ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

20 abril, 2011

EXPOSIÇÕES - 20-4-11

São Paulo-SP - A Arte na mecânica do movimento


A mostra apresentará ao público a vocação da cidade para a mecânica de precisão, bem como a passagem do trabalho artesanal para o trabalho industrial, materializados nas caixas de música e nos autômatos.
Com curadoria compartilhada pela Municipalidade de Sainte-Croix (Suíça) e pelo historiador Lucas Bittencourt.
Até 26 de Junho, segunda, das 11h às 20h; terça a domingo das 10h às 20h (Galeria de Arte do SESI)
Centro Cultural Fiesp
Av. Paulista, 1313 (Cerqueira César)
Tel: (11) 3146-7405 3146-7406
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Bandeira em branco não é bandeira branca


Bandeira em branco não é bandeira branca, de Nicolás Robbio utiliza a simbologia empregada pela heráldica na criação de escudos e brasões para reorganizar e ressignificar seu vocabulário pessoal. O desenho continua sendo a ferramenta expressiva fundamental de Robbio, e pode surgir em colagens, nas instalações e projeções de luz e sombra que integram e individual. Decompondo o mundo, Robbio cria uma nova organização de sentidos, agregando a símbolos já assimilados pela memória, pequenas fraturas que somam complexidade à imagens banais do cotidiano.
Até 21 de Maio, de terça a sexta, das 10 às 19h; sábados das 11 as 17h.
Vermelho
Rua Minas Gerais, 350 (Higienópolis )
Tel: (11) 3138-1520
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Morada ecológica
Morada ecológica aborda as principais inovações da arquitetura contemporânea ao redor do mundo e a forma como a sustentabilidade vem influenciando a maneira de pensar as construções e desenvolvimento urbano na atualidade. Com ela, o Museu de Arte Moderna retoma sua linha curatorial de arte e arquitetura, explorada em mostras como Quando vidas se tornam forma (2008), Flavio de Carvalho (2010), Gordon Matta-Clark: desfazer o espaço (2010) e Roberto Burle Marx 100 anos: a permanência do instável (2009).
Até 26 de Junho, de terça a domingo e feriados, das 10h às 18h (fechado às segundas, inclusive feriados)
MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo)
Parque do Ibirapuera (portão 3) (Indianópolis)
Tel: (11) 5085-1300
Ingressos: R$ 5,50
(entrada gratuita aos domingos)
Sampa Online

São Paulo-SP - O Coração da Cidade – a invenção do espaço de convivência


Com curadoria do arquiteto e professor da FAU-USP Julio Katinsky, O Coração da Cidade – a invenção do espaço de convivência é a segunda exposição do programa Arquitetura Brasileira, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake que, desde a sua fundação, contempla a arquitetura, ao lado das artes plásticas e do design – único espaço no Brasil especialmente concebido e projetado para realizar mostras nessas três vertentes. Apropriando-se, por um lado, da tese defendida por Gilberto Freyre em “Casa Grande & Senzala” sobre a formação do Brasil e sua cultura contemporânea e, por outro, das contribuições modernas estrangeiras na arquitetura brasileira, principalmente da escola corbusiana, Katinsky reflete sobre o espaço de convivência como vigorosa proposta da arquitetura moderna brasileira para a democratização social. A mostra reúne cerca de 115 projetos, 45 basilares e 70 referenciais, por meio de fotos, além de maquetes, desenhos originais, projeções, reproduções e plantas. Para delinear os espaços, tanto público quanto privado, que promovem o encontro entre as pessoas, o curador destaca na exposição seis grandes eixos: Praça Verde, Prédio sobre a Praça, Grandes Vazios, Minicidade, Praça Cívica e Grandes Coberturas.
Curadoria: Julio Katinsky.
Até 3 de Julho, terça a domingo, das 11h às 20h
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 (Pinheiros )
Tel: (11) 5095-2300
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - O Mundo Mágico de Escher


A mostra reúne 94 obras, entre gravuras originais e desenhos, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista. Escher ficou mundialmente conhecido por representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano e explorações do infinito. Escher foi um gênio da imaginação lúdica e um artesão habilidoso nas artes gráficas, mas a chave para muitos dos seus efeitos surpreendentes é a matemática, utilizada de uma forma intuitiva. A exposição mostra de forma analítica o desenvolvimento da obra gráfica do Escher em uma carreira de mais de 50 anos. Além disso, a exposição evidencia os efeitos de alguns fenômenos de espelhamento, perspectiva e matemática em diversas instalações interativas e lúdicas, além de um filme em 3D.
Até 17 de Julho, de terça a domingo, das 09h às 20h
Centro Cultural Banco do Brasil (125 lugares)
Rua Álvares penteado, 112 (Centro)
Tel: (11) 3113-3600
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Razão e ambiente
O pioneirismo da arquitetura brasileira modernista na utilização de soluções ecológicas e seus desdobramentos na arquitetura sustentável de hoje são o tema da exposição Razão e ambiente. A exposição complementa a mostra da Grande Sala, Morada ecológica, trazendo o debate da arquitetura sustentável para o âmbito do Brasil. São 21 obras contemporâneas, exibidas por meio de projeções, selecionadas por qualidades arquitetônicas que tratam a preocupação ecológica por diferentes aspectos. São homenageados três arquitetos modernos que também abordaram questões ecológicas: Lucio Costa (1902-1998), Lina Bo Bardi (1914-1992) e Sergio Bernardes (1919-2002). Uma parceria com a Escola da Cidade traz quatro Trabalhos Finais de Graduação de seus alunos, escolhidos pela qualidade e pertinência ao tema da exposição.
Até 26 de Junho, de terça a domingo e feriados, das 10h às 18h (fechado às segundas, inclusive feriados)
MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo)
Parque do Ibirapuera (portão 3) (Indianópolis)
Tel: (11) 5085-1300
Ingressos: R$ 5,50
(entrada gratuita aos domingos)
Sampa Online

São Paulo-SP - Zero de Conduta


Primeira individual na Vermelho da artista Cinthia Marcelle, que recentemente ganhou o Future Generation Art Prize, do Pinchuck Art Centre, Zero de Conduta começou a ser concebida durante a crise econômica de 2008. Momento decisivo, crítico e de suspensão no limite entre a abolição de normas reveladas subitamente obsoletas e da adoção de novos paradigmas, a ideia da crise serve de mote para a artista na criação de um mundo suspenso na soma de seus artifícios. Entre esculturas e fotografias, surgem situações e personagens revelados pela crise, todo um mundo temporário em que a relação entre preço e valor, capital e trabalho ainda está por ser reinventada. Por um instante, a imagem do mercado como entidade reguladora é abalada e todo um mundo novo pode surgir. É o que ocorre, por exemplo, em Sobre este mesmo mundo obra apresentada na 29ª Bienal de São Paulo, em 2010. Sobre a superfície de uma lousa de quase 9 metros de cumprimento, Marcelle sugere o desmoronamento e a falência dos sistemas de aprendizagem apagando quase que totalmente a lousa e deixando sobre o chão vestígios desse conhecimento anacrônico nas montanhas de pó de giz que integram a instalação.
Até 21 de Maio, de terça a sexta, das 10 às 19h; sábados das 11 às 17h (salas 1 e 2).
Vermelho
Rua Minas Gerais, 350 (Higienópolis )
Tel: (11) 3138-1520
Ingressos: Grátis
Sampa Online

Rio de Janeiro-RJ - Pedaladas inspiradoras
Marcos Chaves transforma em arte cenários da cidade que observa passeando de bicicleta

CARLOS HENRIQUE BRAZ

Bom humor e carinho pelo Rio são duas marcas registradas na obra de Marcos Chaves. Em 2008, na mostra É da Sua Natureza, ele levou suas representações bem particulares de cartões-postais da cidade ao Oi Futuro. No vizinho Largo do Machado, instalou um contêiner de dentro do qual partiam gargalhadas variadas — foi um tremendo sucesso entre os passantes. Na individual Alucinação à Beira-Mar, que chega à Galeria Laura Alvim em pleno feriado de Tiradentes, fotos, vídeos e instalações traduzem cenários cariocas segundo a visão do artista. Boa parte dos onze trabalhos reunidos foi inspirada em passeios ciclísticos. “Andar de bicicleta me permite olhar a cidade numa velocidade diferente e enxergar coisas que não veria de carro”, diz Chaves.
Imagem-símbolo da intervenção Eu Só Vendo a Vista, de 1997, mais famosa criação do artista carioca, o Pão de Açúcar é revisitado em três fotos. Em Desculpe o Transtorno, aparece atrás da estrutura metálica montada para um dos muitos eventos que ocupam a Praia de Botafogo — e parece enjaulado. Em Rio Olímpico, tirado do Parque do Flamengo, o marco natural aparece emoldurado por um equipamento de ginástica deteriorado.
Na versão mais inusitada, Rio 40 Graus, Chaves enxergou os contornos da montanha em uma ondulação do asfalto da Avenida Princesa Isabel. Outra peça escolhida, Só para Contrabalançar, traz, em fotomontagem, uma estátua de Buda sentado sobre a Pedra da Gávea. “A ideia é discutir a quebra do monopólio do Cristo Redentor”, diz o autor, em tom de chacota.
Veja Rio
Rio 40 Graus: falha no asfalto lembra o desenho do Pão de Açúcar

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial