ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

07 janeiro, 2008

REDES ANTI-SOCIAIS REÚNEM INIMIGOS NA INTERNET

Cansado de amigos falsos online? Faça inimigos então. Pegando onda na popularidade de redes sociais como Facebook e MySpace, novos sites estão conectando usuários a pessoas que elas não gostam.
Nos últimos 18 meses, sites como o Snubster, Enemybook e Hatebook estão chamando a atenção de usuários de Internet que se divertem fazendo piadas de amigos e outras pessoas de forma cínica. "Eu não entendia esta competição de amigos falsos que as pessoas fazem online", disse Bryant Choung, 26 anos, um consultor de tecnologia que começou no Snubster no ano passado.
"Eu recebia convites do Facebook de pessoas com as quais havia conversado em bares ou festas durante três minutos, e agora esta pessoa quer todos os meus contatos e fotos online. Eu não entendia", disse Choung.
Snubster, um aplicativo para Facebook e site com 16 mil usuários em todo o mundo, permite ao internauta fazer uma compilação de pessoas e coisas que ele desgosta.
Quando o Facebook abriu sua rede para aplicativos de terceiros em 2007, alguns usuários decidiram que era uma oportunidade de fazer uma brincadeira com o fenômeno.
Kevin Matulef, 28 anos, criador do Enemybook, disse que a idéia de sua aplicação começou como uma piada quando amigos do Massachusetts Institute of Technology (MIT) perguntavam se alguém era um amigo de verdade ou um amigo de Facebook. "Começou como uma sátira, um tipo de paródia de alguns dos aspectos superficiais do Facebook e das conexões que se tem, mas agora evoluiu e permite que pessoas se expressem através do que desgostam", disse Matulef.
O Enemybook tem 9 mil usuários e, como o Snubster, permite que o internauta adicione inimigos. "Muitas pessoas, como eu, usam a ferramenta simplesmente para fazer brincadeiras com bons amigos", disse Malutef.
Choung concorda: "Espero que a maioria das pessoas vejam a piada. Volta e meia eu recebo reclamações de pessoas que levam o sistema todo muito a sério".
Mas Murray Pomerance, professor de sociologia da cultura pop na Universidade Ryerson em Toronto, no Canadá, disse que a maioria das pessoas leva seus relacionamentos online muito a sério. "Muitos não acreditam que os amigos que têm nestes sites são falsos", explica.
"Eu conheço pessoas que têm muitos e muitos amigos nestes sites e que dizem coisas nas redes que nunca diriam para ninguém cara a cara, publicamente ou em particular", completa.
Pomerance ainda disse que qualquer rede social, seja para fazer amigos ou inimigos, pode ser perigosa. "Quem você gosta e não gosta costumava ser uma coisa particular", falou. "O que estão fazendo é levar a emoção e o sentimento humano e nos fazendo registrá-los através de um serviço online", disse.
Redação Terra

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial