ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

05 maio, 2011

EXPOSIÇÕES - 5-5-11

São Paulo-SP - Debret – Viagem ao Sul do Brasil


A mostra “Debret – viagem ao Sul do Brasil” apresentará aquarelas realizadas pelo artista francês Jean-Baptiste Debret feitas ao longo dos 15 anos que viveu no Brasil, como membro da Missão Artística Francesa, entre 1815 e 1931. O conjunto de obras pertence ao acervo dos Museus Castro Maya, sobressaindo-se como a maior coleção de Debret existente no Brasil. “Debret – viagem ao Sul do Brasil” apresentará dois conjuntos de obras: as célebres aquarelas feitas pelo artista na viagem ao Sul do Brasil, em 1827, na comitiva do imperador D. Pedro I, que percorreu os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O artista pintou belas marinhas da costa sul brasileira, paisagens da mata nativa, índio, brancos e negros e seu cotidiano, destacando-se as festas e as tradições populares. O segundo conjunto são das aquarelas realizadas no Rio de Janeiro, que retratam a vida urbana na Corte, desde a pompa do Império até o dia-a-dia de escravos, seus hábitos, vestimentas, os trabalhos por eles executados, toda a crônica do cotidiano urbano da cidade e de seus habitantes transparecem nas aquarelas de Debret.
Até 19 de Junho, terça a sábado das 9 às 21h, domingo das 10 às 21h.
Galeria Vitrine da Paulista
Av. Paulista, 2083 (Cerqueira César)
Tel: (11) S/F
Ingressos: Grátis
Classificação etária: livre.
Sampa Online

São Paulo-SP - Não é ketchup, é sangue


O Museu de Arte Brasileira apresenta exposição Não é ketchup, é sangue. Treze artistas recém-formados pelo curso de Educação Artística da Faculdade de Artes Plásticas participam de sua primeira mostra coletiva fora do ambiente acadêmico, marcando assim o começo de suas trajetórias profissionais. Cada um explora processos, mesmo os considerados já tradicionais, como a pintura, o desenho e a fotografia, ou outros que incorporam temas inerentes à cultura urbana, como cartazes, grafites e outras formas de comunicação dessa cultura, ou ainda utilizam práticas artísticas como as colaborativas. As obras exibem a bagagem adquirida por esses artistas ao longo dos anos de estudo e desenvolvimento e afirmam as possibilidades de convivência e de trocas de experiências entre esse grupo de jovens recém-formados, cuja produção integra o conjunto exposto. A criação desses artistas apresenta sistemáticas próprias de pesquisa, em conformidade com a elaboração de caminhos particulares de desenvolvimento percorridos por cada um deles, e representa o cruzamento e a fusão de mídias, assim como a investigação e o uso de conteúdos de diversas áreas do conhecimento.
Até 2 de Julho, de terça a sábado, das 10h às 18h
MAB-Centro
Praça do Patriarca, 78 (Edifício Lutetia 2º andar) (Sé)
Tel: (11) 3101-1776
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Arquitetura do Jogo


Sempre interessado no espaço e na paisagem, Eduardo Coimbra traz à Galeria Nara Roesler seus trabalhos recentes e intriga uma vez mais o espectador com uma arquitetura insólita, neste caso, a “arquitetura do jogo”. Na exposição, maquetes, objetos e desenhos subvertem a lógica, fazendo com que seus significados tomem outras direções. Como apontado por Agnaldo Farias por ocasião da exposição Do Conceito ao Espaço, realizada no Instituto Tomie Ohtake (2003), com suas intervenções em espaços públicos (maquetes), Coimbra “estilhaça as fronteiras de cada um destes territórios, demonstrando que a obra de arte é um objeto que traz aos olhos do espectador aquilo que até então ele não imaginava ser possível pensar”. Logo na vitrine da galeria, Coimbra cria um objeto plano, Piscina - construído com um mosaico de azulejos -, que da rua parece tridimensional, iludindo os passantes pela trama da profundidade. Em Estádios, três maquetes trazem jogos inventados pelo artista, sempre com uma dinâmica espacial em que o “público” da arquibancada inserido no trabalho, participa também da “jogada”. Os campos têm composições distintas: um com labirintos, outro com a superfície inclinada e o terceiro dividido em dois quadrados. Já na maquete Bairro, dois quarteirões são vistos de cima - paisagem aérea que fixa telhados com duas águas. Entre os objetos que compõem a mostra está Escotilhas, série formada por três peças criadas a partir de janelas de navio, mas sugerindo os holofotes de piscinas, cuja luz projeta três imagens distintas do interior de piscinas. Já Dados, par de dados espelhados de 66 cm com furos quadrados indicando os números, traz a galeria para dentro da obra ao criar um jogo de espelhos.
Até 4 de Junho, de segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados, das 11h às 15h
Galeria Nara Roesler
Av. Europa, 655 (Jardim Europa)
Tel: (11) 3063-2344
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco


Momentos marcantes da trajetória percorrida pela princesa Grace de Mônaco poderão ser apreciados na exposição Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco, realizada em parceria entre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e o Grimaldi Forum – Mônaco, no Museu de Arte Brasileira da FAAP. A mostra reúne cerca de 900 objetos que revisitam a vida da diva que conquistou Hollywood, o Principado de Mônaco e a realeza monegasca. Entre eles, fotografias, filmes, vestidos, joias, acessórios, quadros, cartas que escrevia e recebia de amigos como rainha Elizabeth, Greta Garbo, Frank Sinatra, Alfred Hitchcock, Jacqueline Kennedy, todos conservados e organizados pelo Palácio Principesco. Durante a visita, o público terá a oportunidade de ver registros de sua infância e juventude na Filadélfia, sua carreira bem-sucedida como atriz, seu casamento com o príncipe Rainier III e seu destino como princesa.
Curadoria: Frédéric Mitterrand.
Até 10 de Julho, de terça a sexta, das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Faap. Museu de Arte Brasileira
Rua Alagoas, 903 (Higienópolis )
Tel: (11) 3662-7198
Ingressos: Grátis
Sampa Online

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial