ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

31 outubro, 2007

PROCON REPROVA LEITE COM COLIFORMES FECAIS

O Procon de Goiás divulgou na tarde desta sexta-feira uma lista com 18 marcas de leite reprovadas em análises de laboratório da Universidade Federal de Goiás (UFG) encomendadas pelo órgão no Estado. Em alguns produtos foram encontrados presença de coliformes fecais e bactérias. As amostras dos produtos avaliados foram recolhidas em supermercados de Goiânia. A informação é do Jornal Nacional.
Excesso de água e soro, quantidade de gordura abaixo do padrão, além de água oxigenada e soda cáustica - produtos usados para aumentar o tempo de conservação do leite - foram outros problemas encontrados.
Entre as 19 marcas de leite tipo C, 12 foram reprovadas: Big Leite, Nutrileite, Santa Rita, Danleite, Lacton, Nívea, Capital, Gogó, Santos, Tayná, Vitalat e Vitta.
Seis entre as 24 marcas de leite longa vida analisadas também não passaram nos testes: Dália e Escolha Econômica, do Rio Grande do Sul; São Gabriel, de Mato Grosso do Sul; Manacá e Marajoara, de Goiás.
O laudo com os resultados dos exames será encaminhado para o Ministério Público Estadual e Federal, além de ser entregue para a Polícia Federal (PF).
A Cooperativa de Suinocultores de Encantado, empresa responsável pelas marcas Dália e Escolha Econômica, disse que uma contraprova ficou dentro dos padrões desejados. O Procon, no entanto, diz desconhecer o teste.
O Sindicato da Indústria de Leite de Goiás afirmou que as marcas Manacá e Marajoara também fizeram novos testes que não teriam apontado irregularidades.
A marca São Gabriel contestou os resultados dos exames, dizendo que nenhum problema foi identificado nas últimas análises acompanhadas por funcionários do Ministério da Agricultura e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Redação Terra

Comentário do Silvio: O problema da qualidade do leite é assunto bem antigo, eu ouço falar em adição de soda caustica há pelo menos vinte anos. Com o nosso clima quente, o produto é transportado sem refrigeração e chega às usinas já com início de acidez, daí é simples: adiciona-se soda caustica e corrige-se o PH. Mas isto eu sempre soube que ocorria com o leite de saquinho plástico, aliás uma embalagem inadequada para leite, foi adotada em carater provisório na década de 60 durante uma das crises de abastecimento de vasilhames de vidro, comuns na época, só que o provisório está até hoje! O que torna o escandalo atual muito mais grave é que ele ocorre no leite embalado em Tetra-Pac (Longa-Vida), e a adição de Água Oxigenada, um produto que é oxidante e pode causar danos graves à saúde do consumidor e pelas características deste tipo de embalagem pressupõe-se que a distribuição seja feita a longas distâncias o que dificulta muito o controle. Em São Paulo uma boa parte do leite em Tetra-Pac é de procedência do Estado de Goiás e Minas Gerais. Há "otoridades" recomendando à população que passe a consumir o leite em saquinhos ao invés do Longa Vida, eu acho isto de uma irresponsabilidade brutal e uma falta de esclarecimento do tamanho da safadeza que empossou a pseudo-autoridade em seu cargo. Espero que os responsáveis pelos orgãos de direito tirem a bunda da cadeira e façam valer nossas leis, porque leis temos até demais, o difícil é fazer com que se cumpram e os responsáveis pelo descumprimento irem parar atrás das grades como ocorre em qualquer país do mundo que se institula "sério".

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial