ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

19 julho, 2010

EXPOSIÇÕES - 19-7-10

São Paulo-SP - Além dos Limites



A Caixa Cultural São Paulo apresenta a exposição “Além dos Limites”, que conta com 16 esculturas em bronze do artista plástico Ricardo Stumm. Trata-se da última série desenvolvida pelo escultor onde inspira-se na expressão corporal e reflete a necessidade do ser humano de extrapolar seus próprios limites, conquistar novos espaços e relacionamentos. Partindo do corpo escultural humano até certo encontro com a abstração, a composição permite tanto elevar-se a uma perspectiva cósmica como penetrar fundo na terra. Com a maestria de um animador, Stumm manipula toda esta energia e cria quadro a quadro uma dança imaginária e dramática. Formas de inspiração biológica, geometrias e às vezes pequenos personagens que surgem na sombra, curiosos seres que animam a cena com sua ingênua presença. Para desenvolver as peças, o artista fotografa modelos em movimento, colocados dentro de tecidos elásticos. As imagens servem como referência para a modelagem das esculturas em argila, que na etapa final são fundidas em bronze, na fundição do próprio artista. O processo criativo do artista também poderá ser conferido na mostra. A exposição das esculturas é complementada com fotos e desenhos dos modelos vivos.
Estréia dia 18 de Julho (domingo)
Até 29 de Agosto, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 (Centro)
Tel: (11) (11) 3321-4400 ou (11) 3321-4406 (11) 3321-4406
Ingressos: Grátis
Recomendação: livre
Sampa Online

São Paulo-SP - Guilherme de Faria - Obra Gráfica

A Caixa Cultural São Paulo apresenta a mostra "Guilherme de Faria - Obra Gráfica", expondo um dos grandes ícones da gravura brasileira da década de 80 e que produziu (entre 1978 e 1993) mais de 600 edições documentadas, totalizando 83.000 litografias originais impressas a partir de matrizes em pedra litográfica. A exposição pretende formar uma síntese dessa enorme produção, que traduza o sucesso causado pelas gravuras de Guilherme de Faria, afastado da gravação há mais de 15 anos. São 130 peças entre gravuras e desenhos, vídeo da época mostrando o artista desenhando, matrizes originais em pedra e cobre, acervo fotográfico, demonstrações de como as pedras eram criadas pelo artista, montagem de atelier de litografia com prensa e impressor executando impressões de gravuras e ainda documentos curiosos como o arquivo das tiragens de gravura, além de estudos de cor e esboços de desenhos. O curador Sérgio Pizoli busca privilegiar os momentos de produção intensa e estética, nas gravuras em metal, nas litografias dos anos 70 e nos desenhos de grande dimensão e também referenciar sua guinada comercial, com a qualidade invulgar de sua extensa produção litográfica da década de 80, construindo um grande mural com suas personagens femininas
Até 29 de Agosto, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 (Centro)
Tel: (11) (11) 3321-4400 ou (11) 3321-4406 (11) 3321-4406
Ingressos: Grátis
Recomendação etária: livre
Sampa Online

São Paulo-SP - Máscaras - Faces da Alma Boliviana


Máscaras - Faces da Alma Boliviana é uma exposição itinerante inédita, com peças de significativo valor estético e de tradição milenar, pertencentes ao acervo do Museo Nacional de Etnografía y Folklore – MUSEF, de La Paz e que pela primeira vez saem do território boliviano. Símbolo sagrado na Bolívia, a máscara representa as diversas faces da alma coletiva, está profundamente enraizada na natureza humana e possui uma extraordinária força, tanto individual quanto grupal. Tem poder de nos conduzir ao limiar do mundo do intangível, um mundo mágico, criativo, metafórico e impalpável. Essa exposição é uma amostra do importante trabalho desenvolvido pelo MUSEF, em La Paz e pretende difundir a rica diversidade cultural do povo boliviano. Apresenta uma seleção de 47 máscaras das regiões dos Andes (18), Amazônia (15) e Chaco (14) bolivianos, associadas a rituais e eventos festivos, tanto urbanos como rurais, que mostram as diferentes formas de estruturar o espírito coletivo da nacionalidade boliviana. Entre as peças expostas estarão máscaras guaranis, utilizadas na festa de Arete (Carnaval), exemplares urbanos, de Oruro e La Paz, além de outras representativas da festa do padroeiro San Ignacio de Moxos.
Até 29 de Agosto, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h (na galeria neuter michelon)
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 (Centro)
Tel: (11) (11) 3321-4400 ou (11) 3321-4406 (11) 3321-4406
Ingressos: Grátis
Recomendação etária: livre
Sampa Online

São Paulo-SP - Oceano Invadido
"Oceano Invadido" é um projeto de instalação com aquários habitados por animais e plantas aquáticas feitos de materiais plásticos descartados. Objetos plástico são um dos principais poluidores dos oceanos atualmente. No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km. Descartes plásticos representam também um grande perigo para a fauna marinha sendo a responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinha todos os anos, somados as mortes causadas a tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.
Até 29 de Agosto, terça a domingo, das 9h às 21h (no octogonal térreo e 1º andar)
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 (Centro)
Tel: (11) (11) 3321-4400 ou (11) 3321-4406 (11) 3321-4406
Ingressos: Grátis
Recomendação: livre
Sampa Online

São Paulo-SP - Raízes da Cultura Boliviana
Exposição itinerante, “Raízes da Cultura Boliviana”, com peças de significativo valor estético e de tradição milenar, pertencentes ao acervo do Museo Nacional de Etnografia y Folklore – MUSEF, de La Paz. A mostra será composta por 32 máscaras, seis peças em arte plumária, 20 tecidos tradicionais usados desde a era pré-hispânica pela grande e avançada Civilização Tiwanaku que construiu seu império às margens do Lago Titicaca na Bolívia, governando pacificamente uma grande parte da América Latina durante o período de mil anos, antes do Império Inca. Além do grande valor artístico e antropológico, a mostra fortalece o intercâmbio cultural e os laços de respeito e irmandade entre os dois países.
Até 29 de Agosto, terça a domingo, das 9h às 21h
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 (Centro)
Tel: (11) (11) 3321-4400 ou (11) 3321-4406 (11) 3321-4406
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Instituto Butantan apresenta exposições educativas nas férias
Instituto é uma opção de entretenimento educativo em julho.
Visitante pode conhecer mais sobre o trabalho dos pesquisadores.
O Instituto Butantan é uma opção de entretenimento educativo para as férias de julho em São Paulo. Os visitantes podem aproveitar o parque, com serpentário e o Museu de Rua, além de apreciar o mosaico "Fragmentos & Sentimentos".
No serpentário, as cobras circulam livres em um fosso, sem qualquer perigo ao visitante. Todas as quintas-feiras, das 14h30 às 15h30, o Butantan oferece gratuitamente ao público a oportunidade de manipular duas espécies não venenosas - a falsa coral e a dormideira.
No Museu Biológico estão expostas espécies das principais serpentes brasileiras, aranhas e iguanas. Já o Museu Histórico leva o visitante a uma viagem ao início do século XX por meio de objetos e fotos.
No Museu de Microbiologia é possível verificar a vida de seres microscópicos, como moléculas de DNA e vírus. Até o dia 30 de julho o museu abre seu laboratório para visitação pública, onde estarão expostos materiais e equipamentos usados em oficinas e atividades práticas. O museu também está apresentando a exposição temporária "O Vírus H1N1 na mira da ciência brasileira".
No Centro de Difusão Científica há a exposição temporária e itinerante "As Grandes Epidemias". Os visitantes têm a oportunidade de conhecer melhor a história de algumas epidemias por meio de vídeos e painéis ilustrativos.
A entrada para os três museus é única e custa R$ 6. Estudantes com identificação pagam R$ 2,50. Crianças até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam.
Os museus funcionam de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30. A bilheteria funciona de terça-feira a domingo, das 8h45 às 16h15. O endereço do Instituto Butantan é Avenida Vital Brasil 1.500, Butantã, Zona Oeste.
Programação:
- "Mão na Cobra só no Butantan" - todas as quintas-feiras, das 14h30 às 15h30 - Grátis
- Exposição temporária e itinerante "Grandes Epidemias" - de terça-feira a domingo, das 10h às 16h30 - Grátis
- Exposição temporária "O Vírus H1N1 na mira da ciência brasileira" - de terça-feira a domingo, das 09h às 16h30
- Laboratório do Museu de Microbiologia - de terça-feira a domingo, das 09h às 16h30
- Museus Biológico, de Microbiologia e Histórico - de terça-feira a domingo, das 09h às 16h30
Do G1 SP


Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro, está com três exposições abertas
Três exposições compõem a programação do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, neste mês de julho: Paiva Brasil – Jogos da Arte e Caminhos da Cor, dos artistas plásticos Paiva Brasil e Sérgio Telles; e Marcas Reveladas, coletiva dos gravuristas Armando Barbosa, Alexandra Morizot, Bia Sasso, Rizza Conde e Roberto Tavares.
As duas primeiras mostras foram lançadas nesta quinta-feira, dia 8 de julho, nas Salas Joaquim Lebreton e Clarival Valadares (Paiva Brasil) e Sala Bernadelli (Sérgio Telles), e ficarão abertas ao público até 30 de agosto e 7 de setembro, respectivamente, sempre de terça a sexta-feira, das 10s às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 12h às 17h.
A mostra de gravuras tem início no dia 15 de julho, nas salas Ubi Bava e Chaves Pinheiro, e vai até o dia 29 de agosto, no mesmo horário das demais. Cerca de 40 obras compõem a exposição dos gravuristas que dividem o espaço de trabalho no Atelier Villa Venturoza. As obras estão divididas em diferentes temáticas que vão desde o universo familiar do final do Século IX a experimentações com desenhos e fotografias.
A exposição Paiva Brasil – Jogos da Arte é uma homenagem aos 80 anos do pintor e apresenta 33 pinturas em tinta acrílica sobre tela, sendo que 18 são trabalhos recentes, nos quais o artista reúne elementos recorrentes em sua obra, como o rigor construtivista e o geometrismo abstrato. O artista utiliza-se de recursos formais como módulos, impressões serigráficas, superposições ou campo de cor.
Natural de Campos (RJ), pesquisador inscansável e rigoroso, Paiva Brasil estudou no antigo Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e fez cursos no Museu de Artes Modernas do Rio de Janeiro com renomados mestres, como Santa Rosa e Sanson Flexor. Recebeu diversos prêmios em Artes Plásticas, participou de várias Bienais de São Paulo, de Salões de Arte Moderna, do Salão de Verão do Jornal do Brasil, entre tantos outros.
Já a mostra Caminhos da Cor reúne 53 óleos sobre tela, 37 aquarelas, 14 desenhos, um álbum de gravuras e 13 águas-fortes, numa grande combinação de cores e tonalidades que alteram figuras em repouso e em movimento. Sérgio Telles nasceu no Rio de Janeiro, em 1936, e aos 18 anos foi premiado no Salão de Belas Artes.
Sua arte está abrigada em instituições importantes, como nos museus franceses Carnavalet, Beaubourg, Museu de Arte Moderna de Paris, Grenoble, Bordeaux, Lyon, Rouen e Marselha, e também em museus de outros países, como o Petit Palais (em Genebra, Suíça), Hermitage (em São Petersburgo, na Rússia), Pouchkine (Moscou), Museu de Artes de São Paulo (MASP) e a Pinacoteca (SP), entre outros. Em 1964 ingressou na carreira diplomática e foi embaixador na Malásia, no Líbano, na Suíça, na Tunísia e no Iraque.
O MNBA fica na Av Rio Branco, 199, Cinelândia, Rio de Janeiro. Informações: (21) 2219-8474 (21) 2219-8474 ou www.mnba.gov.br. É ligado ao Instituto Brasileiro de Museus, vinculado ao Ministério da Cultura.
(Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)
http://www.cultura.gov.br/site/2010/07/09/exposicoes-no-mnba-2/

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial