ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

26 março, 2008

INSTITUIÇÃO E ACERVO PORTUGUÊS EM VERSÃO DIGITAL

DVD e site oferecem visita virtual à Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, obra do barroco português, além da digitalização integral de 21 obras de seu acervo raro.
Uma visita virtual à Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra vai ser possível na Internet e num DVD que mostra o monumento do barroco português em três dimensões, desvendando até alguns aspectos normalmente inacessíveis.
A visita em ambiente virtual permitirá apreciar detalhes do monumento não visíveis a olho nu - como os afrescos dos tetos - e até penetrar em espaços não acessíveis ao público, nomeadamente os seus dois pisos subterrâneos.
Carlos Fiolhais, director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) - que integra a Biblioteca Joanina - disse à agência Lusa que o DVD deverá estar concluído este mês e será distribuído em seis línguas.
Além de permitir a visualização do monumento nacional, incluirá também a digitalização integral de um conjunto de 21 obras, selecionadas entre as mais raras e valiosas do "rico espólio bibliográfico e documental" da Biblioteca Geral.
Entre as primeiras edições que se poderão "folhear" no DVD e no site internet constam a "Peregrinação" (1614), de Fernão Mendes Pinto, "Só" (1892), de António Nobre, e a "Mensagem" (1934), de Fernando Pessoa.
Edições da Bíblia datadas da Idade Média, a "Odisseia", de Homero, e "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, são outros dos livros disponíveis.Segundo o director da BGUC, a digitalização vai continuar para além deste projeto.
"Queremos que a sensação de imersão no passado seja partilhada por mais gente, usando as novas tecnologias, que estão cada vez mais sofisticadas. Esses bens não são só da Universidade, são de todos", frisou o professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
De acordo com Carlos Fiolhais, este projeto constitui também uma forma de "enriquecer a candidatura" da Universidade de Coimbra a Património Mundial da Humanidade, "ao tornar acessível a um número maior de pessoas este exemplar único da arquitetura e arte barrocas".
Construída no século XVIII sobre uma prisão medieval, mais tarde transformada em cárcere académico (hoje visitável), a Biblioteca Joanina é um monumento procurado anualmente por milhares de turistas de todo o mundo.
O edifício, encomendado por D. João V para abrigar a nova "Casa da Livraria" da Universidade, guarda "um preciso acervo bibliográfico constituído por mais de 60.000 volumes de obras impressas nos séculos XVI a XIX que podem ser requisitadas e consultadas no edifício principal da Biblioteca Geral", lê-se no site da BGUC na Internet.Atualmente, está sendo realizado o programa "SOS Livro Antigo", que pretende restaurar livros com a ajuda de mecenas, cedendo o uso do espaço.
Paredes com mais de dois metros de espessura garantem uma boa climatização do monumento do barroco português, cujo arquiteto é desconhecido, e que impressiona pelo fausto do seu interior. "É como um templo, em que o rei substitui a divindade: há até quem se benza à entrada", comenta Carlos Fiolhais.
Fonte: Lusa /
AO online
http://www.aber.org.br

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial