CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 4-5-11
Estátua do faraó Amenófis III é encontrada no Egito
Amenófis III reinou entre os anos de 1390 e 1352 antes de Cristo e foi o pai de Akenaton
Nas proximidades da região de Luxor, no sul do Egito, arqueólogos descobriram uma das maiores estátuas já vistas, do faraó Amenófis III. O anúncio da descoberta foi feito nesta terça-feira, 26 de abril, pelo secretário de Estado para as Antiguidades, em um comunicado oficial.
A escultura, que tem mais de 13 metros de altura, foi esculpida em quartzita. A peça foi encontrada em sete pedaços no templo funerário de Amenófis III em Kom al Hitan.
Segundo o comunicado, a estátua é uma das peças que faziam parte da entrada norte do templo. Possivelmente, a peça foi destruída após o terremoto ocorrido no ano 27 antes de Cristo.
A cabeça da escultura, que estava enterrada desde então, ainda não foi encontrada. Ainda de acordo com o comunicado do governo egípcio, a outra estátua será extraída em breve.
As autoridades do Egito afirmam que, agora, a missão arqueológica trabalha na limpeza, reunião e restauração das sete partes da peça. A cabeça da estátua está sendo procurada, pois a intenção, segundo a secretaria de Estado para as Antiguidades, é que o faraó de pedra voltará para a entrada do templo.
Amenófis III, que reinou no Egito entre 1390 e 1352 antes de Cristo, foi o pai de Akenaton, "o faraó herege", considerado um precursor do monoteísmo porque tentou impor o culto exclusivo a Aton, e avô de Tutancâmon.
AFO
Marcadores: cultura, patr. cultural, patr. histórico
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial