ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

30 junho, 2009

CURSOS - 30-6-09

Cuiabá-MT - Inscrições para Curso de Extensão em Restauração e Conservação é adiada
A Secretaria de Estado de Cultura e o Pontão Ação Cultural em Rede prorrogam até 10 de julho as inscrições para o primeiro Curso de Extensão em Restauração e Conservação de Peças de Gesso, Argila, Barro Cozido e Madeira do estado.
O ineditismo da proposta parte da pouca oferta de profissionais qualificados no trabalho de preservação e manutenção do patrimônio histórico, em contraste com a crescente demanda de serviços em Mato Grosso.
Os serviços voltados à restauração de peças históricas vêm crescendo no estado, abrindo um campo de mercado cultural ainda pouco explorado. O trabalho de preservação é permanente, e necessita de profissionais qualificados para exercê-lo no dia a dia. Vale ressaltar ainda que Cuiabá sediará a Copa do Mundo em 2014 e uma das metas do governo é trabalhar na restauração e preservação do patrimônio histórico.
Dentre os profissionais dedicados ao restauro de peças atuantes no estado, destacamos o professor Ariston de Souza na restauração de madeira, e a professora Cleuza Silvério no restauro de peças de gesso, argila e barro cozido.
Ariston Paulino de Souza é Técnico de Conservação e Restauração em Arte Sacra, com cursos na Escola Paulista de Restauro. Em Cuiabá já trabalhou como restaurador da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, da igreja Nossa Senhora da Guia, do Altar da Igreja de Nossa Senhora do Despacho, dos mobiliários pertencentes a Dom Aquino Correa e à Residência dos antigos Governadores e atualmente atua na restauração das peças do Museu de Arte Sacra.
Cleuza Maria Silvério é Pós-Graduada em Conservação e Restauração pela Universidade Federal do Paraná e já trabalhou com a restauração da pintura mural da Capela do Seminário São Luiz de Tolosa, em Rio Negro – PR, com obras de restauração de espaços culturais e atualmente é a restauradora das peças do Museu de Arte Sacra.
As inscrições poderão ser feitas no Museu de Arte Sacra, na Praça do Seminário da Conceição, ou pelo blog da Ação Cultural
http://www.acaocultural.blogspot.com/. As entrevistas com os candidatos ocorrerão nos dias 16 e 17 de julho, a lista de aprovados será publicada no dia 20 e as aulas terão início no dia 27 de julho às 18h30m no Museu de Arte Sacra. Serão 120 horas de curso divididas em cinco meses, com aulas todas as terças e quintas, das 18h30 às 21h30.
O curso não terá mensalidades, apenas a taxa de matricula para os candidatos aprovados no valor de R$ 200,00 que serão revertidos para a compra de materiais das aulas. A ementa completa está disponível no site.
O curso tem o apoio do Governo Federal através do Ministério da Cultura e do programa Cultura Viva do qual o Pontão Ação Cultural faz parte, e também do Governo do Estado através da Secretaria da Cultura de Mato Grosso.
Mais informações (65) 3028-6285 / 3028-6286
24 Horas News

Pelotas-RS - UFPel - Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais
Universidade Federal de Pelotas - O Instituto de Ciências Humanas (ICH) está divulgando informações sobre o curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais, que está sendo oferecido neste próximo Vestibular de Inverno da UFPel:
Objetivos:
O curso de Conservação e Restauro da UFPel objetiva formar profissionais com capacidade para planejar e implementar processos de conservação e restauração de bens culturais. Prioriza uma prática não dissociada de uma sólida base cultural, além do uso de metodologias de intervenção adequadas à realidade brasileira, sem deixar de respeitar as políticas que regulam a área e os conceitos vigentes já consolidados.
Perfil Profissional:
Os processos que envolvem os trabalhos de conservação e restauração pedem por profissionais conscientes e eticamente atuantes, para que de forma suficiente, possam criar soluções para conservação do patrimônio cultural.
A Conservação e Restauração dos Bens Culturais não é um tipo de atividade que se resume a meros procedimentos manuais. O profissional desta área deve estar dotado de ampla visão humanista e capacidade técnica específica no campo da conservação e da restauração, além de ter envolvimento com a prática e percepção artística e as questões do patrimônio cultural.
O que se estuda no Curso de Conservação e Restauro da UFPel
O aluno deverá conhecer e problematizar - levando em conta critérios artísticos e culturais - as propriedades químicas, físicas e biológicas dos materiais e objetos, além dos equipamentos, máquinas e tecnologias, aplicadas a conservação e restauro.
Precisa desenvolver uma capacidade de trabalho voltada para a arte, com aprimoramento de habilidades manuais e percepção das especificidades dos bens culturais.
Uma sólida cultura geral irá permitir que o Conservador/restaurador se posicione criticamente e reconheça o valor cultural dos objetos com que trabalha.
O aluno terá acesso a disciplinas como “Conservação e Restauro”, “História da Arte”, “Química Aplicada a Conservação e Restauro”, “Teorias da Conservação e do Restauro”, “Gestão do patrimônio e políticas públicas de preservação”, “Técnicas da Produção Artística”, “Peritagem “, dentre outras.
O aluno irá desenvolver suas habilidades profissionais com a realização do “Estágio Curricular” e com participações em atividades de pesquisa e extensão. O curso propicia uma grande quantidade de trabalhos teóricos e práticos, em sala de aula e ateliês.
A situação da profissão de Conservador/restaurador e o curso da UFPel:
O Curso de Conservação e Restauro da UFPel atende ao projeto de lei que regulamenta o exercício da profissão de Conservador/restaurador no país. Dentre outros aspectos, a regulamentação coloca como critério para formação do Conservador/restaurador, a realização de curso de graduação em Conservação e Restauro.
Áreas de atuação no mercado
A cidade de Pelotas, com sua ampla tradição patrimonial, centenas de edificações tombadas e um número muito expressivo de acervos públicos, privados e particulares, revela-se um espaço particularmente interessante para o trabalho do Conservador/Restaurador.
O Conservador/restaurador de bens culturais pode elaborar, implementar ou coordenar atividades de conservação e restauração, necessárias no espaço de instituições públicas ou privadas,etc.
Pode realizar exames técnicos sobre o estado de conservação de peças, para desenvolver ou planejar a execução de serviços de avaliação dos bens culturais e trabalhar na seleção, identificação, classificação e cadastramento de bens culturais em inventários e catalogações, etc.
Pode administrar setores específicos de conservação e restauração de bens culturais em órgãos públicos e privados, etc.
Além de tudo, poderá também atuar como profissional autônomo, prestando serviços de conservação e restauro de bens culturais para terceiros, ou mesmo coordenar um ateliê próprio de Conservação e Restauro.
Informações gerais
Requisitos de Acesso: Para ingressar no Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauro, o aluno deverá ter concluído o ensino médio e ser aprovado no processo seletivo adotado pela UFPel. O curso é oferecido em sete semestres de 17 semanas cada.
Profissão: Conservador/restaurador de bens culturais móveis.
Inscrições para o vestibular de inverno, até o dia 3 de julho de 2009.
Número de vagas: 36
Turno: Noturno
Endereço: Rua Barão de Santa Tecla, n 408, Pelotas – Centro.
Telefone: (53) 32223209
E-mail:
conservacao_restauro@hotmail.com
Planeta Universitário.com

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial