EXPOSIÇÕES - 13-10-2008
Irati – No último dia 03 foi realizada a cerimônia de abertura oficial da Exposição Expressão Colorida XI, dos alunos da oficina de artes Cores e Palavras, da professora Claudete Camargo. O evento foi voltado para uma confraternização entre os alunos expositores, suas famílias e alguns convidados, contando com a presença de aproximadamente 200 pessoas.
Segundo Claudete, a vernissage é uma pequena amostra dos trabalhos de 61 alunos entre crianças e adolescentes de 03 a 19 anos, com apresentação de apenas três obras de cada. A exposição está aberta ao público na Casa da Cultura de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e no sábado das 8h30 às 12h, até o dia 03 de novembro.Orgulhosa, a professora ressalta que a exposição ficou linda, e que dá muito valor para o processo que teve com cada aluno. “Para mim é mais importante o processo de desenvolvimento e superação dos meus alunos, esse vivido no dia-a-dia, pois cada quadro tem uma história. É lindo ver quando estão prontos”, comenta Claudete.Ela explicou ainda que a amostra é feita sempre no mês de outubro, visando o Dia da Criança. “Sempre preparamos nossa exposição para esse mês pensando no Dia das Crianças, assim as escolas da cidade e região podem aproveitar para fazer um passeio cultural, o que também acaba incentivando os alunos a produzir mais nas suas aulas de artes”, comenta a professora.Para Claudete, a aula de artes transforma as pessoas em seres mais equilibrados, pois existe um exercício de paciência, concentração e perseverança para a conclusão de uma obra. “Eu tenho alunos que são hiperativos e foram encaminhados para minhas aulas por psicólogos. Hoje seus pais comentam que até o rendimento escolar melhorou”, conta.Claudete dá aulas para crianças, adolescentes e também para adultos e se diz muito orgulhosa com o resultado alcançado. “Depois da exposição encontrei uma antiga aluna que está cursando arquitetura, e ela frisou que tenho um pouco de culpa nisso. Para mim é muito gratificante, pois muitos alunos produzem suas obras para decorar a casa ou presentear alguém, mas tem aqueles que acabam levando para o profissional aquilo que aprendeu comigo”, comenta emocionada a professora.
Cuiabá-MT - Exposição apresenta fotos do Festival Siminina
Começa hoje a exposição “Siminina em Cena”, com 40 fotografias de Rais Reis resultantes do Festival Siminina 2008, evento promovido pela Prefeitura de Cuiabá. A abertura ocorre às 19h, no Goiabeiras Shopping, e contará com a presença da secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), Celcita Pinheiro. A mostra fica aberta até 20 de outubro. Para a secretária, a exposição é importante para mostrar ao público que não conhece o Siminina a beleza do espetáculo, bem como para apresentar o resultado do projeto que comemora resultados surpreendentes, como índice de 98,5% de aproveitamento escolar entre as meninas atendidas e nenhum caso de gravidez, ambos em 2007. Ela acrescenta que a mostra valoriza o trabalho das garotas, fazendo com que haja um sentimento de satisfação familiar. “A mostra será um marco inicial do Siminina, que conta com a parceria da Brasil Telecom da Rede Cemat e do Ministério Público do Trabalho. Esperamos que, lá, outras empresas e famílias conheçam o projeto e queiram ser parceiros”. Ela diz isso porque a divulgação do Siminina tem chamado a atenção das famílias, que procuram a Smasdh para incluir garotas nas ações. “É interessante que as famílias vejam as fotos para sentirem-se estimuladas a colocarem as filhas no projeto. Na comunidade do bairro Três Poderes, por exemplo, as famílias se mobilizaram e pediram uma unidade na região. A última implantada inclusive foi lá, em agosto”, disse. A exposição ocorre em comemoração ao Dia das Crianças e conta com patrocínio da Brasil Telecom e da Rede Cemat. Para o fotógrafo, a mostra permite que mais pessoas conheçam o festival. "É um evento que se consolidou e, pelo tamanho da produção e da dedicação das pequenas, não poderia ficar restrito ao público que compareceu ao festival, em geral composto por familiares das garotas. Achei que um público maior deveria ter acesso ao trabalho delas", disse Rai Reis. Este ano, o Festival Siminina 2008 reuniu 196 garotas no palco do teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para mostrar a história de “Flict”, uma garotinha que busca seu lugar no mundo. A apresentação foi adaptada de uma obra de Ziraldo. Siminina - O projeto é mantido pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh) e atende hoje a 1,6 mil meninas de 7 a 14 anos. Ao todo, são 16 unidades presentes nas quatro regiões da cidade. Na Sul, há ações nos bairros Pedra 90, Jardim Presidente II, Parque Residencial Coxipó, Tijucal, Jardim Fortaleza e Chácara dos Pinheiros. Na Leste, está presente nos bairros Jardim Leblon, Bela Vista e Barbado. Na região Norte, o projeto atende a cinco bairros: Tancredo Neves, Três Barras, 1º de Março, Jardim Vitória e Três Poderes. E, na Oeste, são beneficiados os bairros Novo Colorado e Santa Isabel. A meta é chegar ao final de 2008 com duas mil garotas atendidas.
Até o dia 31 deste mês, quem for ao Museu do Barro de Caruaru (Mubac), no Agreste de Pernambuco, vai poder conferir uma exposição de esculturas da artistas Dóris Alves. O material, feito à base de argila, foi confeccionado nos meses de maio e junho, quando a artesã passou pela capital do Agreste.
As esculturas – feitas de argila, ferro, pó e mármore – já foram expostas durante o Festival de Inverno de Garanhuns, cidade natal da artista radicada na Venezuela há mais de 30 anos.
O horário da exposição é de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. Outras informações podem ser obtidas aravés dos telefones (81) 3722.2021 e 3721.4158.
pe360graus.com
Portugal - Profissões tradicionais em exposição no Município da Moita
“O Salineiro, o Marítimo e o Construtor Naval”
No dia 10 de Outubro, pelas 21:00h, vai ser inaugurada, no Moinho de Maré, em Alhos Vedros, a exposição “O Salineiro, o Marítimo e o Construtor Naval – Profissões Tradicionais do Concelho da Moita”.
Com esta exposição temporária, que vai estar patente até ao dia 31 de Maio de 2009, a Câmara Municipal da Moita pretende valorizar as principais profissões que contribuíram para o desenvolvimento económico e social deste concelho à beira rio.
Ao passar pelo Moinho de Maré, em Alhos Vedros, será convidado a fazer uma “viagem” pelo dia a dia dos últimos profissionais do rio: dos arrais das antigas fragatas e varinos, dos salineiros que extraíram o sal dos talhos desta margem sul do Tejo e dos construtores navais que deixaram de laborar em embarcações tradicionais.
Fonte: Câmara Municipal da Moita
São Paulo-SP - I/LEGÍTIMO: DENTRO E FORA DO CIRCUITO. Dividida em duas partes, uma no Museu da Imagem e do Som e outra no Paço das Artes, a exposição busca associar a arte contemporânea a fenômenos como HQ, skate e tatuagem. Espaços em Movimento, no MIS, traz, entre outras obras, a instalação Controle de Velocidade, na qual a dupla paulistana Leandro Lima e Gisela Motta calcula o tempo levado pelo espectador para ver toda a mostra. A medição, feita por um sistema eletrônico, explora a falta de segurança dos museus. Às 18h de sábado (18), o coletivo Digital Spray faz vernissage com performance fundindo animação e pintura. Esculturas que permitem manobras de skatistas são o chamariz de Zona de Ação, no Paço. A abertura no sábado (18) terá discotecagem do DJ Daniel Ganjaman (14h às 16h) e show do grupo Instituto (16h às 17h30), ambos com entrada gratuita. MIS. Avenida Europa, 158, Jardim Europa, 2117-4777. Terça a sexta, 12h às 19h; sábado, domingo e feriados, 11h às 18h. R$ 4,00. Grátis aos domingos. Até 11 de janeiro de 2009. A partir de domingo (19). Paço das Artes. Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, 3814-4832. Terça a sexta, 11h30 às 19h; sábado, domingo e feriados, 12h30 às 17h30. Grátis. Até 30 de novembro. A partir de sábado (18).
Veja São Paulo
Esta exposição procura marcar o centenário de uma forma inovadora. É iconográfica, pois apoia-se em objectos e procura, a partir do espólio, dar uma leitura contemporânea, com alguns recursos à multimédia. Pretende-se que as pessoas vivam a exposição, mais pela emoção que pela razão e revivam o passado. A título de exemplo, os visitantes irão atravessar um túnel cheio de fumo das fábricas.A organização vai trazer a público um filme publicitário inédito sobre a CUF no qual participa o actor Vasco Santana, num dos seus primeiros trabalhos de representação.
Portugal - Exposição sobre Nery Delgado até Março no Museu Geológico Visitantes do museu poderão ter acesso a "uma pequenina parte da colecção de geologia e paleontologia"
Luis Lima
Público.pt
São Paulo-SP - MARILYN MONROE.
O Museu de Arte Sacra de São José dos Campos recebe a até o dia 30 deste mês a exposição "Revelação Sacra e Artística", da artista plástica Aurora do Carmo e Silva. São mais de 30 peças produzidas em argila faiança, terracota e argila de alta temperatura. Entre os trabalhos, estão as imagens de Nossa Senhora Aparecida, Santa Paulina, São Pedro, Padre Léo, entre outras. O Museu de Arte Sacra fica na Travessa Chico Luiz, 67, Centro (ao lado do Mercado Municipal). O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17 horas e aos sábados das 9h às 12 horas. Informações: (12) 3924-7316.
V News
São Paulo-SP - PRÊMIO CNI SESI MARCANTONIO VILAÇA.
Como parte da comemoração do Dia Mundial dos Correios, lembrado todo dia 09 de outubro, a Diretoria Regional dos Correios de Mato Grosso do Sul está promovendo a exposição de selos "Correios conta sua História", na Agência Central de Campo Grande.
Conforme a assessoria da estatal, o objetivo da exposição é mostrar um pouco da história dos Correios de Mato Grosso Sul, desde o telégrafo até os dias de hoje..
A exposição é voltada para alunos de escolas públicas e privadas, mas também pode ser vista pelo público em geral, na Agência Central dos Correios em Campo Grande (Avenida Calógeras, esquina com a Dom Aquino). A exposição fica aberta até o dia 14 deste mês e a entrada é gratuita.
Chico Júnior
Taubaté-SP - Espaço cultural da Câmara recebe exposição "Fragmentos da História"
O Espaço Artístico Literário e Cultural Georgina de Albuquerque, da Câmara Municipal de Taubaté, sedia a exposição "Fragmentos da História", uma parceria do artesão, músico e militar Benedito Monteiro e da Associação Artística e Cultural Oswaldo Goeldi. A mostra teve início no último dia 8 e permanece na Câmara até o dia 22 deste mês.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Luizinho da Farmácia (PR), o evento "enriquece um pouco mais a cada um de nós, retratando a tão rica história de nossa cidade e do Brasil, que as vezes fica restrita aos livros".
Desde a exposição "Centenário da História", realizada em 2007 pelo artista B. Monteiro, como é chamado, o artista expressou o desejo de exibir novamente seu trabalho. Entretanto, o objetivo era o de realizar uma exposição de fotos antigas que "reconstruíssem" um pouco da história da cidade. Além das peças de madeira, o artista incluiu em sua mostra fotos como as da canalização feita no córrego do Convento Velho e do Largo da Matriz. Por isso, de acordo com Monteiro, essa exposição é caracterizada como mista. "O objetivo da exibição é mostrar peças que fizeram o passado do Brasil", contou.
A partir desse desejo, o artista filiou-se à Associação Artística e Cultural Oswaldo Goeldi, com o qual surgiu uma parceria para que esse projeto fosse consolidado. Lani Goeldi, representante da associação e curadora da mostra, explicou que cada foto do acervo de Monteiro tem uma história e que algumas datam do ano de 1800. "Monteiro tem algumas fotos adquiridas e outras que ele mesmo tirou. Ele fotografa desde os 11 anos de idade. Todo lugar em que ele ia, levava uma câmera consigo."
Monteiro já fez doações a museus de diversas cidades, como São Paulo e Pindamonhangaba. Porém, Lani contou que a idéia de Monteiro a partir do projeto não é deixar esse tipo de arquivo restrito a museus nem a determinadas pessoas e sim fazer com que se torne algo público. "Esse trabalho é muito importante. Ele está muito gratificado em participar. Para a cidade é importante na medida em que as pessoas podem conhecer a História através da história viva que ele é", afirmou Lani.
Após sair da Câmara Municipal, a exposição vai continuar percorrendo outros espaços artísticos da cidade, a partir de uma parceria estabelecida com empresários que vão abrigar a exposição.
"O intuito é não permitir que a exposição pare", disse Lani. Ela explicou que a segunda fase desse projeto é sensibilizar munícipes que possuem algum tipo de acervo possa cedê-lo, pois muitas pessoas que têm algo desse gênero acabam falecendo e os familiares não sabem o que fazer com o material.
"À medida que o nosso acervo aumentar, pretendemos levá-lo nas escolas. Queremos que um fotógrafo tire fotos nos mesmos lugares e com os mesmos ângulos, para que os estudantes possam ver a diferença do ontem e do hoje", concluiu Lani.
Entre as variedade está a Angulocaste, híbrido de Lycaste x Anguloa que lembra uma Tulipa
O Orquidário Portal das Orquídeas, de Marilia, promove exposição e vendas de orquídeas nesta sexta-feira, sábado e domingo, no estacionamento do hipermercado Carrefour, de Piracicaba. A entrada é grátis e os visitantes vão encontra mais de 100 espécies diferentes a preços de R$ 5,00 a R$ 300,00. Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Righetto, organizador da exposição, muitas plantas da mostra são originárias da África, Ásia e Canadá e está em plena época da floração.
Gazeta de Piracicaba
Marcadores: Exposições
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial