ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

01 dezembro, 2009

CURSOS - 1-12-09

São Paulo-SP - Novo curso de Artes Cênicas na PUC ganha destaque
Em coletiva diretor fala sobre o novo curso de Artes cênicas que acontecerá a partir de 2010 na PUUPR.
A PUCPR oferece a partir de 2010 cinco novas opções de cursos de graduação em Curitiba ; Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Desenho Industrial – Design de Moda e Engenharia Eletrônica, além de oito novos cursos tecnólogos.
O Curso de Artes Cênicas dirigido por Laércio Ruffa ganha destaque especial por ser um curso que está sendo reaberto.Em entrevista Laércio afirma que o grande diferencial será a estrutura física. Com salas de aula especificas, auditórios, studio e teatro.
Laércio Ruffa também é diretor artístico do grupo de teatro “Tanahora” há 21 anos que acontece dentro da Universidade. Trabalha com teatro há 30 anos já dirigiu peças como “A alma boa de Setsuan (B. Brecht), “ Otelo para todos os Brasileiros (Joaquim Manuel de Macedo/ adapt. Antonio Abujamra) “ , Cecile ou Escola de Pais ( Jean Anouilh), Cartas a Felice ( Franz Kafka).
Acredita que dirigir esse curso será um grande desafio e devido a isso suas expectativas são grandes entende que esse é um novo momento para PUC.
O processo seletivo será dentro do curso com duração de três anos. O aluno será orientado e terá condições de se estabelecer para chegar ao final do curso e ser aprovado. Laércio acredita que essa é a melhor forma de avaliação já o curso engloba habilidade corporal, física e intelectual.
http://umpoucodtudo.wordpress.com/2009/11/20/novo-curso-de-artes-cenicas-na-puc-ganha-destaque/
São Paulo-SP - Belas Artes leva prêmio de Melhor Curso em Artes e Design
V Prêmio Melhores Universidades do GUIA DO ESTUDANTE escolhe Belas Artes/SP na categoria Artes e Design
Em outubro, o V Prêmio Melhores Universidades do GUIA DO ESTUDANTE escolheu o Centro Universitário
Belas Artes como a Melhor Universidade Privada na categoria Artes e Design. As outras duas finalistas que concorriam ao prêmio eram a Anhembi Morumbi e a Universidade do Vale do Itajaí. Entre as razões da escolha, o comitê avaliador do GUIA destacou a forte integração entre os diferentes cursos e o fato de que maioria dos docentes tem título de mestre ou doutor e ativa participação no mercado de Design.
Graduada em Artes Visuais pela instituição, a produtora de exposições Marcia Gadioli acredita que a vitória é um reconhecimento à competência da Belas Artes, que sempre está antenada com as novidades da área. “Foi uma premiação merecida e esperada. O curso é muito interessante, com boa estrutura. O currículo também é bastante atraente porque é constantemente renovado, sempre aliando teoria à prática”, comenta. Daniela Bresciani Canto, professora do curso de Artes Visuais, o primeiro e mais tradicional da faculdade, afirma que a premiação é fruto do correto processo de adequação que os cursos passaram ao longo do tempo. “As demandas dos alunos e as exigências do meio cultural servem de parâmetro para as modificações feitas, sem perder de vista as questões de formação do indivíduo”, explica a professora.
Ainda de acordo com Daniela, os principais pontos desta adequação podem ser percebidos na reestruturação dos currículos, na introdução de novas disciplinas, além da reformulação dos ateliês e a construção da Galeria 13, “aberta à visitação pública, que funciona como um laboratório didático para experimentação e reflexão dos alunos do curso sobre curadoria, montagem de obras e de exposições”.
VESTIBULAR Leonardo Ferron Baggio, 18 anos, pretende fazer faculdade de Design Gráfico e a Belas Artes é uma de suas opções preferidas: “Moro no Paraná e só deixaria o estado para ingressar numa universidade tradicional”. Para ele, a área de Design tem um bom mercado e cresce por estar vinculada à tecnologia. “Nesta profissão posso ter estabilidade, pois é uma área em expansão. Ao mesmo tempo, posso trabalhar um pouco com arte, usando minha criatividade”, opina.
MERCADO DE TRABALHOPara a professora Daniela Canto, o mercado para Artes está tão concorrido como outras áreas e, por isso, cada vez mais “intensificará a valorização de profissionais que tenham entendimento de contexto e capacidade de síntese para nortear ações iniciativas e de construção”. A professora afirma que o mercado carece de profissionais que ajam com ética e percebam no trabalho algo solidário e partilhado: “Tais habilidades já são essenciais para atuação em setores que estão em alta na área de arte e cultura, como educação não-formal promovida por centros culturais, museus, associações e ONGs”, destaca.Junior Bellé
http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular/noticias/belas-artes-leva-premio-melhor-curso-artes-design-513701.shtml
Recife-PE - Abertas inscrições para oficinas de scrapbook em Boa Viagem
Curso com três horas de duração é oferecido pela Vila Papel nos turnos da tarde e da noite; também há vagas para as oficinas de encadernação e Paper Crafts
Foto: Divulgação
Estão abertas as inscrições para as oficinas de fabricação de scrapbooks oferecidas pela Vila Papel, em Boa Viagem, zona sul do Recife. Haverá aula nesta quinta-feira (19), das 15h às 18h e das 18h30 às 21h30, e nos dias 1º e 3 de dezembro, apenas no turno da tarde. Os minicursos custam R$ 60 cada, com todo o material incluso.O curso ensina formas diferenciadas de organizar recordações, que vão desde ingressos de shows e cinemas, bilhetes e adesivos até fotos e papéis de bombom nos chamados scrapbooks. A técnica de produção do álbum é conhecida desde o século XIX e foi bastante difundida na América do Norte. As aulas serão ministradas no Espaço Crop da Vila Papel. Ainda serão oferecidas oficinas de encadernação (dia 26, das 15h s 18h) e Paper Crafts (dias 24 e 28, das 15h s 18h). Mais informações pelo (81) 3326-7189. A loja fica na Avenida Conselheiro Aguiar, 1273.
pe360graus.com


Ouro Preto-MG - Faop oferece vagas gratuitas para curso de restauração
OURO PRETO [
ABN NEWS ] - As inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), estão abertas até o dia 6 de dezembro no site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. São 60 vagas gratuitas, sem custos de inscrição e mensalidade, destinadas a alunos do 2° ou 3° ano do Ensino Médio da rede pública estadual, estudantes do 1° ou 2° anos dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade presencial, ou qualquer interessado que já tenha concluído o Ensino Médio e que não esteja cursando o Ensino Superior. A gratuidade do curso foi possível graças à parceria celebrada, entre a Fundação de Arte de Ouro Preto e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais através do Programa de Educação para Jovens (PEP). Criado em outubro de 2007 o Programa de Educação Profissional (PEP) é um dos projetos estruturadores do Governo de Minas, oferece oportunidade de qualificação para o trabalho, por meio de cursos profissionalizantes em instituições conveniadas integrantes da Rede Mineira de Formação Profissional de Ensino Médio. A presidente da Faop, Ana Pacheco, comenta a importância da parceria. “Consolidando um trabalho iniciado no ano passado, a Faop oferece, mais uma vez, vagas gratuitas às pessoas interessadas em se tornarem técnicos em conservação e restauração e exercerem função importante na manutenção do patrimônio cultural”. Inscrições e Processo Seletivo As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 6 de dezembro pelo endereço www.educacao.mg.gov.br. Nesta edição, todo o processo seletivo, incluindo as inscrições e a aplicação do exame de seleção, ficará a cargo da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. As provas serão realizadas em período e local a serem definidos em edital, que será lançado pela Secretaria de Estado de Educação. O exame de seleção constará de questões básicas de Língua Portuguesa e Matemática, abrangendo Conteúdos Básicos Comuns dessas duas disciplinas. Maiores informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no Manual do Candidato PEP 2010 disponível no site da Secretaria de Educação ou pelo telefone 0800 701 42 55. Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais Reconhecido pelo Ministério da Educação, o Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais da Faop é distribuído em quatro módulos semestrais. Com duração de dois anos, forma profissionais para analisar, diagnosticar e intervir de maneira adequada em acervos de papel, pintura de cavalete e escultura policromada. Único do Brasil e da América Latina com essas especificidades, o curso oferece oportunidade de formação profissional para atuação na área de patrimônio cultural. Para informações detalhadas sobre o Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais acesse o endereço eletrônico www.faop.mg.gov.br.
ABN

Ouro Preto-MG -
Fundação de Arte oferece Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade
As inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, da
Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), estão abertas até o dia 6 de dezembro no site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. São 60 vagas gratuitas, sem custos de inscrição e mensalidade, destinadas a alunos do 2° ou 3° ano do Ensino Médio da rede pública estadual, estudantes do 1° ou 2° anos dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade presencial, ou qualquer interessado que já tenha concluído o Ensino Médio e que não esteja cursando o Ensino Superior.
A gratuidade do curso foi possível graças à parceria celebrada, entre a Fundação de Arte de Ouro Preto e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais através do Programa de Educação para Jovens (PEP).
Criado em outubro de 2007 o Programa de Educação Profissional (PEP) é um dos projetos estruturadores do
Governo de Minas, oferece oportunidade de qualificação para o trabalho, por meio de cursos profissionalizantes em instituições conveniadas integrantes da Rede Mineira de Formação Profissional de Ensino Médio.
A presidente da Faop, Ana Pacheco, comenta a importância da parceria. “Consolidando um trabalho iniciado no ano passado, a Faop oferece, mais uma vez, vagas gratuitas às pessoas interessadas em se tornarem técnicos em conservação e restauração e exercerem função importante na manutenção do patrimônio cultural”.
Inscrições e Processo Seletivo
As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 6 de dezembro pelo endereço
http://www.educacao.mg.gov.br/. Nesta edição, todo o processo seletivo, incluindo as inscrições e a aplicação do exame de seleção, ficará a cargo da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
As provas serão realizadas em período e local a serem definidos em edital, que será lançado pela Secretaria de Estado de Educação. O exame de seleção constará de questões básicas de Língua Portuguesa e Matemática, abrangendo Conteúdos Básicos Comuns dessas duas disciplinas.
Maiores informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no Manual do Candidato PEP 2010 disponível no site da Secretaria de Educação ou pelo telefone 0800 701 42 55.

Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais
Reconhecido pelo Ministério da Educação, o Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais da Faop é distribuído em quatro módulos semestrais. Com duração de dois anos, forma profissionais para analisar, diagnosticar e intervir de maneira adequada em acervos de papel, pintura de cavalete e escultura policromada. Único do Brasil e da América Latina com essas especificidades, o curso oferece oportunidade de formação profissional para atuação na área de patrimônio cultural.
Para informações detalhadas sobre o Curso Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais acesse o endereço eletrônico
http://www.faop.mg.gov.br/
Minasempauta

Teresina-PI - Senac prepara cursos para o ano de 2010
O Senac Piauí prepara uma série de cursos profissionalizantes para o ano de 2010.
O Senac é uma instituição conhecida no país e destinada ao ensino profissional e aberta a toda a comunidade. Sempre com vasta programação de cursos, tem a missão de Educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo, contribuindo de forma significativa para a profissionalização dos piauienses há mais de 60 anos.
Com a chegada do ano de 2010, o Senac Piauí preparou uma série de cursos que podem ser a sua chance de garantir profissionalização e uma renda no novo ano. São cursos nas áreas de design, gestão, comunicação, idiomas, tecnologia educacional, comércio, meio ambiente, saúde, informática, artes, conservação e zeladoria, moda e beleza e gastronomia.
“Além dos cursos com aulas presenciais, a instituição disponibiliza alguns cursos através da educação à distância e teleconferência”, acrescenta Elaine Dias, diretora regional do Senac/Piauí.
Para janeiro de 2010, o Senac oferta na área de Gastronomia cursos de: Bolo para casamento e 15 anos, Mesa de chocolate dentre outras novidades. Na área de idiomas serão realizadas novas turmas de libras, inglês para mestrado, módulos básicos e avançados de inglês e espanhol, além de turma de inglês voltada especialmente para os adolescentes.
Para os interessados em informática serão disponibilizados logo no mês de janeiro turmas de: Web designer, Rede Wireless Lan, Programador Web, produtor gráfico e de vídeo. Já para os cursos de moda e beleza o destaque para o mês de janeiro de 2010 são os cursos de técnica de penteado, modelagem de sobrancelha e maquiagem pessoal.
Para maiores informações sobre os cursos do Senac basta entrar em contato através do telefone 3221-7060, no endereço eletrônico
http://www.pi.senac.br/ ou na sede em Teresina localizada na Av. Campos Sales, 1.111, no Centro de Teresina.
45 Graus

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial