SAÚDE
Portugal - Moradores de Cascais defendem centro de saúde
A exigência de maiores recursos para o centro de saúde da Parede e a oposição à eventual transformação do Hospital Ortopédico de Carcavelos em "unidade turística" foram manifestadas ao Governo, num abaixo-assinado promovido pelo PCP de Cascais.
No documento entregue no Ministério da Saúde, subscrito por mais de 1200 pessoas – moradores da Parede, Carcavelos e São Domingos de Rana abrangidos por aquele centro de saúde –, é pedida a melhoria dos transportes públicos e a construção de uma nova extensão em Carcavelos, cujas actuais instalações consideram insuficientes.
"O espaço não tem o mínimo de condições, não permite dar a resposta necessária", disse Vasco Aleixo, da delegação que se deslocou ao Ministério e que seguiu para a Câmara de Cascais .
Lusa
Correio da Manhã
Piauí - Assis garante que ministro da Saúde não fechará HGV"
Não vamos fechar o HGV. Ele nunca será fechado", declarou o secretário Estadual de Saúde.
O secretário Estadual de Saúde, Assis Carvalho desmentiu hoje no Jornal do Piauí, a noticia de que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, vem ao Estado no próximo dia 21 para fechar o Hospital Getúlio Vargas (HGV).
"Isso não é verdade. O ministro vem ao Piauí participar do I Congresso Materno-Infantil Adolescente que acontecerá de 19 a 22 de agosto. A vinda dele é apenas uma conscidência. Não vamos fechar o HGV. Ele nunca será fechado. O que estamos fazendo é abrindo mais leitos e dando condições de atendimento decente, digno e mais humano", assegurou Assis Carvalho.
O secretário falou ainda que a transferência de pacientes do HGV para o HUT possibiliou uma queda no número de óbitos. "Anteriormente em média morriam por dia no Pronto Socorro do HGV de 4 a 5 pessoas e hoje esse número reduziu para 1", declarou.
Assis Carvalho contou também que está triplicando o número de leitos e UTIs. "Com essa transferência estamos passando de 90 para 300 leitos, o que representa um melhor atendimento para a população", garantiu o secretario Estadual de Saúde.
Depois da transferência, com a redução de pessoas no pátio e nos corredores, as reformas nas clínicas de dermatologia, pneumologia e patologia foram retomadas. Com a abertura da licitação em setembro, a expectativa é que as obras comecem no início do mês de novembro. Serão realizadas licitações também para a compra de novos equipamentos de imagem e hemodinâmica.
Conceição Santos conceicaosantos@cidadeverde.com
Rio de Janeiro - Semana da Saúde do Homem começa nesta terça-feira
Entre os dias 19 e 22, será realizada a 2ª Semana de Saúde do Homem, em vários locais da Cidade. Organizada pela Coordenadoria de Saúde do Adulto e do Idoso, da SMS (Secretaria de Saúde), a atividade visa estimular a prevenção e demais cuidados com palestras de médicos especialistas, gratuitamente.
Na terça-feira, a abertura será às 9h, no Centro Comunitário Isabel Garcia (Rua Barão de Paranapiacaba, com o tema Prevenção Cardiovascular no Homem, abordado pelo cardiologista Carlos Alberto Cyrillo Sellera. O auditório do Ambesp da Zona Noroeste (Rua Agamenon Magalhães s/n.º - Castelo) será o ponto de encontro do público com o urologista Gilberto Antunes, que falará sobre Prevenção de Câncer de Próstata, no dia 20, em mesmo horário.
As atividades prosseguem na quinta-feira, às 14h, no Centro Comunitário Vida Nova (Av. Presidente Wilson, 143), com palestra do urologista Fábio Atz Guino sobre Prevenção de Câncer de Próstata e Disfunção Erétil. O nefrologista Rubens Amaral encerrará a programação no dia 22, a partir das 9h, no Centro Comunitário da Aparecida (Rua Vergueiro Steidel, 243), com o tema Qualidade de Vida.
Em junho de 1997, a Semana de Saúde do Homem foi instituída pela Lei Municipal nº 1.600 para estimular a prevenção e incentivar os homens a se consultarem com urologista, pelo menos uma vez por ano.
De A Tribuna On-line
Usuários mudarão de plano de saúde sem perder carências
Novas regras da ANS devem começar a valer a partir de 2009.
Falta pouco para os usuários de planos de saúde trocarem de operadora sem precisar cumprir carência. Representantes de operadoras, consumidores e prestadores já apresentaram as propostas sobre as premissas que nortearão a “portabilidade de carências”. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o próximo passo é a realização de audiências públicas, que devem começar ainda este mês. O Ministério da Saúde determinará quando a medida entra em vigor, mas a previsão é de que ela comece a valer no início de 2009.
A portabilidade foi um dos temas debatidos durante encontro que a ANS promoveu ontem, em Salvador, com representantes de 262 operadoras e de cem prestadores de serviços de saúde da região Nordeste. O evento aconteceu no Fiesta Bahia Convention, na Pituba.
Atualmente, o segurado individual tem direito a sair de uma operadora e contratar um plano em outra a qualquer tempo. Porém, o cumprimento prévio de período de carência não o isenta de ter que cumprir novamente esse prazo no momento em que ele faz a troca. Com a portabilidade, os clientes poderão mudar de plano sem a necessidade de cumprir novas carências. “A idéia é permitir aos usuários a possibilidade de optar pela empresa que melhor atender às suas necessidades”, afirma o gerente geral econômico-financeiro de produtos da ANS, Fábio Fassini.
Para ele, a medida aumentará a concorrência e o investimento em outras políticas, como mecanismos para fidelizar o cliente, o que mudará a dinâmica do mercado. “As empresas se manifestaram dispostas a corrigir erros e aumentar a qualidade para não perder beneficiários que, com o direito à portabilidade, poderão procurar outros planos nas operadoras concorrentes”, pontua Fassini, complementando que as novas regras devem começar a valer no início de 2009 e vão afetar apenas os contratos assinados depois de 1º de janeiro de 1999, data que a Lei n.º 9.656 entrou em vigor.
Regras - Entretanto, para mudar de plano os usuários vão ter de obedecer algumas regras. Fassini explica que as normas ainda estão sendo finalizadas, mas algumas já foram acertadas. A primeira é que o segurado deverá estar adimplente na empresa de origem. Após a mudança, o usuário também deverá ficar um determinado período no novo plano escolhido. Além disso, a mudança só poderá ser feita entre planos de categorias similares, ou seja, que tenham preços e tipos de acomodação iguais e atuem na mesma região. Segundo Fassini, todos os tipos de procedimentos médicos deverão estar incluídos na regra da portabilidade.
Acordo com Procon
Para melhorar o atendimento aos 1,2 milhão de usuários de planos de saúde na Bahia, a ANS e o Procon-BA assinaram ontem um acordo de cooperação técnica. A iniciativa visa garantir a proteção e a defesa dos direitos do beneficiário de planos privados de assistência à saúde, bem como produzir informações que sirvam para melhorar o desempenho da atividade regulatória.
De acordo com a superintendente do Procon-BA, Cristiana Menezes Santos, a medida vai contribuir para o aperfeiçoamento dos instrumentos de monitoramento e regulação do mercado de saúde suplementar, a partir do compartilhamento de dados de identificação do perfil de consumo e das demandas registradas nas duas instituições. “Nós vamos receber capacitação da ANS no que diz respeito à legislação de saúde privada e eles receberão de nós capacitação referente a direito do consumidor”, pontua.
Prazos que vigoram hoje
Urgência e emergência 24h
Procedimentos de média complexidade 30 dias
Procedimentos de alta complexidade 180 dias
Parto a partir da 38ª semana de gravidez 300 dias
Doenças e lesões preexistentes dois anos
Graciela Alvarez
Correio da Bahia
Campo Grande - Assembléia Legislativa avalia vacina contra meningite nos postos de saúde
Depois de terem sido registrados 14 casos de meningite em Campo Grande, desde janeiro deste ano, segundo informações da Prefeitura da Capital, a Assembléia Legislativa leva proposta de que os postos de saúde concedam, gratuitamente vacinas contra a doença na população.
A idéia é do deputado estadual Pedro Kemp (PT) que na sessão de hoje da AL apresentou nesta quinta-feira (14/08), durante sessão ordinária, projeto de lei que dispõe sobre a vacinação de crianças contra a meningite bacteriana no âmbito de Mato Grosso do Sul. Pela proposta, o Governo do Estado garantirá o acesso gratuito de crianças às vacinas contra a meningite bacteriana do tipo meningocócica C e a pneumocócica na rede pública de atendimento à saúde. Também caberá ao Executivo, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, a divulgação junto à população das formas de prevenção, sintomas e tratamento da meningite bacteriana.
A vacina contra a meningite meningocócica custa cerca de R$ 133,00. Já a vacina contra a forma pneumocócica, está R$ 269,00. Segundo Kemp, as autoridades de saúde justificam a não disponibilização da vacina na rede pública pela ausência de um surto da doença. “Não estamos falando em uma campanha massiva, mas na disponibilização das vacinas para as famílias que precisam e não têm condições de pagar”, analisou. Em 2006, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) registrou 165 casos de meningite, com duas mortes. Em 2007, foram 138 casos e três mortes. Já este ano, foram notificados 14 casos e duas mortes.
Lucia Morel - Capital News (www.capitalnews.com.br)
No documento entregue no Ministério da Saúde, subscrito por mais de 1200 pessoas – moradores da Parede, Carcavelos e São Domingos de Rana abrangidos por aquele centro de saúde –, é pedida a melhoria dos transportes públicos e a construção de uma nova extensão em Carcavelos, cujas actuais instalações consideram insuficientes.
"O espaço não tem o mínimo de condições, não permite dar a resposta necessária", disse Vasco Aleixo, da delegação que se deslocou ao Ministério e que seguiu para a Câmara de Cascais .
Lusa
Correio da Manhã
Piauí - Assis garante que ministro da Saúde não fechará HGV"
Não vamos fechar o HGV. Ele nunca será fechado", declarou o secretário Estadual de Saúde.
O secretário Estadual de Saúde, Assis Carvalho desmentiu hoje no Jornal do Piauí, a noticia de que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, vem ao Estado no próximo dia 21 para fechar o Hospital Getúlio Vargas (HGV).
"Isso não é verdade. O ministro vem ao Piauí participar do I Congresso Materno-Infantil Adolescente que acontecerá de 19 a 22 de agosto. A vinda dele é apenas uma conscidência. Não vamos fechar o HGV. Ele nunca será fechado. O que estamos fazendo é abrindo mais leitos e dando condições de atendimento decente, digno e mais humano", assegurou Assis Carvalho.
O secretário falou ainda que a transferência de pacientes do HGV para o HUT possibiliou uma queda no número de óbitos. "Anteriormente em média morriam por dia no Pronto Socorro do HGV de 4 a 5 pessoas e hoje esse número reduziu para 1", declarou.
Assis Carvalho contou também que está triplicando o número de leitos e UTIs. "Com essa transferência estamos passando de 90 para 300 leitos, o que representa um melhor atendimento para a população", garantiu o secretario Estadual de Saúde.
Depois da transferência, com a redução de pessoas no pátio e nos corredores, as reformas nas clínicas de dermatologia, pneumologia e patologia foram retomadas. Com a abertura da licitação em setembro, a expectativa é que as obras comecem no início do mês de novembro. Serão realizadas licitações também para a compra de novos equipamentos de imagem e hemodinâmica.
Conceição Santos conceicaosantos@cidadeverde.com
Rio de Janeiro - Semana da Saúde do Homem começa nesta terça-feira
Entre os dias 19 e 22, será realizada a 2ª Semana de Saúde do Homem, em vários locais da Cidade. Organizada pela Coordenadoria de Saúde do Adulto e do Idoso, da SMS (Secretaria de Saúde), a atividade visa estimular a prevenção e demais cuidados com palestras de médicos especialistas, gratuitamente.
Na terça-feira, a abertura será às 9h, no Centro Comunitário Isabel Garcia (Rua Barão de Paranapiacaba, com o tema Prevenção Cardiovascular no Homem, abordado pelo cardiologista Carlos Alberto Cyrillo Sellera. O auditório do Ambesp da Zona Noroeste (Rua Agamenon Magalhães s/n.º - Castelo) será o ponto de encontro do público com o urologista Gilberto Antunes, que falará sobre Prevenção de Câncer de Próstata, no dia 20, em mesmo horário.
As atividades prosseguem na quinta-feira, às 14h, no Centro Comunitário Vida Nova (Av. Presidente Wilson, 143), com palestra do urologista Fábio Atz Guino sobre Prevenção de Câncer de Próstata e Disfunção Erétil. O nefrologista Rubens Amaral encerrará a programação no dia 22, a partir das 9h, no Centro Comunitário da Aparecida (Rua Vergueiro Steidel, 243), com o tema Qualidade de Vida.
Em junho de 1997, a Semana de Saúde do Homem foi instituída pela Lei Municipal nº 1.600 para estimular a prevenção e incentivar os homens a se consultarem com urologista, pelo menos uma vez por ano.
De A Tribuna On-line
Usuários mudarão de plano de saúde sem perder carências
Novas regras da ANS devem começar a valer a partir de 2009.
Falta pouco para os usuários de planos de saúde trocarem de operadora sem precisar cumprir carência. Representantes de operadoras, consumidores e prestadores já apresentaram as propostas sobre as premissas que nortearão a “portabilidade de carências”. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o próximo passo é a realização de audiências públicas, que devem começar ainda este mês. O Ministério da Saúde determinará quando a medida entra em vigor, mas a previsão é de que ela comece a valer no início de 2009.
A portabilidade foi um dos temas debatidos durante encontro que a ANS promoveu ontem, em Salvador, com representantes de 262 operadoras e de cem prestadores de serviços de saúde da região Nordeste. O evento aconteceu no Fiesta Bahia Convention, na Pituba.
Atualmente, o segurado individual tem direito a sair de uma operadora e contratar um plano em outra a qualquer tempo. Porém, o cumprimento prévio de período de carência não o isenta de ter que cumprir novamente esse prazo no momento em que ele faz a troca. Com a portabilidade, os clientes poderão mudar de plano sem a necessidade de cumprir novas carências. “A idéia é permitir aos usuários a possibilidade de optar pela empresa que melhor atender às suas necessidades”, afirma o gerente geral econômico-financeiro de produtos da ANS, Fábio Fassini.
Para ele, a medida aumentará a concorrência e o investimento em outras políticas, como mecanismos para fidelizar o cliente, o que mudará a dinâmica do mercado. “As empresas se manifestaram dispostas a corrigir erros e aumentar a qualidade para não perder beneficiários que, com o direito à portabilidade, poderão procurar outros planos nas operadoras concorrentes”, pontua Fassini, complementando que as novas regras devem começar a valer no início de 2009 e vão afetar apenas os contratos assinados depois de 1º de janeiro de 1999, data que a Lei n.º 9.656 entrou em vigor.
Regras - Entretanto, para mudar de plano os usuários vão ter de obedecer algumas regras. Fassini explica que as normas ainda estão sendo finalizadas, mas algumas já foram acertadas. A primeira é que o segurado deverá estar adimplente na empresa de origem. Após a mudança, o usuário também deverá ficar um determinado período no novo plano escolhido. Além disso, a mudança só poderá ser feita entre planos de categorias similares, ou seja, que tenham preços e tipos de acomodação iguais e atuem na mesma região. Segundo Fassini, todos os tipos de procedimentos médicos deverão estar incluídos na regra da portabilidade.
Acordo com Procon
Para melhorar o atendimento aos 1,2 milhão de usuários de planos de saúde na Bahia, a ANS e o Procon-BA assinaram ontem um acordo de cooperação técnica. A iniciativa visa garantir a proteção e a defesa dos direitos do beneficiário de planos privados de assistência à saúde, bem como produzir informações que sirvam para melhorar o desempenho da atividade regulatória.
De acordo com a superintendente do Procon-BA, Cristiana Menezes Santos, a medida vai contribuir para o aperfeiçoamento dos instrumentos de monitoramento e regulação do mercado de saúde suplementar, a partir do compartilhamento de dados de identificação do perfil de consumo e das demandas registradas nas duas instituições. “Nós vamos receber capacitação da ANS no que diz respeito à legislação de saúde privada e eles receberão de nós capacitação referente a direito do consumidor”, pontua.
Prazos que vigoram hoje
Urgência e emergência 24h
Procedimentos de média complexidade 30 dias
Procedimentos de alta complexidade 180 dias
Parto a partir da 38ª semana de gravidez 300 dias
Doenças e lesões preexistentes dois anos
Graciela Alvarez
Correio da Bahia
Campo Grande - Assembléia Legislativa avalia vacina contra meningite nos postos de saúde
Depois de terem sido registrados 14 casos de meningite em Campo Grande, desde janeiro deste ano, segundo informações da Prefeitura da Capital, a Assembléia Legislativa leva proposta de que os postos de saúde concedam, gratuitamente vacinas contra a doença na população.
A idéia é do deputado estadual Pedro Kemp (PT) que na sessão de hoje da AL apresentou nesta quinta-feira (14/08), durante sessão ordinária, projeto de lei que dispõe sobre a vacinação de crianças contra a meningite bacteriana no âmbito de Mato Grosso do Sul. Pela proposta, o Governo do Estado garantirá o acesso gratuito de crianças às vacinas contra a meningite bacteriana do tipo meningocócica C e a pneumocócica na rede pública de atendimento à saúde. Também caberá ao Executivo, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, a divulgação junto à população das formas de prevenção, sintomas e tratamento da meningite bacteriana.
A vacina contra a meningite meningocócica custa cerca de R$ 133,00. Já a vacina contra a forma pneumocócica, está R$ 269,00. Segundo Kemp, as autoridades de saúde justificam a não disponibilização da vacina na rede pública pela ausência de um surto da doença. “Não estamos falando em uma campanha massiva, mas na disponibilização das vacinas para as famílias que precisam e não têm condições de pagar”, analisou. Em 2006, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) registrou 165 casos de meningite, com duas mortes. Em 2007, foram 138 casos e três mortes. Já este ano, foram notificados 14 casos e duas mortes.
Lucia Morel - Capital News (www.capitalnews.com.br)
Marcadores: saúde
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial