CURSOS - 10-02-09
Boa Vista-RR - Sesc oferece cursos na área cultural
O Sesc Roraima inicia o ano oferecendo diversos cursos na área cultural. As inscrições estão abertas podem ser feitas no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) das unidades do Sesc no Centro e no Mecejana. Os interessados podem optar pelos cursos de balé moderno, dança de salão, teclado e violão. As aulas iniciam na próxima segunda-feira, 09.O gerente de Cultura do Sesc, Paulo Thadeu, afirma que a diretriz básica do Sesc é a de um trabalho educativo que permeie direta ou indiretamente todas as atividades e serviços desenvolvidos pela instituição, fazendo com que ultrapassem seus objetivos mais imediatos, tornando-os mais eficazes ao contribuírem para a informação, capacitação e desenvolvimento de valores."Nesse sentido, o trabalho na área Desenvolvimento Artístico Cultural desenvolvido pelo Sesc Roraima leva em conta a proposta educativa considerando que a sua realização, além de responder às necessidades imediatas da clientela, busca provocar uma alteração na qualidade do agir e pensar dos mesmos e dotá-los de uma compreensão mais adequada dos significados dos produtos culturais", explica.Paulo Thadeu ainda destaca os projetos na área social como a Escola Livre de Canto (Elca) e a Orquestra Infanto-Juvenil do Sesc, que trabalham com crianças e jovens carentes."Na próxima semana essas atividades também estarão disponíveis e estaremos recebendo novos alunos que já estão na lista de espera", afirma Paulo Thadeu.
BV News
Recife-PE - Unicap promove curso de especialização em Patrimônio Histórico
A Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) promoverá, entre 20 de março de 2009 e abril de 2010, o curso de especialização "Patrimônio Histórico: Preservação e Educação". A iniciativa é do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição e pretende capacitar profissionais para o trabalho de manutenção e valorização do patrimônio histórico e cultural.
As aulas do curso serão ministradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 13h. A carga horária total é de 390 horas, ou seja, 15horas/aula mensais. A especialização será dividida em três módulos: "O patrimônio construído a ser preservado"; "A preservação e a educação patrimonial"; e "Pesquisa". Este último será realizado de forma intercalada entre as disciplinas dos demais módulos, com o objetivo de orientar a produção de monografia ou projeto na área de preservação, como trabalho conclusivo do curso.
A especialização "Patrimônio Histórico: Preservação e Educação" será ministrada por professores da Unicap e especialistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão os historiadores José Luiz Mota Menezes (na disciplina "Arquitetura. Patrimônio Edificado", do Módulo I) e Virgínia Pernambucano de Mello (na disciplina "Elementos de Tombamento", do módulo II), a Dra. Franciza Lima Toledo (na disciplina "Conservação de Bens Patrimoniais, do módulo II) e a preservadora histórica Dra. Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves (na disciplina "Patrimônio: conceitos e perspectivas", do módulo I).
Segundo a Dra. Maria de Lourdes Nóbrega, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica e da especialização "Patrimônio Histórico: Preservação e Educação", as aulas não acontecerão, apenas, no ambiente da Universidade. "Nós vamos promover visitas a sítios históricos e arqueológicos. A idéia inicial é o estudo de Olinda. Quanto à parte arqueológica, ainda estamos planejando, junto ao arqueólogo André Soares e à coordenadora de Arqueologia da Unicap, Maria do Carmo Dias", esclarece.
Estão abertas 35 vagas para a especialização "Patrimônio Histórico: Preservação e Educação". As inscrições podem ser feitas até 3 de março de 2009, na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, localizada na sala 19 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42), entre 14h e 21h. O valor do curso é de 16 parcelas de R$ 280,00 (280 reais) cada.
A matrícula do curso acontecerá entre 9 e 13 de março de 2009. Os documentos exigidos são:
- Original e cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso com histórico escolar. - Originais e cópias do documento de identidade e CPF. - Curriculum Vitae (segundo modelo do CNPq, disposto no site www.cnpq.br) - Uma foto 3/4 recente
O processo de seleção consiste na análise da documentação apresentada e, se necessário, uma entrevista individual com o candidato.
Mais Informações: 81- 2119 4134 ou no site www.unicap.br.
Fonte: Assessoria de imprensa da Unicap.
Universia Brasil
Recife-PE - Unicap promove curso de especialização em Patrimônio Histórico
A Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) promoverá, entre 20 de março de 2009 e abril de 2010, o curso de especialização "Patrimônio Histórico: Preservação e Educação". A iniciativa é do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição e pretende capacitar profissionais para o trabalho de manutenção e valorização do patrimônio histórico e cultural.
As aulas do curso serão ministradas nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 13h. A carga horária total é de 390 horas, ou seja, 15horas/aula mensais. A especialização será dividida em três módulos: "O patrimônio construído a ser preservado"; "A preservação e a educação patrimonial"; e "Pesquisa". Este último será realizado de forma intercalada entre as disciplinas dos demais módulos, com o objetivo de orientar a produção de monografia ou projeto na área de preservação, como trabalho conclusivo do curso.
A especialização "Patrimônio Histórico: Preservação e Educação" será ministrada por professores da Unicap e especialistas convidados. Entre os nomes confirmados, estão os historiadores José Luiz Mota Menezes (na disciplina "Arquitetura. Patrimônio Edificado", do Módulo I) e Virgínia Pernambucano de Mello (na disciplina "Elementos de Tombamento", do módulo II), a Dra. Franciza Lima Toledo (na disciplina "Conservação de Bens Patrimoniais, do módulo II) e a preservadora histórica Dra. Amélia Maria de Oliveira Reynaldo Alves (na disciplina "Patrimônio: conceitos e perspectivas", do módulo I).
Segundo a Dra. Maria de Lourdes Nóbrega, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica e da especialização "Patrimônio Histórico: Preservação e Educação", as aulas não acontecerão, apenas, no ambiente da Universidade. "Nós vamos promover visitas a sítios históricos e arqueológicos. A idéia inicial é o estudo de Olinda. Quanto à parte arqueológica, ainda estamos planejando, junto ao arqueólogo André Soares e à coordenadora de Arqueologia da Unicap, Maria do Carmo Dias", esclarece.
Estão abertas 35 vagas para a especialização "Patrimônio Histórico: Preservação e Educação". As inscrições podem ser feitas até 3 de março de 2009, na Secretaria dos Cursos de Especialização da Católica, localizada na sala 19 do bloco J (Rua Nunes Machado, 42), entre 14h e 21h. O valor do curso é de 16 parcelas de R$ 280,00 (280 reais) cada.
A matrícula do curso acontecerá entre 9 e 13 de março de 2009. Os documentos exigidos são:
- Original e cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso com histórico escolar. - Originais e cópias do documento de identidade e CPF. - Curriculum Vitae (segundo modelo do CNPq, disposto no site www.cnpq.br) - Uma foto 3/4 recente
O processo de seleção consiste na análise da documentação apresentada e, se necessário, uma entrevista individual com o candidato.
Mais Informações: 81- 2119 4134 ou no site www.unicap.br.
Fonte: Assessoria de imprensa da Unicap.
Universia Brasil
Curso de especialização em restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
COORDENADORIA DE ESPECIALIZAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO E EXTENSÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RESTAURO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO
360h/a
Coordenação Geral COEAE: Prof. Me. Elias Salim Haddad Filho
Professores Responsáveis: Profa. Dra. Leila Regina Diegoli e Profa. Dra. Doutora Cássia Regina Carvalho de Magaldi
Início previsto: 07/03/2009
Matrículas abertas de 05 de janeiro a 20 de fevereiro de 2009
Horário: Sábados das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30
Duração Prevista: Até Julho de 2010
A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma.
Investimento: 18 parcelas de R$ 395,00
Objetivo:
O curso tem por objetivo geral abordar a problemática da ação projetual e da intervenção física no chamado patrimônio ambiental urbano, com especial ênfase para os edifícios e conjuntos arquitetônicos antigos das cidades contemporâneas. Atualmente este é um dos principais campos de atuação dos profissionais que trabalham com a construção e transformação das cidades brasileiras.
Dirigido a:
Profissionais com curso superior que apresentam interesse sobre a pesquisa e a prática da preservação e proteção do chamado patrimônio ambiental urbano. Está voltado principalmente para o aperfeiçoamento profissional de: arquitetos, engenheiros, historiadores, artistas plásticos, advogados, turismólogos, administradores, geógrafos e educadores, especialistas que comumente trabalham com a questão do patrimônio arquitetônico e urbanístico. Poderá ser admitido o ingresso de alunos portadores de diploma de graduação de cursos tecnológicos.
Conteúdo:
Módulo I - Teoria do patrimônio cultural
Conceitos básicos sobre o patrimônio cultural
História da arquitetura tradicional paulista
Legislação de salvaguarda
Metodologia da pesquisa científica
Sistemas construtivos da arquitetura brasileira
Módulo II – Investigações sobre o patrimônio arquitetônico e urbanístico
Arqueologia da Arquitetura
Metodologia de inventário do patrimônio ambiental urbano
Metodologia de projetos de Restauro I
Pesquisa histórica e análise de acervos
Programas de proteção e valorização do patrimônio
Teoria e história do Restauro
Módulo III – Intervenção no Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico
Metodologia de projetos de Restauro II
Patologia das construções
Prática de projetos
Tecnologia da restauração
Corpo Docente:
Beatriz Mugayar Kuhl – Doutora
Cândido Domingos Grangeiro – Mestre
Cássia Regina Carvalho de Magaldi – Doutora
Cynthia Regina de Araújo Evangelista dos Santos – Mestre
Gino Caldato Barbosa – Mestre
Leila Regina Diêgoli – Doutora
Márcio V. Hoffmann – Mestre
Maria Beatriz Bacellar Monteiro – Mestre
Maria Cristina de Oliveira Bruno – Doutora
Maryzilda de Couto Campos – Mestre
Ney Caldatto Barbosa – Mestre
Regina Tirello – Doutora
Os alunos formados pela UniSantos (Cursos: Graduação, Seqüencial, Pós-Graduação lato-sensu ou stricto-sensu) têm direito a 15% de desconto nos cursos a partir da 2ª parcela MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO COMPROBATÓRIO (Certificado de Conclusão do Curso).Os descontos para alunos formados pela UniSantos não serão acumulativos com os convênios firmados com as empresas parceiras.
Documentação necessária: Cópias do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, diploma (autenticado), comprovante de residencia, duas fotos 3x4 e Curriculum Vitae (resumido).
A inscrição só poderá ser efetuada pelo interessado no curso ou por pessoa munida de uma procuração autenticada em cartório.
Horário de atendimento - Secretaria COEAE:Segunda-feira:Noite das 18h às 21h - Terça a sexta-feira:Manhã das 09h às 11h Tarde das 14h às 16h Noite das 18h às 21h
coeae@unisantos.br
Mais informações sobre o conteúdo do curso:
magdie@uol.com.br
COORDENADORIA DE ESPECIALIZAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO E EXTENSÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RESTAURO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E URBANÍSTICO
360h/a
Coordenação Geral COEAE: Prof. Me. Elias Salim Haddad Filho
Professores Responsáveis: Profa. Dra. Leila Regina Diegoli e Profa. Dra. Doutora Cássia Regina Carvalho de Magaldi
Início previsto: 07/03/2009
Matrículas abertas de 05 de janeiro a 20 de fevereiro de 2009
Horário: Sábados das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30
Duração Prevista: Até Julho de 2010
A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma.
Investimento: 18 parcelas de R$ 395,00
Objetivo:
O curso tem por objetivo geral abordar a problemática da ação projetual e da intervenção física no chamado patrimônio ambiental urbano, com especial ênfase para os edifícios e conjuntos arquitetônicos antigos das cidades contemporâneas. Atualmente este é um dos principais campos de atuação dos profissionais que trabalham com a construção e transformação das cidades brasileiras.
Dirigido a:
Profissionais com curso superior que apresentam interesse sobre a pesquisa e a prática da preservação e proteção do chamado patrimônio ambiental urbano. Está voltado principalmente para o aperfeiçoamento profissional de: arquitetos, engenheiros, historiadores, artistas plásticos, advogados, turismólogos, administradores, geógrafos e educadores, especialistas que comumente trabalham com a questão do patrimônio arquitetônico e urbanístico. Poderá ser admitido o ingresso de alunos portadores de diploma de graduação de cursos tecnológicos.
Conteúdo:
Módulo I - Teoria do patrimônio cultural
Conceitos básicos sobre o patrimônio cultural
História da arquitetura tradicional paulista
Legislação de salvaguarda
Metodologia da pesquisa científica
Sistemas construtivos da arquitetura brasileira
Módulo II – Investigações sobre o patrimônio arquitetônico e urbanístico
Arqueologia da Arquitetura
Metodologia de inventário do patrimônio ambiental urbano
Metodologia de projetos de Restauro I
Pesquisa histórica e análise de acervos
Programas de proteção e valorização do patrimônio
Teoria e história do Restauro
Módulo III – Intervenção no Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico
Metodologia de projetos de Restauro II
Patologia das construções
Prática de projetos
Tecnologia da restauração
Corpo Docente:
Beatriz Mugayar Kuhl – Doutora
Cândido Domingos Grangeiro – Mestre
Cássia Regina Carvalho de Magaldi – Doutora
Cynthia Regina de Araújo Evangelista dos Santos – Mestre
Gino Caldato Barbosa – Mestre
Leila Regina Diêgoli – Doutora
Márcio V. Hoffmann – Mestre
Maria Beatriz Bacellar Monteiro – Mestre
Maria Cristina de Oliveira Bruno – Doutora
Maryzilda de Couto Campos – Mestre
Ney Caldatto Barbosa – Mestre
Regina Tirello – Doutora
Os alunos formados pela UniSantos (Cursos: Graduação, Seqüencial, Pós-Graduação lato-sensu ou stricto-sensu) têm direito a 15% de desconto nos cursos a partir da 2ª parcela MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO COMPROBATÓRIO (Certificado de Conclusão do Curso).Os descontos para alunos formados pela UniSantos não serão acumulativos com os convênios firmados com as empresas parceiras.
Documentação necessária: Cópias do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, diploma (autenticado), comprovante de residencia, duas fotos 3x4 e Curriculum Vitae (resumido).
A inscrição só poderá ser efetuada pelo interessado no curso ou por pessoa munida de uma procuração autenticada em cartório.
Horário de atendimento - Secretaria COEAE:Segunda-feira:Noite das 18h às 21h - Terça a sexta-feira:Manhã das 09h às 11h Tarde das 14h às 16h Noite das 18h às 21h
coeae@unisantos.br
Mais informações sobre o conteúdo do curso:
magdie@uol.com.br
Curso realizado pela UNESCO aborda a gestão de museus
Ministrado à distância, o curso pretende incentivar o intercâmbio de experiências entre profissionais de instituições brasileiras e aqueles que atuam em outros países de língua portuguesa.
Já estão abertas as inscrições para o curso "COMO GERIR UM MUSEU", uma realização da representação da UNESCO no Brasil. As aulas serão ministradas à distância (pela internet), no período de 02 de março a 4 de julho de 2009, por meio da plataforma de educação à distância da Duo Informação e Cultura, empresa sediada em Belo Horizonte e também responsável pela coordenação técnica do curso. Serão oferecidas 160 vagas para interessados e todo Brasil e demais países de língua portuguesa. O material didático foi produzido pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, parceiro da iniciativa.
O curso tem como objetivo contribuir para a capacitação de profissionais atuantes na área museológica, além de difundir conceitos e técnicas contemporâneas de gestão destas instituições. O conteúdo terá como base a publicação Como Gerir um Museu – Manual Prático, chancelado pela UNESCO Brasil, que apresenta uma visão geral das práticas de organização e administração de um museu. Este material está disponível em português, inglês, francês, espanhol, árabe e russo.
O público-alvo são os profissionais que atuam no campo museológico, gestores de museus e de órgãos públicos municipais, estaduais e federais da área cultural, professores e alunos de cursos de áreas afins.
Nos primeiros dias do curso, será ministrada a disciplina "Adaptação e Ambientação em EAD (Ensino a distância)", com o objetivo de quebrar uma possível resistência dos alunos em relação à aprendizagem virtual, otimizar a utilização dos recursos da plataforma do curso e explicitar a metodologia adotada.
Nas aulas seguintes, serão discutidos os temas: O Papel dos Museus e o Código de Ética Profissional; Gestão do Acervo; Inventário e Documentação, Conservação e Preservação do Acervo; Exposição, Exibições e Mostras; Acolhimento do Visitante; Educação do Museu no Contexto das Funções Museológicas; Gestão do Museu; Gestão de Pessoas; Marketing; Segurança e Prevenção de Acidentes do Museu; e Tráfico Ilícito. A coordenação de conteúdo será realizada por Célia Corsino.Corpo docente e currículos abaixo.
Além das disciplinas, que envolvem textos e debates, os alunos poderão participar de quatro chats que contarão com a mediação de profissionais convidados.
SERVIÇO
Curso: Como Gerir um Museu (curso livre e pela internet)
Inscrições: pelo site http://www.duo.inf.br/ até o dia 19 de fevereiro
Período do curso: 2 de março de 2009 a 4 de julho
Número de vagas: 160 vagas
Carga horária: Estima-se uma carga horária mínima de 125 horas/dia a serem trabalhadas no período 4 meses e cinco dias
Investimento: R$ 550,00
Consulte sobre preços promocionais
Informações: Duo Informação e Cultura (http://www.duo.inf.br/) – (31) 3224.6700 ou pelo e-mail: http://afmail.uol.com.br/compose?to=curso@duo.inf.br
Curso Introdutório à História da Arte a partir da Coleção do MASP
CONVITE
No próximo dia 07 de fevereiro, sábado o Serviço Educativo do MASP dará início ao novo programa anual do Curso Introdutório à História da Arte a partir da Coleção do MASP, uma das modalidades que vem praticando, desde 1997, de assessorar professores que desejam se manter atualizados e informados sobre a coleção do museu, suas exposições e decorrentes parcerias de trabalho com o setor educacional do museu.
O tema da aula inaugural será a pintura Hymenaeus travestido durante um sacrifício a Príapo de autoria de Nicolas Poussin, obra do MASP acolhida pelo governo francês, organizador do Ano da França no Brasil, para receber um rigoroso processo de restauro de suas condições físicas, no próprio museu paulistano, sob orientação de renomados profissionais nacionais e franceses, durante aproximadamente 6 meses, antes de voltar a ser exibido novamente ao público.
A aula terá a condução do Professor Renato Brolezzi.
Não é necessária inscrição prévia. A aula, gratuita, será realizada como sempre no grande auditório do museu (374 lugares) das 11h00 às 13h00. Recomendamos aos interessados que para seu conforto, cheguem a partir das 10h30. A entrada ao auditório acontecerá a partir das 10h45.
Será distribuído material de apoio aos participantes; certificado de participação; certificado de aproveitamento satisfatório aos que desejarem participar de uma avaliação sobre a aula; ingresso gratuito para visita ao museu nesse dia.
PROGRAMAÇÃO EXTRA
No período da tarde do sábado 7 de fevereiro, das 14h30 às 16h00, o Serviço Educativo do MASP apresentará no Pequeno Auditório (80 lugares) o filme A Margem da Linha dirigido por Gisela Callas.
A participação é gratuita, extensiva a todos os professores interessados a todos os interessados. No dia da exibição, serão disponibilizadas 80 senhas para os interessados, a partir das 13h30, no balcão de informações do museu, no primeiro subsolo.
O Filme A MARGEM DA LINHA
Documentário dirigido por Gisella Callas explora os paradigmas da arte contemporânea a partir de três artistas: Regina Silveira, Sérgio Sister e José Spaniol.
A Margem da Linha, documentário de longa metragem, com direção de Gisella Callas e direção de fotografia de Carlos Ebert, estréia em São Paulo, no mês de novembro. Três gerações de artistas são representadas por Regina Silveira, Sérgio Sister e José Spaniol, que dialogam com os paradigmas da arte contemporânea e sua relação com o espaço.
É através da percepção do observador e de seu deslocamento para dentro da obra que a diretora Gisella Callas organizou o conteúdo do objetivo ao subjetivo na arte.
A estrutura escolhida para acomodar as questões propostas pelo documentário serviu como fio condutor do filme.
1ª DIMENSÃO – O PONTO
O Olhar
A Idéia
O atelier
A Inspiração e a Intuição
2ª DIMENSÃO – O PLANO
O desenho
A cor
A pintura
A forma
A palavra
A sombra
3ª DIMENSÃO – O ESPAÇO
A Cidade
A Matéria
O Reflexo
4ª DIMENSÃO – O TEMPO
O PASSADO:
A Arte Moderna e a Arte Contemporânea
O PRESENTE :
A Imagem
A Crítica
A Curadoria
A Espetacularização da Arte
O FUTURO:
O que é e o que não é Arte
5ª DIMENSÃO – O ETERNO E O EFÊMERO
O Efêmero
Do pó ao pó
A Luz
O Eterno
6ª DIMENSÃO – O CRIADOR E A CRIAÇAO
A Obra e o Artista
Para que serve a Arte ?
“As respostas foram distribuídas pelo documentário seguindo seu conteúdo e todos os sentidos e significados que surgiram neste diálogo, construindo, assim, uma ampla rede de pensamentos que se complementam ou contrapõem abrindo novas possibilidades de percepção e entendimento", completa a diretora.
Além dos três artistas, críticos, curadores e profissionais de áreas não diretamente ligadas a arte como física e matemática expõe suas percepções e convidam o espectador a refletir sobre tais conceitos.
São eles, Agnaldo Faria, historiador, curador e crítico de arte; Moacir dos Anjos, curador; Alberto Tassinari, crítico; David Barro, crítico e curador; Adolfo Montejo, crítico de arte; Marco Gianotti, artista plástico; Leda Catunda, artista plástica; Célia Euvaldo, artista plástica; Ana Paula dos Santos Montes, responsável pelo acervo do MAM; Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo; Prof. Dr. Ton Marar, matemático; Haron Cohen, arquiteto, museógrafo e curador; Lama Padma Samten, físico quântico; Lorenzo Mammí, crítico de arte; Miguel Chaia, colecionador; Isis Baldini, restauradora; Nicole Mouracade, artista plástica e Fabiano Marques, artista plástico.
SILVEIRA, SISTER E SPANIOL
O fascínio que Regina Silveira tem por sombras e representações é o desdobramento de sua metódica constatação de que o problema da representação das coisas permanece insolúvel. A maneira de tratá-lo garantiu à artista uma posição única dentro da cena artística contemporânea. Regina Silveira é uma artista que faz do conceito o corpo de sua investigação e da sua obra. A idéia é sua matéria prima. E traduzi-la visualmente, é seu projeto como artista. Nesse sentido é que ela se põe a especular sobre a maneira como cada coisa, quando tocada pela luz, tem seu volume trocado por um plano de negro, ou, similarmente, como cada coisa, quando contemplada por um olhar atento, pode ser transposta para um plano que tanto pode ser de papel ou monumentalmente amplificado para o espaço de um museu ou para a parede cega de um prédio.
Sergio Sister é justamente considerado como um dos protagonistas do debate que a pintura vem tendo no nosso país. Desde muito tempo filiado à abstração, sua pintura ficou conhecida pela sutileza, pelo modo como sempre obrigou o olho do espectador a se desacelerar, com o propósito de fazê-lo perceber, por intermédio da variação de suas pinceladas, a correspondente variação de luz na superfície da tela. Um trabalho que tomou por princípio a discrição e a economia de meios não podia mesmo ter um êxito imediato junto ao público, sempre mais interessado em soluções mais extrovertidas. Mas quando foi apresentado na Bienal de São Paulo, o que aconteceu na 25ª. edição, em 2002, o público terminou por se conscientizar da profundidade das lições de sua pintura. De olho em uma das mais notáveis contribuições plásticas da história recente da nossa arte, qual seja, os “objetos ativos” de Willys de Castro, o artista anda preparando uma série de objetos pictóricos: ripas pintadas e escoradas umas as outras e na parede, que lança para mais longe os limites da pintura.
Com pós-graduação pela Academia de Dusseldorf na passagem dos anos 80 para os 90, José Spaniol é um dos artistas cuja solidez de formação permite que trafegue pelas mais variadas expressões artísticas, estabelecendo relações, subvertendo sentidos, criando instigantes problemas aos olhos de quem trava contato com seus trabalhos. Desde o começo as pinturas de José Spaniol desejavam o espaço, pareciam ganhar peso e corpo, terminando por se projetarem para fora da parede. Passar dessas pinturas para esculturas, objetos e instalações foi uma questão de tempo. Da arquitetura aos objetos, José Spaniol passou a realizar uma série de objetos derivados de sua instalação, “O descanso da sala”. Realizada originalmente em metal de modo a ser colocada em um parque na cidade de Curitiba, essa instalação é composta por um conjunto de objetos domésticos que, como se fossem espelhados,duplicam-se no ar, como se sonhassem com um outro espaço, um lugar de onde escapassem de suas obrigações cotidianas.
Gisella Callas
Trabalhou como fotógrafa, retratista, para revista Vogue. Fundou em 1994 a CINERAMA FILMES, que produziu e lançou em 1995 seu primeiro curta metragem “The Main Dish” 11min, 35 mm, P&B. Produzido em Nova Iorque e vendido para TV a cabo Canal Bravo Brasil (atual Film & Arts). Exibido em São Paulo, Nova Iorque (Tribecca Film Center), Toronto e Dresden.
Em 2000 assina a produção, direção e roteiro do curta metragem “Do Amor” 11min, 35mm, cor, produzido em São Paulo, lançado em 5 de outubro de 2001, em 36 salas de cinema do circuito comercial de São Paulo. (Grupo Haway). “Do Amor” integrou a seleção oficial de festivais nacionais e internacionais, como o de Gramado, Karlovy Vary, Algarve, San Diego, Recife, Foley Film Festival, e também participou da Abertura da Mostra do Audiovisual Paulista, em 2001.
Em A Margem da linha Gisella Callas também assina a Produção, Roteiro e Direção.
FICHA TÉCNICA
Produção: Cinerama Filmes
Roteiro e Direção: Gisella Callas
Produção: Gisella Callas
Direção de Fotografia: Carlos Ebert, ABC
Direção de Produção: Wanessa Prado
Direção Musical: Willian Pereira
Som Direto: Alfredo Guerra
Edição: Anna Turra
Edição de Som: Beto Ferraz
Trilha Musical: Quintal Brasileiro
Colaboradores: Agnaldo Faria; Adolfo Montejo; Felipe Chaimovich; Leda Catunda; Célia Euvaldo e Marco Gianotti.
Recebido por e-mail
Escola São Paulo oferece curso de Gastronomia Afrodisíaca
Todo mundo já ouviu falar que alguns alimentos, como ostra, por exemplo, possuem "poderes" para elevar a libido
Para esclarecer todas as dúvidas e dar dicas e receitas quentes, a Escola São Paulo abre suas portas para o curso de verão Gastronomia Afrodisíaca, ministrado pela jornalista gastronômica Guta Chaves.
O programa, dividido em duas aulas com a duração de duas horas diárias ( das 19h30 às 21h30), inclui também a degustação de pratos e ingredientes propostos. Como convidada está a chef Tatiana Szeles, do restaurante Boa Bistrô.
As inscrições já estão abertas. O curso dispõe de 25 vagas. O valor por pessoa é de R$ 300,00. Mais informações podem ser obtidas na Escola São Paulo, pelo telefone (11) 3081-0364.
http://gourmet.ig.com.br/noticia/2009/02/02/escola+sao+paulo+oferece+curso+de+gastronomia+afrodisiaca+3784903.html
Já estão abertas as inscrições para o curso "COMO GERIR UM MUSEU", uma realização da representação da UNESCO no Brasil. As aulas serão ministradas à distância (pela internet), no período de 02 de março a 4 de julho de 2009, por meio da plataforma de educação à distância da Duo Informação e Cultura, empresa sediada em Belo Horizonte e também responsável pela coordenação técnica do curso. Serão oferecidas 160 vagas para interessados e todo Brasil e demais países de língua portuguesa. O material didático foi produzido pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, parceiro da iniciativa.
O curso tem como objetivo contribuir para a capacitação de profissionais atuantes na área museológica, além de difundir conceitos e técnicas contemporâneas de gestão destas instituições. O conteúdo terá como base a publicação Como Gerir um Museu – Manual Prático, chancelado pela UNESCO Brasil, que apresenta uma visão geral das práticas de organização e administração de um museu. Este material está disponível em português, inglês, francês, espanhol, árabe e russo.
O público-alvo são os profissionais que atuam no campo museológico, gestores de museus e de órgãos públicos municipais, estaduais e federais da área cultural, professores e alunos de cursos de áreas afins.
Nos primeiros dias do curso, será ministrada a disciplina "Adaptação e Ambientação em EAD (Ensino a distância)", com o objetivo de quebrar uma possível resistência dos alunos em relação à aprendizagem virtual, otimizar a utilização dos recursos da plataforma do curso e explicitar a metodologia adotada.
Nas aulas seguintes, serão discutidos os temas: O Papel dos Museus e o Código de Ética Profissional; Gestão do Acervo; Inventário e Documentação, Conservação e Preservação do Acervo; Exposição, Exibições e Mostras; Acolhimento do Visitante; Educação do Museu no Contexto das Funções Museológicas; Gestão do Museu; Gestão de Pessoas; Marketing; Segurança e Prevenção de Acidentes do Museu; e Tráfico Ilícito. A coordenação de conteúdo será realizada por Célia Corsino.Corpo docente e currículos abaixo.
Além das disciplinas, que envolvem textos e debates, os alunos poderão participar de quatro chats que contarão com a mediação de profissionais convidados.
SERVIÇO
Curso: Como Gerir um Museu (curso livre e pela internet)
Inscrições: pelo site http://www.duo.inf.br/ até o dia 19 de fevereiro
Período do curso: 2 de março de 2009 a 4 de julho
Número de vagas: 160 vagas
Carga horária: Estima-se uma carga horária mínima de 125 horas/dia a serem trabalhadas no período 4 meses e cinco dias
Investimento: R$ 550,00
Consulte sobre preços promocionais
Informações: Duo Informação e Cultura (http://www.duo.inf.br/) – (31) 3224.6700 ou pelo e-mail: http://afmail.uol.com.br/compose?to=curso@duo.inf.br
Curso Introdutório à História da Arte a partir da Coleção do MASP
CONVITE
No próximo dia 07 de fevereiro, sábado o Serviço Educativo do MASP dará início ao novo programa anual do Curso Introdutório à História da Arte a partir da Coleção do MASP, uma das modalidades que vem praticando, desde 1997, de assessorar professores que desejam se manter atualizados e informados sobre a coleção do museu, suas exposições e decorrentes parcerias de trabalho com o setor educacional do museu.
O tema da aula inaugural será a pintura Hymenaeus travestido durante um sacrifício a Príapo de autoria de Nicolas Poussin, obra do MASP acolhida pelo governo francês, organizador do Ano da França no Brasil, para receber um rigoroso processo de restauro de suas condições físicas, no próprio museu paulistano, sob orientação de renomados profissionais nacionais e franceses, durante aproximadamente 6 meses, antes de voltar a ser exibido novamente ao público.
A aula terá a condução do Professor Renato Brolezzi.
Não é necessária inscrição prévia. A aula, gratuita, será realizada como sempre no grande auditório do museu (374 lugares) das 11h00 às 13h00. Recomendamos aos interessados que para seu conforto, cheguem a partir das 10h30. A entrada ao auditório acontecerá a partir das 10h45.
Será distribuído material de apoio aos participantes; certificado de participação; certificado de aproveitamento satisfatório aos que desejarem participar de uma avaliação sobre a aula; ingresso gratuito para visita ao museu nesse dia.
PROGRAMAÇÃO EXTRA
No período da tarde do sábado 7 de fevereiro, das 14h30 às 16h00, o Serviço Educativo do MASP apresentará no Pequeno Auditório (80 lugares) o filme A Margem da Linha dirigido por Gisela Callas.
A participação é gratuita, extensiva a todos os professores interessados a todos os interessados. No dia da exibição, serão disponibilizadas 80 senhas para os interessados, a partir das 13h30, no balcão de informações do museu, no primeiro subsolo.
O Filme A MARGEM DA LINHA
Documentário dirigido por Gisella Callas explora os paradigmas da arte contemporânea a partir de três artistas: Regina Silveira, Sérgio Sister e José Spaniol.
A Margem da Linha, documentário de longa metragem, com direção de Gisella Callas e direção de fotografia de Carlos Ebert, estréia em São Paulo, no mês de novembro. Três gerações de artistas são representadas por Regina Silveira, Sérgio Sister e José Spaniol, que dialogam com os paradigmas da arte contemporânea e sua relação com o espaço.
É através da percepção do observador e de seu deslocamento para dentro da obra que a diretora Gisella Callas organizou o conteúdo do objetivo ao subjetivo na arte.
A estrutura escolhida para acomodar as questões propostas pelo documentário serviu como fio condutor do filme.
1ª DIMENSÃO – O PONTO
O Olhar
A Idéia
O atelier
A Inspiração e a Intuição
2ª DIMENSÃO – O PLANO
O desenho
A cor
A pintura
A forma
A palavra
A sombra
3ª DIMENSÃO – O ESPAÇO
A Cidade
A Matéria
O Reflexo
4ª DIMENSÃO – O TEMPO
O PASSADO:
A Arte Moderna e a Arte Contemporânea
O PRESENTE :
A Imagem
A Crítica
A Curadoria
A Espetacularização da Arte
O FUTURO:
O que é e o que não é Arte
5ª DIMENSÃO – O ETERNO E O EFÊMERO
O Efêmero
Do pó ao pó
A Luz
O Eterno
6ª DIMENSÃO – O CRIADOR E A CRIAÇAO
A Obra e o Artista
Para que serve a Arte ?
“As respostas foram distribuídas pelo documentário seguindo seu conteúdo e todos os sentidos e significados que surgiram neste diálogo, construindo, assim, uma ampla rede de pensamentos que se complementam ou contrapõem abrindo novas possibilidades de percepção e entendimento", completa a diretora.
Além dos três artistas, críticos, curadores e profissionais de áreas não diretamente ligadas a arte como física e matemática expõe suas percepções e convidam o espectador a refletir sobre tais conceitos.
São eles, Agnaldo Faria, historiador, curador e crítico de arte; Moacir dos Anjos, curador; Alberto Tassinari, crítico; David Barro, crítico e curador; Adolfo Montejo, crítico de arte; Marco Gianotti, artista plástico; Leda Catunda, artista plástica; Célia Euvaldo, artista plástica; Ana Paula dos Santos Montes, responsável pelo acervo do MAM; Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo; Prof. Dr. Ton Marar, matemático; Haron Cohen, arquiteto, museógrafo e curador; Lama Padma Samten, físico quântico; Lorenzo Mammí, crítico de arte; Miguel Chaia, colecionador; Isis Baldini, restauradora; Nicole Mouracade, artista plástica e Fabiano Marques, artista plástico.
SILVEIRA, SISTER E SPANIOL
O fascínio que Regina Silveira tem por sombras e representações é o desdobramento de sua metódica constatação de que o problema da representação das coisas permanece insolúvel. A maneira de tratá-lo garantiu à artista uma posição única dentro da cena artística contemporânea. Regina Silveira é uma artista que faz do conceito o corpo de sua investigação e da sua obra. A idéia é sua matéria prima. E traduzi-la visualmente, é seu projeto como artista. Nesse sentido é que ela se põe a especular sobre a maneira como cada coisa, quando tocada pela luz, tem seu volume trocado por um plano de negro, ou, similarmente, como cada coisa, quando contemplada por um olhar atento, pode ser transposta para um plano que tanto pode ser de papel ou monumentalmente amplificado para o espaço de um museu ou para a parede cega de um prédio.
Sergio Sister é justamente considerado como um dos protagonistas do debate que a pintura vem tendo no nosso país. Desde muito tempo filiado à abstração, sua pintura ficou conhecida pela sutileza, pelo modo como sempre obrigou o olho do espectador a se desacelerar, com o propósito de fazê-lo perceber, por intermédio da variação de suas pinceladas, a correspondente variação de luz na superfície da tela. Um trabalho que tomou por princípio a discrição e a economia de meios não podia mesmo ter um êxito imediato junto ao público, sempre mais interessado em soluções mais extrovertidas. Mas quando foi apresentado na Bienal de São Paulo, o que aconteceu na 25ª. edição, em 2002, o público terminou por se conscientizar da profundidade das lições de sua pintura. De olho em uma das mais notáveis contribuições plásticas da história recente da nossa arte, qual seja, os “objetos ativos” de Willys de Castro, o artista anda preparando uma série de objetos pictóricos: ripas pintadas e escoradas umas as outras e na parede, que lança para mais longe os limites da pintura.
Com pós-graduação pela Academia de Dusseldorf na passagem dos anos 80 para os 90, José Spaniol é um dos artistas cuja solidez de formação permite que trafegue pelas mais variadas expressões artísticas, estabelecendo relações, subvertendo sentidos, criando instigantes problemas aos olhos de quem trava contato com seus trabalhos. Desde o começo as pinturas de José Spaniol desejavam o espaço, pareciam ganhar peso e corpo, terminando por se projetarem para fora da parede. Passar dessas pinturas para esculturas, objetos e instalações foi uma questão de tempo. Da arquitetura aos objetos, José Spaniol passou a realizar uma série de objetos derivados de sua instalação, “O descanso da sala”. Realizada originalmente em metal de modo a ser colocada em um parque na cidade de Curitiba, essa instalação é composta por um conjunto de objetos domésticos que, como se fossem espelhados,duplicam-se no ar, como se sonhassem com um outro espaço, um lugar de onde escapassem de suas obrigações cotidianas.
Gisella Callas
Trabalhou como fotógrafa, retratista, para revista Vogue. Fundou em 1994 a CINERAMA FILMES, que produziu e lançou em 1995 seu primeiro curta metragem “The Main Dish” 11min, 35 mm, P&B. Produzido em Nova Iorque e vendido para TV a cabo Canal Bravo Brasil (atual Film & Arts). Exibido em São Paulo, Nova Iorque (Tribecca Film Center), Toronto e Dresden.
Em 2000 assina a produção, direção e roteiro do curta metragem “Do Amor” 11min, 35mm, cor, produzido em São Paulo, lançado em 5 de outubro de 2001, em 36 salas de cinema do circuito comercial de São Paulo. (Grupo Haway). “Do Amor” integrou a seleção oficial de festivais nacionais e internacionais, como o de Gramado, Karlovy Vary, Algarve, San Diego, Recife, Foley Film Festival, e também participou da Abertura da Mostra do Audiovisual Paulista, em 2001.
Em A Margem da linha Gisella Callas também assina a Produção, Roteiro e Direção.
FICHA TÉCNICA
Produção: Cinerama Filmes
Roteiro e Direção: Gisella Callas
Produção: Gisella Callas
Direção de Fotografia: Carlos Ebert, ABC
Direção de Produção: Wanessa Prado
Direção Musical: Willian Pereira
Som Direto: Alfredo Guerra
Edição: Anna Turra
Edição de Som: Beto Ferraz
Trilha Musical: Quintal Brasileiro
Colaboradores: Agnaldo Faria; Adolfo Montejo; Felipe Chaimovich; Leda Catunda; Célia Euvaldo e Marco Gianotti.
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Escola São Paulo oferece curso de Gastronomia Afrodisíaca
Todo mundo já ouviu falar que alguns alimentos, como ostra, por exemplo, possuem "poderes" para elevar a libido
Para esclarecer todas as dúvidas e dar dicas e receitas quentes, a Escola São Paulo abre suas portas para o curso de verão Gastronomia Afrodisíaca, ministrado pela jornalista gastronômica Guta Chaves.
O programa, dividido em duas aulas com a duração de duas horas diárias ( das 19h30 às 21h30), inclui também a degustação de pratos e ingredientes propostos. Como convidada está a chef Tatiana Szeles, do restaurante Boa Bistrô.
As inscrições já estão abertas. O curso dispõe de 25 vagas. O valor por pessoa é de R$ 300,00. Mais informações podem ser obtidas na Escola São Paulo, pelo telefone (11) 3081-0364.
http://gourmet.ig.com.br/noticia/2009/02/02/escola+sao+paulo+oferece+curso+de+gastronomia+afrodisiaca+3784903.html
Marcadores: cursos
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