 a.C., informa a agência AFP. As peças são um cálice de vinho de ouro e uma espada de bronze com a bainha feita de ouro.
Segundo os pesquisadores, testes mostraram que a espada havia sido importada da península itálica, confirmando que os micênios mantinham relações comerciais com outros povos do Mediterrâneo.
TúmuloEm março deste ano, um túmulo micênico foi descoberto por acaso durante obras na ilha de Leucate, causando surpresa nos arqueólogos porque jamais havia existido vestígios dessa civilização no oeste da Grécia. Na época, o Ministério da Cultura comunicou que "a descoberta trouxe uma nova dimensão à pesquisa sobre este povo".
O órgão explicou que o achado identificou uma nova localização para o mapa micênico. O fato de indícios nunca terem sido encontrados na região criou uma nova dimensão para o estudo sobre o período.
O túmulo foi descoberto por acaso, durante obras de ampliação de uma estrada em Agio Nikita.
Redação Terra

Ouro Preto-MG - Igrejas correm risco de desabar
Cupins ameaçam patrimônio tombado pela Unesco. Templos também são alvo do vandalismo e têm problemas de manutenção.
Um patrimônio dos brasileiros está em risco: as igrejas de Ouro Preto (MG), jóias do barroco mineiro. Sem manutenção, essas relíquias do período colonial foram fechadas para decepção dos turistas e tristeza dos moradores.
Os cupins ameaçam um patrimônio tombado pela Unesco. “Eles vêm do solo e atingem as construções da base até o telhado”, diz o diretor do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto, Carlos Aparecido Oliveira.
São construções com mais de 200 anos. A Igreja São Francisco de Paula é uma delas. Os cupins se espalham pelas paredes.
Por causa das pragas e de infiltrações, a Matriz de São José foi fechada há uma década. E o prédio ainda tem outro inimigo: o vandalismo. Vitrais centenários estão quebrados e portas em madeira maciça, pichadas. A Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões está interditada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Técnicos constataram problemas na estrutura do prédio, construído no século 18. Uma fenda se abriu na parede. Ela é tão grande que é possível ver a luz do lado de fora. “O templo inteiro pode vir abaixo. Este é um dos templos mais expressivos da nossa cidade”, afirma o coordenador do patrimônio histórico da paróquia, diácono Augustinho Barroso. Ao todo, 30 imagens e peças sacras do século 18 estão sendo retiradas e levadas para um lugar seguro. Pedaços do teto já caíram e outros ameaçam cair. A igreja, uma das mais visitadas de Ouro Preto, está fechada à espera de reforma.
Bom Dia Brasil
Globo.com

Ribeirão Pires-SP - Imóvel será restaurado
O antigo armazém ferroviário da Rua do Comércio, no Centro de Ribeirão Pires, será restaurado. O imóvel - erguido no século 19 - sediará agora uma nova base da GCM (Guarda Civil Municipal).
O galpão é uma das construções urbanas mais antigas da cidade e foi levantado em 1880, época em que o sistema de transporte sob trilhos era operado pela primeira estrada de ferro em solo paulista, a São Paulo Railway, do Barão de Mauá.
De 1996 a 2004, o armazém ferroviário abrigou o Museu Municipal Família Pires. Hoje, o acervo histórico está preservado pela Prefeitura, com a promessa de voltar a ser exposto ao público em breve, em imóvel da região central.
O restauro do armazém deve durar 90 dias e as principais características originais da edificação, como as telhas de barro do tipo francesa e a alvenaria de tijolo de barro, serão mantidas. A Prefeitura não informou o custo das obras.
O local possui 200 m² de área e, apesar do valor histórico, não é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) do Estado de São Paulo.
Passado - De galpão a museu e, agora, base da GCM. Apesar da gama de atividades que já passaram pelo local, a construção é ainda emblemática por ter sido a primeira parada de trens em Ribeirão Pires.
Foi somente em 1885, cinco anos após a construção do armazém, que a estação ferroviária utilizada até hoje pelos trens urbanos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi inaugurada.
"Era no armazém onde ficavam guardadas todas as mercadorias que vinham da Capital e de Santos na época", explica o memorialista de Ribeirão Pires, Valter Gallo.
Rodoviária - Parte da população temia que o armazém viesse abaixo com a chegada da nova rodoviária central da cidade.
Com a garantia da administração de que o imóvel será preservado, a nova parada de ônibus ainda é alvo de protesto, inclusive no Ministério Público, que ainda não tem nenhum parecer sobre o caso.
O MDV (Movimento de Valorização da Vida) cobra explicações da Prefeitura sobre o impacto ambiental da obra. "Queremos saber como foi feita a avaliação técnica desse projeto", diz o vice-presidente da organização, José Soares.
A Prefeitura informou que obras como a rodoviária não estão sujeitas à apresentação de relatório de impacto ambiental, como previsto pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
Isis Mastromano Correia
Diário do Grande ABC

Nova Olinda-PE - Arqueologia terá laboratório
Rosiane Limaverde, arqueóloga da Fundação Casa Grande, explica a importância dos achados para os alunos de escolas públicas da região do Cariri.
Pesquisas arqueológicas apontam que o Vale do Araripe foi habitado por outros índios além do povo Cariri Nova Olinda. As primeiras escavações arqueológicas realizadas este ano pela equipe da Fundação Casa Grande, Memorial do Homem Cariri, em Nova Olinda, foram iniciadas. A retirada de fragmentos cerâmicos e material de pedra lançados na área do Sítio São Bento, no Crato, marca o princípio de um estudo mais aprofundado com esse material, na própria região. É que está sendo montado, por meio da parceria da Fundação com a Universidade de Coimbra e Porto, em Portugal, o laboratório de análise de material coletado na região. Dessa vez, foi retirada a base de uma urna funerária, encontrada no ano passado no mesmo local, com ossos a serem estudados.
Segundo a diretora da Fundação, a arqueóloga Rosiane Limaverde, o material encontrado há cerca de um ano e meio foi levado para o museu de fósseis, no Crato. Agora será repassado para a Fundação. A notícia sobre os achados, na época, foi divulgada no Diário do Nordeste. De lá para cá, o terreno foi embargado, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Estado.
O monitoramento da área passou a ser feito pela Fundação, com todo trabalho educativo junto à comunidade. Alunos de escolas públicas da comunidade chegaram a visitar o local. Em uma semana foi feito um rastreamento do lugar, com as coletas, e no fim da semana foi retirado um bloco com a base da urna funerária.
Outras tribos
Uma das suposições a respeito do material encontrado é que o Vale da Chapada do Araripe foi habitado por outras tribos indígenas, além dos índios Cariri. No caso, os Tupi, mas não há nada comprovado ainda, conforme a pesquisadora. Material semelhante tem sido encontrado apenas nos vales, no entorno da Chapada.
De acordo com Rosiane, nesse momento é importante ter as datações do material. Mas há a possibilidade desses povos terem habitado a região no período próximo à colonização ou até mesmo antes.
Mais duas escavações estão previstas para este ano. Uma delas no Sítio Santa Fé e outra no Sítio Olho D´água, em Nova Olinda. Este ano, a entidade reuniu estudiosos da arqueologia durante o I Seminário de Arqueologia e Educação Patrimonial do Cariri, como forma de ampliar a reflexão sobre esses estudos na região.
O convênio com a Universidade de Coimbra e Porto tem sido importante para o desenvolvimento desses estudos. O laboratório é um dos resultados dessa parceria.DesempenhoO processo de formação das comunidades é essencial para o desempenho das pesquisas. Nos locais onde são identificados os achados, é feito o trabalho de educação patrimonial, com doação de material pedagógico e levantamento do patrimônio imaterial da comunidade.A pesquisadora salienta a parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), por meio do Laboratório de Geoprocessamento da instituição e participação dos estagiários das áreas de Biologia e Meio Ambiente, além de dois alunos da Fundação Casa Grande.
“Esse é um trabalho de formação, envolvendo a comunidade acadêmica, para que haja um desenvolvimento científico, com novos pesquisadores da própria região”, destaca a arqueóloga Rosiane.
Elizângela Santos Repórter
Mais informações:Secretaria da Fundação Casa Grande
Memorial do Homem Kariri
Rua Ratisbona, 564, Centro
(88) 3521.8133
ESTUDOS CIENTÍFICOS
Criação de instituto indica avanços
Juazeiro do Norte. As comunidades científicas das áreas da Paleontologia e Arqueologia estão tendo avanços importantes nas pesquisas. O Ministério da Ciência e Tecnologia tem demonstrado interesse na criação do Instituto de Arqueologia, Paleontologia e Meio Ambiente do Semi-Árido. O projeto está em execução e foi idealizado por meio da Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), no Piauí, que tem à frente a doutora em arqueologia, Niéde Guidon. O projeto total, a ser executado em três etapas, está orçado no valor de R$ 8 milhões.
Segundo o diretor do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, Álamo Feitosa, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, acenou positivamente para o projeto e realizou no mês passado, em Brasília, uma reunião preliminar no sentido de integrar as duas ciências. O objetivo do Instituto é proteger o patrimônio científico, além de estimular os estudos nessas áreas.
A primeira fase de implantação do Instituto ocorrerá em três anos e mais três serão direcionados ao aporte de recursos e à redefinição de metas de atuação para o desenvolvimento dos trabalhos. A verba destinada pelo Governo Federal será para compra de equipamentos, transportes e financiamento da vinda de pesquisadores das áreas para a região. Do Cariri, fazem parte dos trabalhos os professores doutores Álamo Feitosa, Alexandre Magno Feitosa Sales e Waltécio Oliveira Almeida, com participação do paleontólogo Alex Kellner, do Museu Nacional do Rio de Janeiro, responsável por várias descobertas na região.Estão sendo realizadas em Santana do Cariri escavações paleontológicas no Parque dos Pterossauros, tendo a frente o trabalho do professor Álamo. As pesquisas representam uma retomada nas atividades da área na região, no sentido de promover avanços científicos. As escavações tornaram-se forte atrativo turístico e científico para visitantes do Museu. Por ocasião desse trabalho, foram produzidos quatro artigos científicos. As escavações foram iniciadas há cerca de duas semanas. Na próxima terça-feira, participam das escavações os alunos dos cursos de Biologia e Física. Será feito estudo da composição química do material, por bolsista da Urca.
Filmagens japonesas
Os achados paleontológicos têm chamado a atenção de estudiosos do mundo e até a mídia japonesa esteve recentemente no Cariri realizando um filme documentário sobre as escavações. A emissora de televisão NHK, do Japão, fez filmagens nos últimos dias 27 e 28 de setembro.
As escavações, conforme Álamo, objetivam a realização de um perfil em micro-escala da assembléia fossilífera da Formação Romualdo para relacionar as diferentes formas de concreções encontradas. Será feito estudo da composição química do material, através de Raios X e espectroscopia de infra-vermelho, por bolsista de iniciação científica da Urca.
Mais informações:
Museu de Paleontologia de Santana do Cariri
Rua Dr. José Augusto de Araújo, 326(88) 3545.1320
Diário do Nordeste


Fernandópolis-SP - Respira-se cultura em outubro
Mostra Estudantil de Teatro, Circuito Cultural Paulista, Viagem Literária e Mostra Sesc de Artes. É só pegar o cardápio e escolher o prato do dia. Com essa variedade de opções artísticas montada pela Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Cultura, o mês de outubro vai entrar para a história cultural de Fernandópolis. A jornada cultural de outubro começou dia 4 com o show “Violas e Violeiros” da Orquestra de Violas de Fernandópolis. A apresentação foi realizada no Teatro Municipal com a presença de um grande público. Nesse dia, a orquestra interpretou músicas tradicionais da cultura caipira, passando por vários ritmos do gênero e contou com a participação de um cantor lírico, um acordeonista e de uma dupla sertaneja mirim. Durante todo o mês serão diversas apresentações, performances e encenações no Teatro Municipal “Merciol Viscardi”, na Biblioteca Municipal e na praça do Centro Cultural de Fernandópolis. Teatro amador e profissional, dança, música, cinema e literatura; atrações para todos os gostos. “Estamos trabalhando para inserir Fernandópolis definitivamente na rota cultural do Estado. Para isso, toda a equipe da Diretoria de Cultura está se empenhando para trazer para a cidade novos eventos e espetáculos de qualidade que não chegavam até aqui”, revela a diretora municipal de Cultura, Malu Mandarinos. No próximo sábado, dia 11, mais uma atração do Circuito Cultural Paulista será apresentada em Fernandópolis. A cantora Susie Mathias vai mostrar o repertório do CD “Canção das Moças” que registra as experiências de suas viagens pelo Brasil. O show começa às 20h, no Teatro Municipal “Merciol Viscardi” e a entrada é gratuita. A partir do dia 14 de outubro, o Teatro Municipal sediará a 14ª edição da tradicional mostra estudantil de teatro de Fernandópolis. Este ano, serão encenadas 17 peças durante três semanas de festival. Diariamente, as peças serão apresentadas em dois horários: às 14h e 20h. Dando sequência ao projeto Viagem Literária, que começou em agosto e até agora levou mais de 600 estudantes para a Biblioteca Municipal, dia 22 de outubro, às 9h, a cidade receberá mais um módulo do projeto. Nesta data, será realizado um encontro entre alunos do ensino médio e a cronista Heloísa Seixas. Finalizando o mês, dia 23 de outubro, Fernandópolis participará do Circuito SESC de Artes 2008 que está percorrendo todo o interior do Estado de São Paulo. As apresentações artísticas serão realizadas na praça Cezar Duarte Azadinho (praça do teatro Municipal). Confira a programação gratuita: às 18h, Teatro Infantil “Tampinha Tira os óculos” e Exposição Literária “Na Tábua”; 19h, Dança Clebio/ RJ e Oficina - Risco; 20h, Literatura e Ruído; 21h, Cinema - Curtas na Praça e às 21h30, show com o cantor Tom Zé.

Região Noroeste

Salvador-BA - Aprovado tombamento da casa de Jorge Amado
O Conselho Estadual de Cultura da Bahia, órgão da Secretaria de Cultura, anunciou hoje parecer favorável ao tombamento da Casa do Rio Vermelho, a residência do casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai durante quatro décadas. O pedido havia sido feito pela própria Zélia - que tinha a intenção de transformar o espaço em um memorial aberto à visitação pública -, em 2005. No ano seguinte, o próprio conselho negou o tombamento, alegando que o memorial causaria alterações na arquitetura da casa.
No início deste ano, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) recorreu da decisão, alegando que a casa não deveria ser tombada por suas características arquitetônicas, mas por sua importância histórica e cultural. "O fundamental é preservar a ambiência da casa onde Jorge Amado e Zélia Gattai conviveram durante tantos anos e deram vida a obras de grande importância para a literatura brasileira", afirmou o conselheiro Washington Queiroz, membro da Câmara de Patrimônio do Estado. Agora, o processo aguarda a assinatura do governador da Bahia, Jaques Wagner, no Decreto de Tombamento e a publicação da decisão no Diário Oficial.
De acordo com o parecer, o tombamento da casa não está vinculado à criação do Memorial Casa de Jorge Amado - que poderá ser feita sob orientação do Ipac - e restringe alterações em alguns ambientes do imóvel, como a biblioteca, que dever ser preservada integralmente. Além disso, a resolução sugere que o projeto do memorial separe, fisicamente, o uso cultural do uso comercial do imóvel, para garantir a preservação da casa e seu jardim.

Agência Estado

Angra dos Reis-RJ - Festival de educação e cultura
RIO - Cinema, teatro, contações de histórias e exposições de arte vão esquentar a programação de Angra dos Reis do dia 09/10 ao dia 12/10.
O Festival Educação e Cultura Ampla tem o objetivo de levar ao grande público atrações que estimulem a leitura e a troca de conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania da região.
O evento acontecerá no Centro Cultural Theófilo Massad, mais conhecido como Teatro Municipal de Angra dos Reis, localizado na Praça Guarda Marinha Greenhalg, em São Bento. A entrada é gratuita.
Durante os quatro dias de evento, a população poderá assistir a mostra “O Melhor de Anima Mundi”, uma seleção dos principais filmes de animação nacionais e estrangeiros da Mostra 2007/2008, preparada especialmente para o festival.
Poderão ainda participar de mesas de debates com pensadores e escritores como, por exemplo, Roberto da Matta, Ferreira Gullar, Ruy Castro, Heloísa Seixas e Affonso Romano de Sant'Anna, assistir a espetáculos de música, dança e teatro, além de participar de oficinas e exposições de artes.
O cantor Martinho da Vila irá lançar e autografar em primeira mão seu livro infantil “A Rosa Vermelha e o Cravo Branco” no dia 09, às 16h. Ao final do lançamento, o autor participará de uma mesa de debates com o escritor Affonso Romano de Sant'Anna.
Para o público infantil, inúmeras oficinas de criação, contações de histórias e atividades de pensamento ocorrerão durante o evento. Shows com Bia Bedran acontecerão todos os dias do Festival.
Em comemoração a semana do Dia das Crianças, os clientes da Ampla que forem acompanhados de pequenos, ganharão brindes que poderão ser retirados no stand da empresa.
JB Online


Paris - Cultura: Pertences de Jacques Brel vendidos por mais de um milhão de euros
Paris, 09 Out (Lusa) - Manuscritos e pertences pessoais de Jacques Brel, considerado um dos maiores músicos de língua francesa, foram leiloados quarta-feira em Paris, França, tendo sido vendidos 95 lotes por um valor acima de um milhão de euros.
O leilão decorreu na Sotheby, leiloeira inglesa com sede na capital francesa. A expectativa inicial era de que os lotes fossem vendidos, no máximo, por cerca de 470 mil euros.
Contudo, só o manuscrito da canção "Amesterdão", uma das que mais notabilizou o cantor, foi adquirido por um particular por 110 mil euros.
O dono de todos os artigos leiloados era um coleccionador privado. O leilão foi tornado público depois da viúva de Jacques Brel, Thérèse Brel, ter dito à Rádio Francesa de Informação, que "tentou", sem sucesso, "adquirir toda a colecção por 175 mil euros".
"É uma colecção de interesse público, património cultural, não deveria ser vendida. É um pouco triste e vergonhoso" para a família, afirmou Thérèse Brel em declarações à rádio em questão.
Jacques Brel nasceu a 8 de Abril de 1929, em Bruxelas, capital da Bélgica, tendo morrido há trinta anos.
BZR.
Lusa

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial