ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

30 abril, 2010

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 30-4-10

Iphan fiscaliza revitalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
PORTO VELHO - O arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), João Leme Galvão, veio esta semana a Porto Velho vistoriar a restauração realizada na Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM).
A obra de revitalização começou em 2007 e está com 70% do trabalho concluído no pátio principal da ferrovia. O investimento é de mais de R$ 20 milhões. Parte do recurso é das compensações ambientais das usinas e o restante vem do Governo Federal e Prefeitura, que é a responsável pela obra.
Além das obras na estrutura e da limpeza da estação, o projeto inclui a reativação de uma locomotiva. A previsão é que o percurso seja de cerca de 400 metros.
TV Rondônia

Professores e alunos do Curso de Conservação e Restauro participam de projeto multidisciplinar para a preservação de artefatos arqueológicos.
Docentes e discentes do Curso de Conservação e Restauro desde o dia 31 de março atuam junto à equipe que realiza escavação arqueológica na localidade de “Totó”, sítio pré-histórico guarani, na beira da Lagoa dos Patos.
Jaime Mujica, prof. Dr. do Curso de Conservação e Restauro da UFPEL, explica que esta escavação integra o projeto de mestrado do arqueólogo Aluísio Alves, sendo ela o ponto de partida de diversas atividades realizadas no local.
Participam também, dos trabalhos, alunos e professores dos cursos de História, Geografia, Arqueologia e Museologia da UFPEL, envolvidos em diferentes etapas do projeto, que vão da coleta de amostras, intervenções de conservação no próprio local e acondicionamento de materiais. Professores e alunos da FURG, ex-alunos da UFPEL, arqueólogos, biólogos, historiadores, etc, também integram a equipe de trabalho.
Durante o mês de abril, uma equipe uruguaia de quatro alunos representando o Programa de Arqueologia Subacuática (PAS) da Universidad de la República Oriental del Uruguay, trabalhou no local e ministrou palestras sobre conservação de materiais subaquáticos para os alunos do Curso de Conservação e Restauro, efetivando um exercício de cooperação internacional.
Mujica explica que o trabalho no sítio arqueológico objetiva comparar e discutir metodologias de conservação in situ de materiais arqueológicos e estabelecer pautas para intercâmbios e projetos conjuntos entre a UFPEL e a Universidad de la República de Uruguay. Os alunos, além de participarem da escavação, discutem diversos temas vinculados às distintas áreas de atuação, dirigidos pelos docentes e especialistas envolvidos no projeto.
Até o momento foram encontrados abundantes restos de cerâmica guarani, assim como restos de fauna e alguns fragmentos líticos, como afiadores. A área ocupada pelos guaranis no local de estudo parece ser maior do que se estimava a priori, o que vai fazer com que a equipe procure novas fontes de financiamento para poder dar continuidade aos trabalhos.

Equipe multidisciplinar formada por professores e alunos realiza escavações arqueológicas


São Roque-SP - Capela e a casa grande do sítio Santo Antonio integram projeto da Secretaria da Educação do Estado
A capela e a casa grande do sítio Santo Antonio estão recebendo desde a última semana grupos de alunos de escolas públicas estaduais da região que visitam o patrimônio histórico de São Roque para aprender mais sobre a história do Estado de São Paulo. A ação faz parte de um projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Lugares de Aprender: a Escola Sai da Escola, incluso no programa “Cultura é Currículo”.
Neste projeto os alunos do ensino fundamental e médio estudam os Bandeirantes e depois visitam lugares históricos. Lugares de Aprender: a Escola Sai da Escola, tem como objetivo promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo, e foi concebido em acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP).
A visita ao patrimônio histórico de São Roque é proporcionada por meio de um termo de cooperação entre Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e a prefeitura que disponibiliza um monitor e um professor da rede municipal para orientar os alunos no local.
O projeto foi retomado este ano. Em 2009, São Roque foi escolhida pela Secretaria e recebeu mais de três mil alunos da rede estadual de escolas de Ibiúna, Araçariguama, Mairinque, Vargem Grande Paulista e também do município.
As visitas são agendadas antecipadamente pelas escolas na delegacia de ensino local e acontecerão até dezembro todas as terças, quartas e quintas-feiras. No programa, os estudantes assistem a um vídeo de oito minutos que fala do Vinho e da fundação do patrimônio histórico gravado pela TV Cultura, recebem orientações sobre a história do local e depois com o monitor percorre as dependências do sítio.
Os alunos aprovam a iniciativa e destacam que as visitam aos locais históricos ajudam no aprendizado. “É interessante conhecer a história dos Bandeirantes e saber como tudo aconteceu, nada mais interessante do que visitar os locais que fizeram parte dessa época, isso contribui para o nosso aprendizado”, comentam as alunas do 2º colegial da escola Umberto Victor Azzo de Araçariguama, Jéssica Reis e Aline Maria, que estiveram em visita ao Sítio Santo Antonio na quinta-feira, 22.
O chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello, também comenta que sempre teve a intenção de fomentar o município para o turismo pedagógico e que esse projeto tem aberto a oportunidade.
Visita de escolas da rede municipal
A visita será aberta também para grupo de alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental da rede municipal de ensino de São Roque que já deve começar no início de maio.
Segundo o coordenador pedagógico, Jailton Nunes de Almeida, antes será proporcionada aos professores a visita ao local para conhecerem a finalidade do projeto e, posteriormente, realizarem um trabalho mais aprofundado com os alunos.
Guia São Roque

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