ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

01 setembro, 2008

NATUREZA

Ciência e natureza: de mãos dadas rumo à sustentabilidade
Embrapa apresenta tecnologias de controle biológico de pragas da agricultura. Brasília, 27 de agosto de 2008 – A natureza é o principal laboratório para os cientistas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia que trabalham com controle biológico de pragas da agricultura. Nos laboratórios dessa unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, localizada em Brasília, DF, os pesquisadores reproduzem as relações dos insetos na natureza para desenvolver produtos biológicos capazes de controlar pragas agrícolas, livrando assim o meio ambiente do uso intensivo de defensivos químicos. Quem quiser conhecer parte dessas pesquisas, deve visitar a 105ª Feira Botânica do Shopping CasaPark, que acontece no período de 29 a 31 de agosto, em Brasília.
Ao contemplar uma inocente joaninha, com seus cerca de 10 milímetros de comprimento, ninguém imagina que ela é uma voraz predadora de, pelo menos, três pragas agrícolas: pulgões, ácaros e cochonilas. O pulgão, por exemplo, é um inseto sugador capaz de se multiplicar rapidamente, causando sério prejuízos econômicos para várias culturas agrícolas, como algodão, entre outras. Das cerca de 4.000 espécies conhecidas, pelo menos 250 causam perdas agrícolas. Eles se alimentam da seiva das plantas, perfurando os vasos condutores.Pois é. Mas os cientistas da Embrapa sabem e estudam a fundo o potencial da joaninha como predadora. E esse é apenas um exemplo, pois as pesquisas envolvem muitos outros insetos predadores, como: tesourinhas, besouros, vespas e formigas, entre muitos outros.
O que é controle biológico?O controle biológico tem como objetivo controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais. É um método de controle racional e sadio, pois se baseia no estudo da relação entre os seres vivos no meio ambiente, que é reproduzida pelos cientistas em condições experimentais.
Esses inimigos naturais podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias, específicos para controlar os insetos-alvo. O objetivo final das pesquisas é usá-los no desenvolvimento de produtos biológicos que não deixam resíduos nos alimentos e são inofensivos ao meio ambiente e à saúde da população.
A pesquisa na Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaA Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades de pesquisa da Embrapa, desenvolve pesquisas de controle biológico de pragas desde a década de 80, com o objetivo de reduzir o uso de pesticidas químicos empregados no manejo integrado de pragas. Essas pesquisas podem contribuir para a melhoria da qualidade do produto agrícola, redução da poluição ambiental, preservação dos recursos naturais e, portanto, para a sustentabilidade dos ecossistemas. Como é feita a pesquisa?Para desenvolver as pesquisas, os cientistas reproduzem as relações que ocorrem entre os seres vivos na natureza em laboratório, da seguinte forma: Levantamento e coleta de inimigos naturais (insetos e microrganismos benéficos) no ambiente; Isolamento, identificação, caracterização e avaliação da sua eficiência como agentes de controle biológico. Geração de produtos biológicos, na maioria das vezes em parceria com instituições públicas e privadas.
Fernanda Diniz
Ultima Hora News - Campo Grande-MT
Amazonas tem programa de Política Estadual de Mudanças Climáticas
MANAUS - O Estado do Amazonas conta desde o início do ano com um setor específico para implementar programas de Política Estadual de Mudanças Climáticas na região. Trata-se do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (CECLIMA),setor da Secretaria de Estado e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).. O
CECLIMA, fundado em abril de 2008, tem por objetivo promover políticas públicas de combate às mudanças climáticas, através da conservação das florestas, da implementação de matrizes energéticas limpas e alternativas, e da educação ambiental sobre mudanças climáticas. Nesta segunda-feira (25) aconteceu o lançamento do site oficial do CECLIMA, durante a cerimônia de abertura das duas conferências estaduais, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Produtos
Dando início às atividades, Rodrigo Freire, Biólogo, coordenador de projetos especiais do CECLIMA, explica que os primeiros produtos sobre temas climáticos já foram gerados pelo departamento.- O primeiro produto é o livro "Mudanças Climáticas, uma preocupação de todos", que tem como finalidade subsidiar oficinas de formação para os professores da rede pública de ensino do Amazonas. Para a área de energia limpa, produzimos a cartilha "Melhorando nossa Eficiência Energética". A cartilha é um guia para funcionários públicos estaduais e demais usuários para uma mudança climática de hábitos de consumo de energia elétrica no ambiente de trabalho -, explica o biólogo.
Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas
De acordo com ele, outras funções do CECLIMA é estruturar e implementar o Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas junto ao poder público, à sociedade civil, às comunidades tradicionais, às instituições de pesquisa e ao setor privado. "No site estão todos os objetivos, que inclui realizar o inventário estadual de emissões e estoque dos gases que causam efeito estufa de forma sistematizada e periódica".
Mais informações sobre o CELIMA basta acessar a página www.ceclima.sds.am.gov.br
Portal Amazônia

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial