CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 5-3-10
Recomendações para São Luiz do Paraitinga
Um relatório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) sobre as condições estruturais de 23 edificações tombadas pelo patrimônio histórico, que foram parcialmente destruídas pela enchente ocorrida em janeiro mostra que nove edifícios estão com suas estruturas severamente afetadas e necessitavam urgentemente de obras para evitar novos desmoronamentos.
Dentre os prédios que necessitam de intervenção emergencial, encontra-se a Igreja do Rosário, antiga matriz da cidade, construída em meados do século XIX. Os especialistas relataram a existência de fissuras de considerável magnitude e infiltrações generalizadas no interior da edificação. Os estudos indicam a necessidade de obras emergenciais para o escoramento da igreja, além de trabalhos de manutenção para controle de infiltrações.
O critério para escolha das 23 edificações vistoriadas pelo IPT foi definido pela prefeitura de São Luiz do Paraitinga, em conjunto com a Defesa Civil, que mapeou os 425 bens tombados pelo patrimônio histórico na cidade. De acordo com o levantamento, 342 imóveis permaneceram em estado aparentemente íntegro, 65 parcialmente afetados e 18 em ruínas. (Envolverde)
Agência Estado
Marcadores: cultura, patr. cultural, patr. histórico
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial