ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

02 dezembro, 2009

EXPOSIÇÕES - 2-12-09

Rio de Janeiro - Tentativa, erro e inspiração
Falhas inesperadas dão o tom da individual deLuiz Zerbini na Casa de Cultura Laura Alvim
Divulgação
Um mosaico de gelatina: quadradinhos coloridos de registros em vídeos defeituosos inspiram uma das obras da mostra
Para quem usa tecnologia no trabalho, bugs e panes em geral são pesadelos. Não é o caso de Luiz Zerbini. Artista multimídia, ele apresenta a individual Ruído, sua primeira mostra na cidade em cinco anos, inspirado por falhas em seus processos de produção. Paulista radicado no Rio há quase três décadas, Zerbini recorreu ao erro para criar instalações, vídeos e desenhos. "Torço para dar problema. Eles são tão raros, quando acontecem tenho de aproveitar", diz em tom de brincadeira o integrante do grupo Chelpa Ferro, ao lado de Sergio Mekler e Barrão, e egresso da profícua coletiva Como Vai Você, Geração 80?, de 1984, um marco na arte contemporânea brasileira.
Em 2007, Zerbini tentou imprimir trabalhos usando, sem saber, um cartucho de tinta defeituoso. Resultou daí a criação batizada com o nome da máquina, Style Writer. "Defeitos acrescentam. O acaso é fundamental no processo criativo, e eu o respeito muito", conta. Nas onze obras da nova mostra, dez delas inéditas, o erro tem importância fundamental. No registro em vídeo de uma paisagem, o reflexo da luz na água prejudicou a qualidade da imagem. O nome técnico da imperfeição, "ruído", batiza a exposição em que os conhecidos quadradinhos coloridos aparecem de várias maneiras. Até em gelatina, como na foto acima.
Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, 2332-2016. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 21 de fevereiro de 2010. A partir de quinta (3).
Veja Rio


São Paulo-SP - O Centro Universitário Maria Antonia abriga a exposição que marca os 30 anos do escritório Brasil Arquitetura
A exposição Brasil Arquitetura – A tradição do novo – que acontece de 22/10 a 17/01, na sala principal do Centro Universitário Maria Antonia da USP – apresenta um painel da trajetória de 30 anos de atuação do escritório Brasil Arquitetura no panorama da produção contemporânea brasileira. Exibida no Tokyo Art Museum, no Japão, a exposição revela, em blocos temáticos, os principais temas presentes no
trabalho dos arquitetos Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz: o diálogo entre contextos históricos e contemporaneidade, entre projeto e programa, entre paisagem e desenho.“Buscamos uma arquitetura criada a partir de profunda conexão com as bases culturais de cada lugar e protagonistas”, afirmam os arquitetos.
Composta por projetos recentes, textos, maquetes, croquis, fotos, vídeos, uma seleção de móveis produzidos na Marcenaria Baraúna e uma mostra de fotografias da série Arquitetura Rural na Serra da Mantiqueira, de Marcelo Ferraz (1992), a exposição retrata a maneira abrangente de atuação dos arquitetos.
Os premiados projetos do Museu Rodin, em Salvado/BA, do Museu do Pão/Moinho Colognese, no Rio Grande do Sul; e do KKKK – Museu da Imigração Japonesa, no Vale do Ribeira, compõem um bloco de destaque na exposição. Os filmes O Milagre do Pão e Brasil Caipira, da série O Povo Brasileiro, da diretora Isa Grinspum Ferraz, complementam o conteúdo da exposição que, em 2010, será exibida na Itália.
Perfil
Francisco de Paiva Fanucci e Marcelo Carvalho Ferraz – formados pela FAUUSP – fundaram o escritório Brasil Arquitetura em 1979 e, desde então, vêm realizando projetos de arquitetura, urbanismo, recuperação e restauro e desenho industrial para os mais diversos setores de atividade.
Com vários prêmios nacionais e internacionais no currículo, os arquitetos vão buscar na geografia física e humana das sociedades e comunidades em que atuam as bases para um diálogo com o novo.
SERVIÇO
Onde: Centro Universitário Maria Antonia
Endereço: Rua Maria Antonia, 294 - Consolação – São Paulo/SP [Metrô República]Acessibilidade: Quanto: GRÁTIS
Dia: De terça a domingo
Horário: Terça a sexta, das 10h às 21h – Sáb/Dom/Feriados: das 10h às 18h
Temporada: De 22 de Outubro 2009 até 17 de Janeiro de 2010,Gênero: Mostra
Mais informações: Tel.: (11) 3255-7182
Brasil Expressa Comunicação


São Paulo-SP - Feira cultural promove a inclusão
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) e a Subprefeitura de Pinheiros promovem, dia 29 de novembro (domingo), das 10h às 17h, na Praça Benedito Calixto, a 1ª Feira Cultural Inclusiva.
O evento celebra a Semana Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12) e busca promover a inclusão, a auto-estima, a cidadania e o combate ao preconceito.
A festa terá atrações artístico-culturais, área de alimentação e uma exposição/feira de instituições do segmento, englobando todos os tipos de deficiência.
O público que comparecer ao evento poderá também conhecer ou tirar dúvidas sobre os serviços públicos voltados à pessoa com deficiência na cidade.
Haverá transporte adaptado gratuito até o local do evento pelo serviço Atende, no período das 9h às 17h, com saída e chegada na estação Clínicas do Metrô.
Arte e inclusão
O show trará espetáculos inclusivos, como contação de histórias e apresentações de música e teatro com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e com audiodescrição, balé adaptado e oficinas de arte e recreação.
Entre as atrações confirmadas está o clown Marcos Casuo, conhecido internacionalmente por ter integrado a trupe do Cirque Du Soleil.
O evento conta com apoio do Centro Cultural São Paulo e da Secretaria Municipal de Transportes.
SMPED

São Caetano do Sul-SP - Mostra registra a natureza
O Espaço Cultural Atende Fácil (rua Major Carlos Del Prete, 651, bairro Centro), em São Caetano, abre as portas, a partir desta sexta-feira (27/11), para a exposição Devaneios, natureza próxima e distante. A mostra ficará exposta até o próximo dia 18 de janeiro de 2010. São cerca de 140 obras que mostram a natureza observada pelas mãos da artista plástica Zizi Baptista.
Resultantes de seu convívio com a natureza da cidade paulista São Lourenço da Serra, os trabalhos desta exposição foram iniciados há 11 anos. São obras coloridas ou em preto e branco, isoladas ou em conjunto. Há gravuras em metal, sobre matriz de cobre e até mesmo impressas em papel importado.
O Atende Fácil funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones 4232-1237 ou 4232-1294.
Repórter Diário

Bauru-SP - Arte contemporânea é tema de exposição coletiva na USP
Trabalhos de artistas plásticos de Bauru e região estão reunidos na exposição coletiva “Arte Contemporânea Brasileira Coleções”, aberta à visitação no hall de entrada da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP).No total, 60 telas integram a mostra, responsável por finalizar as comemorações do Jubileu de 75 anos da Universidade de São Paulo (USP).
Vinte artistas participam do evento - idealizado pelo pintor Marcelo Tanaka e pela curadora Angela Heiffig - que traz trabalhos em óleo, encaústica e acrílica sobre tela, além de xilogravura em cores. A mostra segue até o dia 6 e pode ser apreciada de segunda a sexta, das 8h às 18h. A entrada é gratuita.
“A exposição realmente surpreende pela qualidade. Muitos artistas aqui ainda estão no processo do caminho artístico e o alto nível vem para mostrar que estão no caminho certo”, comenta Tanaka, realizador de diversas exposições pessoais e coletivas pelo Brasil e Exterior. Homenageado da mostra, o bauruense Walter Mortari também ficou impressionado com o trabalho dos colegas. “Principalmente pela maneira que a pintura está sendo interpretada nas telas cheias de personalidade e amadurecimento. Cada um já descobriu seu próprio estilo e a melhor maneira de se expressar”, avalia.
Além de nomes experientes como os de Tanaka e Mortari, a exposição também abriu espaço para estréias, caso do dentista José Carlos Pereira, vice-diretor da FOB. “Essa era a propostas: reunir talentos dos mais conhecidos aos que nunca tivessem participado de uma exposição”, explica a curadora Heiffing. “É uma paixão existente já há um bom tempo. Sempre estive no meio da arte como apreciador e acabei me envolvendo. Está ótima a interação com os outros artistas, formas de expressão e me sinto muito prestigiado”, comenta Pereira sobre sua primeira exposição.“Arte Contemporânea Brasileira Coleções” marca ainda o lançamento do primeiro catálogo feito de uma exposição de arte realizada em Bauru.
Participam da mostra além de Tanaka, Mortari e Pereira, os artistas Ana Maria, Boris Arrivabene, Carmela, Celina Ikehara, Dárcio Bombonatti, Débora Guazzelli, Dil Toninato, Domicciano, Edu Cardoso, Fátima Brosco, Maria Diva Tardivo, Marisa Mondelli, Marisa Nakata, Pestillo, Sérgio Nakata, Sumie Komono e Xavier. • Serviço“Exposição Coletiva Arte Contemporânea Brasileira Coleções” aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, no hall de entrada da FOB (Alameda Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária). Informações: (14) 3235-8211 ou 3235-8452.
Karla Beraldo
Jornal da Cidade de Bauru

Exposição traz a Brasília o classicismo moderno de Michel Boyer
A tradição do design francês Brasília-DF - Exposição traz o classicismo moderno de Michel Boyer
A Embaixada da França no Brasil tem o grande prazer de trazer à Brasília uma amostra do trabalho de um designer de talento singular, um artista em sintonia com sua época, dono de um talento que o tornou um dos mais relevantes nomes da arquitetura de interiores das últimas décadas, Michel Boyer. Trata-se da exposição “Michel Boyer, A permanência de um talento”, que acontecerá no Espaço de Exposições da Biblioteca Nacional de Brasília, que terá início no dia 26 de novembro, com um coquetel para convidados, às 19h30, e será aberta a visitação do dia 27 de novembro ao dia 10 de janeiro de 2010, com entrada franca.
Por meio de imensos painéis, os brasilienses poderão conhecer vários trabalhos realizados pelo decorador para diferentes empresas e instituições, e também suas peças de mobiliário e alguns de seus projetos de decoração. A exposição, que faz parte da programação oficial do Ano da França no Brasil, contará com a presença do artista que considera Brasília uma página importante e feliz de sua vida de arquiteto e designer. “Brasília foi uma aula de arquitetura para mim: a cidade traçou as grandes linhas da concepção de minha profissão, que eu me aplico até hoje a seguir”, afirmou.
O projeto que ajudou a estabelecer um laço tão forte entre o arquiteto e a cidade, e que está situado entre seus trabalhos mais notáveis, é o interior da Embaixada da França em Brasília, planejado pelo artista em 1975 e renovado por ele mesmo em 2007.
A obra de Boyer é extensa e carrega consigo a força da tradição francesa na área de arquitetura de interiores. Dono de um estilo que mescla o clássico ao moderno, que influenciou toda uma geração de arquitetos de interiores, o artista sempre fez questão de integrar às suas criações materiais do tempo, como a fibra de vidro e o aço inoxidável, sem nunca deixar de lado a madeira.Todo seu perfeccionismo formal e seu empenho na pesquisa de novos materiais fizeram do designer um dos profissionais mais requisitados do mundo. Atendendo a encomendas como frascos de perfume para Dior, móveis para Straford e luminárias para Mazda Verre Lumière. Em 1991, Boyer tornou-se presidente do Salão dos Artistas Decoradores (SAD) e passou a encomendas ainda maiores, como as sedes da Saint-Gobain, da Veolia Environnement, da L’Oréal e da PSA Peugeot-Citroën, entre outras.
Hoje, o arquiteto e sua equipe trabalham nos quatro cantos do planeta, oferecendo sempre a qualidade e o cuidado que fizeram de sua obra, uma inspiração para tantos outros artistas.
Serviço:
Exposição: “Michel Boyer, A permanência de um talento”.
Data: 27 de novembro de 2009 a 10 de janeiro de 2010.
Visitação: De segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado e domingo, das 9h às 18h,Local: Espaço de Exposições da Biblioteca Nacional de Brasília – Complexo Cultural da República – Esplanada dos Ministérios.
Entrada Franca.I
nformações:Serviço Cultural da Embaixada da França: (61) 3222.3871 ou 3222.3878.
Biblioteca Nacional de Brasília: (61) 3325.6237.
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.
Assessoria de Imprensa: Rodrigo Machado - 61 8175-3794 e Cauê Brandão - 61 8442 4773
Debrasilia.com
Rio de Janeiro - FILE GAMES RIO 09. Esta edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) é dedicada à arte em videogames. Está prevista a exibição de uma seleção dos melhores jogos apresentados nas versões anteriores do File, além de exemplares inéditos por aqui que compõem um panorama do que vem sendo produzido no Brasil e no exterior. São aproximadamente quarenta games de dez países, entre eles os trabalhos premiados pela Abragames, entidade que promove a indústria brasileira de jogos eletrônicos. Está programado ainda um simpósio com profissionais da área e artistas. Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, 3131-3060, Metrô Largo do Machado. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 18 de dezembro. A partir de quarta (2). www.file.org.br. Veja Rio

Rio de Janeiro - GÉRARD FROMANGER - A IMAGINAÇÃO NO PODER. Ícone da nova figuração francesa, movimento que fez um contraponto crítico à pop art americana na década de 1960, o artista ganha panorâmica que reúne cinquenta trabalhos produzidos em mais de quarenta anos de carreira. Pinturas, gravuras e colagens vieram de instituições importantes, como o Museu de Arte Moderna de Paris e o Centro Georges Pompidou. No acervo há retratos de Gilles Deleuze, Michel Foucault e Jean-Luc Godard, amigos de Fromanger. Organizada pela francesa Anne Dery, curadora dos Museus do Jura, em Dijon, a mostra exibe também trabalhos inéditos. Segundo Luiz Camillo Osório, curador do MAM, a figuração do francês, exposta no 3º andar, tem muitos pontos em comum com a do brasileiro Carlos Vergara, que ocupa o 2º piso. Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro, 2240-4944. Terça a sexta, 12h às 18h; sábado, domingo e feriado, 12h às 19h. R$ 8,00. A bilheteria fecha meia hora antes. Pessoas com mais de 60 anos pagam R$ 4,00. Grátis para amigos do MAM e menores de 12 anos. Aos domingos vigora o ingresso família: pagam-se apenas R$ 8,00 por grupo. Estac. (R$ 3,00 por uma hora). Até 31 de janeiro de 2010. A partir de sexta (4). www.mamrio.com.br. Veja Rio
Rio de Janeiro - A IMAGEM DO BRASIL NO TEMPO DA SEGUNDA GUERRA. Inimigos durante a II Guerra Mundial, Alemanha e Estados Unidos disputaram o apoio do Brasil, que chegou a flertar com Hitler, mas se juntou aos aliados a partir de 1942. Nesse período, grupos de fotógrafos das duas potências retrataram cenas do cotidiano nacional buscando identificá-lo à cultura e à ideologia política de seus países de origem. As imagens feitas, algumas inéditas e outras pouco vistas, podem ser confrontadas na exposição, que traz ainda uma instalação com cenas e sons da guerra, vídeos que reproduzem um pouco do ambiente do Brasil na época, filmes em homenagem à Força Expedicionária Brasileira e um espaço dedicado ao rádio, principal veículo de comunicação do período, com gravações de noticiários, propagandas e novelas. Centro Cultural da Justiça Eleitoral. Rua Primeiro de Março, 42, Centro, 2253-7566. Quarta a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 31 de janeiro de 2010. A partir de quarta (2). Veja Rio
São Paulo-SP - ORA, BOLAS! O FUTEBOL PELO MUNDO. Depois de dedicar mostras a Pelé e ao colecionismo,o Museu do Futebol exibe 51 fotografias (37 delas de autoria do paulistano CaioVilela) sobre como o esporte pode ser adaptadoaos mais diversos locais e situações — da Muralhada China a um navio russo. Uma vitrinetraz ainda onze bolas de diferentes Copas do Mundo, desde a de 1970 até a da próxima, em2010. Museu do Futebol. Praça Charles Miller,s/nº (Estádio do Pacaembu), tel: 3663-3848. Terçaa domingo e feriados, 10h às 18h. R$ 6,00. A bilheteria fecha uma hora antes. Grátis às quintas-feiras para todos os visitantes; nos demais dias, apenas para menores de 10 anos e pessoas com mais de 60. Até 14 de março de 2010. A partir de sábado (5). Veja São Paulo
São Paulo-SP - SAINT-ÉTIENNE, CIDADE DO DESIGN. A coletiva reúne projetos apresentados na ediçãode 2008 da Bienal Internacional de Design dacidade francesa de Saint-Étienne. Marcam presença36 designers de diversos países. Eles apresentamobjetos, projeções em vídeo, fotografi ase instalações. Centro Cultural Banco do Brasil.Rua Álvares Penteado, 112, centro, tel: 3113-3651, E Sé. 􀀀 Terça a domingo e feriados, 10hàs 20h. Grátis. Estac. com serviço de van na Rua da Consolação, 228 (R$ 10,00 por cinco horas, de ter. a dom.). Até 31 de janeiro de 2010. A partir de terça (1º). Veja São Paulo
São Paulo-SP - YOLANDA MOHALYI. Nascida na regiãoda Transilvânia, na Romênia, e radicada no Brasil desde a juventude, Yolanda Mohalyi (1909-1978) esteve entre os principais expoentes do expressionismo no país, ao lado de seus amigos Lasar Segall (1891-1957) e Hansen Bahia(1915-1978). Composta de 95 obras, a retrospectiva No Tempo das Bienais traz desenhos, aquarelas, guaches e gravuras. Também estreia na Pinacoteca: Arnaldo Pedroso D’Horta (gravuras). Pinacoteca do Estado. Praça da Luz, 2, tel: 3324-1000, E Luz. Terça a domingo e feriados, 10h às 18h. R$ 6,00. A bilheteria fecha meia hora antes. Grátis aos sábados. Até 21 de fevereiro de 2010. Apartir de sábado (5). Veja São Paulo

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial