ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

28 outubro, 2009

EXPOSIÇÕES - 28-10-09

Bento Gonçalves inaugura Salão Nobre de Exposições nesta segunda
Espaço fica na Casa das Artes.
A Fundação Casa das Artes, de Bento Gonçalves, inaugura hoje, às 19h30min, o Salão Nobre de Exposições. O espaço dedicado às artes plásticas era uma antiga.A reivindicação dos artistas da cidade. Para estrear, o salão abriga até esta quinta-feira a exposição Bento em Preto e Branco, com fotos do acervo do Museu do Imigrante.
Siliane Vieira
siliane.vieira@pioneiro.com

Exposições de quadrinhos brasileiros abrem no Rio de Janeiro e em São Paulo
No Rio, uma versão nacional do OuBaPo; em Sampa, O Melhor Quadrinho do Mundo
Duas exposições começaram esta semana nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, reunindo grande parte dos quadrinistas brasileiros que começaram a fazer sucesso nesta década - e também marcando "cenas" de quadrinhos específicas de cada cidade.
No Rio, é a exposição OuBaPo - Quadrinhos à Máxima Potência, que fica até a próxima quarta, dia 28, no Centro Cultural da Academia Brasileira de Letras (Av. Presidente Wilson, 203, Castelo). OuBaPo quer dizer Ouvroir de la Bande dessinée Potentielle (oficina do quadrinho potencial), termo criado por um coletivo de quadrinistas franceses na década de 90 que queria fazer HQs de tons mais artísticos.
O quadrinista Tiago Lacerda reuniu trabalhos de vários quadrinistas atuantes na cena carioca para uma versão brazuca do OuBaPo. São eles: Allan Sieber, Daniel Lafayette, Eduardo Arruda, André Dahmer e Stêvz e o próprio Lacerda. Laerte é o paulista infiltrado entre os cariocas.
Em São Paulo, também há cariocas infiltrados na exposição O Melhor Quadrinho do Mundo, que abre neste sábado, dia 24, na loja Cachalote (Rua Ministro Ferreira Alves, 48, Pompeia). É uma seleção de vários originais de quadrinistas que atuam na cidade, como Eloar Guazzelli, Fábio Moon, Gabriel Bá, Fido Nesti, Rafael Grampá, Rafael Coutinho, Caeto, Fabio Cobiaco e Rodrigo Urbano. Laerte e os cariocas André Dahmer e Tiago Lacerda, bem como os gaúchos Rodrigo Rosa e Rafael Sica, também terão trabalhos expostos.
A entrada é gratuita em ambas as exposições.
http://www.omelete.com.br/

Brasília-DF - Exposição 'Artistas Brasileiros' será na segunda quinzena de novembro

Nilo de Brito Firmeza nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 1919. Pintor, ilustrador e crítico de arte, ele é um dos mais de 50 artistas plásticos que participarão da quinta edição da Exposição Artistas Brasileiros (Novos Talentos - Pinturas), uma realização conjunta da Secretaria de Relações Públicas, do Programa Senado Cultural e da Comissão Especial Curadoria de Artes Plásticas do Senado. A mostra será realizada no período de 16 de novembro a 4 de dezembro, no Salão Branco do Palácio do Congresso.
Aos 90 anos, Nilo Firmeza é conhecido no mundo da arte como Estrigas. Ele carrega esse apelido desde os tempos em que estudou no Colégio Estadual Liceu do Ceará, em Fortaleza. Formado em odontologia, nos anos 1950 participou de diversos cursos de pintura e desenho na Sociedade Cearense de Artes Plásticas.
Em 1969 Estrigas fundou o Mini-Museu Firmeza, no município de Mandubim, em um sítio onde mora, próximo à Fortaleza. Lá ele reúne desenhos, pinturas, gravuras, esculturas, objetos e fotografias não apenas dele, mas também de outros artistas cearenses. O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) é o responsável pela indicação de Estrigas para participar da Exposição Artistas Brasileiros 2009.
Cada senador foi convidado a indicar uma obra de um artista em atividade que ainda não foi amplamente consagrado no território brasileiro. Artistas incluídos nas edições anteriores da Exposição Artistas Brasileiros não puderam participar da versão 2009, como uma forma de dar oportunidade a novos talentos. Nenhuma obra poderá ser comercializada durante o período em que durar a mostra.
Outro que participará da exposição é o acreano Wennedy da Silva Filgueira. Apesar de ter apenas 18 anos de idade, ele é considerado um artista que domina a pintura hiper-realista. O senador Tião Viana (PT-AC) foi quem o indicou para participar da Exposição Artistas Brasileiros. Uma de suas temáticas preferidas é a expressão dos refugiados africanos. Wennedy Filgueira gosta de closes, em que pode trabalhar os detalhes.
Pintando há apenas cinco anos, seu primeiro trabalho foi uma paisagem amazônica. A obra foi apresentada em uma feira cultural da Escola Luis de Carvalho Fontenelle, onde estudava. Desde criança ele já desenhava: gostava de reproduzir personagens de histórias em quadrinhos. Depois dessa feira cultural, foi convidado a participar de um curso básico de desenho e pintura.
Roberto Homem / Agência Senado

Olinda-PE - Retrospectiva de arte e fotografia no MAC

Museu de Arte Contemporânea de Olinda abriga duas exposições: Floração, de Tânia Carneiro Leão, e fotos em A Bela e a Fera - Contradições de uma cidade
O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (Mac) abre suas portas hoje (24), a partir das 19h, para duas exposições paralelas, uma de fotografia e outra de pintura, com entrada gratuita.
Na Sala de Convidados Especiais do MAC, a pintora olindense Tânia Carneiro Leão exibe a retrospectiva de sua vida profissional como pintora na exposição Floração. Nascida e criada em Olinda, filha de Eufrásio Barbosa e Ottília Tavares Barbosa, ela cresceu cercada de poetas, artistas e escritores, absorvendo influências de todos eles, principalmente de Carlos Pena Filho - de quem é viúva. No entanto, ela só assumiu a face artística na década de 1980, quando seus traços ainda se assemelhavam às paisagem dos pintores holandeses de Nassau. O desenvolvimento foi autoditada e, no início, ela trabalhava com mapas antigos, cartas náuticas, brasões e naturezas mortas, obras que não são contempladas na mostra, que prioriza as de 2002 até as atuais.
O conjunto de quase três décadas de trabalho da artista é apresentado em 75 obras, 60 desenhos e 15 quadros pintados com tinta acrílica aquarelada e acrílica sobre tela. Nos trabalhos, retratos de paisagens de cidades, naturezas mortas e floreios. A artista não expõe individualmente desde 2006, mas ressalta a importância da exposição. "Essa não é a minha maior compilação em escala numérica, já expus com mais de 100 trabalhos, mas o convite de Célia Labanca, diretora do museu, foi uma honra.
O MAC é um dos museus mais importantes do país."A galeria de arte Tereza Costa Rêgo recebe, por sua vez, A Bela e a Fera - Contradições de uma cidade. O trabalho, proposto pela curadora e diretora do museu Célia Labanca, reuniu quatro fotógrafos para registrar, individualmente, a essência da cidade do Recife e seus contrastes culturais, sociais e étnicos. Os casais Lena e Murilo Maia e Eva Caroline e Éder Jules não se conheciam e traçaram diferentes linhas de trabalho.
Os recifenses Lena e Murilo determinaram que ele estaria responsável por registrar a parte bela da cidade, enquanto ela ficava com o feio. "Eu trabalho como médica, convivo com o estresse e doenças diariamente. Quis mostrar o caos urbano, o excesso, a solidão e o abandono, mas tive receio do resultado final acabar muito duro. Então, como utilizo equipamento digital, inseri referências de quadrinhos e manipulações gráficas de photoshop, colocando um pouco de irrealidade na realidade pesada", explicou Lena Maia.
Já os fotógrafos Eva Caroline, baiana, e o paulista Éder Jules, que moram no Recife há quatro anos, optaram por fazer um conjunto de óticas. "Deixamos para o espectador interpretar o que é belo ou não nas nossas fotos", detalhou a fotógrafa, que elegeu o rio Capibaribe como instrumento principal de trabalho. O MAC apresenta as exposições até o dia 22 de novembro.
Nina Wicks de Almeida
nathaliawicks.pe@diariosassociados.com.br

Rio de Janeiro - Preservação da natureza é foco de exposição fotográfica
O equilíbrio na convivência entre seres humanos e a natureza é explorado em belas fotos na mostra fotográfica "Floresça! Imagens da Fronteira da Conservação", em cartaz desde quinta-feira (15) a 9 de novembro no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.A exposição, que foi inaugurada em Londres em setembro deste ano, foi trazida para o país pela BG Brasil, parte do BG Group, e pela ONG Conservação Internacional (CI).
A "Aliança Conservação em Foco", projeto desenvolvido em parceria pelo BG Group e a CI, é dedicada a documentar pessoas, lugares e animais selvagens em áreas-chave de biodiversidade. As fotografias que compõem a mostra foram produzidas durante expedições financiadas pelo BG Group e lideradas pela CI.A exposição demonstra o poder das imagens na preservação da vida na Terra e na manutenção da biodiversidade global. Exemplos de projetos de conservação que visam o desenvolvimento sustentável são explicados nas legendas que acompanham fotos de plantação de café, escoamento de água e florestas preservadas. "Floresça! Imagens da Fronteira da Conservação"Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Centro de Visitantes
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1.008
Data: 15 de outubro a 9 de novembro
Horário: 8h às 17h
Entrada gratuita
A exposição fica no Rio de Janeiro por cerca de quatro semanas antes de seguir para Brasília.
A presença de enormes planos retorcidos soltos no ar é uma constante desde os primeiros trabalhos de Iole de Freitas, ou seja, filmes curtos realizados nos anos 70. Na década de 90, essa mineira nascida em 1945 e radicada no Rio passou a se dedicar a esculturas de grandes dimensões, mas sem se afastar de seus propósitos originais. Superfícies maleáveis de policarbonato – espécie de plástico muito resistente – e tubos de aço compõem duas individuais da artista. Na Casa França-Brasil, ela exibe uma única criação, na qual tubos de 24 metros atravessam e sustentam enormes placas transparentes que se relacionam com a bela construção de 1820. Outras quatro peças ocupam a galeria Laura Marsiaj. De colorido opaco, obras como a da foto ao lado também foram concebidas levando em conta o ambiente onde estão expostas.
Rio de janeiro - Iole de Freitas. Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, 2332-5120. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 28 de fevereiro de 2010. Laura Marsiaj Arte Contemporânea. Rua Teixeira de Melo, 31 C, Ipanema, 2513-2074. Terça a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 16h. Grátis. Até 21 de novembro. www.lauramarsiaj.com.br.
Veja Rio
Rio de Janeiro - BANDEIRA DE MELLO. Professor, pintor e desenhista, o artista de 80 anos exibe 65 obras representativas de diversas fases de sua produção. Entre telas e desenhos a grafite, os temas abordados vão de nus femininos a cenas em que aparecem camponeses e religiosos, personagens recorrentes em sua obra. Há ainda trabalhos inéditos pinçados do acervo de Bandeira, conhecido pela técnica rigorosa e pela riqueza de detalhes de seus retratos. Também integram a exposição os dois painéis de 33 metros instalados permanentemente no mezanino do centro cultural. Na quarta (28), haverá debate sobre o processo criativo de Bandeira de Mello, às 15h, e visita guiada, às 19h, ambos com participação do artista. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, 2544-7666, a Carioca. Terça a sábado, 10h às 22h; domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 17 de janeiro de 2010. A partir de terça (27). www.caixacultural.com.br. Veja Rio

Rio de Janeiro - SUPERFÍCIE ATIVADA. Coletiva com dez trabalhos, entre telas abstratas do tarimbado Sérgio Sister e criações figurativas dos jovens Bruno Dunley e Lucas Arruda. A intenção do encontro dos três artistas é estabelecer diferenças e afinidades entre nomes de duas gerações distintas que se dedicam ao mesmo suporte. Na série apresentada por Sérgio predominam os tons escuros, enquanto algumas telas de Bruno e Lucas derivam de fotos e trazem marcas evidentes do pincel. Silvia Cintra Galeria de Arte e Box 4. Rua Teixeira de Melo, 53, loja D, Ipanema, 2521-0426. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 16h. Grátis. Até 21 de novembro. A partir de quarta (28). www.silviacintra.com.br e www.galeriabox4.com. Veja Rio

Rio de Janeiro - WALY SALOMÃO. A galeria expõe 43 ampliações de imagens dos cadernos de Waly, abertos em páginas aleatórias e fotografados em diferentes ambientes. Chamadas de Babilaques pelo autor, as obras foram definidas por ele como "performances poético-visuais". Produzidas em Nova York, Salvador e Rio de Janeiro entre 1975 e 1977, as imagens foram feitas pela mulher de Waly, Marta Braga, que contou com a ajuda dos artistas plásticos Hélio Oiticica e Regina Valter em algumas delas. Um texto, produzido com orientação da família do artista, trará informações sobre cada uma das obras. Serão produzidas tiragem de quinze unidades de cada babilaque. A partir de R$ 5 000,00. Lurixs Arte Contemporânea. Rua Paulo Barreto, 77, Botafogo, 2541-4935. Segunda a sexta, 14h às 19h. Sábado, mediante agendamento. Grátis. Até 11 de dezembro. A partir de sexta (30). www.lurixs.com. Veja Rio
Porto Alegre-RS - A Coleção do Amador - Gravura Atemporal Com curadoria de Cacaio Praetzel, a exposição traz a coleção do marchand Renato Rosa, composta por obras de artistas como Aldemir Martins, Amilcar de Castro, Fayga Ostrower, Flávio Shiró, Iberê Camargo, João Câmara e Tarsila do Amaral.Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano. Rua Riachuelo, 1257, Centro. Tel: (51) 3025-0600. De segunda a sexta das 14h às 18h Até 3 de novembro. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - Alma de Bailarino A exposição traz os trabalhos de Daniela Bolsoni Bittencourt que destacam poses e jeitos do corpo. As fotografias acentuam as silhuetas das performances das bailarinas.Solar dos Câmara. Rua Duque de Caxias, 968, Centro. Tel: (51) 3210-2993. De segunda a sexta, das 8h30 às 18h30. Até 30 de outubro. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - B Side Os novos trabalhos de Billy Argel estão nesta exposição. Em nanquim sobre papel, seguem o aspecto de arte para reprodução comercial em serigrafia. Galeria Fita Tape. Praça Garibaldi, 46, Centro. Tel: (51) 3028-1217. De terça a domingo, das 14h às 19h. Até de 22 de novembro. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - Cecil Beaton – Portraits Na exposição, o público pode conferir retratos em grandes dimensões de personalidades como Katharine Hepburn, Marisa Berenson, Marianne Faithfull e Salvador Dalí, feitos pelo inglês Cecil Beaton (1904-1980). Galeria Lunara. Avenida Presidente João Goulart, 551, Centro. Tel: (51) 3212-5979 Ramal 221. De segunda a sextas, das 9h às 18h. Até 8 de novembro. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - Dentro do Traço, Mesmo Todos os anos a fundação realiza um programa de residência artística. Nesta mostra estão expostos os trabalhos do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, com Regina Silveira, Amílcar de Castro, Daniel Senise, José Rezende, León Ferrari, Nelson Leirner, Jorge Macchi e Álvaro Siza. Fundação Iberê Camargo. Avenida Padre Cacique, 2000, Praia de Belas. Tel: (51) 3247-8000. De terça a domingo, das 12h às 19h e quinta, até às 21h. Até 29 de novembro. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - De Pollockcow a Déjà Vu As obras de Nelson Leirner e Fernando Ribeiro compõe a mostra. Leirner traz o trabalho Pollockcow, uma figura bovina de tamanho natural, totalmente adesivada como uma de suas paisagens de Figurativismo Abstrato. Ribeiro, em sua série Déjà Vu, trabalha um questionário de conhecimento sobre história da arte. Bolsa de Arte de Porto Alegre. Rua Quintino Bocaiúva, 1115, Moinhos de Vento. Tel: (51) 3332-6799. De segunda a sexta, das 10h30 às 19h e sábado, das 10h às 13h30. Até 31 de outubro. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Juventude Dourada As fotos da francesa Marie Paule Nègre que estão nesta mostra tem como tema a juventude.La Photo Galeria e Espaço Cultural. Travessa da Paz, 44, Centro. Tel: (51) 3221-6730. De terça a domingo, das 9h às 18h. Até 31 de outubro. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - Iberê Camargo – Uma experiência de pintura A mostra chega a Porto Alegre com uma retrospectiva da obra do gaúcho. A curadora Virginia Aita buscou dar um novo olhar sobre o conjunto dos trabalhos do artista, com 67 peças. Podem ser vistos trabalhos das séries célebres com ciclistas, carretéis e os “idiotas”.Fundação Iberê Camargo. Avenida Padre Cacique, 2000, Praia de Belas. Tel: (51) 3247-8000. De terça a domingo, das 12h às 19h e quinta, até às 21h. Até 29 de novembro. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - Manualidades - B Desenhos de Fernanda Manéa, Júlio César Herbstrith, Rafael Pagatini, Roberto Bitencourt Pereira e Simone Rocha da Conceição estão nesta exposição. As obras apresentam experimentações em grafite, carvão, gravura, nanquim, acrílica, fortagem e aguada.SESC Centro. Avenida Alberto Bins, 665, Centro. Tel: (51) 3284-2000. De segunda a sexta, das 9h às 20h. Até 13 de novembro. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - Marcelo Hübner O artista apresenta vinte telas feitas recentemente com variações do tema "flor". Os trabalhos são de grandes dimensões e trazem floristas, mercado de flores e buquês enrolados em jornais. Bublitz Galeria de Arte. Rua Vicente da Fontoura, 2600 lj.3, Rio Branco. Tel: (51) 3029-0109. De segunda a sexta, das 9h às 19h e sábado, das 9h às 16h. Até 24 de outubro. Grátis. Veja Porto Alegre

Porto Alegre-RS - Sobre O grupo N.A.I.P.E (Núcleo de Arte, Intervenção e Performance) expõe fotografias e intervenções artísticas nos dias 13, 17 e 24 de outubro. As obras são de Ana Paula Tomimori, Fernanda Bec, Lara Sosa, Laura Bortolazza, Mariana Konrad e Thaís Leite.Fundação Ecarta. Avenida João Pessoa, 943, Farroupilha. Tel: (51) 4009-2970. De terça a domingo, das 10h às 19h. Até 15 de novembro. Grátis. Veja Porto Alegre

São Paulo-SP - ALEJANDRO SARMIENTO. As cinquenta peças da individual revelam o modo como o designer argentino cria partir da reutilização de objetos. Uma câmara pneumática, por exemplo, dá origem a um móvel para sentar. Marca presença também o robô Naturitos, realizado com embalagens de desodorante e batom. Museu da Casa Brasileira. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, tel: 3032-3727. Terça a domingo e feriados, 10h às 18h. R$ 4,00. Grátis aos domingos. Até 22 de novembro. A partir de quarta (28). Veja São Paulo
São Paulo-SP - PIERRE VERGER. Muito lembrado pelos registros do cotidiano da Bahia, o fotógrafo francês Pierre Verger (1902-1996) tem reunidas setenta imagens da região da Andaluzia, na Espanha. Todas fotos foram feitas por ele em 1935, quando o país se encontrava às vésperas da Guerra Civil. Galeria Olido. Avenida São João, 473, centro, tel: 3331-8399, E República. Terça a sexta, 12h às 20h30; sábado e domingo, 13h às 20h30. Grátis. Até 22 de dezembro. A partir de sexta (30). Veja São Paulo
São Paulo-SP - ROBERT DOISNEAU. Autor da célebre fotografia O Beijo do Hotel de Ville, o francês é tema de retrospectiva com 106 imagens feitas para a Renault. Doisneau trabalhou para a montadora durante dois períodos (1934 a 1939 e 1946 a 1955), e em sua produção conseguia ir muito além da publicidade. Centro Cultural Fiesp — Espaço Fiesp. Avenida Paulista, 1313, tel: 3146-7384, E Trianon-Masp. Segunda, 11h às 20h; terça a sábado, 10h às 20h; domingo e feriados, 10h às 19h. Grátis. Até 6 de dezembro. A partir de terça (27). Veja São Paulo

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial