ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

20 agosto, 2010

EXPOSIÇÕES - 20-8-10

São Paulo recebe exposição fotográfica com as enchentes do passado
Mostra com material de profissionais e amadores abre nesta quarta-feira; conteúdo contempla apenas parte da problemática na cidade, segundo curador
SÃO PAULO - Inundações que hoje provocam estragos em São Paulo já faziam parte do cotidiano da cidade muito antes da canalização dos rios Tietê, Tamanduateí e Pinheiros. O histórico fotográfico dessas enchentes na capital paulista pode ser conferido na exposição Inundações em São Paulo, que abre nesta quarta-fera, 18, na Galeria Olido.

Primeiro registro fotográfico de enchente na cidade, em 1862

Com cerca de 45 fotografias em preto e branco do período entre 1862 a 1975, a mostra apresenta parte do acervo iconográfico do Museu da Cidade de São Paulo - Departamento do Patrimônio Histórico. São registros de autores desconhecidos e de profissionais como Benedito Junqueira Duarte e Militão Augusto de Azevedo, primeiro fotógrafo de paisagem urbana da cidade. É dele a imagem de uma enchente na região do Rio Tamanduateí em 1862, a mais antiga do acervo.
"É o primeiro registro fotográfico conhecido de uma inundação", explica o curador Henrique Siqueira. A imagem, junto com outras duas do século XIX, integra o primeiro dos quatro módulos da exposição.
No segundo módulo, dez imagens mostram as enchentes do Rio Tamanduateí quando já havia sido canalizado. "Antes ele serpenteava em volta do que é hoje a rua 25 de março. Isso provocava muitas inundações", conta Siqueira. "Com a canalização no fim do século XIX e a transformação da Várzea do Carmo em Parque Dom Pedro, a região acabou se tornou muito atraente."
No terceiro módulo, uma grande enchente ocorrida em 1929 é retratada em 14 imagens. Segundo Siqueira, é a inundação mais documentada no acervo. "Acho que como essa enchente provocou uma grande comoção social à época, fizeram uma boa documentação. O nível da água subiu 3,45 metros acima do Rio Tietê e inundou praticamente toda a parte baixa do Parque Dom Pedro e do entorno do Tietê e do Rio Pinheiros."

O quarto módulo apresenta fotografias do Rio Tietê. Entre elas, a construção da Ponte das Bandeiras no lugar da Ponte Grande, a enchente de 1943, que atingiu o Bom Retiro, as obras de retificação do rio e o transbordamento do Tietê em vários momentos.
As imagens da exposição, segundo o curador, mostram como a documentação iconográfica sobre as inundações se amplia à medida que a cidade cresce e se desenvolve. "A mostra não contempla toda a problemática das enchentes, mas pontua alguns desses momentos ao longo dos últimos 150 anos."
SERVIÇO
Inundações em São Paulo
Galeria Olido
Espaço expositivo - 1º andar - Avenida São João, 473
Abertura: Quarta-feira, 19h
De 19/8 a 3/10 - terça a domingo, das 13h às 20h. Grátis.
Ana Bizzotto, de O Estado de S.Paulo

São Paulo-SP - A Escultura de Margarita Farré


Margarita Farré é natural de Barcelona, Espanha, cidade que respira arte. Mas optou por São Paulo para criar suas raízes. Começou sua carreira artística em 1969. São 40 anos de escultura. Para comemorar esta carreira brilhante será lançado o livro "A Escultura de Margarita Farré". O livro será lançado com junto com a exposição, que leva o mesmo nome. São mais de 40 obras feitas em bronze, mármore, madeira, aço e alumínio. Obras de fases e anos variados, para poder ilustrar momentos importantes da carreira da artista.
Até 4 de Setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados das 10h às 14h
Galeria André
Rua Estados Unidos, 2280 (Jardim Paulista)
Tel: (11) 3081-6664 (11) 3081-6664
Ingressos: Grátis
(Todas as obras estão à venda)
Sampa Online
Militão Augusto de Azevedo/Divulgação

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial