ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

20 abril, 2011

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 20-4-11

Encontrados quadros de Goya e El Greco desaparecidos nos anos 90
A Guarda Civil espanhola anunciou ter recuperado dois quadros valiosos dos mestres Francisco de Goya e El Greco numa casa particular em Alicante. As obras de artes estavam desaparecidas desde o final dos anos 1990.


“'La aparición de la Virgen del Pilar”, de Goya, datado entre 1775 e1780, e “La Anunciación”, de El Greco, pintado em 1570, pertenciam à colecção do espanhol Julio Muñoz Ramonet, que faleceu em 1991 e doou as obras à cidade de Barcelona e terão desaparecido em finais dos anos 1990 quando regressavam a Espanha depois de terem mostradas numa exposição internacional.
Depois da denúncia do desaparecimento, o Grupo de Património Histórico da Guarda Civil incluiu as fotografias dos quadros na base de dados internacional das obras de arte roubadas, impedindo dessa forma a sua venda ilegal.
Em Outubro passado, a Guarda Civil teve conhecimento que as duas obras poderiam vir a ser vendidas e intensificaram a investigação, acabando por localizá-las em casa de um cidadão anónimo.
Os quadros foram agora entregues aos seus proprietários, estando a correr uma investigação para determinar o que aconteceu no dia em que as obras desapareceram.
Publico.pt

México recupera peças arqueológicas roubadas
México, 16 abr (Prensa Latina) As autoridades do estado do Hessen, na Alemanha, restituíram ao México um lote de 49 peças pré-hispânicas confiscado no aeroporto do Fráncfort em 2004, informam hoje meios de imprensa locais.
Um comunicado conjunto da Procuradoria Geral da República e a Secretaria de Relações Exteriores precisa que entre os objetos roubados destacam uma máscara esculpida em pedra e 42 brincalhonas de granito cinza e verde.
Pesquisas de autoridades nacionais e alemãs arrojaram que o lote está diretamente vinculado com operações realizadas pelo Leonardo Augustus Patterson, reconhecido internacionalmente como um presumido traficante de bens culturais.
Patterson também está relacionado com o roubo na Espanha de um importante carregamento de bens culturais de diversos países da América Latina, o qual já está assegurado no Munich para sua restituição aos países de origem, indica a nota.
Deste modo assinala o agradecimento do governo do México pela ampla cooperação das autoridades do Hessen, quem de maneira especial facilitaram a revisão do lote e seu resguardo em ótimas condições.
A disparidade nas legislações existentes em cada país em matéria de patrimônio cultural constitui um dos principais obstáculos para a recuperação de bens subtraídos ilegalmente, transcendeu na sessão final do Primeiro Seminário Ibero-americano de Jornalismo e Patrimônio Cultural.
Durante o evento, concluído a véspera nesta cidade, sobressaiu-se a idéia de que só a vontade dos governos e os acordos entre eles possibilitou ao México recuperar os bens culturais, arqueológicos e históricos que lhe foram roubados durante anos.
As leis mexicanas estabelecem que todo o patrimônio pré-hispânico é propriedade da nação, a diferenças de outros países nos que se faculta a independência do regime de propriedade privada, sublinhou María Villarreal, advogada do Instituto Nacional de Antropologia e História.
Alain Arias Barreto
Prensa Latina
Polícia está agora a investigar o caso (DR/Guarda Civil Espanhola)

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial