ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

30 novembro, 2007

O SIGNIFICADO DOS PRESENTES

Embora vulgar, neste caso, a dica tem fundamento, afinal a data é para ser vivida com ternura e entusiasmo.
O Natal é o tempo de estreitar laços, mostrar afeto e principalmente dar fim às desavenças e tristezas. Daí, que os presentes têm a função simbólica de marcar esse momento. Embora alguns possam sentir-se lesados financeiramente, se pensarmos bem, é muito bom "ter" alguém querido com quem gastar.
Mas presentear sem magoar ou desrespeitar quem recebe o presente é também uma arte que precisa ser entendida. O presente é uma comunicação simbólica na qual estão expressos nossos sentimentos mais pessoais.
Não é difícil perceber quando ganhamos um presente se a pessoa nos disse através dele: parabéns, você é querido ou eu fui obrigado e você para mim não significa muito. Quando presenteamos, transformamos os objetos comuns em especiais, personalizamos o que compramos com os significados que estão embutidos na escolha.
Presentes simbolizam pensamentos transformados em objetos e as funções para a qual foram destinados se ampliam, passando a representar, também, o que pensamos sobre a pessoa presenteada. Não é difícil ao recebermos um presente ter clara consciência de que fomos alvo de afeto, desrespeito ou de pura demonstração de poder.
O que fazer para acertar? Simples, pense com cuidado cada passo antes de dar o presente:
• Comece lembrando sobre as preferências, gostos e peculiaridades da pessoa a ser presenteada. Caso não saiba, pergunte para os mais próximos. Só não vale dar uma coisa sabendo que depois a pessoa vai ter que trocar.
• Tenha claro o quanto pretende gastar, quando se exagera, a tendência é acabar com raiva da pessoa que vai receber, principalmente se o agradecimento não for compatível com o presente.
• Tudo começa com a abertura do pacote, portanto a regra é não economizar nas fitas, papéis e cartão. A idéia é surpreender e encantar quem recebe o mimo. Tenha cuidado para não amassar a embalagem.
• Passar presente ganho para frente é pisar feio na jaca. Ganhou, não gostou, azar. Jogue fora ou troque, mas não dê para outro. Todo mundo sabe quando recebe um presente de segunda mão.
• Ao receber um presente não esqueça de abri-lo na frente da pessoa de quem recebeu e agradecer na hora. Deixar para abrir depois não é lá muito elegante. Caso não seja possível, lembrar de agradecer no dia seguinte.
• Trocar é uma possibilidade que deve acompanhar o presente, caso contrário corre-se o risco do investimento não ter servido para nada. Comprar um presente em liquidação, mesmo sendo bom, pode parecer que a pessoa não vale muito.
Lícia Egger Moellwald

Marcadores:

1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial