ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

13 outubro, 2009

ATUALIDADES - 13-10-09

Plantio de arroz começa atrasado no Rio Grande do Sul
Começou o plantio do arroz no Rio Grande do Sul. A chuva atrasou o trabalho no campo e o desafio dos produtores agora é semear dentro do período recomendado.
No município gaúcho de Camaquã, autoridades ligadas ao setor arrozeiro participaram da abertura oficial do plantio. O Rio Grande do Sul é responsável por 62% do arroz produzido no país.
Foi dada a largada para o plantio, mas em função das constantes chuvas no Rio Grande do Sul, muitas lavouras ainda estão em fase de preparação do solo. Esse atraso pode comprometer a produtividade, já que a semeadura corre o risco de não acontecer no período ideal: até 15 de novembro, data recomendada pelo Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Maurício Fischer, presidente do Irga, explica a importância de se fazer o plantio dentro deste prazo. “Para que nós possamos ter a época reprodutiva com bastante insolação e bastante luminosidade, que são os meses de dezembro e janeiro. Então, o produtor tem que plantar com antecedência para que a fase reprodutiva se dê nesta época. Não quer dizer que se ele plantar mais tarde não vai produzir arroz. Vai produzir, mas com menos produtividade”, diz.
Pouco mais da metade da área prevista está pronta para receber as sementes: aproximadamente 65% de um total de um milhão de hectares. Uma corrida contra o tempo, na expectativa de alcançar os números da última safra, a maior da história do Rio Grande do Sul, onde foram produzidas aproximadamente 8 milhões de toneladas do grão.
“A gente vai tentar recuperar isso e fazer esse plantio ainda dentro do mês de outubro, que a gente sabe que é o melhor período de plantio. A gente precisa de produtividade para conseguir superar os problemas que a lavoura arrozeira sempre traz, de preço, de comercialização, então é muito importante para nós mantermos a produtividade. Torcendo para que São Pedro nos ajude nisso”, diz o produtor Volzear Longaray.
Em Santa Catarina, estado que responde por quase 10% da safra nacional, as chuvas também atrasaram o plantio.
Globo Rural
Polícia diz que pedirá prisão de 11 sem-terra no interior de SP
Jader Biazon, delegado responsável pela investigação da ocupação de uma fazenda na cidade de Borebi, interior de São Paulo, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) até a última quarta-feira disse nesta segunda que deve pedir a prisão preventiva de 11 integrantes do movimento.
A polícia deve pedir a detenção preventiva com a alegação de que os investigados não têm residência fixa. Eles podem ser indiciados por formação de quadrilha.
Nesta segunda, 10 funcionários da Cutrale, empresa dona da fazenda invadida, consertam máquinas que teriam sido danificadas pelos invasores.
A fazenda foi ocupada pelo MST no último dia 28. Os manifestantes permaneceram até a última quarta-feira e, durante o tempo em que estiveram no local, destruíram parte da lavoura de laranja.
O MST afirmou que a derrubada do laranjal foi um "ato de desespero" e negou que a derrubada de parte das árvores da fazenda possa ser qualificada como vandalismo. O MST também negou a destruição de tratores e equipamentos da O movimento diz que os equipamentos já estavam danificados antes da chegada dos manifestantes.
Wagner Carvalho
Redação Terra
Palco desaba e governador em exercício de SC fica ferido
Acidente ocorreu durante missa, em Campos Novos.Pelo menos outras duas pessoas tiveram ferimentos leves.
O governador em exercício de Santa Catarina, Jorginho Mello (PSDB), ficou ferido em um acidente durante uma missa, nesta segunda-feira (12), em Campos Novos (SC). Parte do palco em que ele estava desabou.
Segundo o médico Marco Aurélio Becher, que atendeu as vítimas, Mello teve uma fissura na tíbia e um pico de pressão alta. Ele foi medicado e a recomendação é de repouso. A assessoria de imprensa do governador em exercício disse que os compromissos desta segunda foram cancelados por ordem médica. Depois que o efeito dos remédios passar, ele deve seguir para Florianópolis. Pelo menos outras duas pessoas tiveram ferimentos leves.
Mello participava de uma missa, que ocorreu depois de uma procissão em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.
O secretário de Desenvolvimento Regional Alcides Mantovani, que estava no local, disse que o palco tinha cerca de dois metros de altura e cerca de dez pessoas caíram.
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da administração estadual, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, e o vice-governador, Leonal Pavan, viajaram para o exterior. O deputado estadual Jorginho Mello assumiu o governo na última sexta-feira (9) e deve ficar no cargo por cerca de dez dias.
G 1

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial