ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

29 setembro, 2008

CURSOS

Curso ABER de higienização de acervo bibliográfico
Aprenda as técnicas mais eficazes para a conservação de livros. Curso em três sessões, às segundas-feiras das 18h às 22h, a partir de 13 de outubro
IntroduçãoA higienização é um dos procedimentos que apresenta mais resultado num programa de conservação. Consiste na remoção de toda partícula sólida de sujidade da superfície da obra.
Objetivo do curso:Capacitar os alunos na escolha do procedimento mais adequado para a higienização de obras bibliográficas e do meio ambiente, através de técnicas de execução segundo os princípios da conservação preventiva.
Conteúdo:1. Materiais bibliográficos - constituição e sensibilidades2. Higienização de livros e documentos: equipamentos e materiais para execução3. Técnicas de limpeza e critérios de escolha de técnicas4. Higienização de mobiliário e ambiente: técnicas de limpeza equipamentos e materiais para execução5. Equipamentos de proteção: EPIs ( equipamento de proteção individual )
Veja
aqui fotos e informações sobre a primeira edição do Curso ABER de Higienização, realizada em maio de 2007
Carga horária: 12 horas (3 aulas de 4h cada)
Pré-requisito: Não há
Professora: Norma Cianflone CassaresFormada em química industrial aplicada na área de conservação e restauro de acervos em papel, atua em caráter privado em coleções particulares, acadêmicas e públicas. Coordena e ministra cursos para profissionais de áreas afins. Faz parte de instituições de profissionais da área e, desde 2004, é presidente da ABER.
Quando: início em 13/10/2008 (segundas-feiras), das 18h às 22h.Obs: A realização do curso nessa data está sujeita a um número mínimo de inscrições.
Material: oferecido pela ABER
Quanto: R$ 300 (não sócio) e R$ 240 (sócio)
Local: Na sede da ABER (Rua Machado de Assis, 222 cj 2, Vila Mariana, São Paulo - Metrô Ana Rosa)
Inscrições: com Flávia, pelo tel (11) 5579-6200 ou pelo email
aber@aber.org.br. Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Atenção ao horário de funcionamento da recepção da ABER. Para evitar transtornos evite chegar com mais de 15 minutos de antecedência ao horário das aulas.
Todas as inscrições devem ser feitas com até 5 dias de antecedência do início do curso, para que se confirme o número necessário de alunos para iniciá-lo, ou enquanto houver vagas.
Data de início: 13/10/2008

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial