ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

25 agosto, 2009

CURSOS - 25-8-09

São Paulo-SP - História e arquitetura do Museu Paulista são tema de curso gratuito
Estão abertas as inscrições para o curso de difusão cultural Museu Paulista e suas exposições, que tem o objetivo de divulgar a história e arquitetura do Museu Paulista (MP) da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, introduzindo os participantes da atividade no conhecimento dos espaços expositivos e de suas exposições. O evento é direcionado para pessoas da terceira idade, mas a participação é aberta a todos os interessados.
O curso, que é gratuito, acontecerá entre 9 de setembro e 11 de novembro, às quartas-feiras, das 14 às 16h30. As inscrições podem ser realizadas até 8 de setembro, pelo rmail
acadmp@usp.br
ou pelo telefone (11) 2065-8075.
As aulas acontecerão no auditório do MP, que fica no Parque da Independência, sem número, Ipiranga, São Paulo.
Assessoria de Imprensa da USP


Portugal - Curso de Conservação Preventiva em Arqueologia - Curso Prático
Instituição: Universidade Portucalense - UPT
Área: Arte/Cultura
Descrição: Os factores e os mecanismos de alteração dos materiais arqueológicos; Os materiais orgânicos e os materiais inorgânicos; Identificação e estudo de patologias. Recolha, acondicionamento, transporte e armazenamento; O ambiente pós-escavação e a Conservação Preventiva. Controlo ambiental; As metodologias e os produtos utilizados nas intervenções de Conservação Curativa e de Restauro.
Tipo de Curso: Outro tipo de cursos
Acesso: Presencial
Duração: 14 Hora (s)
Início do Curso: 12/10/2009
Fim do Curso: 13/10/2009
País: Portugal
SITE DO CURSO


Cuiabá-MT - Abertas inscrições para curso de História da Arte com Aline Figueiredo
Estão abertas, até o dia 24, as inscrições para o curso sobre História da Arte, promovido pelo Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP). São 35 vagas. A inscrição é gratuita. Os interessados devem procurar o MACP. Com uma carga horária de 20 horas, o curso será ministrado pela crítica de arte, Aline Figueiredo, no período de 24 a 29 de agosto, no Centro Cultural da UFMT.
O objetivo é qualificar e capacitar técnicos-administrativos e alunos da UFMT, professores das redes privada e pública de ensino municipal e estadual, artistas visuais, turismólogos, artesãos, comunicadores e agentes culturais, sobre o conhecimento das artes visuais no transcurso da história da humanidade. Possibilitará ainda aos participantes ter uma visão crítica analítica do fazer artístico, da recepção da obra de arte, na arte educação de modo geral.
De segunda a sexta-feira, as aulas serão ministradas das 19h às 22h10 e no sábado das 8h às 12h. Durante o curso serão abordados os seguintes temas:
Da pré-história ao gótico - arte rupestre, egípcia; grega, romana, paleo-cristã, bizantina, românica e gótica, na segunda-feira (24); Do pré-renascimento ao romantismo - renascimento, maneirismo, barroco, neoclassicismo e romântico, na terça-feira (25); Do realismo ao futurismo - art nouveau, impressionismo, reação ao Impressionismo, fovismo, expressionismo e cubismo, na quarta-feira (26); Abstracionismo informal e geométrico - dadaísmo, surrealismo, pop art, arte conceitual, arte contemporânea internacional (Bienais de São Paulo, Veneza, Documenta de Kassel), na quinta-feira (27); Panorama da arte brasileira - barroco mineiro e nordestino, missão francesa no Brasil, academismo, modernismo, abstracionismo, concretismo, neo-croncretismo, vanguarda e geração 80, na sexta-feira (28); e Panorama da arte mato-grossense - aspectos da animação cultural e Mato Grosso, primeira geração de artistas, Salão Jovem Arte Mato-grossense, artistas mais expressivos e arte contemporânea, no sábado (29).
riado em janeiro de 1974, desde o início o Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da UFMT fundamentou suas propostas em torno do conceito de um museu-ação, organismo vivo e em constante interação com a comunidade e que viabilizou o potencial criativo da região. “A problemática da arte brasileira, a valorização da cultura popular e do indigenismo, a pesquisa do Centro-Oeste, e, sobretudo o desenvolvimento da arte mato-grossense, foram diretrizes do MACP que a critica brasileira reconheceu como plataforma de ação exemplar”, diz Aline Figueiredo.
Assim, a atuação do MACP tem se concentrado na atualização da arte brasileira; no apoio aos artistas mato-grossenses; e na cultura popular espontânea. Por meio de projetos, publicações, cursos, mostras, palestras, oficinas e do Ateliê Livre, o museu tem buscado atuar como uma frente de dinamização e referência permanente de arte da melhor qualidade.
Mais informações sobre o curso História da Arte podem ser obtidas pelos telefones (65) 3615 8355 e 3615 8367.
24 horas News

Campina Grande-PB - Iphaep abre inscrições para curso de museus
Museólogos de todo o Estado estarão em Campina Grande no final deste mês de agosto. Entre os dias 26 e 28, na sede do Centro de Tecnologia Educacional Tompson Loureiro, os técnicos estaduais participam da oficina “Ação Educativa em Museus”, realizada pelo IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba), com apoio do Ministério da Cultura, através do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). As inscrições já estão abertas e maiores
informações podem ser obtidas através do telefone 3218-5124 ou do e-mail iphaep@gmail.com.
A capacitação em
museus será ministrada pela arte-educadora carioca Barbara Harduim e abordará as especificidades da educação em espaços museais, buscando identificar aspectos relacionados à teoria e à prática da ação educativa em diversos contextos. Segundo a professora, durante os três dias, os alunos vão avaliar, entre outros temas, as relações existentes entre “museus, educação e patrimônio: os desafios contemporâneos” e “museu, educação e cidadania: o compromisso social”.
Esta é a terceira oficina realizada pelo IPHAEP este ano. O trabalho começou em junho, quando a capital do Estado sediou a primeira capacitação, destacando o “Treinamento das Equipes Administrativa e de Apoio”, com Luciana Palmeira. Em seguida, no mês de julho, foi a vez de Cajazeiras. No alto sertão paraibano, os museólgos foram reciclados pelo baiano Antonio Marcos de Oliveira Passos, que discutiu a questão “Museus, memória e cidadania”.
A programação de cursos - num total de sete - só será concluída em dezembro de 2009. Depois da “Ação Educativa em Museus”, que acontece neste final de mês, em Campina Grande, a equipe do patrimônio estadual vai estar em dois outros municípios: em Cabedelo, em setembro, será enfocado o binômio “Museu e Turismo”; e em Guarabira, em novembro, será questionada a relação entre “Museus, memória e cidadania”.
Para João Pessoa estão agendadas outras duas oficinas - “Restauração de Acervos audiovisuais”, nos dias 22, 23 e 24 de outubro; e “Arquitetura em Museus”, entre 9 e 11 de dezembro.
História – Campina Grande é a segunda maior cidade da Paraíba e possui seu centro histórico delimitado pelo Governo do Estado. Também estão sob a guarda do IPHAEP, e salvaguardados para as futuras gerações, a área que compreende o Açude Velho e seis imóveis - Museu Histórico, Cine São José, Casa Inglesa, Câmara Municipal, Sede da Prefeitura Municipal e Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
A ação de preservação do passado, na cidade do brejo paraibano, se estende ainda às Estações Ferroviárias de Campina Grande e Galante (primeiros bens históricos tombados, no ano de 2001), alem da Sede da UEPB e o Cine Capitólio.
“A escolha de Campina Grande para sediar um dos cursos de capacitação se deve ao fato da importância cultural da cidade, que, por causa disso, ama e respeita o seu patrimônio histórico e cultiva a memória e seus museus”, explica o diretor do IPHAEP,
Damião Ramos Cavalcanti.
Secom-PB
Paraíba.com.br
Joinvile-SC - Univille terá curso de Arte em parceria italiana
A Universidade da Região de Joinville (Univille), instituição ligada à Acafe, fecha parceria com a Escola de Arte de Firenze (Itália) para receber curso de Arte Clássica em nível de segundo grau técnico, a ser ministrado a partir de março de 2010, no colégio Germano Timm, que precisa ser reformado. A iniciativa trará aulas de escultura, pintura, restauro. Em Florianópolis, via Unisul, serão criados cursos de Moda e Design. Haverá dupla titulação internacional para os alunos formados. O edital de seleção será feito pelo Estado, via Secretaria de Articulação Internacional. O modelo será replicado em Blumenau e Chapecó, futuramente. O acerto foi definido em Joinville.
http://www.clicrbs.com.br/blog

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial