EXPOSIÇÕES - 27-5-09
Porto Alegre-RS - Conversas Gravadas
Porto Alegre-RS - Espaços em diálogo
Porto Alegre-RS - Impermanência
Porto Alegre-RS - Museus Franceses A exposição abre a comemoração do Ano da França no Brasil com um panorama dos fotógrafos Cacalos Garrastazu, Fernando Bueno, Leopoldo Plentz e Luiz Carlos Felizardde sobre os mais importantes museus parisienses.Margs. Praça. da Alfândega, s/nº, Centro. Tel: (51) 3227-2311. De terça a domingo, das 10h às 19h. Até 31 de maio. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - O Lugar, O Sujeito - Le Lieu, Le Sujet
Porto Alegre-RS - Paulo Porcella - Meio Século de Arte
Porto Alegre-RS - Porto Alegre / Buenos Aires
Porto Alegre-RS - Reflexio
Porto Alegre-RS - Restropectiva Hilda Mattos
Rio de Janeiro - Arte da alta-costura
A maior mostra já dedicada a Yves Saint Laurent chega ao CCBB
Nascido na cidade de Oran, na Argélia, quando o país africano ainda era protetorado francês, Yves Saint Laurent (1936-2008) abalou Paris logo ao se mudar para a cidade, aos 17 anos. Depois de premiado pelo desenho de um figurino, o jovem foi apresentado a Christian Dior, de quem se tornou assistente até sua morte, em 1957. No ano seguinte conheceu o companheiro Pierre Bergé, com quem fundou em 1961 o que viria a ser um dos impérios da moda no planeta. Essa trajetória de sucesso é contada na maior exposição de criações do estilista já realizada.
Entre os destaques estão cinquenta figurinos e trinta croquis originais de coleções inspiradas por costumes e paisagens da África, da Ásia, da Índia, da Espanha, do Marrocos e da Rússia. O curioso é que Saint Laurent pouco saía do ateliê: além da terra natal, só pisou em solo francês e em Marrakesh, onde tinha casa. Também estão na mostra 240 peças, como acessórios, braceletes, colares, brincos, sapatos, chapéus e turbantes, vinte fotografias e dois vídeos produzidos em 2002. Um deles é o registro do seu último desfile, com mais de 300 manequins, realizado no Centro Georges Pompidou, em Paris. Vestidos e desenhos são expostos sob rígido controle de umidade e temperatura e iluminação com filtro ultravioleta. "Se fosse uma exposição de Rembrandt, teríamos o mesmo cuidado. Afinal, são obras de arte e peças únicas", diz Christophe Coffrant, produtor da mostra.
Yves Saint Laurent – Viagens Extraordinárias. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, 3808-2020. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 19 de julho. A partir de terça (26). Veja Rio
Rio de Janeiro - ABRAHAM PALATNIK. Reconhecido internacionalmente como um dos pioneiros da arte cinética, Palatnik realiza nova individual que ocupará dois andares da galeria. Com curadoria de Guilherme Bueno, o acervo reúne dezenove trabalhos recentes e inéditos. São onze pinturas da série Progressões, três objetos em formato de pirâmides, com 58 centímetros de altura, dois cinéticos em que resgata projetos de 1967 e três serigrafias criadas a partir da série Permutáveis, que expôs no Museu Chácara do Céu em 2006. A partir de R$ 2.200,00. Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, 2274-3873. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 11h às 17h. Grátis. Até 27 de junho. A partir de quinta (28). www.anitaschwartz.com.br. Veja Rio
Rio de Janeiro - LUIZ CARLOS BARRETO QUADRO A QUADRO.
São Paulo-SP - AMILCAR DE CASTRO E WILLYS DE CASTRO.
Veja São Paulo
São Paulo-SP - ERA UMA VEZ... ARTE CONTA HISTÓRIAS DO MUNDO.
São Paulo-SP - FERNAND LÉGER.
São Paulo-SP - LASAR SEGALL.
Taubaté-SP - Centro Cultural recebe exposição de fotos sobre Cuba
O Centro Cultural Municipal de Taubaté abre nesta sexta-feira, 22 de maio, a exposição fotográfica “Cuba: cultura e luta de um povo-irmão”, da fotógrafa holandesa Marianne Lemmen. Até o dia 16 de junho estarão expostas mais de 100 fotografias de Lemmen, além de coleções de selos, moedas, cédulas, livros e revistas de Cuba.
A abertura oficial do evento, marcada para as 20 horas, contará com a presença do Cônsul Geral de Cuba em São Paulo, embaixador Carlos Trejo Sosa, e sua esposa, a consulesa Georgina Németh.
O curador da exposição, jornalista Antonio Barbosa Filho, foi quem selecionou todo o acervo que estará em exposição. Segundo ele, o material ilustrará os principais fatos históricos e culturais de Cuba. Durante a exposição também haverá exibições de filmes e documentários cubanos cedidos pelo Consulado de São Paulo.
Marianne Lemmen
Marianne Lemmen é fotógrafa e funcionária do Ministério das Finanças da Holanda e tem vários trabalhos fotográficos expostos em Haia. Amsterdam e Rotterdam. Ela visitou Cuba em março de 2008, percorrendo todas as regiões da ilha. Suas fotos mostram paisagens rurais, cidades, costumes e monumentos históricos, entre outros aspectos.
AGENDA
“Cuba: cultura e luta de um povo-irmão”
Exposição da fotógrafa holandesa Marianne Lemmen; mostra de coleções de selos, moedas, cédulas, livros e revistas de Cuba; exibições de filmes e documentários.
Local: Centro Cultural Municipal de Taubaté.
Praça Coronel Vitoriano, 1, centro.
Período: de 22 de maio a 16 de junho.
Horário: de 2a a 6a, das 8h às 12h e das 14h às 18h; domingos: das 19h às 22h.
Entrada franca.
Diário de Taubaté
Marcadores: Exposições
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial