ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

23 julho, 2010

CURSOS - 23-7-10

Prefeitura e Senai iniciam curso de restauro do patrimônio de São Sebastião
PMSS

Aulas do curso vão acontecer na Fundação Deodato Santana
O patrimônio histórico e cultural de São Sebastião, composto por um centenário conjunto arquitetônico, ganhou um importante reforço para sua preservação. Trata-se da oficina experimental de restauro que vai formar uma turma de 20 jovens que ficarão encarregados de restaurar, inicialmente, os prédios tombados do centro histórico do município. A aula inaugural da oficina, que é uma iniciativa da Prefeitura de São Sebastião em parceria com o Senai – Serviço Nacional da Indústria, aconteceu na noite da última segunda-feira, na Fundação Deodato Santana, no prédio do antigo fórum sebastianense. Compareceram ao evento o prefeito Ernane Primazzi, o diretor do Senai de Sorocaba, Jocilei de Oliveira, secretários municipais, e os vereadores Artur Balut, na ocasião representando a Câmara Municipal e Amilton Pacheco.
"Este é o primeiro de uma série de outros cursos de capacitação de jovens que pretendemos promover em parceria com o Senai. Eu já fiz curso por essa entidade e posso garantir que um certificado assinado pelo Senai tem outro peso. Com ele, além da geração de renda e emprego, pretendemos dar nova vida aos casarões históricos de São Sebastião”, avaliou prefeito Ernane.
O chefe do executivo ressaltou que o restauro do patrimônio é importante também para o setor do turismo, uma vez que o conjunto arquitetônico é um dos principais cartões postais do município. Ele afirmou que trabalho semelhante já vem sendo desenvolvido em outros locais igualmente de importância histórica e cultural, casos do Recanto Batuíra e do Sítio Arqueológico, ambos no bairro São Francisco.
O curso é destinado às áreas de pedreiro, carpinteiro e pintor voltados para o restauro. “Mais do que uma atividade profissional, os jovens que concluírem o curso podem ser considerados artistas, porque é preciso muita sensibilidade para se recuperar o passado”, disse Ernane.
O prefeito informou, ainda, que a profissionalização dos jovens resultará “numa grande mudança de todo o centro histórico de São Sebastião até o final do próximo ano. Os alunos, de acordo com Ernane, podem estar certos de que estão se capacitando para uma mão de obra escassa e que as oportunidades de trabalho serão boas,
A secretária de Cultura, Marianita Bueno, informou que são 20 vagas no curso de 560 horas/aula. “Um dado interessante é que 80% das vagas do curso estão sendo ocupadas por meninas”, disse ela. O trabalho inicial será feito em imóveis das ruas Almirante Nogueira, expedicionários brasileiros e Sebastião Silvestre Neves, o que foi previamente agendado com a proprietária dos patrimônios.
O diretor do Senai, Jocilei de Oliveira, destacou o apoio da empresa Minercal (que vai ceder a argamassa e a massa fina para o trabalho). Segundo ele, trabalho semelhante foi desenvolvido em São Luiz do Paraitinga e, naquele município, 30 jovens foram contratados após o curso.
O vereador Artur Balut, falando em nome do Legislativo, disse que a recuperação do centro histórico é alvo de muitos trabalhos na Câmara. “Temos uma riqueza cultural imensa a ser explorada. Vários cidadãos gostariam de integrar esse projeto e, esses alunos são privilegiados dadas as dificuldades do mercado de trabalho. O sucesso de vocês depende apenas de vocês”, disse Balut. O vereador Amilton afirmou que “São Sebastião está de parabéns. Temos muito que agradecer ao prefeito Ernane por essa iniciativa”.
Fonte: Depto de Comunicação
Prefeitura Municipal de São Sebastião


Belo Horizonte-MG - Introdução a técnicas de acondicionamento e conservação de acervos raros
Objetivo:
O curso pretende abordar sobre conhecimentos básicos de conservação preventiva de acervos bibliográficos, bem como a confecção de materiais para acondicionamento para guarda de livros. discutir técnicas de conservação de materiais bibliográficos; elaborar formatos de acondicionamento de livros.
Público-alvo:
Bibliotecários, profissionais de trabalham com livros e público em geral.
Ministrante: Diná Marques Pereira Araújo
Bibliotecária chefe da Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária da UFMG Graduanda do curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da UFMG Coordenadora das Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa - 2006-2009. Trabalhou em projetos de conservação e restauro de obras raras da Superintendência de Bibliotecas Públicas do Estado de Minas Gerais, 2006 a 2009. Cursos de Capacitação da Biblioteca Nacional na área de Conservação e Restauro de Documentos Bibliográficos.
Período de matrícula: 16/07/2010 a 28/07/2010
Período de realização: 02/08/2010 a 04/08/2010
Horário: segunda a quarta, das 08:00 às 12:00 horas
Local: Biblioteca Central/UFMG - Divisão de Coleções Especiais - 4º andar
Carga horária: 12 horas/aula
Vagas: 12
Investimento: R$125,00 à vista ou 02 parcelas de R$70,00 (vencimento do boletos: matrícula e 30/07/10)
Forma de Pagamento: Boleto

Maracaju-MS - Oficina de Papéis de Fibra de Cana da FCMS acontece em Maracaju
Ele visa resgatar também, os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.
O Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), promove entre os dias 19 e 29 de julho a Oficina Papéis Artesanais e Papéis de Fibra de Cana de Açúcar em Maracaju.
O curso, de 80 horas/aula, será ministrado pela artesã Solange Rego Cardinal Vieira e acontece em quatro etapas: introdução e exposição dos objetivos da oficina, produção de papéis artesanais mistos com fibras e tingidos com pigmentos naturais, confecção de papéis de fibra de cana-de-açúcar e encadernação, embalagens, cartões artesanais, finalização e encerramento.
As oficinas fazem parte do Projeto Artesania, da FCMS, que vem multiplicando os núcleos de produção do Estado, aproveitando sempre as potencialidades de matéria-prima de cada local. Ele visa resgatar também, os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.
Entre as oficinas realizadas figuram as que utilizam a palha de milho e de bananeira, frutas típicas para a produção de doces em compotas e cristalizados, fibra de taboa, tecidos, crochê e bordado com motivos pantaneiros, modelagem em cerâmica, madeira, osso, bambu, cabaça, entre outras.
Os artesãos recebem ainda capacitações para gestão dos produtos como formação de preços, a elaboração da identidade visual, criação de embalagem, logomarca, rótulos e material de divulgação, para agregar valor na comercialização dos produtos e atender as exigências do mercado consumidor.

Pereira Barreto-SP - Conservação de documentação em papel será tema de curso em Pereira Barreto
Com foco na qualificação de profissionais da área museológica, oficina será realizada nos dias 26 e 27 de julho na Casa da Cultura Aristeo Custódio Moreira pela Secretaria de Estado da Cultura
Por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), a Secretaria de Estado da Cultura realiza em Pereira Barreto uma oficina de capacitação para profissionais da área museológica. Com o objetivo de aprimorar e profissionalizar o trabalho das instituições culturais do interior do Estado, o curso “Conservação e Documentação em Papel” será ministrado pela professora Norma Cassares nos dias 26 e 27 de julho na Casa da Cultura Aristeo Custódio Moreira.
Fornecendo conceitos e critérios básicos de preservação e restauração, além de uma síntese dos fatores de deterioração de arquivos em museus e bibliotecas, o curso trará demonstrações do preparo da mesa de trabalho, da postura profissional durante a realização das atividades, da higienização ou limpeza mecânica de documentos, do preparo de pequenos reparos e da montagem de embalagens para conservação de peças.
As inscrições podem ser feitas na Casa da Cultura, localizada na rua Dermival Franceschi, s/nº, centro, ou pelo e-mail memorial@pereirabarreto.sp.gov.br. A adesão é gratuita.
A oficina é realizada em parceria com a prefeitura e viabilizada por meio da Organização Social de Cultura ACAM Portinari, com sede em Brodowski. A instituição é responsável pela gestão de museus estaduais no interior em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura.
Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca 502 instituições, públicas e privadas, de 159 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e sobre as cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as instituições e seus acervos.
ACAM Portinari
A Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, sete museus no interior de São Paulo pertencentes ao governo do Estado. Além do Museu Casa de Portinari, em Brodowski, a ACAM responde por instituições museológicas em Piracicaba, Tatuí, Amparo, Tupã, Taubaté e Guaratinguetá. A gestão compartilhada de museus atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Essas instituições parceiras, sem fins lucrativos, são chamadas Organizações Sociais. Elas foram criadas por lei em 1998.
Serviço:
Oficina “Conservação e Documentação em Papel”
Data: 26 e 27 de julho de 2010
Local: Casa da Cultura Aristeo Custódio Moreira ( rua Dermival Franceschi, s/nº – Centro -Pereira Barreto/SP)
Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Público Alvo: Profissionais dos museus cadastrados no SISEM-SP e interessados em geral
Inscrições: no local ou memorial@pereirabarreto.sp.gov.br
Participação: gratuita
Atendimento à imprensa
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237.7367/68
Juliana Dias - (16) 9233-1823 (16) 9233-1823
Ana Lígia Vasconcellos – (16) 9233-0624 (16) 9233-0624
André Luís Rezende – (16) 8142.4299
Foto: Celso Moraes

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial