ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

24 novembro, 2010

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 24-11-10

Qualificação do profissional de conservação-restauração está próxima de ser garantida por lei.
O projeto de lei 4.042/08, que trata da regulamentação da profissão do conservador-restaurador foi aprovado ontem pela Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público.
A normatização do serviço está mais próxima, mas ainda falta o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, no Senado Federal, para em seguida ser encaminhada a plenário e votada.
De qualquer forma, o primeiro passo foi dado e sem grandes controvérsias, já que o projeto com apêndice foi aprovado por unanimidade.
É importante que o Brasil regulamente a profissão, dando mais perspectiva aos futuros profissionais e evitando trabalhos duvidosos que podemos encontrar, unindo qualificação técnica e experiência, ambas as qualidades imprescindíveis ao profissional.
Para fornecer a qualificação necessária aos profissionais surgem, já há algum tempo no Brasil, inúmeros curso de conservação e restauro como: curso técnico da FAOP (Fundação de Arte de Ouro Preto), curso superior da UFMG, da PUC-SP e cursos de assistente oferecidos pela ABER em São Paulo.
Essas medidas valorizam o profissional e evitam possíveis ludibriadores.
Acompanhe o processo e suas emendas no site da câmara: http://www.camara.gov.br/

Arqueologia: Povoado romano é descoberto em Londres
Arqueólogos do Museu de Londres, na Inglaterra, anunciaram nesta quarta-feira a descoberta de um vilarejo romano até então desconhecido, onde foram encontrados mais de 11 mil artefatos.
O povoado ficava nos arredores da cidade romana Londinium, precursora de Londres.
Entre os artefatos recuperados na precursora de Londres, há moedas, faca, louça romana e fragmento de bracelete
O sítio arqueológico no parque Syon, a oeste da capital da Inglaterra, foi descoberto durante escavações para a construção de um novo hotel.
As descobertas ocorreram em 2008, mas só foram divulgadas nesta semana. Entre os artefatos recuperados, estão centenas de moedas, uma faca, louça romana e um fragmento de bracelete de ouro.
Esqueletos de três ou quatro pessoas também estão entre os restos. Ao contrário do que normalmente acontece, estavam enterrados de lado, em valas, sem estátuas de deuses ou outros adornos.
O sítio arqueológico ficou praticamente intacto por quase 2.000 anos.
Ângelo Medrado
BBC Brasil

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial