ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

26 outubro, 2010

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 26-10-10

Pesquisa revela características do falar juizforano
Registros de 1874


Conhecer as origens do falar de cada região do país é tarefa difícil e envolve diversos fatores, como espaço, tempo e lugar. Este trabalho é tão importante quanto entender o significado das palavras, dentro dos diversos sotaques. É impossível não ser reconhecido como mineiro em qualquer canto deste país, afinal o “mineirês” se destaca pela peculiaridade de sua fala. Até mesmo dentro do estado “os falares” se confundem. Foi neste sentido que a professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Patrícia Fabiane Lacerda iniciou seu estudo sobre o dialeto mineiro.
A pesquisa teve origem durante sua graduação, em conjunto com o professor aposentado pela UFJF, Mário Roberto Zágari, co-autor da obra “Esboço de um atlas lingüístico de Minas Gerais”. Durante o pós-doutorado, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Patrícia teve a oportunidade de realizar um trabalho voltado especificamente para a língua portuguesa falada em Juiz de Fora.
Com base na pesquisa realizada, foram verificados indícios de que algumas particularidades fonéticas do falar juizforano são decorrentes da grande presença de escravos de origem Banta na cidade durante o século XIX. Essas peculiaridades são entendidas pela lingüística como alteamento da vogal pretônica, como a utilização das vogais ‘i’ no lugar de ‘e’ e ‘u’ no lugar de ‘o’, por exemplo, quando se diz “pulícia” (polícia), “cumer” (comer), “durmir” (dormir), “ixplicar” (explicar) e “intender” (entender). Outros casos, chamados de monotongação do ditongo, em que os encontros vocálicos são reduzidos a uma vogal apenas, como em louco (“loco”), touro (“toro”), caixa (“caxa”) e deixa (“dexa”). Por fim, outra característica principal seria a ditongação de sibililante, em casos como três (“treis”); freguês (“fregueis”) e xadrez (“xadreiz”).
A pesquisadora Patrícia Cunha pretende agora dedicar o estudo ao português falado contemporaneamente na cidade

Em sua pesquisa, a professora defende a ideia de que a língua portuguesa documentada no século XIX em Juiz de Fora pode representar a fala que efetivamente caracteriza a Zona da Mata Mineira durante o período, já que a cidade atuou como centro aglutinador de todo o crescimento a partir de sua integração ao Circuito do Caminho Novo. Para tanto, sua equipe utilizou-se de análise de documentos históricos organizados e disponibilizados pelo Arquivo Histórico da Prefeitura de Juiz de Fora, de forma a conhecer a grafia e também a fala daquela época. Deste trabalho resultou a catalogação de trechos com escritas interessantes, que possibilitaram entender o falar daquela época, tal qual o trecho que se segue:
“[...] e seos companheiros a saber Tavares que ferio gravemente com o Compaço a Joaquim Gonçalves na coxa, Joaquim da Costa que ferio aos outros todos puliciais.” (Processo criminal de 1849).
“Ainda estou dando continuidade a esta pesquisa. Atualmente, conto com duas bolsas de Iniciação Científica concedidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq). Nesta etapa do projeto, estamos nos dedicando a constituir um vasto banco de dados representativo da língua portuguesa em Juiz de Fora no século XIX, a fim de estudar mais profundamente como situações intensas de contato linguístico teriam sido propulsoras de processos de mudança lingüística”, afirma a professora.
Patrícia explica, ainda, que este ano sua pesquisa será dedicada ao estudo do português falado contemporaneamente na cidade. “Espero obter auxílio junto a agências de fomento à pesquisa para constituir um vasto corpus sobre o português falado atualmente em Juiz de Fora.” A partir dessa etapa, o grupo de trabalho poderá contrastar os dados com o corpus do século XIX que já está coletado para, assim, estabelecer relações e comparações.
Pesquisa em site
Para divulgar a pesquisa foi construído um site, em funcionamento desde novembro do ano passado e com aproximadamente mil acessos. Lá, estão disponibilizados alguns dos capítulos do relatório final de pós-doutorado. Além disso, está disponível o corpus representativo do século XIX levantado pela equipe, com documentos do Arquivo Histórico da Prefeitura de Juiz de Fora que foram digitalizados e disponibilizados para consulta.
Além da internet, artigos científicos sobre a pesquisa já foram enviados para publicação e a intenção é lançar um livro sobre o tema ainda este ano. A pesquisa pode ser acessada no seguinte endereço www.linguaportuguesajf.com.br
Sotaques mineiros
Segundo Patrícia, o trabalho do professor Mário Zágari foi fundamental na execução da pesquisa até o ponto em que se encontra. Em seu trabalho, ele aponta a existência de três tipos de falas que compõem o sotaque mineiro: o falar baiano, partindo do Norte de Minas até a linha no sentido Leste-Oeste; o falar paulista, partindo do Sul do estado em rumo ao Norte e dobrando para o Oeste, indo em direção ao Triângulo Mineiro; por fim, o falar mineiro, próprio da Zona da Mata Mineira e da região do Campo das Vertentes. De acordo com as pesquisas realizadas, a fala da capital, Belo Horizonte, não se enquadra nessas classificações, pois se caracteriza como um falar próprio.
Outras informações: (32) 2102-3967 (Diretoria de Comunicação)

Paralisação de obras na Igreja Matriz de Goiana revolta fiéis
As obras na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, construída no século XVIII e tombada em 1938, estão paradas há três meses
Foto: Reprodução/TV Globo

As obras de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Goiana, uma das mais tradicionais do município da Mata Norte, estão paradas há três meses. Moradores e fiéis estão revoltados. A cidade está sem o brilho do seu principal cartão postal há um ano e meio, quando a igreja fechou as portas.
A igreja é uma construção barroca do século XVIII e foi tombada em 1938, mas se transformou num canteiro de obras inacabadas. Há três meses os restauradores pararam de trabalhar e deixaram à mostra os estragos que os cupins (foto 4) causaram no patrimônio histórico nacional.
As peças, quase ocas, foram desmontadas. O BNDES aprovou o orçamento de R$ 1,5 milhão para restaurar o altar-mor e a Capela do Santíssimo. O que mais intriga os fiéis é a falta de informações, pois ninguém sabe o que já foi gasto nem quanto está faltando para terminar a restauração. Os fiéis também desejam saber quando a obra será retomada e quando a igreja será devolvida à comunidade.
“Temos mais de 30 movimentos pastorais, grupos e associações da comunidade e ficamos sem locais para nos reunir. A igreja é um patrimônio e, mais do que isso, é a casa de Deus. É onde nos reunimos para celebrar a fé em Jesus Cristo e nos reunimos para as nossas atividades”, contou Ana Maria Lemos, frequentadora da igreja.
Enquanto as obras estão paradas, as missas são celebradas na Igreja do Rosário dos Homens Pretos, que era a sede do museu de obras sacras e históricas da cidade. Por conta das celebrações, os santos foram retirados em abril deste ano. Desde então, cerca de 500 objetos de arte sacra dos séculos XVII, XVIII e XIX, estão em um auditório da Secretária de Obras (foto 3). Alguns estão danificados. Longe dos olhos do público e em condições inadequadas, as relíquias devem permanecer amontoadas e empoeiradas até que a Prefeitura construa um novo museu.
“Se você me perguntar se isso está nas condições ideais, respondo que não, mas são as condições que a Prefeitura tem no momento. Inclusive, o Iphan tem lutado para ver se a gente poderia expor essas peças hoje, mas a gente tem relutado em fazer isso. A razão é a segurança. Recentemente tivemos o roubo de uma igreja e isso nos alertou ainda mais para ter cuidado, porque essas imagens são muito valiosas e muito cobiçadas”, contou o secretário de Obras de Goiana, Leandro Borges (foto 6).
O superintendente do Iphan em Pernambuco, Frederico Almeida, explicou que o repasse do dinheiro do BNDES para as obras da Igreja Matriz De Goiana foi suspenso porque faltavam documentos da empresa que administra a obra, a Fade, ligada à Universidade Federal de Pernambuco. De acordo com ele, as certidões já foram providenciadas e os trabalhos devem ser retomados até o fim deste mês.
pe360graus.com


Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial