PODE CRER, É VERDADE - 5-11-10
Chris Myers, nascido no Estado do Wisconsin, tem 32 anos e começou a servir a bebida com 19
Foto: Moreno Osório/Especial para Terra
O americano Chris Myers venceu na noite desta quinta-feira, em Londres, no no Reino Unido, o 14º World Draught Master, uma competição que reconhece os melhores tiradores de chope do mundo. Como prêmio, ele vai viajar por mais de dez países ensinando a melhor forma de servir a bebida.
"Vai ser o ano mais emocionante da minha vida ao mostrar ao mundo como se serve chope", afirmou o campeão. Myers, que trabalha em um bar no Estado do Wisconsin, tem 32 anos e começou a servir a bebida com 19. Além da especialidade em chope, o americano também estuda escrita criativa.
Dos 30 participantes classificados para o evento, apenas 25 compareceram. O brasileiro OtaGilson de Castro dos Santos, 38 anos, que trabalha no bar SeoRosa, em Campinas, foi desclassificado na segunda eliminatória do torneio. Mesmo assim ele se mostrou feliz pelo desempenho.
Para participar do World Draught Master, OtaGilson ganhou o direito de representar o País depois de superar 30 adversários na etapa nacional, realizada no começo do mês, em São Paulo. Ele ganhou um prêmio de R$ 3 mil pela vitória.
O vencedor da competição deste ano foi definido por uma equipe de oito jurados. Eles verificam quem melhor seguiu à risca um ritual elaborado pela Stella Artois, a cerveja organizadora do evento. São nove passos cujo objetivo é preservar o sabor da bebida entre o momento em que é retirada da torneira até ser entregue ao cliente.
Depois da primeira eliminatória da noite, em que saíram mais cinco candidatos, Chris Myers superou 20 adversários. Os quatro finalistas, além dos Estados Unidos, representaram Austrália, Bélgica e Canadá. Eles ficaram em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.
World Draught Master
Avrill Maxwell venceu a final do 13º World Draught Master, ano passado, em Nova York. O evento é realizado desde 1997 e já teve como sede Leuven, cidade belga berço da Stella Artois, e onde foi fundada em 1425 a Universidade de Leuven, que ficou conhecida por suas descobertas envolvendo fórmulas de cerveja.
TERRA
A transição do penico para o vaso sanitário
O penico, que é bem mais antigo do que o vaso sanitário, foi criado para as mulheres, embora fosse utilizado por homens também. Dizem, por sinal, que o penico chegou a ser usado inclusive durante as missas realizadas no século 17 por um famoso padre francês, pois seus sermões, de tão demorados, faziam com que as mulheres disfarçadamente se utilizassem do valioso objeto.
Na Roma Antiga já havia banheiros públicos, embora fossem a céu aberto e sem divisórias, cujas construções eram sempre próximas aos córregos, para que os usuários pudessem se lavar em seguida.
Somente na segunda metade do século 16 é que surge o vaso sanitário, invenção de um poeta e tradutor inglês, que construiu em sua casa um dos aparelhos.
O projeto ficou tão famoso - embora incialmente não aceito - que a rainha da Inglaterra (Isabel I, filha de Henrique VIII e Ana Bolena) se deslocou à casa do poeta para conferir de perto a promissora invenção. De início a rainha rejeitou veementemente o vaso sanitário, pois o considerava imoral demais, mas acabou cedendo e encomendou um para o palácio.
Mas a moda não pegou, mesmo tendo a rainha à frente.
Inglaterra, França e Portugal não aprovaram a invenção e até o século 19 o jeito era atirar pela janela os dejetos, daí a frase "lá vai água!", comum na época em Portugal.
Somente três séculos depois é que estes países passaram a adotar o vaso sanitário, quando finalmente privadas e banheiros passaram a ser instalados dentro das casas, cujas práticas acabaram gerando dois avanços em matéria de saneamento básico, no caso os esgotos e o uso do papel higiênico.
E por falar em papel higiênico, os primeiros rolos sugidos na segunda metade do século 19 continham impressa uma sugestiva propaganda: "Macio como linho antigo."
Presidente do Equador diz que Chaves é o melhor programa da TV
O presidente do Equador, Rafael Correa, disse neste sábado que considera o programa mexicano "Chaves" como "o melhor" da televisão.
Em seu boletim semanal de trabalho, ele disse que teve o "orgulho" de conhecer Carlos Villagrán, que interpretou o personagem Quico no programa, durante passagem com seu circo pela cidade andina de Loja, no sul do país.
"Conheci o "Quico", o do "Chaves", para mim o melhor programa da televisão, ótimo, todos os personagens, as histórias, tudo é magnífico ali, os artistas...", disse Correa.
Ele acrescentou que "a qualidade dos personagens e os que interpretam os personagens são maravilhosos".
O vice-presidente do Equador, Lenín Moreno, que lidera uma campanha para instaurar o humor no país, conversou também com "Quico" para possivelmente colocá-lo no projeto.
"Outro dia me encontrei com Carlos Villagrán, o famoso "Quico", e ele disse que adoraria se converter em um embaixador da alegria e do bom humor", comentou Moreno.
Conta Outra
Marcadores: fotos engraçadas, incrível, notícia
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial