ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

25 agosto, 2008

COMES & BEBES

Feijão tropeiro
O feijão tropeiro é um dos pratos mais típicos da cozinha mineira. Ele recebe este nome porque era preparado pelos cozinheiros das tropas que conduziam o gado.
Ingredientes:
500 g de feijão-carioquinha
50 g de bacon
125 g de linguiça de porco
125 g de torresmo
75 g de carne-seca
1 xícara (chá) de farinha de mandioca
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1/2 pimenta-dedo-de-moça picada
1/4 xícara (chá) de salsinha picada
1/4 xícara (chá) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de banha de porco
sal a gosto

Modo de Preparo
1. Escolha e lave bem o feijão.
2. Coloque o feijão numa panela grande e complete com água, o suficiente para cobrir os feijões.
3. Leve a panela ao fogo alto e espere ferver. Abaixe o fogo e deixe os feijões cozinharem por 90 minutos ou até que fiquem cozidos. O feijão deve ficar levemente inteiro.
4. Enquanto o feijão cozinha, prepare os outros ingredientes.
5. Numa panela pequena, coloque a lingüiça e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar por 15 minutos.
6. Em seguida, retire a panela com a lingüiça do fogo. Transfira a lingüiça para uma tábua e corte em rodelas finas.
Reserve.
7. Com uma faca afiada, corte o torresmo em tiras (1 cm) e as tiras em cubos (1 cm).
8. Coloque o torresmo numa panela pequena e leve ao fogo baixo por 15 minutos, mexendo de vez em quando com uma colher de pau.
9. Em seguida, aumente o fogo e deixe fritar por mais 2 minutos ou até que o torresmo fique dourado e crocante.
10. Com uma escumadeira, retire o torresmo da panela e transfira para um prato forrado com papel-toalha.
Reserve.
11. Corte o bacon em fatias (0,5 cm).
Reserve.
12. Numa panela média, coloque a carne-seca e cubra com água. Leve ao fogo alto e espere ferver. Deixe ferver por 2 minutos e escorra a água.
13. Em seguida, acrescente água fria novamente à panela, o suficiente para cobrir a carne, e leve ao fogo alto até ferver. Repita o procedimento acima por mais quatro vezes. 14. Retire a carne seca da água e transfira para uma tábua. Com uma faca bem afiada, pique a carne-seca em pequenos pedaços.
15. Coloque a banha numa frigideira antiaderente e leve ao fogo baixo para derreter. Quando a banha tiver derretido, junte a cebola, o alho e a pimenta picada e frite até que os ingredientes comecem a dourar.
16. Retire o refogado do fogo e adicione ao feijão que está cozinhando na panela. Uns 15 minutos antes de o feijão ficar pronto, junte o bacon, a lingüiça de porco, a carne-seca e a salsinha. Deixe cozinhar por mais alguns minutos e retire do fogo.
17. Acrescente a farinha de mandioca e o torresmo, misturando bem.
Sirva a seguir.



Pão de abobora
Ingredientes:
1 xícara de água
30 g de fermento fresco
100 g de açúcar
1 colher (chá) de sal
500 g de polpa de abóbora madura - de pescoço ou japonesa (cozida no vapor, sem casca, amassada)
50 ml de azeite de oliva
750 g de farinha (a quantidade é apenas indicativa, pois pode variar de acordo com o grau de umidade da abóbora)
½ xícara de uvas passas
1 ovo batido

Como fazer:
Numa tigela grande, misture a água com o fermento e metade do açúcar. Espere 15 minutos ou até espumar. Junte então o açúcar restante, o sal, a polpa de abóbora amassada e o azeite. Misture bem. Aos poucos, vá colocando a farinha de trigo e mexendo com colher de pau.
Quando começar a ficar difícil de mexer a massa, passe-a para uma superfície enfarinhada e vá amassando, juntando farinha devagar, até formar uma massa lisa e homogênea. Junte as uvas passas e amasse até incorporá-las. Volte a massa para a tigela, cubra com pano e espere até a massa crescer (caso não tenha experiência com pães, coloque uma bolinha da massa num copo de água fria – quando a bolinha subir, a massa estará crescida).
Passe a massa para a superfície enfarinhada, divida em 3 e molde os pães em bolas e coloque-os afastados em uma assadeira grande, untada e enfarinhada. Ou coloque-os em forma de pão. Cubra com pano e deixe crescer por mais meia hora ou até voltar a crescer novamente. Pincele a superfície dos pães, com carinho, com um ovo batido (qualquer batida na forma ou pressão com o pincel pode levar a massa a perder volume, portanto, muito cuidado nesta hora).
Se quiser, faça cortes com lâmina afiada (bisturi, estilete ou gilete). Leve ao forno preaquecido médio (220 ºC mais ou menos) e deixe assar por cerca de 50 minutos ou até que fiquem bem dourados.
Esfrie sobre uma grade e resista a comê-lo inteiro, quentinho, com manteiga.Rende: 3 pães de 10 fatias
Nota: Pode ser amassado numa máquina de pão, no modo "massa" - aquele ciclo de 1 hora e meia, que só amassa e faz crescer. Desde, é claro, que a sua máquina suporte este peso de massa. Deixe a tampa aberta porque cresce além dela. Depois de crescida, tire a massa do recipiente, divida e o resto é igual ao explicado na receita.
Recebido por e-mail

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial