ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

25 novembro, 2009

EXPOSIÇÕES - 25-11-09

Rio de Janeiro - Nas brumas da polêmica
Dois professores da Universidade Stanford, o historiador Robert Proctor e o médico Robert Jackler, reuniram 63 reproduções de campanhas publicitárias de cigarro veiculadas nos Estados Unidos entre 1920 e 1950.
As aparentemente simpáticas peças de propaganda revelam estratégias para conquistar fumantes que hoje soam inacreditáveis. Bebês fofinhos, Papai Noel e o ator e futuro presidente americano Ronald Reagan aparecem defendendo as virtudes de uma tragada na mostra Propagandas de Cigarro - Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas, que ocupa a Caixa Cultural a partir de sábado (28).
De acordo com as mensagens exibidas, o cigarro ajuda a emagrecer e é recomendado por médicos. Com a recente entrada em vigor da nova lei antifumo no estado, a exposição pode ajudar a pensar a sério, e sem enganação, sobre o assunto. Propagandas de Cigarro - Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, 2544-7666, a Carioca. Terça a sábado, 10h às 22h; domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 17 de janeiro de 2010. A partir de sábado (28). www.caixacultural.com.br. Veja Rio
São Paulo-SP - O dia a dia de uma instituição
Artistas são convidados a criar obras a partir da vida do Centro Cultural São Paulo.
O Centro Cultural São Paulo (CCSP) inaugura hoje a 3ª Mostra do Programa de Exposições 2009, última rodada de individuais dos artistas selecionados na edição deste ano, agora, apresentando as obras de Ana Prata, Carlota Mazon, Cris Bierrenbach, Grupo Hóspede, Letícia Ramos, Luiz Marchetti, Rafael Carneiro e Sofia Borges.
A instituição ainda resgata agora na última mostra a prática antiga do Programa de Exposições (criado em 1990), de colocar ao lado da jovem safra a participação de artistas convidados do projeto, desta vez, Daniel Senise, Rochelle Costi e Ricardo Basbaum, que criaram trabalhos específicos para a ocasião."Quando convidados, pedimos a eles que desenvolvessem obras a partir do contexto e da história do Centro Cultural São Paulo", diz Fernanda Albuquerque, curadora, desde maio, da área de Artes Visuais da instituição. No ano passado, o Programa de Exposições contou com participação de convidados, tendo como mote essa linha de criação de trabalhos específicos que levavam em consideração a arquitetura, o público, o dia a dia, a história, o funcionamento e o entorno do CCSP - impossível não lembrar o fato de o artista João Loureiro, que fez uma crítica institucional (de uma forma geral) ao criar fotografia da representação de fantasmas trabalhando numa repartição do CCSP, ter tido sua obra retirada da mostra pelo desconforto que causou.
Para a edição deste ano do programa, a instituição fez o convite a Daniel Senise, Rochelle Costi e Ricardo Basbaum em julho."A ideia de convidar Senise se deu pela presença massiva de pintura que recebemos nos 540 portfólios inscritos", diz Fernanda Albuquerque.
O artista carioca é um dos nomes de mais destaque da chamada Geração 80 - foi um dos primeiros criadores a despontar no cenário brasileiro naquela época de explosão da pintura e desde cedo já vendendo bem suas obras. Mas, curiosamente para essa mostra no CCSP, ele não vai apresentar suas telas, mas o resultado de um trabalho diferente dentro de sua trajetória. Ele vai criar um muro de tijolos de papel reciclado das sobras da gráfica do CCSP para esconder a escultura Eva, de Brecheret, exposta permanentemente no Piso Caio Graco do prédio. A obra de Senise também se chama Eva e vai ser feita durante a exposição - uma fabriqueta de papel vai produzir os tijolos no Piso Flávio de Carvalho.
Já Rochelle Costi escolheu fazer sua pesquisa a partir do porão da instituição, onde o acesso é restrito ao público e onde trabalham uma série de funcionários - no local, por exemplo, fica abrigada a Coleção de Arte da Cidade, o ateliê de restauro da instituição, serralheria e a gráfica, por exemplo. Rochelle fez fotografias dos arranjos que os funcionários fazem em seus espaços de trabalho, como os vasos de flores. "É um trabalho sobre o gosto", diz a curadora. As fotos serão exibidas em pequenas back-lights instaladas por toda a exposição.
Por fim, Basbaum criou circuito de nove câmeras por pontos do CCSP. Elas registram imagens de locais onde o artista colocou palavras e expressões adesivadas. Ainda este ano o CCSP vai lançar o edital da edição de 2010 do Programa de Exposições - com novidades, selecionará apenas até 18 artistas e não 21 como sempre ocorreu.
Serviço
Daniel Senise, Rochelle Cos-ti, Ricardo Basbaum e 3.ª Mostra do Programa de Exposições 2009. CCSP. Rua Vergueiro, 1.000, telefone 3397-4002. 10 h/20 h (sáb. e dom. até 18 h; fecha 2.ª). Grátis. Até 15/3. Abertura hoje, 15 h
Camila Molina
Estadao.com.br

Rio de Janeiro - Festival Internacional de Humor reúne exposições, concursos e espetáculos teatrais

RIO - Com destaque para o humor gráfico e esquetes teatrais, começa nesta segunda (16.11) a segunda edição do Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro (FIHRJ). O Centro Cultural dos Correios e o Oi Futuro (Ipanema e Flamengo) recebem atrações e as competições que homenageiam o Ano da França no Brasil e Fortuna, considerado o "cartunista dos cartunistas" por feras como Jaguar, Millôr e Ziraldo.
Assista a 'Mutantes cariocas', que está na mostra de videografismo
Uma novidade é a mostra de videografismo, a "Rio de Bom Humor", em cartaz a partir desta quarta, no Oi Futuro Flamengo. Também lá, acontece a Mostra de Stand Up Comedy, até domingo, com Fabio Porchat e Fabio Silvestre; Miele ("Música, humor, mentiras & vídeo-tape"); e a Musicomédia de Fernando Caruso, Gregório Duvivier e Gustavo Pereira, entre outros.
Mais uma vez, será feita a entrega do Prêmio Desenho de Imprensa para os melhores em cada categoria. De todos os trabalhos entregues, 60 estarão expostos. Na disputa pela melhor esquete, concorrem, entre os 20 selecionados, Claudia Rodrigues, Carine Klimeck e Oswaldo Montenegro (na categoria diretores). A lista dos vencedores sai no dia 15 de dezembro.


As exposições movimentam o Centro Cultural Correios. Em "O cartunista dos cartunistas", é feita uma retrospectiva da carreira de Fortuna, desde seu início, na década de 60, até a morte, em 1994. "França - Brasil 200 anos do desenho francês" conta por meio de 172 desenhos a história de 43 desenhistas franceses, entre eles Daumier, Folon, Andre François e Siné. A "World press cartoon" (WPC) apresenta 47 trabalhos que representam a visão mundial do desenho de imprensa. Por fim, será entregue o Prêmio Nacional de Desenho de Humor de Imprensa.
Confira a programação completa do
site do festival .
Mais notícias no site do Rio Show
II Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro. Até 20 de dezembro, o evento reúne exposições, mostras de videgrafismo e stand-up comedy, shows de humor e um festival de esquetes.
Centro Cultural Correios: Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro - 2253-1580.
Oi Futuro Flamengo: Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo - 3131-3060.
Oi Futuro Ipanema: Rua Visconde de Pirajá 54, Ipanema - 2523-5225.
O Globo

Ubá-MG - Encontro de Carros Antigos

O Pavilhão de Exposições do Horto Florestal de Ubá em Minas Gerais recebeu no final de semana 14 e 15 de novembro o seu 1º Encontro de Carros Antigos. Evento paralelo a Festa do Cavalo realizada pela Prefeitura da cidade.O encontro teve a participação de diversos clubes mineiros. A cobertura foi feita pelo vice presidente da Sociedade do Carro Antigo de Barbacena Claudio Mazzoni, que esteve presente com a "Velha Dama", sua inestimável Brasília 1975.
Texto: Equipe do Portal Maxicar

São Paulo-SP - Museu de Zoologia da USP apresenta a exposição Charles Darwin: Evolução para todos

O Museu de Zoologia da USP traz ao público até 28 de fevereiro de 2010 uma abordagem clara e direta da revolucionária teoria do naturalista inglêse seu papel na compreensão da biodiversidade de nosso planeta.
No ano do bicentenário do nascimento de Charles Darwin e dos 150 anos da publicação da obra “A Origem das Espécies”, o Museu de Zoologia da USP detentor do mais completo acervo da fauna da região Neotropical do planeta que abrange da Patagônia ao México – reafirma com a exposição “Charles Darwin: evolução para todos!” seu compromisso de fomentar a cultura científica e a formação de cidadãos críticos,seguindo recomendações internacionais para os museus de história natural.
RSS
Rio de Janeiro - ALEX HERZOG. Admirador dos bistrôs parisienses, o chef de cozinha e fotógrafo profissional começou a clicá-los em 2006, nas assíduas viagens que faz à França. De lá para cá, criou mais de 3 000 imagens, das quais 77 foram selecionadas para integrar a mostra Bistrôs Paris. Há fotos de fachadas, detalhes, frequentadores e objetos curiosos. Os trabalhos serão expostos em frente ao In House Café Bistrô, que vai oferecer menu especial e trilha sonora de músicas francesas durante a temporada. Rio Design Barra. Avenida das Américas, 7777, 3º piso, Barra da Tijuca, 2430-3024. Segunda a sábado, 10h a 0h. Domingo, 12h a 0h. Grátis. Até 12 de dezembro. A partir de terça (24). www.riodesign.com.br. Veja Rio
Rio de Janeiro - ANA LUISA FLORES. Premiada na tradicional coletiva Novíssimos, do Ibeu, e em concurso realizado pelo Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, a jovem revelação de Volta Redonda realiza a sua primeira individual. Diário Traçado é composta de vinte desenhos em pequeno formato, nove litografias e oito gravuras em metal. Todas as obras foram produzidas em 2009 e usam o papel como suporte. R$ 700,00 a R$ 2 000,00. Galeria de Arte Ibeu. Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 690, 2º andar, Copacabana, 3816-9400, a Siqueira Campos. Segunda a sexta, 13h às 19h. Grátis. Até 18 de dezembro. A partir de sexta (27). www.ibeu.org.br. Veja Rio

Rio de Janeiro - ELDER ROCHA. Professor de artes visuais da Universidade de Brasília, o artista goiano apresenta, na mostra Mar de Bar, uma instalação composta de doze telas de diferentes dimensões, além de uma pintura em guache feita nas paredes da galeria. Na obra, Elder reorganiza fragmentos de imagens que coleciona. Trata-se de um elogio à capacidade humana de transformar as coisas. Completam a exposição pinturas e desenhos. R$ 2 500,00 a R$ 18 000,00. Laura Marsiaj Arte Contemporânea. Rua Teixeira de Melo, 31 C, Ipanema, 2513-2074. Terça a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 16h. Grátis. Até 9 de janeiro de 2010. A partir de sexta (27). www.lauramarsiaj.com.br. Veja Rio

Rio de Janeiro - LEONARDO VIDELA. Crítico da arquitetura contemporânea, o artista plástico usa caixotes de papelão para desenvolver suas Sugestões Habitacionais. Os trabalhos seguem o conceito de "embalagens habitacionais", usado por Videla para definir os imóveis construídos atualmente. Na série, ele também se apropria de plantas baixas. R$ 2 000,00 a R$ 8 000,00. Laura Marsiaj Arte Contemporânea. Rua Teixeira de Melo, 31 C, Ipanema, 2513-2074. Terça a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 16h. Grátis. Até 9 de janeiro de 2010. A partir de sexta (27). www.lauramarsiaj.com.br Veja Rio
Rio de Janeiro - NELSON FELIX. Desde os anos 80 o artista busca, com suas obras, extrapolar o espaço expositivo. Desta vez, o carioca Felix exibe no Parque Lage uma escultura formada por sessenta vigas de ferro e um anel de mármore de 9 toneladas e 2,3 metros de diâmetro. Também de grandes dimensões, as outras seis peças que compõem a exposição Cavalariças, feitas em mármore de Carrara, bronze e ouro, podem ser vistas na H.A.P. Galeria junto com dez desenhos em ouro sobre papel. A curadoria é de Ronaldo Brito. R$ 10 000,00 a R$ 200 000,00. Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Cavalariças. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, 3257-1800. Terça a quinta, 12h às 20h; sexta a domingo, 10h às 17h. Grátis. Até 21 de fevereiro de 2010. A partir de sábado (28). H.A.P. Galeria. Rua Abreu Fialho, 11, Jardim Botânico, 3874-2830. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 14h às 19h. Grátis. Até 21 de fevereiro de 2010. A partir de sábado (28). Veja Rio
Rio de Janeiro - RAUL LEAL. Em Contraimagem, o jovem artista apresenta cinco pinturas em acrílica sobre telas de grandes dimensões. Produzidos em 2009, os trabalhos remetem às paisagens vistas das janelas da galeria. Raul as fotografa e manipula no computador, retirando elementos antes de transpor as imagens para a tela. R$ 4 500,00 a R$ 5 400,00. Galeria de Arte Ibeu. Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 690, 2º andar, Copacabana, 3816-9400, a Siqueira Campos. Segunda a sexta, 13h às 19h. Grátis. Até 18 de dezembro. A partir de sexta (27). www.ibeu.org.br. Veja Rio
Rio de Janeiro - URBEPOESE. Região que abriga o Teatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional, a Cinelândia é alvo do olhar de Lúcia Avancini, Helena Wassersten e Marilou Winograd nesta coletiva. Avancini traz um vídeo sonorizado com projeção em tela translúcida, no qual capta os múltiplos sons e ruídos da praça. Winograd utiliza três caixas de luz e outra três de espelhos para criar um caleidoscópio e revelar ângulos inusitados do lugar. Já Wessersten mostra um painel com cerca de vinte fotos que retratam a arquitetura dos imóveis e o efeito que o tempo exerce sobre eles. Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro, 3261-2550, a Cinelândia. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 10 de janeiro de 2010. A partir de quarta (25). www.ccjf.trf2.gov.br. Veja Rio
Porto Alegre-RS - 10.357 km em Linha A artista plástica Teresa Poester trabalhou com caneta Bic sobre papel Montval. A intenção é passar a ideia das distâncias que a artista percorreu com linhas, nos processos dos seus trabalhos, ao longo dos últimos 30 anos.Museu do Trabalho. Rua dos Andradas, 230, Centro. Tel: (51) 3227-5196 (51) 3227-5196. De terça a sábado, das 13h30 às 18h30 e domingo das 14h às 18h30. Até 29 de novembro. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - 40 Ano de Woodstock - 1969-2009 Promovida pela Discoteca Pública Nato Henn, a exposição traz registros do festival de música, além de capas de disco de vinil e CD, recortes e referências discográficas pertencentes ao acervo do DPNH.Casa de Cultura Mário Quintana. Rua dos Andradas, 736, 3º andar, Centro. Tel: (51) 3221-7147 (51) 3221-7147. De terça a sexta, das 9h às 21h. Até 31 de dezembro. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - Art-Trama A exposição reúne os trabalhos de Inês Benetti, Maria Inês Rodrigues, Luiza Fontoura e Esther Bianco. As obras em pinturas e escultura exibem planos, linhas e fios que se completam e se harmonizam formando a trama do tema exposto.Casa de Cultura Mário Quintana. Rua dos Andradas, 736, 3º andar, Centro. Tel: (51) 3221-7147 (51) 3221-7147. De terça a sexta, das 10h às 19h, sábado e domingo, das 12h às 21h. Até 30 de novembro. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - B Side Os novos trabalhos de Billy Argel, em nanquim sobre papel, seguem o aspecto de arte para reprodução comercial em serigrafia. Galeria Fita Tape. Praça Garibaldi, 46, Centro. Tel: (51) 3028-1217 (51) 3028-1217. De terça a domingo, das 14h às 19h. Até de 22 de novembro. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - Dentro do Traço, Mesmo Todos os anos a Fundação Iberê Camargo realiza um programa de residência artística. Nesta mostra estão expostos os trabalhos do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, dos artistas Regina Silveira, Amílcar de Castro, Daniel Senise, José Rezende, León Ferrari, Nelson Leirner, Jorge Macchi e Álvaro Siza. Fundação Iberê Camargo. Avenida Padre Cacique, 2000, Praia de Belas. Tel: (51) 3247-8000 (51) 3247-8000. De terça a domingo, das 12h às 19h e quinta, até às 21h. Até 29 de novembro. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - Iberê Camargo – Uma experiência de pinturaTrata-se de uma retrospectiva da obra do artista gaúcho (1912-1994) com curadora Virginia Aita. São 67 obras, incluindo trabalhos das séries célebres como ciclistas, carretéis e os idiotas.Fundação Iberê Camargo. Avenida Padre Cacique, 2000, Praia de Belas. Tel: (51) 3247-8000 (51) 3247-8000. De terça a domingo, das 12h às 19h e quinta, até às 21h. Até 29 de novembro. Grátis. Veja Porto Alegre
Porto Alegre-RS - Jindrich Streit: Fotografia 1965 – 2005 A mostra reúne imagens do fotógrafo tcheco que captou cenas em vilarejos espalhados pelo seu país, principalmente na região rural da Morávia. As fotos revelam o cotidiano e as dificuldades decorrentes do regime socialista entre os anos 1960 e 2000. Galeria Augusto Meyer. Rua dos Andradas, 736, 3º andar, Centro.
Tel: (51) 3221-7147 (51) 3221-7147.
De terça a sexta, das 9h as 21h; sábado e domingo, das 12h às 21h. Até 6 de dezembro. Grátis. Veja Porto Alegre

São Paulo-SP - DESENHO OCUPADO E FERNANDA FRAGATEIRO. Sete artistas integram a coletiva de vinte obras Desenho Ocupado — todos membros do Atelier Fidalga, grupo de estudos que se reúne semanalmente para pesquisar e produzir. Também na Galeria Leme, a portuguesa Fernanda Fragateiro exibe, em Invisibilidade, cinco esculturas de aço inoxidável e alumínio. R$ 2 000,00 a R$ 40 000,00. Galeria Leme. Rua Agostinho Cantu, 88, Butantã, tel: 3814-8184. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 17h. Até 19 de dezembro. A partir de quarta (18). Fecha na sexta (20).
Veja São Paulo
São Paulo-SP - MOSTRA LABMIS. A coletiva apresenta os resultados do programa de residência artística do laboratório do MIS — a cada ano, um grupo de jovens artistas desenvolve obras no espaço. Serão expostos sete trabalhos, entre vídeos e instalações. O paulistano Alexandre Fenerich e o baiano Caetano Dias são alguns dos nomes representados. MIS. Avenida Europa, 158, Jardim Europa, tel: 2117-4777. Terça a sexta, 12h às 19h; sábado, domingo e feriados, 11h às 18h. R$ 4,00. Grátis aos domingos. Até 3 de janeiro de 2010. A partir de quarta (18). Veja São Paulo
São Paulo-SP - NIURA BELLAVINHA. São dezoito trabalhos, entre pinturas, fotografias, vídeos e um desenho. Destaque para a série Fluidos e Fixos, na qual a artista mineira aplica pigmentos secos sobre linho e depois os remaneja na tela com jatos de água e ar comprimido. R$ 10 000,00 a R$ 60 000,00. Luciana Brito Galeria. Rua Gomes de Carvalho, 842, Vila Olímpia, tel: 3842-0635. Terça a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 17h. Até 9 de janeiro de 2010. A partir de quarta (18). Fecha na sexta (20). Veja São Paulo
São Paulo-SP - RODRIGO CUNHA. Considerado por alguns críticos uma revelação da arte nacional (foi comparado por Paulo Sérgio Duarte ao polonês naturalizado francês Balthus), o artista catarinense realiza sua primeira individual na cidade. Temas para Uma Realidade reúne dezoito óleos. R$ 800,00 a R$ 3 400,00. Galeria Múltipla de Arte. Avenida Morumbi, 7986, Brooklin, tel: 5041-0157. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 14h. Até 12 de dezembro. A partir de quinta (19). Fecha na sexta (20). Veja São Paulo
São Paulo-SP - TUNGA. Composta de trinta aquarelas sobre papel algodão realizadas entre 2005 e 2009, Quase Auroras inspira-se numa garrafa de cristal presente no ateliê do artista pernambucano radicado no Rio de Janeiro. A partir de objetos colocados dentro dela e, posteriormente, refletidos pelo sol em uma mesa, Tunga desenhou imagens de cunho erótico. Preços não fornecidos. Galeria Millan. Rua Fradique Coutinho, 1360, Vila Madalena, tel: 3031-6007. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 17h. Até 19 de dezembro. A partir de quinta (19). Fecha na sexta (20). Veja São Paulo

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial