ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

09 junho, 2011

EXPOSIÇÕES - 9-6-11

São Paulo-SP - Arte Sacra Popular


O Museu de Arte Sacra de São Paulo abre suas portas para uma exposição de arte sacra popular, o que vem a se constituir em um fato muito significativo pelo reconhecimento que se confere a este tipo de manifestação artística. Algumas pessoas encaram esta forma de expressão como uma arte menor, sem compreender sua real dimensão. Trata-se de se exprimir através de diferentes vias, pro um caminho próprio. Para fazer a curadoria desta exposição foi convidada Edna Matosinho de Pontes, que atualmente dirige a Galeria Pontes. Na visão da curadora, a arte popular é a viva expressão da criatividade do nosso povo. Através da sua fantasia o artista reinventa a realidade, estabelecendo íntima relação entre o real e o simbólico.
Até 7 de Agosto, de terça a domingo, das 10h às 18h
Museu de Arte Sacra
Av. Tiradentes, 676 (Luz)
Tel: (11) 3326-1373
Ingressos: R$ 6,00
Sampa Online

São Paulo-SP - Vestes Sagradas


Por que há padres que se vestem modestamente com hábitos marrons e outros com roupas bordadas a ouro? Por que nas cerimônias na igreja as roupas do padre têm cores e símbolos diferentes ao longo do ano? O modelo, tamanho e material de um chapéu de padre pode explicar sua importância na comunidade religiosa? Buscando responder a estas e outras questões formuladas por pessoas das mais diversas orientações religiosas, mas interessadas em arte, o Museu de Arte Sacra de São Paulo promove a original exposição sobre vestimentas religiosas através dos tempos. Estas vestimentas são as que foram usadas nas celebrações litúrgicas da Igreja Católica desde os seus primórdios e evoluíram de acordo com a maior riqueza e brilho conferido aos cultos, passando a ser consideradas como arte. A evolução da arte da confecção de tais paramentos, seja na tecnologia, seja na ornamentação, pode ser apreciada nesta exposição, que inclui uma linha do tempo e apresenta os mais destacados momentos da arte sacra em vestimentas e tecelagem. As peças têxteis apresentam-se contextualizadas e ambientadas, ao lado de importantes obras de arte como pinturas, esculturas e oratórios. Mas não apenas a igreja católica romana: também a igreja cristã oriental, em seus ritos bizantinos e russos, está representada em Vestes Sagradas, bem como análises estéticas de obras têxteis, apontamentos sobre os símbolos utilizados nos ritos, modelos de vestes renascentistas e medievais. Com o avanço das técnicas de tecelagem, as vestimentas utilizadas nas cerimônias religiosas modificaram-se, passando a usar tecidos como as sedas, os brocados e os veludos. Na ornamentação, passaram a ser utilizados bordados e aplicações em ouro e prata, novos pontos foram criados especialmente por hábeis e devotas mãos - inicialmente de religiosas, mais tarde por artesãos e mesmo empresas especializadas. Uma forma de enobrecer a simbologia do ideário religioso, simbologia esta também apresentada em suas cores e formas em Vestes Sagradas. Na exposição destacam-se instrumentos de bordar e tecer, modelos diferenciados e as casulas e as capas pluviais, entre elas aquela de um bispo peruano do século XVII. A peça, preciosa e bela, utiliza plaquetas de ouro - material abundante na região andina à época colonial. Até 7 de Agosto, de terça a domingo, das 10h às 18 horas
Museu de Arte Sacra
Av. Tiradentes, 676 (Luz)
Tel: (11) 3326-1373
Ingressos: R$ 6,00
(Bilheteria até as 17h30)
Sampa Online

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial