ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

27 janeiro, 2010

EXPOSIÇÕES - 27-1-10

Exposições trazem boas ideias para decorar a casa


Aproveite o fim de semana para conhecer mais sobre o trabalho de Le Corbusier, Lasar Segall e Bob Wolfenson
Objetos de design, projetos arquitetônicos, esculturas, fotografias e grafismos estão entre os destaques em exposição neste fim de semana. Aproveite o tempo livre e confira as mostras em cartaz.

 
Le Corbusier, Entre Dois Mundos
Os últimos 20 anos de vida de Le Corbusier (1887-1965) aparecem na mostra, que traz tapeçarias, esculturas, projetos arquitetônicos, maquetes, pinturas, desenhos, litografias, livros e fotografias provenientes da fundação que leva o nome do arquiteto, com sede em Paris. Ao lado de Walter Gropius, Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies Van der Rohe e do brasileiro Oscar Niemeyer, Le Corbusier é um dos mais importantes nomes da arquitetura do século XX.
Até 7 de março
Local: Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, Curitiba (PR)
Horário: das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (estudantes); entrada gratuita para maiores de 60 anos e para estudantes até 12 anos


Amor e solidariedade
A mostra de esculturas, gravuras, desenhos e cerâmicas do expressionista pernambucano Abelardo da Hora já foi vista por 200 mil pessoas. Trata-se de uma retrospectiva dos 60 anos de carreira do artista, conhecido tanto por suas criações em concreto polido e bronze representando mulheres sensuais, como pelas esquálidas figuras de retirantes nordestinos.
Até 31 de janeiro
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo (SP)
Horário: de terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada gratuita


Olhar Urbano
Bob Wolfenson, Cássio Vasconcellos, Marcos Prado, Fabio Correa, Renata Castello Branco e Ucha Aratangy emprestam sua visão particular sobre as cidades para o projeto Olhar Urbano, que reúne 26 fotografias de ícones arquitetônicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia.
Até 24 de janeiro
Local: MuBE – Museu Brasileiro de Esculturas
Endereço: Av. Europa, 218, Jardim Europa – São Paulo (SP)
Horário: das 10h às 19h
Entrada gratuita


Nilton de Moraes Filho e David Gerstein
A loja de decoração Inter Studio expõe o trabalho do arquiteto, designer e fotógrafo Nilton de Moraes Filho e do artista pós-pop israelense David Gerstein. A mostra de Moraes consiste na reunião de imagens da natureza brasileira como espelhos e rastros d´água clicados em Morro de São Paulo (BA), Santa Rita de Jacutinga (MG) e Búzios (RJ). Já Gerstein é influenciado pela cultura pop, trazendo o cotidiano para o universo da arte por meio de esculturas de aço com pintura eletrostática.
Até 4 de março
Local: Inter Studio
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 595 Loja F, Ipanema, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: das 10h às 19h
Entrada gratuita


Cálculo de Expressão
A mostra apresenta 156 gravuras, 12 matrizes e nove livros de Lasar Segall, Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo. A exposição conjunta dos trabalhos dos artistas propõe um diálogo entre as produções e as influências dos contemporâneos Goeldi e Segall sobre a obra gráfica de Iberê Camargo.
Até 21 de março
Local: Fundação Iberê Camargo – Porto Alegre (RS)
Endereço: Av. Padre Cacique, 2.000
Horário: de terça a domingo, das 12h às 19h;, quintas até as 21h
Entrada gratuita


Saint-Étienne, Cité du Design
Restam poucos dias para o público paulistano conferir a mostra de design, tecnologia e sustentabilidade, que apresenta pela primeira vez no Brasil projetos e obras da Bienal Internacional de Design Saint-Étienne (edição de 2008). O evento é realizado desde 1998 na cidade francesa, considerada, ao lado de Milão, um dos principais pólos mundiais de design.
Até 31 de janeiro
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo (SP)
Horário: de terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada gratuita


Desfile na Tela
A artista plástica francesa Lulu na mostra da IQ Art Gallery, que suas referências vêm de toda parte: são estampas de tecidos, azulejos, grafismos, mosaicos e papéis de parede em tons alegres e vibrantes, que sugerem um passeio pelo universo da moda e decoração por meio de elegantes e sensuais figuras femininas retratadas em 16 telas.
Até 28 de março
Local: IQ Art Gallery do Espaço Cultural Chakras
Endereço: Rua Dr. Melo Alves, 294, Jardins – São Paulo (SP)
Horário: de terça a quinta, das 12h à 1h; sexta e sábado, das 12h às 2h; domingo, das 12h à 0h.
Entrada gratuita

Graphias - Do Papel ao Pixel
Mais de 50 obras fazem parte da grande mostra internacional em cartaz na Galeria Marta Traba. Os artistas participantes – brasileiros, uruguaios, norte-americanos e peruanos, entre outros – apresentam a última tendência do grafismo latino-americano e mundial.
Até 31 de janeiro
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda – São Paulo (SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada gratuita

Memória da Cidade: História e Patrimônio de São Paulo
No mês do aniversário da capital paulista, o visitante pode conferir as fotografias de Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) e Renato Suzuki (1978), que retratam as transformações da arquitetura na metrópole.
Até 28 de fevereiro
Local: Caixa Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111, Centro – São Paulo (SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada gratuita
Lila de Oliveira, iG São Paulo

Portugal - Presépio de Perfeito Neves


Entalhador de escultura em madeira, Perfeito Neves, de Estremoz, tem igualmente um presépio seu na exposição temporária do Centro de Artes Tradicionais
Tendo concedido uma entrevista em 2002, publicamos hoe um excerto da mesma:
Aprendi com os meus pais. Tinha 9 anos quando comecei a trabalhar “ao banco”. Aos 22 iniciei a actividade por conta própria. Senti que estava habilitado a realizar trabalho em condições.
O meu sonho era aprender e dar a conhecer aquilo que fazia. As feiras de artesanato eram uma forma de escoar as obras e angariar clientes. Quando consegui o que pretendia, deixei de fazer feiras. Quando comecei eram os verdadeiros artesãos que frequentavam essas feiras. Hoje é mais um centro comercial ambulante que outra coisa. As feiras de artesanato tornaram-se corriqueiras. Actualmente só faço a Feira de Estremoz.
Em termos de futuro não vejo continuidade no ofício. Sou o mais novo de sete irmãos e só que é que aprendi o ofício. A minha esperança é a do meu filho que tem 7 anos e já vem para aqui mexer nas ferramentas. Se ele quiser continuar não vai ser aos 18 anos que começa a aprendizagem. Os grandes artistas têm de começar cedo. Foi assim que comecei.
No entanto não tenho aprendizes, um rapaz com 18 anos tem de ganhar um ordenado e não temos possibilidades de pagar. Os cursos de formação não permitem que uma pessoa faça um curso em três anos e venha cá para fazer trabalho de entalhador.
NA OFICINA, talho a peça a partir de um desenho que colo ou risca na madeira e recorto-a. Os recortes são feitos com o auxílio de uma serra tico-tico, com goivas ou palhetas. Os acabamentos podem ser feitos a nível de cera, ou marmoreados e dourados, ou com goma-laca.
Contactos
Perfeito dos Santos Neves
Quinta de Santa Teresinha
7100-137 Estremoz
telefone 268332580
Publicada por Centro de Artes Tradicionais / Antigo Museu do Artesanato

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial