ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

23 outubro, 2008

EXPOSIÇÕES - 23-10-2008

Rio Grande do Sul - Começam as exposições do 20º Salão Jovem Artista pelo interior do Estado
Exposição em Caxias será inaugurada hoje
O caxiense tem a chance de conferir a partir de hoje o que anda passando pela cabeça da novíssima geração de artistas da Serra. Às 19h, no Centro Municipal de Cultura de Caxias do Sul, será inaugurada a etapa regional do 20º Salão Jovem Artista, promoção do Grupo RBS, Banrisul e governo do Estado.
A exposição reúne trabalhos de oito artistas, selecionados entre 34 inscritos. Essa é a segunda das quatro mostras que o Salão promove no Interior. Na semana passada, foi inaugurada a da Região de Pelotas, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, com trabalhos de 13 artistas. Cinco deles vão participar da grande final, em 9 de dezembro, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre: Ana Clara Holz, Francisca Alves da Silva, Renata Tubino, Simone Petrucci, todas de Pelotas, e Stéfany Schwartz de Jesus, de Rio Grande. Depois de amanhã, será aberta a exposição de Passo Fundo.
Na semana que vem, a de Santa Maria. Em cada região, um júri vai encaminhar até cinco artistas para a final. O vencedor de cada região levará um prêmio de R$ 3 mil e ainda poderá concorrer ao grande prêmio de R$ 6 mil.
A coordenadora artística do Salão, Marisa Veeck, destaca a importância desse formato, em que um primeiro júri – formado pelos professores Blanca Brites (UFRGS), Flávio Gonçalves (UFRGS), Niúra Ribeiro (Feevale) e Anete Abarno (Atelier Livre) e pelo jornalista Eduardo Veras (ZH) – faz um primeiro exame dos 432 inscritos e seleciona os mais destacados. — Nossa preocupação, além de mostrar a pesquisa dos jovens talentos, é a qualidade das obras e a unidade de critérios em todo o Estado — diz Marisa. — O Salão é uma oportunidade quase única para revelar novos valores, já que são poucos os concursos desse gênero no Rio Grande do Sul.
Programe-se Mostras do Salão têm entrada franca:
Pelotas: Museu Leopoldo Gotuzzo (Rua General Osório, 725), aberta até 16 de novembro
Caxias do Sul: Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312), de amanhã até 19 de novembro
Passo Fundo: Sesc (Av. Brasil, 30), de 23 de outubro a 19 de novembro Santa Maria: Monet Plaza Shopping (Av. Fernando Ferrari, 1.483), de 29 de outubro a 19 de novembro
Porto Alegre: Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, 6º andar), de 9 de dezembro a 11 de janeiro de 2009
Zero Hora

São Paulo-SP - Fiat mostrará carro com motor elétrico em SP
A Fiat apresentará o carro conceito com motor elétrico Bugster na 25ª Edição do Salão Internacional do Automóvel, que acontece de 30 de outubro a 10 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Segundo a montadora, o veículo ecológico foi totalmente desenvolvido pela divisão de engenharia instalada em Betim, Minas Gerais, e é o primeiro que adota materiais alternativos na construção.
Além da motorização elétrica, o Bugster mistura componentes ecologicamente corretos, como carroceria de fibras naturais de fontes renováveis e nanotecnologia para fazer peças mais leves e resistentes, minimizando o impacto ao meio ambiente.
Bugster foi totalmente desenvolvido pela divisão de engenharia instalada em Betim (MG)
Redação Terra.

Caxias do Sul-RS - UCS promove exposições culturais
A Universidade de Caxias do Sul sedia quatro exposições culturais até o início do próximo mês, todas na Cidade Universitária, em Caxias do Sul, e com entrada franca. Até o dia 22 de outubro, no Saguão do Bloco E, ocorre a mostra fotográfica "Espaço de Memórias", da fotógrafa Liliane Giordano, que apresenta alguns resultados da pesquisa "Imagens, palavras e sentimentos: posição subjetiva ao envelhecer no início do Século XXI", coordenada pela Profª Helena Maria Mariani.
"Corpus Christi" é o tema da mostra fotográfica do professor Olavo Marques que retrata a cidade de Goiás, no Estado de Goiás, no dia 15 de junho de 2006, dia do Corpo de Deus. A mostra estará aberta à visitação de 21 de outubro a 3 de novembro, no Centro de Convivência.
Já a exposição "Pequenas Naturezas Mortas", da artista Saura Maschio, traz o universo da natureza morta em xilogravura e impressão manual à colher, até 30 de outubro, no Quiosque de Exposição da Galeria Universitária.
E, a partir do dia 31 de outubro, estará disponível para visitas a instalação do intercambista paraguaio Cristhian Rodriguez "Todos Santos", que recria a sala de uma casa mexicana, cujo centro é o chamado Altar de Mortos. A exposição segue até 7 de novembro, também no Quiosque de Exposição da Galeria Universitária.
Universia Brasil

São Caetano do Sul-SP - Cultura promove exposições
Técnicas de fotografia e pintura em tela fazem parte das exposições que podem ser vistas a partir deste mês em diferentes faculdades de São Caetano. Promovidas pela Diretoria da Cultura da Prefeitura, as exposições Fotos da Cidade no Google Earth e A Amazônia é Nossa têm entrada gratuita.
Na Faculdade Editora Nacional (Faenac) de São Caetano (rua Conceição, 321, Centro) o professor da Oficina Cultural de Fotografia, Ailton Tenório, expõe ao todo 57 fotos produzidas pelos 43 alunos participantes do curso, realizado no primeiro semestre deste ano. A mostra pode ser visitada até 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Oficina Cultural
Promovido pela pasta da Cultura, o projeto tem como objetivo dar acesso às artes com diversas atividades gratuitas pela cidade, além de capacitar o munícipe por meio do ensino de atividades artísticas. As Oficinas Culturais têm duração de seis meses, e ocorrem duas vezes ao ano, com cursos como artes circenses, coral para adultos, jovens e crianças, dança contemporânea, dança de rua, dança do ventre, desenho artístico, dramaturgia, grafite, máscaras para teatro, objetos escultórios - modelagem em papel, danças circulares sagradas, quadrinhos e fotografia digital.
A Amazônia é Nossa
Formado por 25 participantes de diversas regiões do Brasil e do exterior, o grupo de artistas plásticos e visuais Arte e Artistas tem como proposta fazer exposições itinerantes pelo País incentivando a preservação e conscientização ambiental. A mostra conta com 33 obras, sendo que cada artista interpreta o tema de uma maneira diferente, mostrando tanto as belezas como também os problemas da floresta Amazônica.As pinturas podem ser vistas até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, no Campos II da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), localizada na rua Santo Antônio, 50.
Repórter Diário

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial