CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 1-3-10
São Paulo-SP – Igreja histórica será restaurada
A igreja de São Francisco, no centro, é um patrimônio barroco do século XVIII. O local ficou fechado por três anos e só deve reabrir no primeiro semestre do ano que vem.
Uma das mais importantes igrejas da capital vai renascer depois de três anos fechada. É a igreja de São Francisco, no centro. Hoje foi dada a largada para a restauração desse patrimônio barroco do século XVIII. Dois séculos de história. A igreja de São Francisco tem um dos altares mais antigos de São Paulo, todo folheado a ouro. A cúpula foi desenhada por Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro. No local também estão os restos mortais de brigadeiro Tobias, fundador e patrono da Polícia Militar.
“É muito importante para as próximas gerações que haja história da cidade e essas igrejas históricas testemunham período da história da cidade”, diz o arcebispo Odilo Sherer.
Mas o tempo, implacável, deixou marcas, tirou o brilho e agora, o prédio vai ser recuperado. Todo o processo é bem delicado. Cada peça que vai ser restaurada precisa ser retirada, recuperada pra depois ser utilizada novamente, sempre respeitando as características originais. A primeira fase das obras deve ser entregue no primeiro semestre do ano que vem.
“Os problemas mais críticos já foram resolvidos. O cupim e o telhado. Que esses seriam fatais”, explica João Sayad, secretário da Cultura.
O secretário estadual de Cultura, a vice-prefeita e o arcebispo de São Paulo vieram conhecer os detalhes da reforma. Irmã Vilma que passou quase a vida inteira dentro do local está ansiosa. “É como uma mãe que está esperando um filho, quando nasce é a maior alegria”, fala.
Silvana Losekann
Defender
Marcadores: cultura, patr. cultural, patr. histórico
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial