CURSOS - 3-11-09
São Paulo-SP - RESTAURAÇÃO DE ARQUITETURA
CURSO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU
APROVADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
Horários:
sábado - das 8 às 20:00 hs
domingos- das 8 às 18:00 hs
Início: 28,29 DE NOVEMBRO DE 2009
Duração: 20 meses
Carga horária: 400 horas
Inscrição: R$380,00
Depósito Banco Bradesco
AG 2720 c/c 9596-6
Escola de Educação Profissional Templo da arte LTDA-ME
Valor: 24 PARCELAS DE R$ 890,00
1º PARCELA DO CURSO NO MÊS QUE SE INICIA O CURSO
6 primeiras parcelas através de cheques e as demais por boletos bancários
Escreva no verso dos cheques o nome do curso, nesse caso Restauro Arquitetura.
Os cheques e os documentos abaixo devem ser enviados via sedex e nominais ao TEMPLO DA ARTE.
Documentos necessários:
NÃO HÁ NECESSIDADE DE AUTENTICAÇÃO-FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DEVIDAMENTE PREENCHIDO (fornecido pela escola).
FOTOCÓPIA DO RG E CPF.
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA.
FOTOCÓPIA DO DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO .
01 FOTOS 3X4.
CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO.
PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO NO VALOR DE R$380,00
A ESCOLA OFERECE ALOJAMENTO COMO CORTESIA.
DESCONTO DE 50% NAS PASSAGENS PARA OS ESTUDANTES DENTRO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
LOCAL : CENTRO TÉCNICO TEMPLO DA ARTE
RUA COSTA AGUIAR 1013 IPIRANGA SÃO PAULO, SP
São Paulo-SP - I Seminário Internacional Arquivos de Museus e Pesquisa
Evento organizado pela Pinacoteca do Estado de São Paulo em parceria com o Museu de Arte Contemporânea da USP. O mesmo acontecerá entre os dias 9 e 10 de novembro, no auditório do MAC (Cidade Universitária).
Evento organizado pela Pinacoteca do Estado de São Paulo em parceria com o Museu de Arte Contemporânea da USP. O mesmo acontecerá entre os dias 9 e 10 de novembro, no auditório do MAC (Cidade Universitária).
Segue em anexo o programa completo. Para maiores informações e inscrições é possível acessar o site do MAC em http://www/. mac. usp. br
Enviado por: Gabriel Moore Forell Bevilacqua
Apresentação e objetivos
O objetivo deste seminário é reunir profissionais e estudiosos de arquivos e museus e instituições de artes visuais para estreitar experiências e constituir diálogos em torno do papel dos arquivos dentro das instituições museológicas. O evento pretende expor e abordar conceitos, práticas, e funções dos arquivos no âmbito dos museus, e mais especificamente nos museus de arte. Com o intuito de melhor delimitar e apresentar problemas e diferentes perspectivas profissionais o encontro será pautado por meio de duas linhas de investigação e diálogo:
A - Gestão e papel do arquivo no museu: lugar na estrutura da instituição, o arquivo no museu de arte, metodologia arquivística e procedimentos técnicos, documentação museológica (práticas e diálogos), apoio à administração direta, bancos de dados e informatização de arquivos, sistemas de informação institucional, atendimento ao consulente e ferramentas de pesquisa;
B - O arquivo do museu como fonte de pesquisa: a pesquisa no museu (linhas e perfis), a pesquisa no museu de arte (especificidades), curadoria de exposições, história institucional (trajetórias das instituições museológicas de arte em São Paulo), crítica e história da arte, especificidades das artes moderna e contemporânea. Um dos principais focos do evento é tratar das especificidades e características comuns de arquivos que se constituem dentro de instituições que desenvolvem atividades de exposições, pesquisa e eventos de artes visuais, particularmente, dentro de museus de arte. Neste sentido, a idéia é constituir um conjunto de contribuições que possam dar conta do estado da arte das questões que envolvem arquivos de museus, tanto do ponto de vista da metodologia arquivística, quanto do ponto de vista das atividades de pesquisa realizadas nas instituições museológicas. Deste modo, criar-se-ia a possibilidade de diálogo entre as necessidades da preservação de documentos e as necessidades do pesquisador que faz uso da infra-estrutura e dos serviços dos arquivos dos museus. A opção por abordar de forma específica os museus de arte dentro de um recorte temático mais amplo é justificada pelos recentes debates que apontam para uma situação diferenciada dos documentos gerados e acumulados pelo museu de arte, sobretudo no que diz respeito a acervos de arte moderna e contemporânea. A dinâmica cotidiana dos museus de arte também revela que é preciso discutir novas definições, concepções e limitações tanto do documento quanto da obra de arte e/ou objeto artístico, pois as práticas modernas e contemporâneas trabalham com suportes e demandas cada vez mais variados, criando pontos de intersecção conceituais bastante desafiadores para os diversos profissionais que dialogam nos museus. Finalmente, outra questão fundamental que nortearia os debates do seminário seria o uso de bases de dados e sistemas informatizados de pesquisa e gestão arquivística, suas vantagens e seus problemas dentro das realidades e necessidades do museu e suas atividades.
Estudos de caso
Com a intenção de expor e colocar em debate experiências profissionais significativas serão apresentados estudos de caso de arquivos de museus e instituições correlatas, dentre as quais se destacam iniciativas do Museu de Arte Contemporânea da USP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo e Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP.
A intensa prática da pesquisa dos arquivos dessas instituições revela, além da problemática técnica envolvida, uma forte ligação fundada na trajetória das atividades artísticas da cidade de São Paulo a partir dos anos 1950, que passaram a ter como ponto comum a Bienal de São Paulo e o Parque do Ibirapuera.
Outro aspecto a ser debatido é a possibilidade de integração e criação de ferramentas de pesquisa comuns, como uma base de dados que referenciasse esses fundos de arquivo para facilitar o acesso à documentação e à pesquisa acadêmica, bem como a compreensão do contexto histórico por trás da criação e das trajetórias das principais instituições artísticas da cidade de São Paulo.
Este banco de dados poderia se lançar através da proposta de publicação na internet de uma relação geral das exposições e eventos artísticos organizados por essas instituições de 1905 (ano de criação da Pinacoteca do Estado de São Paulo) até os dias atuais.
Programa 09/11
• O Arquivo no Museu de Arte: usos e contextos
9h00 Abertura: Profa. Dra. Lisbeth Rebollo Gonçalves (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo) e Dr. Marcelo Araújo (Pinacoteca do Estado de S. Paulo)
9h30 Prof. Dr. Ulpiano Bezerra de Menezes - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo
10h30 pausa para café
11h00 Profa. Dra. Ana Maria Camargo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- Universidade de São Paulo
12h00 debate (mediadora da mesa: Dra. Silvana Karpinscki - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo).
12h30 encerramento dos trabalhos da manhã
14h00 Dra. Deborah Wythe - Coordenadora do Departamento de Serviços e Coleções Digitais do Brooklyn Museum (Nova Iorque / Estados Unidos)
15h00 pausa para café
15h30 Profa. Dra. Patricia Artundo - Fundación Espigas (Buenos Aires/Argentina)
16h30 Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins - Museu Paulista da Universidade de São Paulo 17h30 debate (mediador da mesa: Gabriel Moore Forell Bevilacqua - Pinacoteca do Estado de São Paulo)
18h00 encerramento dos trabalhos da tarde
10/11 • A Pesquisa em Arquivos de Museus e estudos de caso: arquivos de museus e instituições de arte em São Paulo
9h00 Profa. Dra. Johanna Wilhelmina Smit - Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo.
9h45 Profa. Dra. Cristina Freire - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
10h30 pausa para café
11h00 Dra. Ana Paula Nascimento - Pinacoteca do Estado de São Paulo
11h45 debate (mediadora da mesa: Profa. Dra. Ana Magalhães - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo)
12h15 encerramento dos trabalhos da manhã
14h00 Profa. Dra. Aracy Amaral - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo
15h00 Painel: Estudos de caso - Arquivos Pinacoteca do Estado de São Paulo, MASP, MAM, Bienal e MAC-USP Coordenação da mesa: Profa. Dra. Ana Magalhães
15h00 Dr. Felipe Chaimovitch - MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo)
15h20 Ivani di Grazia Costa - Centro de Documentação e Biblioteca - MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)
15h40 pausa para o café
16h00 Adriana Villela - Arquivo Histórico Wanda Svevo (Fundação Bienal de São Paulo) 16h20 Dra. Silvana Karpinscki - Arquivo MAC USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo)
16h40 Gabriel Moore - Centro de Documentação e Memória - Pinacoteca do Estado de São Paulo
17h00 debate, conclusões e propostas de ações conjuntas: Profa. Dra. Ana Magalhães - MAC USP e Gabriel Moore - Pinacoteca do Estado de São Paulo
17h30 encerramento dos trabalhos
Data: 9 e 10 de Novembro de 2009
Local: Auditório MAC-USP
Endereço: Rua da Reitoria, 160
Cidade Universitária/Butantã
São Paulo/SP
• CEP: 05507-000
Telefone: (11) 3091-3161
e-mail: ceema@usp. br
ACCR
São João del Rei-MG - Franceses e brasileiros organizam curso para debater materiais do patrimônio cultural
De que forma os mais modernos métodos científicos e os últimos recursos tecnológicos podem ajudar a preservar e reconstituir a história? O que a preservação de objetos e materiais tem a nos dizer sobre passado e presente? Qual o futuro de nosso patrimônio cultural material? Essas e outras questões são foco da Escola Temática Interdisciplinar “Caracterização e Datação de materiais do Patrimônio Cultural” (CAPADAC), que foi aberta no dia 25 de outubro em São João del Rei, Minas Gerais, e será realizada até 31 de outubro de 2009.
São João del Rei-MG - Franceses e brasileiros organizam curso para debater materiais do patrimônio cultural
De que forma os mais modernos métodos científicos e os últimos recursos tecnológicos podem ajudar a preservar e reconstituir a história? O que a preservação de objetos e materiais tem a nos dizer sobre passado e presente? Qual o futuro de nosso patrimônio cultural material? Essas e outras questões são foco da Escola Temática Interdisciplinar “Caracterização e Datação de materiais do Patrimônio Cultural” (CAPADAC), que foi aberta no dia 25 de outubro em São João del Rei, Minas Gerais, e será realizada até 31 de outubro de 2009.
O evento integra a programação oficial do Ano da França no Brasil com o objetivo de estreitar ainda mais as relações entre os dois países nos âmbitos da pesquisa e da tecnologia que unem disciplinas como Física, Química, Arqueologia e Conservação-restauração.Organizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e pelo Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France (C2RMF), o CADAPAC inclui cursos teóricos, apresentações de trabalhos e oficinas realizadas com o auxílio de modernos equipamentos portáteis de exame e análise. Os materiais em questão são aqueles com potencial interesse histórico, como panos, rochas, cerâmicas, metais e telas. A escolha da cidade de São João del Rei como sede, com seus detalhes e arquitetura barrocos da época colonial brasileira, dá também oportunidade aos cerca de 120 inscritos de diversos países e estados brasileiros – dentre os quais 23 conferencistas – de conhecer e apreciar um dos maiores representantes do patrimônio cultural do país.A importância da parceria francesa para as pesquisas brasileiras foi ressaltada pelo diretor do CBPF, Ricardo Ozório Galvão. Segundo ele, a celebração do Ano da França no Brasil “é uma justa homenagem a uma nação que teve um papel fundamental na formação da elite cultural e científica brasileira”.
Sobre o programa de curso organizado, Vieira Silva afirmou que o CADAPAC é mais que um simples congresso: “Este evento foi pensado com um objetivo de formação de pesquisadores na área interdisciplinar de ciências do patrimônio, que carece de especialistas no Brasil”.A solenidade de abertura do CAPADAC foi realizada no anfiteatro da Biblioteca Otto Lara Resende da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Os participantes foram acolhidos inicialmente pelo Pró-Reitor da UFSJ, Marcos Vieira Silva: “A cidade de São João del Rei é um patrimônio cultural vivo. Nós temos uma trajetória significativa na produção da cultura da região, e a universidade faz parte deste processo, procurando manter essa tradição e ao mesmo tempo renová-la cotidianamente com a produção de novos conhecimentos”.
Diretora do C2RMF, Christiane Naffah apresentou a instituição francesa, uma das pioneiras mundiais na área de restauração patrimonial. Em sua apresentação, ela descreveu algumas das metodologias mais utilizadas nas pesquisas francesas e exemplificou uma de suas aplicações com a pintura “A Virgem e o Menino com Santa Ana”, de Leonardo da Vinci, a respeito da qual estudos de vestígios na tela revelaram desenhos e esboços inéditos do artista renascentista. Esse estudo faz parte do banco de dados “Eros”, desenvolvido pelo C2RMF, que conta com mais de 300 mil imagens em alta definição e diversas ferramentas de análise.Responsável francesa pela organização do evento por parte da C2RMF, Maria Filomena Guerra encarregou-se de transmitir aos presentes uma mensagem do cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Hugues Goisbault. Goisabault agradeceu os esforços dos envolvidos na realização do evento e chamou a atenção para o vínculo entre França e Brasil: “Os dois países compartilham há muito tempo uma mesma visão”. Segundo ele, os organismos de pesquisa brasileiros fazem jus à “convicção francesa de que o Brasil é um dos grandes países do século XXI”.
O reitor da UFSJ, Helvécio Luiz Reis, disse por sua vez se sentir honrado por sediar o evento, “que dá a oportunidade de revelar trabalhos que vêm sendo feitos no país e, particularmente, na própria UFSJ, que se encontra em fase de expansão, em um momento de euforia e de muito trabalho”. E concluiu: “a cidade de São João del Rei mostra uma pacífica convivência entre o moderno e o histórico. Espero que todos consigam também, nesta semana de estudos, conhecer as belezas do nosso patrimônio material”.
A lista de participantes do evento inclui doutorandos, professores e profissionais das diversas áreas relacionadas ao tema dos materiais do patrimônio cultural. Pelo menos um deles, o doutorando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na área de radiografia digital, Davi Ferreira de Oliveira, está motivado para o início do curso: “É uma oportunidade de conhecer novas técnicas e equipamentos para enriquecimento da área de pesquisa e de diversos campos profissionais”.
Para o professor de Física do Departamento de Ciências Naturais da UFSJ e membro do comitê local de organização da Escola, Marco Túlio Raposo, “trata-se, sobretudo, de uma oportunidade de fixar parcerias e iniciar novos trabalhos”. Ele considera que a área de estudos de materiais tem um futuro promissor. Já o membro do comitê científico de organização e conferencista da Escola, o Prof. Carlos Roberto Appoloni, do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ressaltou a necessidade do evento para o Brasil e reconheceu a importância da França para os estudos de materiais: “Enquanto na França esses estudos já tomavam forma nos anos 50, no Brasil foi somente a partir da década de 90 que começaram a aparecer os primeiros esforços significativos.”A Escola é patrocinada pelo Ministério d Ciência e Tecnologia, Governo Federal do Brasil, CBPF, C2RMF, UFSJ, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Centro Latino Americano de Física (CLAF), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Informe Sergipe
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