ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

11 agosto, 2008

COMES & BEBES

Feijoada
Ingredientes
Para a feijoada:
1 Kg de Feijão preto
400 gr de Paio
1 kg. de Linguiça defumada
200 gr. de Lombo defumado
500 gr. de carne seca
200 gr. de Bacon
1,5 kg de Costela de porco defumada
Eu não gosto, mas você pode colocar também pé de porco, rabo, orelha, focinho, todos salgados
Temperos: cebola, cheiro verde, coentro, alho, louro e pimenta


Para acompanhamentos:
500 gr. de Arroz
1 cebola média picada
2 colheres de sopa de oleo
300 gr. de Barriga de porco para torresmos
Pimenta do reino, eu prefiro a branca
Sal a gosto
Couve cortada bem fina
Bacon
500 gr. de farinha de mandioca torrada
1 ovo cozido picado
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
Cheiro verde
Molho de pimenta vermelha
Bicarbonato de sódio
Oleo vegetal
Cachaça
Laranjas

Feijoada - Como fazer
Escolha, lave e coloque o feijão de molho por algumas horas, faça o mesmo com as carnes defumadas ou salgadas, menos o paio e a linguiça. Troque a água muitas e muitas vezes.
Coloque o feijão novo para cozinhar em uma panela grande, juntamente com a água que ficou de molho. Depois de algumas horas de fervura, abra e verifique se o feijão está macio, se não coloque para ferver um pouco mais. Se usar feijão velho, é melhor usar uma panela de pressão. Coloque os temperos, adicione as carnes, os paios e as linguiças todas fatiadas, coloque mais água na panela para cobrir todas as carnes. Quando as carnes estiverem cozidas, acerte o sal, adicione a cebola, o alho, o louro e a pimenta, ferva um pouco mais, desligue o fogo, adicione o coentro e o cheiro verde e está pronta.

Torresmos - Como fazer
Corte a barriga de porco em pedaços pequenos, tempere com sal, bicarbonato de sódio, álcool ou cachaça. Coloque em uma panela de fundo grosso, refogando até sumir o álcool ou a cachaça, mexendo sempre. Quando secar adicione um pouco de óleo vegetal e mexa de vez em quando. Tampe a panela parcialmente e tome cuidado, espirra muito óleo quente, use a tampa como escudo para mexer! Quando ficarem dourados estarão prontos. Não deixe queimar!
Caldinho de feijão - Como fazer
Doure um dente de alho picado no óleo, adicione umas conchas de caldo de feijão preto da feijoada já temperada, molho de pimenta a gosto e um pouco de cachaça. Misture tudo e está pronto.
Couve - Como fazer
Pique o bacon bem fininho e frite em um pouco de oleo, retire e escorra em papel toalha, doure um dente de alho picado, cuidado: alho doura muito rápido, não deixe queimar. Adicione a couve picada bem fininha, refogue um pouco, adicionando uma pitada de bicarbonato de sódio para que não escureça, até ficar sem água nenhuma, misture os torresmos de bacon e está pronta.
Farofa - Como fazer
Doure uma cebola picadinha em um pouco de óleo, adicione a farinha de mandioca, se quizér use farinha já temperada, nas feiras existe uma de Goiás muito boa!, Refogue, adicione um pouco de pimenta do reino, um ovo cozido picado. Desligue o fogo e adicione o cheiro verde.
Arroz - Como fazer
Doure uma cebola grande picada em oleo, adicione o arroz, sal e refogue. Ao mesmo tempo coloque para ferver água na quantidade do dobro da medida de arroz de maneira que quando a água ferver o arroz já esteja refogado (sem estar queimado e esturricado). Despeje a água fervendo no arroz, mexa e deixe cozinhando. Quando a água começar a secar, abaixe o fogo e tampe a panela deixando ferver mais alguns minutos até que seque toda a água.
Observações:
A panela ideal para o feijão é a de barro, mas fuja das vitrificadas, falo de panela feita artesanalmente. Para o arroz e outros usos eu costumo usar panela de pedra sabão, são as melhores! Eu não gosto de usar linguiças ou bacon embalados, prefiro sempre produtos a granel. As feiras livres são os melhores locais para aquisição de todos os ingredientes para a feijoada.
Agora veja aí em baixo a Caipirinha que mais lhe agradar e bom apetite!
Silvio A. Neves

Caipirinhas
Tres versões da bebida nacional, a caipirinha.
Primeiro a clássica, mãe de todas: a caipirinha de limão, depois a de frutas vermelhas que tanto sucesso tem feito entre as mulheres e por último a caipirinha de lima da pérsia.
Para os que moram em países onde é difícil achar a nossa cachaça, informo que é possível preparar a Caipirinha com qualquer destilado que não tenha gosto forte muito acentuado, (Whisky ou Cognaq não servem) Rum branco, Vodka, Kirsh ou qualquer aguardente de frutas servirá. No Brasil use Cachaça, a menos que queira usar algum destilado importado, os nacionais são Cachaças desodorizadas e bem mais caras.

Ingredientes
Limão
Açucar ou adoçante
Cachaça branca (as amarelas são boas de tomar pura)
Limas da Pérsia
Morangos
Amoras
Carambolas
Mangas
Ameixas
A Caipirinha de limão pode ser feita com Limão Tahiti (sem sementes) Siciliano (casca grossa e bastante aromatico) galego (pequeno com sabor característico) e Rosa ( suco vermelho lembrando mexirica carioca), cada um tem suas próprias características, você se supreenderá com as diferenças de sabor!
Adicione um pedaço de gengibre inteiro ou ralado e uma folha de hortelã, é uma variação bastante original e agrada sempre!

Acessórios
Socador (mão de pilão) de madeira
Copos baixos e de boca larga
Tábua para descascar e fatiar as frutas
Faca de gume muito afiado
Vareta de bambu, para mexer

Caipirinha de Limão
Usando a faca bem afiada, descasque parcialmente o limão, corte a metade dele em fatias.

Coloque o limão fatiado no copo, adicione o açucar necessário, soque bem com o pilão, de forma uniforme.

Adicione gelo, a cachaça e para misturar mexa bem com a vareta de bambu.

Caipirinha de Frutas Vermelhas
Corte as frutas em lâminas finas e coloque-as no copo baixo de boca larga, soque bem com com o pilão e adicione o açúcar necessario ( lembrando que as frutas já são bastante doces)

Adicione a cachaça , o gelo e misture bem com a vareta de bambu

Caipirinha de Lima da Persia
Descasque parcialmente a lima mantendo parte da casca que tem o gosto amargo e característico, corte a metade dela em fatias, coloque no copo e use muito pouco açucar, a lima já é doce
Esprema com o socador, adicione a cachaça, o gelo, misture bem, e sirva

Recebido por e-mail

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial