ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

25 agosto, 2008

CULTURA

Agosto é mês de cultura em Três Lagoas
Exposições, oficinas de coral e exibição de filmes fazem parte da programação da Semec.
A Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) dá continuidade à programação cultural para o mês de agosto. Exposições, oficinas, encontros musicais, exibição de filmes fazem parte das atividades.Exposição Aberta à visitação até sexta-feira (22), no saguão da antiga Prefeitura, a Exposição "Museu de Memória Regional" (foto) - uma iniciativa da Cesp (Companhia Energética de São Paulo) cujo objetivo é contribuir para a recuperação, preservação e divulgação das referências histórico-culturais de 16 municípios localizados às margens do Rio Paraná, nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Num passeio pelos painéis, o visitante pode conhecer aspectos da história do povoamento da região e as alterações decorrentes da construção das Usinas Hidrelétricas, bem como atividades econômicas e meios de transporte que contribuíram para a ocupação humana das áreas ribeirinhas no início do século XX. ProgramaçãoOficina com a Elektro: 22 de agosto, das 7 às 17 horas, no Centro Cultural Irene Marques Alexandria. Segundo a Semec, a oficina é destinada a professores da região do Bolsão; o tema é a importância e a preservação do patrimônio histórico.
Projeto Revelando Grandes Lagos: de 21 a 24 de agosto, na Ilha Solteira; no dia 23, a Orquestra de Violeiros de Três Lagoas fará sua apresentação.
Oficina de canto coral: 28 a 30 de agosto, no anfiteatro do campus 1 da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a partir das 8 horas. O convidado para ministrar a oficina é o regente Alexandre Zilahi Junior; cerca de 450 crianças de seis grupos de coral mantidos pelo município participarão da oficina - que já é uma preparação para a montagem da serenata programada para o Natal.
Lançamento dos Projetos Culturais: 28 de agosto, no anfiteatro do campus 1 da UFMS, a partir das 16 horas.Cine Cultura: 31 de agosto, na Praça Senador Ramez Tebet, a partir das 19h. O nome do filme ainda não foi divulgado pela Secretaria, mas deve, provavelmente, ser um longa de comédia.
hojems.com.br



Sociedade Cultura Artística diz que vai reconstruir teatro no mesmo local

Decisão foi divulgada nesta terça-feira (19). Apesar de vontade, sociedade informa que ainda é preciso aguardar o laudo da perícia.
A diretoria da Sociedade de Cultura Artística decidiu na terça-feira (19) que pretende reconstruir o Teatro Cultura Artística, que foi atingido por um incêndio na madrugada de domingo (17), no mesmo local, na Rua Nestor Pestana, região central de São Paulo. “A disposição oficial tomada desde ontem é reconstruir no mesmo local, mas ainda precisa do laudo da perícia, que vai determinar a solidez da estrutura”, disse o relações institucionais da sociedade, Eric Klug.
Segundo Klug, a idéia é seguir o projeto original criado pelo arquiteto Rino Levi, mas com modernizações. Nos últimos tempos, o escritório responsável pelas obras de manutenção do teatro era o Paulo Bruna Arquitetos Associados, considerado “herdeiro” de Rino Levi. Apesar de ainda não existir nenhum acordo fechado, Klug afirma que Paulo Bruna “seria a escolha óbvia” para comandar a reconstrução do prédio.
Na terça-feira, o superintendente da entidade, Gérald Perret, fez um primeiro contato com Bruna. Os dois marcaram uma reunião para a próxima semana, para discutir o assunto e começar a esboçar um projeto. "Estamos muito ocupados providenciando a realização dos espetáculos agendados em outras casas. Mas temos certeza de que vamos reconstruir e já vamos começar a planejar na próxima semana", disse Perret.
Paulo Bruna trabalhou quando estudante com Rino Levi, criador do projeto arquitetônico do Teatro Cultura Artística ao lado de Roberto Cerqueira César. Depois de se formar ele foi morar alguns anos na Inglaterra e, quando voltou, ficou sócio e foi diretor do escritório Rino Levi, após a morte dele, por cerca de 20 anos. Ao final desse período, com o encerramento das atividades do escritório de Rino Levi, ele criou, em sociedade com Cerqueira César, o Paulo Bruna Arquitetos e Associados.
Bruna detém cópia de todo o projeto original do teatro e, há cerca de cinco anos, ele fez um estudo para modernizar o prédio. Fizemos um estudo preliminar que visava ampliar a área de público e de apoio. O que se desejava era ampliar os camarins, o foyer, o bar”, disse Paulo Bruna ao G1, acrescentando que, apesar do estudo ter sido feito, não havia previsão para o início dessas obras. No estudo estava incluída ainda a incorporação de um edifício lateral de apoio contendo setores de ensino, biblioteca para diversas mídias e áreas para patrocinadores.
A Sociedade de Cultura Artística pretende, a princípio, começar a erguer um novo prédio com os recursos da apólice de seguro do incêndio. No entanto, essa quantia não será suficiente e a entidade espera levantar o restante com parcerias, concertos em outras casas e ajuda do poder público.
Piano novo
Klug disse ainda nesta quarta-feira (20) que a instituição vai ganhar um novo piano da marca Steinway. A doação será feita pelo mesmo empresário que havia dado um dos pianos há cerca de quatro meses. “O Roberto Baumgart se comprometeu a doar um outro piano. Nós o agradecemos muito. Apesar de termos dito que o piano estava assegurado, ele disse que faria a nova doação mesmo assim”, contou Klug. O piano, um Steinway modelo D, de procedência alemã, é avaliado em cem mil euros. Segundo Klug, o instrumento é da única marca aceita pela maioria dos pianistas eruditos. “Tínhamos dois dele lá, mas o outro era mais antigo. Havia sido adquirido há cerca de 20 anos e, por isso, é difícil precisar o valor dele”, disse o relações institucionais.
Tradição
O Teatro Cultura Artística foi construído entre os anos de 1947 e 1950. O prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, foi projetado pelos arquitetos Rino Levi e Roberto Cerqueira César. Na fachada da construção está o maior afresco feito pelo artista plástico brasileiro Di Cavalcanti. A obra possui 48 metros de largura por oito de altura e é feita em mosaico de vidro. Entre os atores que já se apresentaram no local estão: Paulo Autran, Tonia Carrero, Cacilda Becker, Jardel Filho, Sérgio Cardoso, Procópio, Bibi Ferreira, Walmor Chagas, Odete Lara, Dercy Gonçalves, Irina Greco, Armando Bogus, Maria Della Costa, Antonio Fagundes, Marco Nanini, Fernanda Montenegro, Marília Pera, Karin Rodrigues, Ney Latorraca, Aracy Balabanian, Jô Soares, Eva Wilma, Carlos Zara, Beatriz Segall, Juca de Oliveira, Denise Fraga, Marieta Severo, Regina Duarte, Debora Bloch, Ary Fontoura, Andrea Beltrão, Denise Stoklos, Renata Sorrah, Diogo Vilela e Fernanda Torres.
Globo.com

Fantástica tradição que se renova
O Tributo ao Mestre Bigodinho é uma das
atividades culturais que acontecerão no Dia do Folclore

Folcloristas estão sempre de olho vivo no andar da carruagem que carrega as manifestações culturais de seu povo. Eles protestam quando vêem pedaços desse legado caindo no brutal caminho do esquecimento ou do preconceito.
Neste 22 de agosto, quando se comemora nacionalmente o Dia do Folclore, mais importante do que se inteirar das atividades programadas para a data, é refletir que, apesar dos avanços tecnológicos e das transformações sociais, preservar a tradição é uma maneira de não deixar a história se perder.
Na Bahia, terra de todos os ritos e mitos, as manifestações folclóricas que ostentam a riqueza do imaginário popular são representadas pela capoeira (há um mês tombada como Patrimônio Imaterial Brasileiro), rodas de samba, puxadas de mastro, ternos de reis e bumba-meu-boi.
A etnomusicóloga baiana e autoridade em folclore, Emília Biancardi, puxa o cordão dos descontentes. "Todos nós folcloristas, incluindo (o pernambucano) Roberto Benjamim, achamos que, apesar do atual movimento em torno da valorização das tradições, a prática não condiz com a falação".
Para ela, pesquisadora do repertório musical afro-baiano e pioneira em levar essas manifestações para palcos
do mundo inteiro, a volta da
Caminhada Axé, por exemplo, seria um ganho cultural para o estado.
“Para fazer valer a proposta do atual governo baiano de resgatar as manifestações tradicionais, é preciso que se invista na formação escolar voltada para a nossa história, para as nossas origens", sugere a pesquisadora, autora do livro Raízes Musicais da Bahia. Falar de folclore sem se reportar a
Luis da Câmara Cascudo (1898-1986) é o mesmo que ignorar figuras fantásticas da cultura brasileira, como o saci-pererê, a curupira, a mula-sem-cabeça e o boitatá.
Mas é bom lembrar que, como a cultura é dinâmica e está sempre se modificando, o folclore é tradição que se renova e ganha elementos novos ao longo do tempo e de um lugar para o outro.
Folclore, enquanto manifestações culturais e artísticas de um povo, é entendido por
Mario Souto Maior, no seu Dicionário de Folcloristas Brasileiros, “o conjunto de costumes, crenças, tradições, lendas, provérbios, danças e canções transmitidos de geração em geração”.
História - A palavra folclore é de origem inglesa: folk (povo) e lore (saber) e significa sabedoria popular. Foi empregada pela primeira vez, em 1846, pelo arqueólogo inglês William John Thoms, para substituir a expressão “Antigüidades Populares". Em 1965, foi instituído o 22 de agosto no Brasil como o Dia do Folclore. Algumas manifestações folclóricas são de caráter nacional (carnaval, futebol) e outras, regional (boi-bumbá, no Amazonas; Maracatu, em Pernambuco, Farra do Boi, em Santa Catarina, etc).
PROGRAMAÇÃO
Escola de Dança da Funceb - Dentre as comemorações pelo Dia do Folclore, destaque para o cortejo formado por cerca de 350 alunos do curso preparatório da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado, dirigida por Clécia Queiroz. Pelo segundo ano, eles desfilarão pelo Centro Histórico, amanhã, a partir das 15 horas, partindo de sua sede (Pelourinho) à Praça Pedro Arcanjo.
Pelourinho Cultural - Já o programa da Secretaria de Cultura da Bahia aposta no projeto Literatura entre as Ruas. O evento, cuja proposta é resgatar e valorizar a cultura popular através do teatro, artes plásticas, literatura, dança e música, teve quarta, 20, e prossegue até sexta, 22, no Largo Tereza Batista, das 10 às 20 horas, com acesso gratuito ao público. O projeto explora a literatura de cordel por meio de oficinas de xilogravura, teatro e construção de poesia popular. Haverá também feira de livros, palestras, apresentações teatral e musical, além da exposição Cordel reformado.
Mestre Bigodinho - Ainda dentro da programação folclórica, atenção para o Tributo ao Mestre Bigodinho, o Raimundo Santana, ainda na ativa , aos 79 anos. O projeto, organizado pelos mestres Lua Rasta e Ivan, tem abertura amanhã, às 10 horas, na Faculdade de Educação da Ufba (Canela), onde cerca de 20 crianças capoeiristas de Santo Amaro serão recebidas por mestres de capoeira. Em seguida, às 15 horas, o grupo visita o Centro Histórico e participam de oficinas e roda de capoeira.
Cirandando Brasil - As crianças da Oscip - Sons do bem, através do projeto Cirandando Brasil – Memória da Brincadeira, da cantora Nairzinha, apresentam o que estão aprendendo em música, literatura, capoeira, dança, brincadeiras, folclore de origem africana, indígena e portuguesa. O evento acontece das 8h30 às 11h e das 14 às 16h30 na Escola Estadual Anísio Teixeira (Ladeira do Paiva, 40, Caixa D´Água).
Balé Folclórico da Bahia - Única companhia de dança folclórica profissional do país, o Balé Folclórico da Bahia completa no mês em se comemora o Dia do Folclore 20 anos de atividades. O grupo criado por Walson Botelho e Ninho Reis irá apresentar um espetáculo especial. No Teatro Castro Alves, neste domingo, às 20 horas, quando reviverá no palco duas décadas de dedicação às manifestações populares, representadas através da dança e da música.
Claudia Lessa, do A Tarde On-Line

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial