ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

08 junho, 2010

EXPOSIÇÕES - 8-6-10

Bauru-SP - Caricaturista abre exposição ‘Craques da Copa’em Bauru
Também já em ritmo da Copa do Mundo, o caricaturista Leandro Gonzalez abriu na última sexta-feira a exposição “Craques da Copa”. A mostra reune cerca de 40 trabalhos do artista entre caricaturas de jogadores consagrados e da nova geração, ilustrações do BAC, primeiro time de Pelé, além de uma homenagem ao cartunista Glauco Villas Boas, assassinado em março junto com o filho Raoni.
Foi ainda pequeno, como forma de zombar dos amigos, que Leandro Gonzalez começou a se dedicar aos traços bem humorados. O que era brincadeira de criança ficou sério e virou profissão. Durante todo o período da exposição, que ficará aberta a visitação até o dia 18, o artista estará no local fazendo caricaturas dos visitantes interessados.
Apesar das caricaturas serem conhecidas por enfatizar os traços de uma pessoa de forma humorística, assim como acentuar gestos e hábitos particulares, Gonzalez garante que os desenhos agradaram a todos. “São quase retratos. Destaquei a profissão de cada um como forma de homenagear mesmo”, contou em entrevista recente.
Serviço
Exposição “Craques da Copa” até o dia 18 de junho na Praça Dom Pedro II, 3-13. Visitação gratuita. Mais informações pelo telefone (14) 3204-7488 (14) 3204-7488 .
Jornal da Cidade de Bauru

Curitiba-PR - Novas exposições do Museu de Arte Contemporânea – PR
Os artistas Paulo Nazareth, Renata Cruz e Renata Ursaia inauguram suas exposições na próxima quinta-feira, dia 06 de maio, às 18h30, no Museu de Arte Contemporânea (Rua Des. Westphalen, 16) da Secretaria de Estado da Cultura. Até o dia 13 de junho, quem visitar o espaço poderá conferir as fotografias de Paulo Nazareth, na mostra Diante da Dúvida de Nomear o que Vejo e de Renata Ursaia, responsável por O Amestrador. Além da instalação de Renata Cruz, Fuga. A entrada é franca.
A ideia da mostra de Renata Ursaia, O Amestrador, é fotografar a cultura e a paisagem ao mesmo tempo. “É mostrar a interferência humana na natureza e a busca para se destacar nesse mundo natural”, define a artista. Renata Ursaia está no mundo da fotografia desde os 11 anos, quando deu um de seus primeiros cliques. Formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e já fotografou para revistas como a Veja São Paulo e outras.
Diante da Dúvida de Nomear o que Vejo é a melhor definição do que Paulo Nazareth sente, pois, para ele, a arte está em todos os lugares, em todas as coisas e pode ser feita por qualquer pessoa. “Acho que as coisas estão no mundo e por mais que se queira não podemos isolá-las”, considera. Assim nascem as diversas fotografias do artista, que retrata os lugares por onde passa e as coisas que vê. Ele é bacharel em Desenho e Gravura pela Escola de Belas Artes da UFMG e licenciando em desenho e plástica pela mesma instituição. Também estuda Lingüística pela Faculdade de Letras da UFMG.
Móveis, livros e muita cor são elementos básicos na instalação Fuga. Desde 2007, quando teve a ideia inicial, Renata Cruz está trabalhando na exposição. Fuga já foi exposta na Funarte, no final de 2009, mas a maior parte vem inédita para a mostra que inaugura quinta-feira (06). A artista faz maquetes, fotografa e transforma essas imagens em livros que são utilizados na instalação. Baseado no imaginário infantil, o que justifica o colorido, ela explica que a ideia é retratar o transbordar das informações dos livros, onde tudo foge dele e vai mundo afora.
Na década de 80 Renata Cruz se formou em Comunicação Visual (Unesp) e Educação Artística (Unaerp). De 1991 a 1993, teve aulas na Facultad de Bellas Artes de la Universidad Autónoma de Madrid, na Espanha e é pós-graduada em Arte Integrativa (2002/2003 – SP).
Serviço:
Exposições Diante da Dúvida de Nomear o que Vejo (Paulo Nazareth), O Amestrador (Renata Ursaia) e Fuga (Renata Cruz), no Museu de Arte Contemporânea (Rua Des. Westphalen, 16). Abertura nesta quinta-feira, dia 06 de maio, às 18h30. Horários de visitação: de terça a sexta-feira das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A exposição fica até o dia 13 de junho e a entrada é franca.

Exposições fotográficas no Rio de Janeiro no mês de junho
Exposição: InCorpos – Mutação e Criação
Inaugurada no dia 1° de Junho, a exposição “InCorpos – Mutação e Criação”, na Galeria Gustavo Schnoor, às 18h30, no Centro Cultural da UERJ. Nela, pode-se conferir um ensaio fotográfico sobre a plasticidade e a estética do nascimento no movimento de mutação dos corpos femininos.
Esta exposição é fruto de um acompanhamento de histórias reais de partos ao longo de cinco anos, e será composta por 15 fotografias de Adriana Medeiros, mostrando o nascer e o parir como uma experiência de imersão nos sentidos, além de debates com especialistas, vivências fotográficas, oficinas psicodramáticas e palestras. Saiba mais em: http://expoincorpos.blogspot.com/

Exposição: Alquimia
No dia 12 de junho será inaugurado na galeria 535 do Observatório de Favelas a exposição Alquimia, do fotógrafo Guy Veloso. Saiba mais em www.imagensdopovo.org.br.
Local: Rua Teixeira Ribeiro, 535

Exposição: World Press Photo 2010
Até o dia 27 de junho, a Caixa Cultural recebe a World Press Photo, a mais importante exposição mundial de fotojornalismo. A exposição conta com imagens premiadas pela organização holandesa de mesmo nome.
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Foyer Superior
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Visitação: De 18 de maio a 27 de junho de 2010.
Horário: De terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 21h
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
O Cotidiano

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial