ATUALIDADES - 20-10-10
Facebook: aplicativos transmitiram informações de usuários
NOVA YORK - O escândalo mais recente por uma falha em segurança da informação dos usuários do Facebook mostra que o maior site de redes sociais do mundo tem problemas para deixar para trás este assunto.
O "Wall Street Journal" informou nesta terça-feira que vários aplicativos populares do Facebook transmitiram informação pessoal de seus usuários a dezenas de empresas de publicidade e de rastreio de informação na internet.
Facebook respondeu que está trabalhando para reparar o problema e que infiltração dos dados não foi intencional, mas uma consequência de mecanismos básicos da rede mundial de computadores.
O portal disse em um comunicado que "não há evidência de nenhum tipo de informação pessoal foi usada indevidamente ou recolhida como resultado deste assunto".
"Na maioria dos casos os programadores não tinham a intenção de passar essa informação, mas o fizeram por detalhes técnicos sobre a forma como operam os buscadores", disse na segunda-feira Mike Vernal, engenheiro do Facebook, em seu blog.
Apesar disto, alguns defensores da privacidade dos usuários disseram que é sim um problema que a informação tenha sido infiltrada, sem importar o que passou com ela. Facebook necessita que seus usuários confiem em sua informação à empresa, porque se não o fazem não compartilharão tantas coisas como acontece agora.
- Facebook tem assegurado aos usuários por muito tempo que sua informação pessoal não será entregue aos anunciantes - disse Marc Rotenberg, diretor geral do Centro de Privacidade da Informação Eletrônica, com sede em Washington.
No olho do furacão está a identificação dos usuários, o identificador único ligado a cada pessoa no Facebook. Estas identificações podem ser usadas para encontrar os nomes dos usuários, seu gênero e qualquer informação visível para todos na internet através de suas opções de segurança.
- É sua lista completa de amigos, seus gostos e sua informação biográfica. Facebook tem acesso a isto e agora está passando aos anunciantes - disse Rotenberg.
O Globo
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