ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

22 outubro, 2008

EXPOSIÇÕES - 22-10-2008

Campinas-SP - Exposição no Iguatemi retrata 35 anos da Portal
Mais de 250 painéis com peças e campanhas publicitárias produzidas pela Portal Publicidade, de Campinas (SP), veiculadas nos principais meios de comunicação do Brasil nos últimos 35 anos poderão ser vistos pelo público entre os dias 21 e 25 de outubro, durante a exposição – Portal Publicidade, 35 anos -, que acontecerá no Espaço Iguatemi, localizado no 3º piso no Shopping Center Iguatemi Campinas. O evento inédito vai retratar os principais momentos da trajetória da primeira agência do Interior do Brasil, que sobreviveu a sete planos econômicos e é considerada pelo mercado uma das mais sólidas do Brasil. Para marcar esta importante data, foram selecionados 40 trabalhos entre milhares já produzidos pelos profissionais de uma das empresas mais premiadas do Interior no setor de comunicação e publicidade. “É a primeira vez que o público da região de Campinas terá a oportunidade de ver uma exposição com trabalhos atuais e antigos que fizeram época no mundo da propaganda”, conta o diretor de Atendimento da Portal Publicidade, César Augusto Massaioli. “Durante quatro dias, o público poderá fazer uma viagem ao mundo da propaganda e relembrar cases que marcaram as vidas de milhares de pessoas”, conta. Além dos painéis, a exposição também exibirá filmes selecionados desde a década de 80. Dentre ele, um que marcou época e é lembrado até hoje pelo público, como da Baby Calçados, que permaneceu por nove anos no ar, exibido na abertura do Globo Esporte, da EPTV. A escolha do Espaço Iguatemi, ressalta Massaioli, visa reforçar uma forte ligação que existe entre a propaganda e consumidor. “Sempre trabalhamos com o imaginário e o emocional das pessoas, e para uma exposição como esta, inédita na região, nada melhor do que ser realizada em um espaço como este do Iguatemi, por onde circulam consumidores e reúne as principais marcas”, completa.
Cosmo Online
Portugal - Instrumentos musicais tradicionais portugueses
O Museu de Arqueologia Etnografia do Distrito de Setúbal/ADS tem patente ao público até ao dia 25 de Novembro a exposição “Instrumentos Musicais Tradicionais Portugueses. Colecção de Albano Almeida”, na sede do MAEDS. A colecção tem cerca de 35 instrumentos (cordofones, membranofones, idiofones, aerofones). Nesta exposição, representativa dos nossos instrumentos musicais tradicionais, procede-se a uma incursão pela história desses especialíssimos artefactos ligados ao trabalho, à festa, à devoção e ao lazer, enfim à criação cultural endógena, onde estão presentes influência quer do mundo Mediterrâneo, quer do Atlântico.Um particular destaque, è devido à guitarra portuguesa, típico instrumento da cultura lusa. A inauguração será animada pela Banda do Andarilho e pelo guitarrista Rui do Cabo.
Entrada livre.
O Rio.pt
Rio de Janeiro - Exposição mostra como reutilizar o lixo de forma criativa
RIO - Transformar artes plásticas em brincadeira de criança é a especialidade de Ana Velho. Na exposição Os Tampinhas, uma legião de mascotes ecológicos, a artista apresenta esculturas criadas a partir do lixo urbano.
Ao todo são cerca de 50 peças expostas produzidas a partir de material reciclado, como fios, embalagens descartáveis, sobras de borracha, rolo de fita cassete e tampinhas de refrigerantes.
As esculturas têm cerca de 30 cm e formam figuras divertidas e coloridas, como caranguejo e bonecos skatistas. A mostra fica em cartaz no Ateliê da Pedra da Gávea até o dia 31 de outubro.
Ana Velho é mestre em Políticas Públicas e coordenadora do projeto UtilizARTE. Desde 2005, desenvolve um trabalho de conscientização ecológica em campeonatos de surf junto com a ONG SOS Praias Brasil. A artista publicou um livro com imagens e a história dos Tampinhas, uma Legião de Mascotes Ecológicos que voltaram do futuro para salvar o planeta de um desastre ecológico causado pelo excesso e lixo.
JB Online
Recife-PE - Exposição de fotos revela hábitos e curiosidades de Marrocos em Boa Viagem
A partir desta segunda-feira (20), as cores, hábitos, estilos e curiosidades da cultura marroquina podem ser apreciadas na exposição Sob o céu do Marrocos, em Boa Viagem, no Recife. A mostra fotográfica é a primeira do diretor de estilo para móveis Wair de Paula, que chega à cidade na quinta (23) para a vernissage.
As imagens foram clicadas durante uma viagem a Marrakech, em 2007, atendendo a um ideal estético inspirado na profusão de elementos, cores e ornamentos. “Tenho amigos que possuem um belíssimo hotel na cidade e tive uma experiência absolutamente única de conhecer costumes e sutilezas daquele país com uma intensidade incrível", explica o fotógrafo.
O objetivo da exposição é levar o expectador a perceber as semelhanças entre o Brasil e o Marrocos, como o azul intenso do céu, os contrastes de luz e sombra e a estética resultante da soma de influências e culturas. O autor das fotos se inspirou nos trabalhos de fotógrafos renomados, a exemplo do senegalês Seidou Keita, do francês Pierre Verger e do americano Peter Beard
A exposição está em cartaz na loja Artefacto, que aproveita a ocasião para lançar o novo show room da loja, focado no Verão 2009. O visitante conhecerá as tendências em móveis e decoração para a próxima estação, incluindo a descontração no uso das cores. Dentre os materiais que estão em alta, a fábrica de móveis aposta principalmente em aço, vidro, ébano e fibras.
SERVIÇO:
Exposição fotográfica Sob o céu do MarrocosLocal: Artefacto – Rua Atlântico, 139, Boa Viagem, Recife Fone: 3465.8182
pe360graus.com
Belo Horizonte-MG - Estado de Minas realiza exposição para comemorar 80 anos
O Estado de Minas abre, na próxima quarta-feira (22), a exposição "80 anos Estado de Minas: artes da liberdade, linhas da vida", dentro das comemorações das suas oito décadas de circulação. A idéia é mostrar que a história do jornal é também a história das pessoas.
As pessoas são o foco da exposição, dividida em três eixos temáticos que ocupam, respectivamente, os três andares do Museu Inimá de Paula. O primeiro espaço - A história da gente - mostrará uma linha cronológica dos acontecimentos dos últimos 80 anos, do cenário cultural, político e econômico. O segundo - A gente na História - destacará a conexão das pessoas com o jornal, que retrata o seu cotidiano. No primeiro piso -Agente da história - será montada a parte mais interativa da exposição, estimulando as pessoas a refletirem sobre a autoria de suas próprias histórias.
As páginas e fotos publicadas pelo jornal são a matéria prima da exposição. Músicas, vídeos, filmes, charges e ilustrações que marcaram esses 80 anos também serão exibidos. Além disso, há a Maratona de Filmes, uma seleção de obras que marcaram o cinema nos últimos 80 anos.
Serviço
Exposição 80 anos Estado de Minas: artes da liberdade, linhas da vida
Até cinco de dezembro, no Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1.201, Minas Gerais -MG)
De terça a sexta-feira, das 9h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10hàs 18h.
Informações e agendamento de visitas guiadas para grupos: (31) 3213-4320
Portal Imprensa
Portugal - Uma exposição 'sexy' na Fundação Ellipse
O acervo da colecção da Fundação Ellipse foi o ponto de partida de Lisa Philips (directora do muito prestigiado New Museum em Nova Iorque) para mostrar o modo como o campo artístico é um campo de interrogação e exploração dos diferentes modos de olhar para o outro enquanto objecto de desejo.
A sexualidade é fio condutor desta exposição. E nela surgem diferentes modos não só da sua identificação, mas da integração da pulsão sexual no contexto da cultura que impõe limites, que faz exigências, que normaliza e padroniza uma das mais básicas e irracionais tensões do ser humano. Por isso, as imagens e objectos que surgem ao longo desta exposição são sedutoras, sensuais e, em alguns casos, disruptivas. Trata--se de, como Lisa Philips escreve, ver "o modo como as mulheres vêem as mulheres, as mulheres vêem os homens, os homens as mulheres e os homens os outros homens, muitas vezes através da confrontação directa com a sexualidade e as políticas sexuais". Não acidentalmente, a curadora elege como as obra centrais desta exposição trabalhos de mulheres: Louise Bourgeois, Eija-Liisa Ahtila e Shirin Neshat. Obras em que é o olhar feminino - muitas vezes escondido e desconsiderado - que é o catalisador desta espécie de desenho da fisionomia da sexualidade.O título "Listen Darling… The World Is Yours" (literalmente "Ouve Querido… O Mundo É Teu") é a junção dos trabalhos de dois artistas. Listen Darling é uma escultura do americano Jack Pierson e The World Is Yours é do norueguês Gardar Eide Einarsson. Nos dois casos são instalações de palavras que se transformam numa espécie de mote e que dão o tom ao todo da exposição.
Ainda que se trate de uma exposição que tem como objecto a apresentação das diferentes dinâmicas sexuais e no modo como elas se insinuam no discurso político e na construção da identidade social (por isso a sexualidade feminina e gay tem um lugar tão central), não se trata de uma exposição em que seja o discurso que está em primeiro plano, mas alia esse ingrediente a ambientes e momentos de extrema sensualidade e beleza. Deste ponto de vista, são exemplares os trabalhos de Robert Gober, de Nan Goldin, de Julião Sarmento e de Ahtila.
Na continuação da estratégia de divulgação da sua colecção, a Fundação Ellipse tem com esta exposição no seu centro uma das suas mais bem-sucedidas (e mais sexy) apresentações. É uma exposição bem conseguida e que assume um ponto de vista sobre esta colecção que leva o espectador a estabelecer relações entre diferentes momentos e vocabulários artísticos que são pertinentes e que aumentam o campo compreensivo das diferentes dinâmicas não só sexuais como criativas.
Nuno Crespo
Diário de Notícias
Curitiba-PR - Paixão pela ciência em exposição
A vida e o trabalho do naturalista britânico Charles Darwin - cujas teorias sobre a evolução das espécies formam a base da biologia contemporânea - são retratados na exposição Darwin: descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo, que começa a ser exibida nesta quinta-feira em Curitiba. Originária do American Museum of Natural History de Nova York, a exposição está sendo trazida ao Brasil pelo Instituto Sangari, que tem sede em São Paulo. Adaptada ao público brasileiro, a mostra já foi vista por cerca de 350 mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília (DF) e Goiânia (GO). Até 2010, irá percorrer diversas outras cidades, como Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).“É uma exposição biográfica, pois apresenta um pouco da vida de Darwin, e que também aborda um capítulo importante da história da ciência, o estabelecimento da teoria evolutiva. Mostra como o naturalista elaborou a teoria da seleção natural e permite que o público realize não só uma viagem cronológica na diversidade, mas também intelectual”, diz a co-curadora da exposição, Maria Isabel Landim.
Na adaptação da mostra ao público brasileiro, foram incluídos detalhes da passagem de Darwin pelo Brasil, nos anos de 1832 e 1836, a bordo do navio HMS Beagle. Passando pelo Rio de Janeiro, Salvador (BA) e Fernando de Noronha (PE), “ele se surpreendeu com a diversidade da América do Sul, ao mesmo tempo em que ficou chocado com a estrutura social do Brasil, onde ainda existia escravidão”.Para contextualizar a diversidade da América do Sul, a exposição utiliza algumas plantas (como espécies carnívoras e orquídeas) e alguns animais (como tartarugas aquáticas, iguanas e jabutis) vivos, o que geralmente surpreende os visitantes e encanta principalmente as crianças. Ainda na parte destinada à viagem de Darwin a bordo do HMS Beagle, tem destaque uma recriação cenográfica da Mata Atlântica.
Serviço
Exposição Darwin: descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo. De 23 a 30 de novembro na sala de eventos do prédio da pós-graduação e extensão da Universidade Positivo (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido). De segunda a sexta-feira, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Entrada: R$ 10,00 (inteira). Gratuito para crianças com menos de 7 anos, maiores de 60 anos e alunos e professores da rede pública mediante agendamento. Contato de agendamento de visitas guiadas para grupos: 0300 789 0002. Mais informações: http://www.darwinbrasil.com.br/.
Cintia Vegas
Paraná Online

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial