ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

27 janeiro, 2011

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 27-1-11

Evidências arqueológicas de Sansão
Recentemente, arqueólogos encontraram a tumba de Sansão, na cidade de Belt Shemesh, a 50 quilômetros de Jerusalém. O lugar virou ponto turístico, onde o homem de força sobrenatural é visto como herói, apesar de ter sucumbido aos encantos de Dalila.
Na verdade, o túmulo de Sansão é o lugar final onde foi sepultado um homem que tinha uma missão específica, mas que teve muitos problemas para atingir sua meta porque envolveu-se com uma mulher.
O relato é bíblico. Uma história de amor e de traição aconteceu no que hoje faz parte de Israel. Sansão era hebreu e se diferenciava pela força vinda dos seus cabelos. Um dom, que de acordo com a Bíblia, foi dado por Deus para que ele liderasse a luta dos hebreus contra os filisteus. Dalila era filistéia e foi orientada a seduzir Sansão para descobrir a origem de sua força. Sansão se apaixonou por Dalila e contou o segredo. Ela o traiu, entregando-o para seus inimigos.
O caminho que restou dessa história foi seguido por Herbert Moraes que fez uma reportagem exibida no Jornal da Record, em 4 de janeiro.
O repórter contou que já se passaram três mil anos que dessa história – veja narração em Juízes 13. Há 60 anos, foram realizadas grandes descobertas sobre o tema em Israel.
Além da descoberta da tumba, sabe-se, por exemplo, que os filisteus chegaram por mar e poderiam ser de origem grega. Cidades ocupadas pelos filisteus ainda contam a história, guardando vestígios. Em Ashdob a história de Sansão e Dalila é contada por estatuas nas calçadas e em um museu há vestimentas dos soldados, potes, máscaras e instrumentos musicais.
Questionado se uma das máscaras poderia ser de Dalila, o diretor do museu afirma que não há descrições sobre ela.
Em Ashkelon, a 30 quilômetros de Ashdob, é possível ver o porto e as muralhas que protegiam a cidade. Arqueólogos descobriram também um prostíbulo. Um dos responsáveis pelas escavações afirmou que o próprio Sansão costumava assediar as mulheres inimigas. Algumas da cidade de Gaza.
Pela primeira vez arqueólogos provaram que o templo dos filisteus tinha mesmo duas colunas, como narra a Bíblia. Sansão teria retomado as forças depois de fazer um último pedido a Deus. Derrubou as colunas, morreu e matou todos os presentes na festa. Após esse final, a Bíblia não dá mais detalhes sobre a vida dele.

XiloBoletim
Boletim do Museu Casa da Xilogravura
Janeiro de 2011
(N°3, ano 2, série digital)
AMPLIAÇÃO E REFORMA
O Museu Casa da Xilogravura vem passando, há meses, por obras de ampliação e reforma. Um prédio anexo, que agora está sendo incorporado ao edifício antigo, permitirá significativo aumento da área destinada às exposições permanentes, bem como originará um novo e amplo atelier.
Em consequência, a Casa da Xilogravura terá o prazer de lhe oferecer em sua próxima visita novas atrações, inclusive com o acréscimo no número de artistas e de obras em exibição.
Por outro lado, os cursos de xilografia (e de arte em geral) voltarão a ser oferecidos pela Casa da Xilogravura ao longo deste ano. Oportunamente este Boletim enviará o calendário de cursos. (Tendo em vista a aceleração das atividades no mundo de hoje, a qual torna cada vez mais escasso o tempo disponível das pessoas, os cursos serão concentrados em finais de semana ou, dependendo do caso, em um único dia inteiro, um sábado, por exemplo .
Ao término das reformas, a Casa da Xilogravura também franqueará aos visitantes o acesso aos jardins da área de terreno existente atrás do prédio do Museu, na qual alamedas poderão ser percorridas em meio a um pequeno bosque.
VISITAÇÃO ATUAL
Apesar de a realização das obras de ampliação e reformas estarem em curso, a visitação ao Museu continua normal de janeiro a março, mês previsto para término das obras.
Os visitantes têm a seu dispor as exposições do acervo permanente e as temporárias, bem como as mostras Magia da Multiplicação, Artista da Vez, História deste Museu e Morte quase súbita no mundo gráfico. Continua também franqueado o acesso, no jardim da frente do Museu, ao pequeno monumento que marca o local de enterramento do cão Chiquinho.
Mesmo as mostras agora fechadas, como a da tipografia do Museu e a exposição permanente de artistas estrangeiros deverão ser reabertas até o final de março de 2011.
INTERCÂMBIO
A Casa da Xilogravura tem incrementado seu intercâmbio com outros museus congêneres e ateliês de gravadores, inclusive em outros países.
No ano de 2010, no segundo semestre, foram contatados e visitados pelos diretores da Casa da Xilogravura, os seguintes museus: Museu Gutenberg, em Mainz, Alemanha; Casa de Rembrandt, em Amsterdam, Holanda; e Museu Platin-Moretus, em Antuérpia, Bélgica, dentre outros. Nesse mesmo ano, no primeiro semestre, foram visitados o Grupo Arte de Inverno, de Sergipe, e o Atelierde Osvaldo Jalil, em Buenos Aires, Argentina.
Tais contatos vieram somar-se às visitas realizadas em 2009, na França, ao Museu da Impressão (Musée de l'Imprimerie), de Lyon; Museu de Impressão em Tecidos (Musée de l'ImpressionsurÉtoffes), em Moulhouse; Museu do Papel Pintado (MuséeduPapierPeint), em Rixheim; e Biblioteca Nacional Francesa, Museu do Correio e outros, em Paris.
8ª. EDIÇÃO DO "CAMPOS DO JORDÃO EM SEU BOLSO"
Está saindo da gráfica a 8ª. edição do guia "Campos do Jordão em seu bolso", agora com tiragem de 50.000 exemplares, a qual será distribuída em 2011, mês a mês, em cerca de 90 hotéis/pousadas/colônias de férias de Campos do Jordão.
ATÉ BREVE
Agradecemos sua atenção e aguardamos, para logo, sua sempre esperada visita à Casa da Xilogravura.
O MUSEU CASA DA XILOGRAVURA abre das 9 às 12 e das 14 às 17 horas,
de 5ª. a 2ª. feira (só fecha nas terças e quartas-feiras) e situa-se na Avenida Eduardo Moreira da Cruz, 295, esquina com a praça da igreja N.Sra. da Saúde, Bairro Jaguaribe, Campos do Jordão, Estado de São Paulo, Brasil.
Entrada = R$ 3,00
Mais de 60 anos = R$ 2,00
Menos de 12 anos = Grátis
Grupos de alunos de escolas gratuitas previamente agendados = Grátis
Para mais informações: (12) 3662-1832 ou acesse nosso site http://www.casadaxilogravura.com.br/


Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial