COMES & BEBES
Cerveja Devassa
Quem conhece vira amante! É o tipo de cerveja que te pega pelo colarinho, te seduz pelo aroma e faz você se apaixonar de vez pelo paladar. A cerveja DEVASSA com seu iconoclasta slogan "Um tesão de cerveja", está na boca do povo literalmente.
A história
A história da marca começou quando no mês de maio de 2003 foi fundada a União das Devassas Cervejaria Ltda., com a entrada de Joca Muller na sociedade já formada por Marcello (Cello) Macedo e Marcelo do Rio, que desde 2002 já serviam, em seu bar na Av. General San Martin 1.241, no Leblon, Rio de janeiro, a CERVEJA DEVASSA, uma fórmula exclusiva de cerveja, encomendada e fabricada em forma de terceirização, ao mestre cervejeiro André Nothaft. Em agosto do ano seguinte, com a conclusão da montagem da fábrica, localizada na Rua Santo Cristo, bairro de Santo Cristo, zona portuária do Rio de janeiro, e com produção mensal de 8 mil litros e capacidade para até 55 mil litros, foi iniciada a fabricação da DEVASSA, produzindo as cervejas DEVASSA LOIRA (pilsen) e DEVASSA RUIVA (pale ale), antes fabricada pela Brewtech.-
A história
A história da marca começou quando no mês de maio de 2003 foi fundada a União das Devassas Cervejaria Ltda., com a entrada de Joca Muller na sociedade já formada por Marcello (Cello) Macedo e Marcelo do Rio, que desde 2002 já serviam, em seu bar na Av. General San Martin 1.241, no Leblon, Rio de janeiro, a CERVEJA DEVASSA, uma fórmula exclusiva de cerveja, encomendada e fabricada em forma de terceirização, ao mestre cervejeiro André Nothaft. Em agosto do ano seguinte, com a conclusão da montagem da fábrica, localizada na Rua Santo Cristo, bairro de Santo Cristo, zona portuária do Rio de janeiro, e com produção mensal de 8 mil litros e capacidade para até 55 mil litros, foi iniciada a fabricação da DEVASSA, produzindo as cervejas DEVASSA LOIRA (pilsen) e DEVASSA RUIVA (pale ale), antes fabricada pela Brewtech.-
A cerveja tornou-se, rapidamente, pequeno ícone de uma cidade acostumada a construir mitos. A produção começou com 8.000 litros por mês escoados apenas pelo miúdo bar do Leblon. A decoração descontraída, o cardápio com petiscos típicos de boteco e o chope servido com três dedos de creme caíram no gosto dos clientes e a DEVASSA também.
Em 2004 a marca passou a ser comercializada nas lojas do Pão de Açúcar do Rio de Janeiro, ganhando mais visibilidade no mercado.
Em maio de 2005, a cervejaria lançou no mercado a versão escura de sua cerveja, a DEVASSA NEGRA (dark lager).
A DEVASSA vinha agradando não só aos brasileiros, mas também a consumidores de outros países. Em 2005, a marca iniciou um bem-sucedido movimento de internacionalização, quando um distribuidor inglês quis vender o produto em pubs londrinos. Ao ver a cerveja citada numa reportagem, foi o inglês que se interessou pela importação do produto, no sentido inverso ao habitual. Hoje, a cerveja Devassa é vendida em mais de 14 pubs de Londres e recebeu, em 2005, um prêmio de melhor cerveja brasileira vendida na Inglaterra, dado por uma revista inglesa. Tanto sucesso chamou a atenção de cervejarias maiores, e no dia 6 de agosto de 2007, o Grupo Schincariol, comprou por R$ 30 milhões 70% da União das Devassas Cervejaria (UDC). A empresa assumiu as marcas da UDC, a unidade de produção e a estrutura de distribuição. Os proprietários atuais da UDC, Marcelo do Rio e Cello Macedo, continuaram como sócios e como gestores das franquias, que englobam três estabelecimentos próprios e 10 franqueados.
Em 2004 a marca passou a ser comercializada nas lojas do Pão de Açúcar do Rio de Janeiro, ganhando mais visibilidade no mercado.
Em maio de 2005, a cervejaria lançou no mercado a versão escura de sua cerveja, a DEVASSA NEGRA (dark lager).
A DEVASSA vinha agradando não só aos brasileiros, mas também a consumidores de outros países. Em 2005, a marca iniciou um bem-sucedido movimento de internacionalização, quando um distribuidor inglês quis vender o produto em pubs londrinos. Ao ver a cerveja citada numa reportagem, foi o inglês que se interessou pela importação do produto, no sentido inverso ao habitual. Hoje, a cerveja Devassa é vendida em mais de 14 pubs de Londres e recebeu, em 2005, um prêmio de melhor cerveja brasileira vendida na Inglaterra, dado por uma revista inglesa. Tanto sucesso chamou a atenção de cervejarias maiores, e no dia 6 de agosto de 2007, o Grupo Schincariol, comprou por R$ 30 milhões 70% da União das Devassas Cervejaria (UDC). A empresa assumiu as marcas da UDC, a unidade de produção e a estrutura de distribuição. Os proprietários atuais da UDC, Marcelo do Rio e Cello Macedo, continuaram como sócios e como gestores das franquias, que englobam três estabelecimentos próprios e 10 franqueados.
A DEVASSA então passou a utilizar as 12 fábricas da Schincariol espalhadas pelo país para produzir o chope e a cerveja da marca. Como a produção é toda artesanal e as bebidas não são pasteurizadas, precisam ser fabricadas o mais próximo possível do local onde serão consumidas.-Os tipos de cervejasA cervejaria produz atualmente quatro tipos da cerveja DEAVASSA. Eles seriam os quatro tipos de mulheres brasileiras que chamam mais a atenção, afinal, todas as cervejarias normalmente só possuem a loira mas a DEVASSA não:DEVASSA LOIRA: Em chope ou long-neck, é a cerveja tipo Pilsener ou Lager, feita com maltes selecionados. É leve, refrescante e tem um sabor muito mais apurado do que o das Pilseners comuns.DEVASSA RUIVA: Em chope ou long-neck, é encorpada, feita com maltes importados, tem cor avermelhada e é extremamente cremosa. É uma Tropical Ale. Ou seja: uma Ale com ginga, cheia de malandragem.DEVASSA NEGRA: em chope ou long-neck, é uma cerveja escura produzida com maltes especiais. Deliciosamente cremosa, tem um paladar marcante, amargor moderado e aroma de café.DEVASSA ÍNDIA: cerveja inspirada na tradicional Ale britânica, com alto teor alcoólico, amargor intenso e forte aroma de lúpulo.
A marca no mundo
Os bares
Atualmente existem 12 bares DEVASSA (11 no Rio de Janeiro e 1 em São Paulo), que servem como importante ferramenta de marketing para a marca. Só a decoração já vale a visita: mesinhas de madeira, piso lembrando o calçadão de Copacabana, iluminação gostosa e aconchegante, criando um clima descolado para encontrar amigos. Nas paredes, o toque especial são as reproduções de imagens dos tanques de fabricação, ajudando a criar uma sensação de que você está tomando uma DEVASSA no local onde ela foi criada.
Mas o show fica mesmo pela maneira que a DEVASSA instituiu para servir o chope. Logo após a produção os barris seguem para os bares da rede e permanecem armazenados em câmaras frias. De lá, o chope é conduzido por uma tubulação subterrânea a 3 graus negativos até chegar ao balcão, em torneiras belgas, para enfim ser lentamente despejado na temperatura ideal no copo.
O cardápio dos bares foi criado com petiscos e guloseimas especialmente para serem consumidos com cada determinado tipo de cerveja DEVASSA.
Essas deliciosas cervejas são produzidas em uma fábrica, 1.200m² e uma capacidade de produção de 1 milhão de litros/mês, localizada no bairro de Santo Cristo na cidade do Rio de Janeiro. Lá são fabricados os três tipos de cerveja e os três tipos de chope (loura, ruiva e negra). A produção artesanal, os maltes selecionados e importados utilizados na sua fabricação e sua formula única fazem com que a cerveja tenha um sabor único. Além de um conceituado mestre cervejeiro, a fábrica conta com um laboratório para desenvolvimento de novas cervejas e até dos novos sabores.
O conceito
DEVASSA é uma cerveja que nasceu pra ser cult. Começa pelo nome: uma cerveja que se auto-proclama "Devassa" deve ser, no mínimo, espirituosa. Alguém que vale a pena conhecer. No universo das cervejas, marcado por uma corrida desenfreada pela garota-propaganda mais gostosa, de repente, surge uma pequena marca que tira sarro de tudo isso. DEVASSA é o escracho, uma gostosa maneira de você tirar uma onda. Ela é tudo que as outras cervejas gostariam de ser, mas morrem de vergonha. E, só de curtição. DEVASSA vem nas versões loura, ruiva e negra. Fetiche completo. DEVASSA é um estado de espírito. Aquele astral que atrai coisas boas, pessoas interessantes, papos divertidos. Pedir uma DEVASSA tem também uma certa dose de "segundas intenções". DEVASSA suscita azaração. Se não fosse pra ser assim, o nome poderia ser qualquer um, menos este. Mas não é só isso. Devassa é descompromisso. Quem bebe procura liberdade. Nada de fazer tipo, caras e bocas, fingir ser o que não é. DEVASSA é autêntica. Deboche, escracho, carioquice, e boa dose de sem-vergonhice. DEVASSA faz a vida ser mais gostosa. É um tesão de cerveja.
● Lançamento: 2003
● Fundador: Joca Muller, Marcello (Cello) Macedo e Marcelo do Rio
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca: Grupo Schincariol
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Diretor executivo: Marcello Macedo
● Faturamento: R$ 15 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Bares: 12
● Presença global: 6 países
● Funcionários: 500
● Segmento: Cervejarias
● Principais produtos: Cervejas e chope
● Ícones: A irreverência de suas cervejas
● Slogan: Um tesão de cerveja.
A marca no mundo
No Brasil suas cervejas são encontradas em mais de 500 pontos-de-venda (bares e supermercados) nas regiões sul e sudeste, além dos quiosques da marca e em 12 bares DEVASSA localizados no Rio de Janeiro e São Paulo. A cerveja também é exportada para a Inglaterra, Escócia e Estados Unidos.
As fontes:
As informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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