CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 22-3-10
Pouco tempo para salvar o Capanema!
O palácio Capanema, antiga sede do Ministério de Educação e Saúde e depois do Ministério de Educação foi sempre um centro de excelência pelo seu acervo e pelo seu uso. Atualmente funcionam nele a seção de musica da Biblioteca Nacional, a Biblioteca Euclides da Cunha (que atende principalmente os estudantes de segundo grau), a Bilioteca Noronha Santos (considerada a mais completa na área de património) , o Arquivo Geral do Iphan (visitado por pesquisadores do Brasil e de fora do pais), O IPHAN, a FUNARTE, a Delegacia do Ministério da Educação, a Delegacia do Ministério da Cultura,essas e outras instituições. Em fim o edifício tombado como Patrimônio Nacional, considerado como Patrimônio da Humanidade está sendo objeto de iniciativas demagógicas que visam convertê-lo em um mercado. Não sabemos se os digníssimos parlamentares que estudaram a doação e mudança de uso do edifício, pelo menos conhecem o monumento e um pouco de sua história.
Assine a lista e divulgue-a por respeito ao Rio de Janeiro e ao Brasil
Atenciosamente
José Aguilera
Pouco tempo para salvar o Capanema!
Estamos correndo contra o tempo. O projeto de lei nº 2.929/ 2008, de autoria do senador Paulo Duque (PMDB-RJ), que autoriza a União a doar o Palácio Gustavo Capanema ao Estado do Rio de Janeiro já foi aprovado no Senado em caráter conclusivo, agora tramita na Câmara onde obteve a aprovação em duas comissões permanentes. O futuro do Capanema está nas mãos do deputado Pedro Eugênio (PT-PE), relator do projeto na Comissão de Finanças e Tributação, a última instância de decisão na Câmara.O deputado pernambucano virá ao Rio no dia 12 de Abril para reunir-se com representantes das instituições que utilizam aquele espaço e, em seguida, com Molon e alguns intelectuais e artistas que são contrários à doação e defendem a manutenção do prédio como espaço da educação e da cultura.Independente dessa iniciativa do senador, existe também a intenção do governo do estado de instalar o Comitê Organizador das Olimpíadas no palácio. Com o objetivo de sensibilizar o governo federal para a manutenção da vocação histórica do prédio, que já conta com um projeto de revitalização, estamos coletando assinaturas através de uma petição online.
COLABORE pela preservação do Capanema!
- Assine a petição on-line:http://bit.ly/capanema ou
- Imprima o abaixo-assinadoe recolha suas assinaturas também!Baixe o modelo em:http://bit.ly/capanemaimpresso
O documento deve ser entregue no endereço:Rua Dom Manuel S/N, sala 402 – Centro / Praça XVTel: (21) 2588-1402
EUA exibem colar de flores usado em enterro de Tutancâmon
Um dos colares de flores utilizados na mumificação e enterro do faraó menino estão expostos em Nova York
Dezenas de objetos procedentes da coleção pessoal do famoso faraó menino Tutancâmon, que governou o Egito entre 1361 e 1352 a.C., estão expostos no Museu Metropolitano de Nova York, nos Estados Unidos.
A peça que chama mais atenção entre as quase 60 disponíveis para visitação na mostra "O funeral de Tutancâmon" é um dos colares de flores utilizado na mumificação e enterro do faraó egípcio.
Segundo a diretora do Departamento de Egiptologia da instituição, Dorothea Arnold, a exposição mostra uma "visão diferente do tesouro do jovem faraó".
Um estudo recente divulgado nos EUA indicou que o lendário Tutancâmon morreu de malária combinada com uma infecção óssea.
Tutancâmon morreu tão jovem - aos 19 anos, em 1324 a.C., com apenas nove anos de trono, sem deixar herdeiros - que levou especialistas a especularem sobre a hipótese de doenças hereditárias na família real da XVIII dinastia.
Terravia Sobrenatural.org
Marcadores: cultura, patr. cultural, patr. histórico
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial