ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

02 dezembro, 2010

ATUALIDADES - 2-12-10

Atrasos e cancelamentos de voos alertam para risco de caos aéreo no fim do ano
Medida da Anac cancela venda de passagens da TAM a 18 dias do início da operação especial para tentar evitar crise
Faltando 18 dias para o início da operação especial de fim de ano que visa evitar transtornos nos aeroportos com o intenso movimento de dezembro, a Anac cancelou a venda de passagens da TAM até sexta-feira em razão do elevado número de cancelamentos e atrasos de voos da companhia no país desde o fim de semana
A pouco menos de um mês do maior movimento nos aeroportos brasileiros, voltou a pousar sobre os passageiros a dúvida sobre a capacidade de atendimento nas viagens aéreas sem transtornos, filas e estresse nos balcões das companhias.
Pela segunda vez em dois meses, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) teve de recorrer a uma medida radical para evitar adiamentos e atrasos de voos, intensificados no último domingo: determinou que a TAM suspenda a venda de bilhetes até sexta-feira por ter registrado alto índice de cancelamentos no fim de semana.
Veja alguns fatores que podem complicar a situação dos aeroportos nas festas de fim de ano, bem como possíveis soluções:
O que pode provocar caos
1) Excesso de trabalho
Embora as companhias aéreas não admitam, o excesso da jornada de trabalho é apontado pelos sindicatos dos aeroviários e aeronautas como uma das principais causas dos atrasos e cancelamentos de voos no país.A sobrecarga das tripulações, conforme dirigentes sindicais, é um problema que se agravou neste ano. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) informa desconhecer qualquer descumprimento da jornada de trabalho por parte das companhias. As ações para evitar o caos
2) Mercado aquecido
O aquecimento da economia e o consequente aumento do poder aquisitivo da população resultaram na expansão do número de voos.Além disso, um novo viajante, o consumidor da classe C, impulsiona os negócios no setor e garante aumento na ocupação dos assentos. A demanda por transporte aéreo acumula, de janeiro a outubro deste ano, na comparação com igual período do ano passado, aumento de 25% no mercado doméstico e 21,3% no segmento internacional – considerando apenas as rotas operadas por companhias brasileiras.
3) Carência de infraestrutura
Os principais aeroportos brasileiros operam ou acima da capacidade ou no limite do número de passageiros. Sem espaço para abrir novos horários de voos nas rotas de maior procura, as companhias aéreas ficam com uma oferta restrita de assentos. Para o professor de transporte aéreo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Respicio Espirito Santo, há uma falha sistêmica no setor, que também prejudica as empresas aéreas.
As ações para evitar o caos
1) Plano de contingência
Anac, Infraero, órgãos federais e empresas anunciaram na semana passada medidas para reforçar o atendimento no fim de ano. Férias foram canceladas e equipes de fiscalização, ampliadas. O tráfego aéreo terá um aumento de 14% nas posições de controle. E a Infraero planeja contratar 922 funcionários. Em Porto Alegre,a promessa é colocar em operação o Terminal 2 do aeroporto Salgado Filho,contribuindo para melhorar o fluxo de passageiros.
2) Reforço na fiscalização
A Anac vem apertando a fiscalização às empresas. Em agosto, multou Gol e Webjet por atrasos e cancelamentos de voos. Para a Gol, impôs multa de R$ 2 milhões. Para a Webjet, a pena foi de R$ 600 mil, também por falhas na organização da carga horária. Ontem, foi suspensa a venda de bilhetes da TAM para os destinos domésticos até sexta-feira. Para o fim do ano, a Anac promete manter inspetores 24 horas nos centros de operações das empresas. Um grupo de 120 pessoas trabalhará em 11 aeroportos de 17 a 31 de dezembro.
3) Aviões reservas
Na tentativa de evitar transtornos no período de maior movimento nos aeroportos, as companhias aéreas se comprometeram a manter 15 aeronaves reservas. As empresas assumiram o compromisso de antecipar a manutenção de aviões, não realizar overbooking (venda de passagens acima do número de assentos) e endossar bilhetes de outras aéreas. Haverá ainda reforço nas equipes e será incentivado o uso de formas alternativas de check-in, como pela internet.
Joana Colussi
ZERO HORA

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial